Ilustrada > Graça de Dave Chapelle só existe com a exclusão e beira a sociopatia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcio de Andrade

    Se voce se ofende, nao assista. Agora no Brasil todo mundo quer sert ditador e determinar o que pod eou nao ser falado. Querem fazer o humor ser apenas o que acham correto, querem que oestado controle ate' mesmo o que nos faz rir ou chorar. Bando de bebezinhos!

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A galera aq é nova e não assistiu Professor Aloprado. Buddy Love nele

    Responda
  3. Lionel Francisco de Oliveira

    Cara, fiquei impressionado com a falta de qualquer coisa que beire o bom senso. no especial. Se alguém acha graça naquilo tudo que o Dave fala, só pode ser doente como ele. Que coisa horrível de se ver, ouvir... e no final vem posar de sonhador. Se sonhou chegar onde está, poderia sonhar em fazer algo mais edificante e"engraçado" de verdade. AGRESSIVO E DEELEGANTE. SÓ ISSO.

    Responda
  4. Roberto Solino

    Eu me pergunto por que alguém que detesta o humor de Dave Chapelle vai assistir um show inteiro dele, até o final. Será só para ter assunto para vir escrever e ganhar biscoito?

    Responda
    1. Roberto Solino

      Desculpa, Marco Antonio. Eu não sabia que ele era crítico de humor. Onde você encontrou essa informação? Na descrição diz apenas "Jornalista pós-graduado em jornalismo social pela PUC-SP. É cadeirante desde a infância."

    2. João Melo

      O "humorista" pode tudo, como um deus. Mas, não pode ser consumido, vomitado ou excretado. É isso?

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      É pra isso que existem os críticos. Ou não pode haver crítica neste caso de um “excluído”?

  5. Marcio Machado

    Minha opinião é simples: assista, tire suas próprias conclusões e não seja induzido pelas impressões de terceiros.

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tá faltando um Buddy Love na vida dele.

    Responda
  7. Cristiano Kock Vitta

    Texto ponderado e lúcido. O rapaz citado é um nazista.

    Responda
  8. Joana Souto

    Nao pretendo assistir. Ontem mesmo assisti a um filme sobre a questão, a biografia de tolousse lutrec feita pelo diretor john huston. Filme comovente e maravilhoso que sensibiliza.

    Responda
  9. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Realmente, esse especial é bem fraco. A única piada boa é a primeira, com a história do Jim Carrey. A partir daí é só um desfile de grosserias e discursos de coach, tipo Pablo Marçal. Agora, discordo do autor quando ele fala que existe falta de representatividade no stand-up: é o que mais tem! Claramente, não manja do assunto.

    Responda
    1. ROBERTO GENERALI BURGESS

      João, tem um monte. Cadeirante, down, com paralisia, gordo, anão, cego... Se tem uma área onde há total diversidade é na comédia.

    2. João Melo

      Caro Roberto, fiquei curioso com os comediantes em atividade cadeirantes ou com algum tipo de deficiência. Não conheço, mesmo, nenhum.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Se é o melhor imagino o pior

    4. ROBERTO GENERALI BURGESS

      Pery, estou falando do autor dessa coluna rsrs

    5. Pery Pedro

      E o maior comediante de stand-up dos EUA de todos os tempos, segundo os outros comediantes, ao lado de George Carlin. Você tem todo o direito de não gostar do trabalho dele e achar sem graça, mas não dá pra dizer que ele não manja do assunto. Minha opinião.

  10. julio alves

    Agradeço o autor pela excelente anti-dica! Já sabendo do que se trata, passarei bem longe da tal produção. Há muita coisa boa em streaming a ser vista. Obrigado!

    Responda
  11. Jorge Rodrigues

    Eu não conheço nada sobre o trabalho de Dave Chapelle. Acho que muito provavelmente as críticas que fazem contra ele são exageradas e típicas dos identitários e seguidores do politicamente correto fundamentalista. Essa gente é sectária, insensata, destorce fatos e tem o péssimo hábito de enxergar maldade em tudo.

