Mercado > Após 'lua de mel', mercado argentino dá choque de realidade a Milei Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Tic tac, tic tac, o Bolsonaro Argentino não chega até o final do mandato.....
Quem mandou o Milei convidar o Bozo para sua posse? Aquilo da azar!
Provavelmente, o Bozo foi à Argentina dar uma aula de como pilotar um Jet Sky e jogar seus segredos ao mar!
Bem feito pra eles! kkkkkk
O cúmulo da prepotência e da falta de visão polÃtica é achar que basta assinar um decretaço para tudo mudar. Milei precisará definir o que é prioritário e começar por aÃ. Querer mudar tudo de uma vez e instalar mais caos em um paÃs já caotico e com inflação nas alturas.
Hermanos, é só fazer motosserrinha de dedo que passa...
Queriam o paraÃso dos estancieiros e o inferno para o povão? Meu amigo, o povão começa a pensar quando o bucho começa a roncar. Neste momento os pobres que votaram nisto estão acordando...
Milei é "bem intencionado" para quem? Talvez para o "mercado", mas certamente não para os 40% de argentinos pobres que não terão mais serviços básicos. Qual é o plano para preservar essa parcela da população do peso das privatizações e dos cortes de subsÃdios? Não existe. Buscar recuperação da economia à s custas do bem estar de tanta gente é pura maldade.
Gostaria de chamar a atenção para o que está acontecendo do Equador. Que tomou, recentemente, o mesmo rumo que Milei está propondo para a Argentina: dolarizar a economia e privatizar tudo, até a polÃcia. Os paÃses que dolarizam a sua moeda perdem a soberania dela e sua polÃtica monetária fica dependente da americana. Privatizar polÃcia?! Extingue o Estado! porque aà fica "cada um por si e deus por todos". "Deu a louca no mundo"!
E "viva" LULA. Os argentinos estão vindo procurar trabalho no Brasil.
Matéria unilateral, sem contraponto. Todos os "analistas", num samba de uma nota só, partem do princÃpio de que se trata de um governo normal e "bem intencionado" fazendo face a dificuldades de implantação de boas polÃticas. Isto? Isto não é jornalismo. Nós sabemos. A Folha (i.e., seus profissionais) também sabem. E aÃ?
Selson, a Folha jacta-se de ser um jornalismo atento à verificação de fatos quando se trata de fatos, e atento à apresentação de contrapontos quando se trata de interpretações. Mas os contrapontos só aparecem em matérias cuja tese ou hipótese principal fere ideologicamente o jornal. Embora publique colunistas amigáveis a movimentos oriundos do mundo do trabalho, em matérias jornalÃsticas a Folha omite vozes desse tipo. Esse Milei é um autocrata desequilibrado que deve afundar mais a Argentina.
Prezado Rafael, permita-me a discordância quanto ao contraponto e unilateralidade citados. Nós leitores somos o contraponto e crÃticos opinativos, o jornalismo trata de noticiar fatos, entretanto nem sempre despidos de subjetividades, quando se torna repetitiva a tentativa de velar o fato, omiti-lo ou torná-lo mais brando aos nosso olhos devemos sim fazer a oposição, mas nem todos tem essa competência. Parabéns pela percepção acurada do texto.
Parabéns ao Milei. Está fazendo o certo: reduzindo despesas em vez de aumentar impostos. Ou alguém acha que a Argentina sairá do buraco em que se encontra fazendo mais do mesmo! Menos Estado para sufocar e sugar o povo!!
Eleitor do Bozo é quem pode acreditar nesse farsante.
Caro, Ari. A matéria diz:" seu projeto de reforma "omnibus", que visa privatizar entidades estatais e aumentar os impostos", assim a contraposição no seu comentário omite informação e passa para mera torcida, sem análise. O aumento de impostos onera uma população composta de 2/5 de miseráveis, onde a presença do estado se faz necessária, assim é que se faz nos paÃses desenvolvidos. O povo não deve ser subjugado ou afastado dos interesses do estado que existe para protegê-lo.
O Milei é apenas um sonhador.
A Argentina está no buraco que está pela mesma razão que o Rio Grande do Sul está andando para trás há cem anos: meia dúzia de estancieiro donos de tudo e o povão disputando os ossos. Leia Keynes.
