Conrado Hübner Mendes > 8 de janeiro foi contido, não derrotado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Pedreiros e manicures. Foi uma tentativa de revolução da classe trabalhadora, felizmente abortada pela reação burguesa.
Hahahahahaha
Acho que há sim o que ser comemorado. E também há muito que ser feito. A tarefa é complexa neste mundo de fake news. A base golpista é gigantesca, as forças armadas e policiais não foram pacificadas. Se lula tomasse medidas mais drásticas seria taxado de radical ou com qualquer outro adjetivo ruim que a mÃdia tradicional sempre gosta de chama-lo. É fácil escrever artigos nesse tom, mas a realidade é de um verdadeiro barril de pólvora. Levaremos anos pra pacificar esse paÃs.
Infelizmente, nossa recém-redemocratização de governos civis é tutelada pelas forças armadas. É óbvio que militares de alta patente apoiaram essa nova tentativa de golp, porém há de se ter precaução em lidar com esse pessoal, haja vista o que ocorreu com Dilma, quando ela lançou a comissão nacional da verdade.
Lindo. Finalmente os pontos nos is. Parabéns, ainda temos pessoas com coragem.
Por falta desse apoio não usaram o método tradicional. Inovaram e não deu certo. Menosprezaram a habilidade polÃtica adversária.
Nojento ver o Ibanez dar suas desculpas, os Generais que impediram as prisões dos responsáveis na noite de oito de janeiro, se justificando, como se justificativas apagassem as fileiras de homens armados e tanques bem situados para evitar as prisões de delinquentes e golpistas . É tudo tão claro que preferimos acreditar na punição dos envolvidos em sua integralidade, basta a impunidade dos mandantes do assassinato de Marielle.
Sorte que não era o Trump lá.
O fato de os EUA não apoiarem o golpe foi determinante para o seu insucesso. O resto é balela.
O ppp continua sendo punido. Já o bbb nunca.
como disse o Bruce Wayne: o preço da liberdade é a eterna vigilância e a cruel punição.
Ora, ora, no Brasil sempre foi assim. Aos ladrões de galinha, o rigor da lei. Aos poderosos, a complacência das autoridades. É o que chamam de democracia.
Chamou o Xandão de covarde? Olha que tu vai preso hein?
Análise perfeita e prognóstico possivelmente correto. Contudo, de forma talvez ingênua, deixo margem para acreditar que punição para os cabeças ainda virá...
Espero que tenho razão, precisamos disso para sair desse arremedo de democracia.
Concordo plenamente. Os cabeças têm que ser punidos para que sejam evitadas novas tentativas de golpe.
Ou seja, esses generais e grandes empresários estão livres para futuramente tentarem um novo golpe para implantar um regime fascista. Podem tentar sempre pois nunca serão incomodados. Uma hora dá certo.
Até agora o STF só puniu bagrinhos, basta ver as ocupações dos 30 condenados: subemprego, trabalhadores terceirizados, prestadores de serviços, donos de pequenos negócios como salão de beleza, gente comum do povão, no máximo classe média baixa. Não se trata de defender ou perdoar vândalos e depredadores, mas falta muita gente no Tribunal da Igualdade Democrática. O STF reproduz o de sempre: é rÃgido na punição do povão, e benevolente com criminosos ricos e poderosos com trânsito na Corte.
Excelente análise! A Justiça deveria exercer suas atribuições em julgar os planejadores e financiadores, mas parece não haver essa disposição. Mais uma vez!
Xiiiiiii, Conrado, Xábio Sinês Confúsio, com glande sabedolia, diz que "Lagaltixa palece Zacalé, a difelença tá no tamanho do mata-moscas, né?" Parece que o Luloverno, judiciário e legislabóstico só tem do tipo pequenino. Se der sorte, tabefam algum ratinho. Inda bem que o exército, severÃssimo, mandou cartinha pros pais de dois ou três milicos, avisando que fizeram guerra de cocô na sala e vão ser suspensos por um dia. Na próxima, ajoelharão no milho e serão transferidos pra homeschooling.
Como soe acontecer os q, de fato, perecem no front são os soldados rasos enqto o Gal. se refastela na impunidade….
 é diretamente proporcional à covardia para punir quem manda. Quem seria o covarde? Pode-nos contar, por favor?
Ah, é o Bozo! Inda por cima, fujão.
O dia da infâmia só será passado a limpo quando prender o corrupto e golpista Jair Bolsonaro. E tem que ser logo.
Só faltou ao articulista ter mencionado o papel prevaricador do ex Poste Geral da República na consumação e na manutenção do 08/01 até os dias atuais.
Punição aos generais do golpe. Dutra, Arruda G. Dias , Braga Neto. Ou é issonou é só esperar 2026 para uma nova tentativa de golpe
Fiquei assustado com um comentário de um Sr. na folha ,ele fala em deus supremo (Bolsonaro) Ma tar todos os Brasileiros que não se curvarem ao 'Deus Supremo", o nÃvel de intolerância, arrogância ,fúria dessas pessoas merecem uma atenção redobrada ,são capazes de tudo ,até ma tar !