    Responda
    1. Lionel Francisco de Oliveira

      Cara.. Fiquei constrangido ao assistir o especial...

    2. Pery Pedro

      E o maior comediante de stand-up dos EUA de todos os tempos, segundo os outros comediantes, ao lado de George Carlin. Houve uma tentativa de cancelá-lo no último, em que ele fala da transgênero que ele tentou ajudar a se colocar no circuito de stand-up, foi cancelada e se suicidou. Ele mescla assuntos sérios com piadas, e por isso nos recortes fica parecendo que ele só disse as provocações. Mas vale a pena assistir, nem que seja para dizer que não gostou. Não assisti a este último ainda.

  12. Carlos Amorim

    O autor diz que é crime, mas nos EUA não é. Lá a liberdade de expressão é 100%, pra o bem e para o mal. O interessante é levar a próxima pergunta. "Suponha que a NetFlix possa vincular esse show nos EUA, e fosse proibida pela justiça de trazê-lo pra cá?". Ãamos estar felizes com essa censura? Esse é o debate real sobre a liberdade total de expressão.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não existe liberdade total.

  13. Valdi Andrade

    Não entendo como piada deboche de cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, pra mim isto é de es.. cro ti dão imensa , quero ver estes comediantes terem coragem de fazer piadas com Alá, pr9v9carem os muçulmanos,

    Responda
  14. Marcos Malta Campos

    Concordo, Jairo. Ando pensando que a crise não é da democracia - pelo menos não somente. É uma crise mais fundamental, da crença no bem comum como verdade que precisa ser cuidada e preservada. Grande abraço

    Responda
    1. Pery Pedro

      Marcos toda vez que ouço alguem falar que a verdade precisa ser preservada e cuidada, me da medo. Qual verdade? A sua ou a minha? Se eu escrever aqui que o impeachment da Dlma não foi golpe, mas um processo previsto na constituiçao, quem vai decidir se é fake news? A Janja? O Alexandre Moraes pode achar que é discurso de ódio e que estou atentando contra a democracia, e me dar uma preventiva de um ano, até eu morrer na Papuda. Obrigado. Prefiro errar para o lado do exagero da liberdade.

  15. Alexandre Assis

    Engraçado como sempre aparece alguém (ouso dizer homem branco hétero) para defender, mas quando a piada é com eles, aí não pode. Piada com Jesus no Porta dos Fundos não pode, é preconceito religioso. Ora, é só não assistir, não é mesmo?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Ah!, Pery. Acho que a Ceci anda revoltando seus miolos.

    2. Pery Pedro

      Vdd. Os homens brancos héteros são a desgraça da terra. Só depois que passei a me identificar como golfinho, que percebi. Mas este episódio do Porta, por exemplo, não assisti. E continua lá, disponível para quem quiser assistir. Estou esperando o episodio em que eles fazem graça com o Islamismo ou com o Judaísmo. Mas a diversidade deles é bastante seletiva. Eles são a favor da inclusão de todos. Menos você, você e você, que não é a diversidade instagramável. A sua diversidade não dá Like.

  16. Marcos Araujo

    Pelos comentários dá para perceber que nem todo mundo é sensato. Afinal os bolsonaristas são muitos. Gente sem escrúpulos, sem empatia com o próximo, igual o im be cil que imitava doentes com falta de ar.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Vdd. Os Bolsonaristas são a desgraça da terra. Só depois que passei a votar no PSOL, que percebi o quanto o PT é Neoliberal. Mas aquela da falta de ar foi uma imbecilidade mesmo, não importa em quem você votou. Aliás, toda a gestão da pandemia foi um desastre. Viu? Dá pra ser de direita e criticar o presidente. Nossa religião nãoé monoteísta. Você pode votar no Lule e admitir que ele recebeu vantagens indevidas no sítio, reformas de centenas de milhares de reais, não pagou, merecia ficar preso.