SimplÃssimo. Parece que todos os problemas econômicos se reduzem a isso. Pé na bunda de alguns milhares de trabalhadores do governo - lembra o Collor e sua "caça aos marajás" - e a inflação galopante enfrentada por Itamar, o verdadeiro pai do real (FHC ficou com a fama). Vende logo a YPF e todos os demais ativos do povo argentino que o dinheiro aparece (se bem que o argentino gosta mais do dólar do que do peso e isso não é fácil de enfrentar: um povo que não acredita na própria moeda vai falir).
A parte do projeto do Presidente (que inclusive está na reportagem) de "aumentar impostos" você não conseguiu ler ? Ou só fingiu que não leu ?!
Surpresa mesmo foi ter acontecido tão cedo, era tão previsÃvel quanto o Santos ser rebaixado, suas ideias de candidato só se concretizariam sob um regime autocrata.
Cada povo elege seus representantes e seja a Argentina quanto o Brasil elegem constantemente populistas e ponto . Há muito a amadurecer na sociedade latino-americana .
Segundo um amigo argentino, os peronistas ( que são maioria no congresso de lá), quando estão no poder, acabam com o paÃs. Porém quando estão na oposição, acabam com o paÃs ainda mais rápido para voltar logo ao poder. E o povo que se exploda. Perto dos peronistas, o nosso querido centrão parece um bando de adolescentes aprendizes. Fácil a tarefa do Milei, não?
Flávio. Esse teu amigo argentino deve ser um defensor da ditadura militar.
Igualzinho aqui.
Pobre Argentina. Se o pacote de Milei der certo vai virar um protetorado americano igual a Porto Rico, pois toda sua riqueza será transferida para fora
Só esqueceu de citar a concentração de renda né? PIB por PIB o Brasil é a 9° economia do mundo, faz sentido para você?
Isso se a Argentina tiver sorte, porque se não, será entregue à quebradeira pura e simples.
Pib per capta de Porto Rico 32 mil dólares ano... Pib per capta da vizinha República Dominicana 8 mil dólares ano. Pib per capta do Brasil 7.500 dólares ano. Participar da economia mundial faz bem, não mal.
Milei é representante do mercado, choque de realidade tem a população, que foi enganada pela grande mÃdia e ferramentas de Internet americanas.
Não é o principal efeito da dolarização, mas o que acontece no Equador, é que o trafico de drogas e o crime organizado conseguiu lavar o dinheiro com maior facilidade naquele paÃs andino, dinheiro internacional para o fluxo financeiro do narcotráfico da economia anarcocapitalista.
Parece que o Milei já tá começando a virar milonga. falta de aviso (e de exemplo) não foi, mas quiseram pagar pra ver...
Milei está ficando com cara cor-de-rosa? O que Milei administrou antes de ser populista charlatão de governo?
O anarcocapitalismo libertário deu certo em potências como a Brutópia, a Sildávia, a Vulgária, a Pacóvia e o principado do Seraquistão e o sultanato do Priapistão. É lógico que será um sucesso na Argentina. Basta esperar 72 horas por 4 anos que as coisas vão acontecer. Selva!
Putz, melhor comentário do século. Rindo sem parar aqui no Tacisioquistão hehehe.
-- Calma! Calma povão! O Milei disse que daqui a 45 anos começará a melhorar aos pouquinhos.
E esperavam o quê ?
O Bozo Hermano vai implantar o caos na Argentina. Não se empurra goela abaixo de uma vez tantas mudanças, mesmo que necessárias!
De vez em quando, em todo lugar dão oportunidade a bravateiros. Que essa aventura seja pedagógica, nem esquerda e nem direita fazem milagres instantâneos. Economia exige planejamento, incentivo à produção e controle da importação e exportação, para que não exista excesso e nem demanda exacerbada. Milei e Mito: uma dupla sem conteúdo, que só faz ruÃdo!
Todos os salvadores da pátria, sem exceção, fracassaram!! Demagogos, populistas e irresponsáveis!!
É só chamar o Guedes.
#sqn
O inelegÃvel está na polÃtica como o Mick Jagger está para o futebol, o mesmo foi a posse do Milei dar uma forcinha.
