Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. noel neves

    Eu sou um incircunciso! Posso casar com uma judia? Quem é o racista? Eu sou um gentio cristão! Posso entrar em uma sinagoga? Quem é o racista?

    Responda
    1. Cintia Klein

      Acho que você sabe pouco sobre os ju de us e sua pluralidade. Que pena que tenha tantas certezas e que te façam acreditar que uma população tão diversa seja racista. Generalizações comportamentais sobre qualquer população provavelmente irão induzir ao erro. Os brasileiros são racistas? E os americanos? E os ingleses, que se dividiram sobre o Brexit? São racistas ou valorizam a diversidade racial?

  2. josé SOARES

    A censura a quem critica gen cídio está brava hoje.

    Responda
  3. José Marques Mendes

    Uma dúvida: Os semíticos não são aqueles que pertencem a um grupo étnico que se diz descendente de Sem, personagem bíblica e um dos filhos de Noé? Os árabes não estão incluídos? Esta não é uma definição tradicional?

    Responda
  4. Wilson Rossi

    Censura, se comentário fosse a favor do açougueiro de Gaza tudo bem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jogaram na ponta da praia mêmo...

  5. José Cardoso

    É no fundo uma direita que não se assume, pois defender os valores do fundamentalismo islâmico contra o pluralismo israelense é uma posição de direita.

    Responda
    1. josé SOARES

      PrezadoMarcelo Brum, discordo.As vozes e palavras dos progressistas ( esquerda, se queres) são contra o massacre perpetrado por um governo sionista e que não representa todos os judeus.

    2. Marcelo Brum

      Hoje, esquerda e direita se equivalem no antissemitismo.

  6. Audrey Constant Bruno

    O conceito de povo escolhido já dá a dimensão do problema. Escolhido por quem? Pra ter o quê? Tudo o que quiser, mesmo que já tenha dono. O ssio nismo é semelhante em tudo ao racysmo, mesmo sentido de merecimento e privilégio e existe pra justificar a ma tança em curso.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Três mil anos de pertencimento à terra é pouco? Jesus era o que e vivia onde?

  7. Maria de Felipe Martinez

    Um dos problemas seria a identificação, promovida a tudo custo pelo governo Ish ra Elense, dos JJudeus do mundo todo com esse estado, não importa quem o governe e quão cri mi nossos sejam esses governantes. As vezes tem-se a impressão de que matar e expoliar os pals Tinos e condição indispensável para seu funcionamento. E essa pecha de antissemita para quem critique as ações obviamente colonizadoras e expansionistas do estado não cola mais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Maria, minha cara, "não cola" pra nós, que sabemos o que somos e não vestimos carapuças à toa - admitimos críticas tanto quanto as fazemos. De resto, "aaanntissemita" é palavra de ordem, avaliação arbitrária, quase petardo lançado à testa. Um saco.

  8. paulo werner

    Sr. David, se não veio a público condenar avanços de colônias judaicas, subcidadania de palestinos q vivem em Israel, se nada disse dos fundamentos étnicos da cidadania israelense, se não condenou os crimes de guerra e, caso seja brasileiro, não se envergonhou da adesão da comunidade judaica ao bolsonarismo, o tal judeu de esquerda merecidamente foi ensacado com a farinha podre.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Seu David, esse seu ponto de vista é absolutamente respeitável: é uma lástima que os grupos civilizados de Iiissraelenses e Jjjuudeus sejam invisibilizados e tratados de modo igualitário ao daqueles reacionários que pugnam pela barbárie da guerra de extermínio. Ocorre que os que têm dinheiro e poder político-midiático são justamente os reaça. É um artigo/posicionamento Bípede, como este seu, pra cada 2O posições selvagens. Tá dificílimo reconhecer civilidade como esta que você menciona.

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    São mais de 21 mil mortos, sendo mais de 7 mil crianças. É mera estratégia a tentativa de desqualificar a reação mundial contra o genocídio, classificando-a como racismo. Parem a guerra e discutam as opções de paz, não há outra alternativa. Já mostraram do que são capazes e responderão por isso.

    Responda
    1. paulo werner

      David andou muito ocupado mas últimas décadas e não teve tempo de se manifestar quando o horror israelense encurralava os palestinos. Parece q estava em coma quando a comunidade judaica abraçava a podridão bolsonarista. Resolveu escrever sobre posições equilibradas agora. Não é fofo?

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, Marcelo, é o que se poderá ver nas negociações que se iniciarão em breve na ONU. Poderemos observar o efeito das posições internacionais acerca da barbárie Iiissraelense, se haverá mudança, se os Iiissraelenses "de esquerda" terão alguma voz. Eu não sou muito otimista, mas... aguardo ansioso pela coisa.