  17. Pery Pedro

    E só não assistir. Tem reunião de sindicato dos metalúrgicos no youtube. Tem até reunião do PT. Tirando aquela que o Lule diz que É só o cidadão ganhar um pouquinho mais, ter mais responsabilidade e ler um pouco mais que Para de votar na Gente, que eu assisti oito vezes, não assisto. Se não te apetece, não assista. Os EUA tem a segunda emenda, a liberdade de expressão, como sagrado. Como diz o Peterson, quem decide o que deve ser censurado? O Xandão? A Janja? O Ministro que derrotou o Bolsonaro?

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Antônio, lá também tem casamento gay, aborto (em diversos estados), barriga de aluguel, e qualquer pé rapado pode se candidatar a presidente, sem necessariamente ter partido, além de ter leis mais duras contra crimes. Não é o "paraíso democrático" (já foi), mas funciona melhor que aqui, no geral. Democracia envolve tolerar conviver com pessoas que pensam diferente de você, por mais idiotas que sejam.

    2. Pery Pedro

      As instituições aqui são fortes o suficiente para impedir que essas bobagens aconteçam. Dos dois lados. Não há nem haverá controle social das mídias, ou qualquer controle. O Congresso não deixa. Como não deixou que o BC deixasse de ser independente, que o Lule colocasse sigilo nas gravações do oito de janeiro... Maiorias são protegidas lá e aqui. Aliás, os affirmative actions são mais fortes lá que aqui. Foram as mesmas instituições que obrigaram o Bolso a fechar o comércio e aprovar as vacinas.

    3. Maria Celia Rocha

      Assumir que o bom senso é um bom conselheiro seria uma boa aposta.

    4. Antonio Carlos Mazzeo

      Que tal você se mudar para os EUA? Ali é um paraíso! Pode-se comprar armas livremente, ir à Disney, comer hamburguers e até falar besteira! Ah, ali também funciona uma "plena democracia" em que dois partidos (Democrata e Republicano) se alternam no poder e onde 538 pessoas definem quem será o presidente. Aqui é mais chato, pois temos controle social da mídia, leis que coíbem agressões às minorias e ainda, o presidente é eleito por voto direto! Fica aqui a sugestão.

  18. Emanuel Mello

    Pcd com falta de representatividade? O presidente da República é pcd!

    Responda
    1. Pery Pedro

      O de lá e o daqui!

  19. Dércio Fernandes

    Olá, Folha. Será que você poderia colocar um colunista que pensa diferente? Afinal, esse é uma das suas missões assumidas: "A folha sempre dá espaço para quem pensa diferente"

    Responda
  20. José Luiz Gonçalves Júnior

    O problema que todos não querem enxergar é que só existe esse tipo de humor porque há demanda. A questão não e a representatividade desses grupos( PCDs, de uma forma geral) , mas sim uma massa que gosta desse tipo de humor. Muitos fingem não gostar por medo de constrangimentos, mas quando estão longe do panoptico punitivo das redes , manifestam toda sua grosseria.

    Responda
  21. Patricia Cypriano

    Dave Chapelle cavando a própria cova. Extremo mau gosto, pretensioso, sem graça, vergonhoso, apelativo, regredido.

    Responda
  22. Gustavo Chelles

    Concordo com você, tudo tem um limite, e os tempos atuais demandam mais inteligência para fazer humor, algo que nem todo mundo tem.

    Responda
  23. Carlos Antonio

    Excelente matéria. Realmente isso e varios outros lixos chegam a nós desta forma, afrontosa. Odeio esse humor banal, interesseiro e repleto de conflitos na própria existência do humorista que, certamente não deve ser tão desumano quanto parece, a menos que seja realmente merecedor de um tratamento psiquiátrico. Digno da lata de lixo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.