Situação complexa. Acho que o plano Real deveria ser inspiração por lá, mas nos fundamentos e não na dolarização. Brasil fez um grande PDI no setor público e empresas estatais. A Argentina tem cidades onde a população economicamente ativa, que trabalha no setor público, chaga a 30%. São empregos que não geram produtos de consumo. Se não reduzir a máquina, nada muda.
Carlos é curioso você acusar apenas o PT dessa tal "oposição sistemática". A reforma fiscal liberal no Brasil teve enorme resistência dos partidos ditos "conservadores-liberais" brasileiros. Não seja sectário.
Certamente o projeto dele é algo similar ao Real. Mas não tem como fazer isso, se não derrubar o déficit público. E não tem como derrubar o déficit público, sem acordo com o congresso. Exatamente o que está acontecendo lá? Ele quer cortar parte dos cargos como vc sugere, e o congresso não deixa. Solução? Negociar (ele sabe?). Vai dar tempo? Não sabemos. Como o PT fez por anos no Brasil, há a tal oposição sistemática.
A famosa Crônica de uma Morte Anunciada ilustrando a Argentina do Milei ...
Alguém poderia me informar qual a dÃvida externa do Brasil?
Nossa dÃvida externa é menor que as reservas em dollar, Lula conseguiu isto e pacificou o dólar. Que tem mais de 40 anos, lembra a loucura que era o dólar na mão de mega especuladores estrangeiros e nacionais, quando decidiam atacar nossa moeda.
Carlos, você se enganou. O citado por você é a dÃvida total. A externa é de R$ 242,42 bilhões.
Segundo dados do Ministério da Economia em torno de 6 trilhões de reais. Ou meio PIB.
o governo milei tinha corolarios da teoria economica neo clássica e aplicou, é como se pegasse uma calça larga e pedisse para todos vestirem. Parametros de controle fiscal, redução de investimentos de estado etc, era só estalar o dedo e o dinheiro vira do mundo todo, porque agora a Argentina está certa, mas o mercado consumidor ficou pobre, escafedeu se. Vamos exportar grãos, mas o dinheiro vai para Miami. Teoria do mas acaba com a teoria neo liberal. La vem o estado de volta.
As viúvas da desgraça que assolou nosso paÃs nos últimos 4 anos estão histéricas. Acho que a solução seria o Posto Ipiranga. Sujeito era uma sumidade. Com gostava de dizer, nas reuniões do ministério, tinha lido Keynes no original duas vezes.
Tô só observando ...
Eu acho engraçado esse pessoal que se esqueceu de que o Macri foi presidente há pouco tempo e não se reelegeu porque projetos de direita não deslancham na Argentina. O povo votou com raiva justificada, mas o congresso lá não é um resto de chorume como no Brasil. A realidade da estrutura democrática está a cair feito ficha para mais um liberaloide.
Depois do sucesso de "Eu Avisei", vem aà "Bem Feito"!
Algo está errado. O maior desafio de Milei é convencer a su perro finado a voltar a lhe falar sobre economia.
O que se nota é que não tinha plano. Lá como cá tinha bla bla bla e nenhum plano
Governo da Direita é sempre um fracasso retumbante, seja onde for. Impressionante.
Dilma, foi vÃtima de um golpe da direita terrorista.
dilma ?
Ta certissimo. A direita fracassou na Venezuela, Argentina, Leste Europeu, Angola e Coreia do Norte. Paises de sucesso como Cingapura, Coreia do Sul, Estadoss Unidos São certamente de esquerda. Obrigado por seu comentario de bom senso….de qu conhece profundamente de historia do planeta.
Chame os economistas do plano Real. O único que funcionou no Brasil contra a inflação.
Saudades do Itamar Franco.
Isso é verdade , e o pilares do plano real sustentam a economia até hoje.
Quando o Macri assumiu, as elites queriam mandar sua fortuna para o exterior, mas o paÃs não tinha reservas. O Macri então fez um emprestimpo de 45 bilhões junto ao FMI apenas para que as elites comprassem dolares e as enviasse ao exterior. O fernandes assumiu o pepino. Agora Milei assume com o proposito de vender as estatais como YPF a preço de banana. e depois ele vai renunciar. Ele só foi colocado lá para vender as estatais, sendo a principal a do petroleo. o povo que se exploda é o que ele
Acho que o ideal é chamar um peronista para substituir o Milei, esses sim são competentes para gerir uma nação!
O libertário Cornelsen sentiu. Foi um dos ferrenhos defensores do Milei e de sua polÃtica econômica ortodoxa. Mas te respondendo. Não acho que sejam peronistas que vá resolver o problema deles; a solução vem da polÃtica junto a uma equipe econômica séria, que conduza as reformas necessárias, lembrando que existem seres humanos do outro lado; e que não esteja preocupado em ser um anti-polÃtica, midiático e lacrador.
Não me digam... quer dizer então que o discurso não é igual a prática ? É isso mesmo ? Juntos en el agujero...CARAJO
Será que Milei governa para todos os argentinos? O articulidta escreve que o enorme desafio que Milei enfrenta é tentar conter a inflação, reconstruir as reservas do paÃs, e resgatar um programa com o FMI. Mas, ao lado de medidas econômicas necessárias, o desafio de Milei é evitar a agitação social! Pão não prometeu, mas já mostrou cacetete e repressão. Vamos conferir.
Já se canta nos jardins da Casa Rosada a 'milonga' de Carlos Gardel: " El Tango da la Muerte". O comediante anarco-liberalista "murió pero aún no lo sabe".
A FSP não tem a mÃnima noção do que seja "libertário".
Chama o Guedes, ahahahahahahahahaha
Crescimento em Y de posto Ypiranga,a Tchuca sumiu.
Para terminar de afundar e jogar a pá de cal!!! rs rs rs rs
Carta aos libertários, neoliberais, conservadores, espÃritas caninos e os que depositam fé em Deus para solução dos problemas. Voltem para as suas famÃlias, comentem sobre futebol ou qualquer outra amenidade. Mas por favor, parem de se envolver em polÃtica e economia; pois o extremismo, associado ao efeito Dunning-Kruger está nos levando ao abismo, e não satisfeitos, ajudamos a levar os irmãos argentinos pro mesmo buraco. Se dependermos de vocês para salvar o planeta, será uma catástrofe.
É o mesmo pessoal que de arrepia com marchinhas militares, discos de vinil do Nelson Gonçalves, vive em pânico com o delÃrio comunista e -muito provavelmente - nunca ouviu falar do crash de 29 e aÃnda menos de Keynes.
André Barreto, já ouviu falar em Milton Friedman? Dá uma pesquisada.
Eu, o Caio e o Pery (sem Ceci) descobrimos no zap das tias que o Macri era um agente do terrÃvel comuno-socialismo-bolivariano.
Pery, programa em que o governo destina uma renda mÃnima é liberal? Cara, dá uma estudada. Não passa vergonha assim em público. Teu nome aparece aqui.
Sr. Caio, a direita e os incompetentes fracassados sempre falam essas mesmas bobagens que o senhor. Viemos para consertar as coisas erradas da esquerda e dos comunistas. Comunistas!!!? O senhor ainda está nesta, de caçar comunistas??? É de chorar!
Eu falo para eles voltarem para suas famÃlias, falar sobre amenidades e eles vem aqui com o copia e cola de textos dos grupos do Zap. Caio, acredite, esquece isso amigo. Outra recomendação, saia dos grupos do zap e de canais do you tube, ou se não conseguir, jogue seu celular fora ou interne-se numa clinica de desintoxicação.
Sei la o que é neoliberalismo, mas aqui temos dois programas de governo extremamente liberais, o Bolsa FamÃlia e o Fiés, que tem dado muito certo. Sem paralelo no mundo. Sou a favor sim. Quanto ao efeito, me parece uma discussão acadêmica.
A Argentina esta num buraco pior que o do Brasil, e foi levada pra esse buraco nao pelos libertários, neoliberais, conservadores, - mas sim pelos sucessivos governos comunistas/socialistas que foram eleitos antes do Milei. - ele está entrando agora pra consertar os erros de todos os esquerdistas eleitos antes dele.
Acho que teria sido melhor se o povo argentino tivesse eleito o cachorro morto do Milei; afinal, o mestre é sempre melhor que o discÃpulo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Após 'lua de mel', mercado argentino dá choque de realidade a Milei Voltar
Comente este texto