E só será derrotado quando não existir neste Brasil uma só pessoa que não concorde com o governo Lula. Morte ou cadeia a todos que se opuserem a este governo de luz suprema.
Bem, Gregório, a gente só considerava a cadeia. Em honra ao seu espÃrito Fortunato, a segunda opção será avaliada, podexá.
Tudo que é ilegÃtimo tende ao fracasso absoluto.
Vide o governo Bolsonaro, a tentativa de golpe e a prisão do Lula.
Só sei que houve uma mega invasão de zumbis teleguiados pela mitologia boziana. Queriam sim o mito de volta por vias tortas e não conseguiram.
Não posso me manifestar prof. Conrado. O sni(moderador) da folha me cen su ra. Tentei 4 vezes. Eles devem ter marcado meu nome. Em qualquer lugar que eu opine a cen sura da fsp me impede. Logo você Folha?
É a tal liberdade de expressão que defendem…
A fsp se comporta com a mesma censura que os seus perseguidores querem impor ao sr.prof.Conrado. infelizmente sou perseguida pela "moderação" da fsp quando quero interagir com sua coluna.
Apesar dos discursos em tom grave, a responsabilização criminal dos graúdos parece coisa pra inglês ver. Será a confirmação de roteiro conhecido. Para nova desmoralização geral e irrestrita...
A lucidez e raciocÃnio perfeito do prof. Conrado é o único consolo que me resta em meio a esse oceano de co vardia e outros comprometimentos que o judiciário tem com os men tores mi li tares e civis que pulverizam a pena entre os pequenos e levantam uma cortina de fumaça para esconder os grandes culpados e isentá-los das pu nições pelo 08/01/23. A impressão que o stf dá é de acum pli ciamento com as fa, mili ciano ex-pr e empresários financiadores. Stf mostra não ter pu dor e respeito próprio.
Não é só o STF, são todos os órgãos envolvidos em produzir justiça.
Quando Lula diz que "perdão soaria como impunidade", ele definitivamente não olhava para os maiores articuladores e executores de golpe do passado e do presente. Generais e financiadores continuam a ter o sono sereno.
Perfeito. É escandaloso que os militares, sobretudo coronéis e generais permanecerão impunes. E o golpista declarado, comandante da Aeronáutica? Sequer foi incomodado. Tudo vergonhoso. O ministro da Defesa é um capacho de joelhos dos três chefes dele.
"Brasileiro é tão bonzinho..." Com os ricos e poderosos obviamente, com os PPP é cana e cacetada a menor suspeita de que possa ter feito algo errado! Nestes casos, presunção de inocência, devido processo legal, amplo direito de defesa, é pura miragem!
Como confiar num exército à altura do Bozo, que planejou atentado terrorista e foi anistiado? Depois, ainda virou comandante em chefe das fracas armadas!
Conclusão: Crimes cometidos pelas elites fardadas ou não gozam de privilégio anistiatorio do silêncio de quem tem o poder para punir.
Em resumo: Festa e discursos para inglês ver.
Não retornamos à normalidade, os restos da ditadura de 64 estão aÃ. A extrema-direita, os adeptos de regimes ditatoriais estão à espreita, os congressistas tentam impedir que o presidente Lula cumpra seu programa de governo, a grande mÃdia exalta qualquer escorregão, ao mesmo tempo que sonega os acertos, os militares representam uma ameaça constante, viva, reconhecem seu poder e a covardia dos civis, os idealizadores, os mandantes da tentativa de golpe seguem fortalecidos pela impunidade.
Brasil não vai abrir mão das forças armadas e, covardes com são, os generais que deveriam estar presos agora, se esconderão sob aqueles mais republicanos até que surja o próximo Bolsonaro. Pensões vitalÃcias, então, faz-me rir. Bolsonaro fez e aconteceu durante 4 anos na maior tranquilidade. Lula, se bobear, encerra a carreira com impeachment, que pra cadeia ele já foi.
Tudo o que Conrado Hübner escreve nesta sua coluna é verdade, mas vale apenas como "coup de gueule". Ao que todos têm direito, claro. E faz bem. E é necessário. Mas, sejamos francos, o Brasil já está habituado a pedir punição para o mandantes (do tráfico, das milÃcias, do contrabando, do jogo do bicho, dos golpes, etc.) Os culpados serão sempre os Charles e Cibeles da vida. Moro e Mourão são senadores, para não mencionar Pontes... Damares e Ricardo Salles são deputados...
Isso só aconteceu porque não houve punição para os golpistas de 1964 e, agora, também para a turma intelectual e financiadora do 08/01. Em assim sendo,quem dúvida que não farão nova tentativa?
Pois eh, realmente comemorar parece precipitado. Eh até difÃcil de acreditar que exista um mecanismo que permita militar da ativa ocupando cargo civil. Deixando de lado a questão da separação mÃnima do poder e de seu braço armado, tem a questão obvia: como um corpo humano ocupa dois lugares ao mesmo tempo? O dia tem 24 horas, como um militar exerce sua função fardada e sua função civil simultaneamente? Trabalha 16 horas e dorme o resto do dia? Não neh, claro que o 'exercicio' de milico eh zero
A pacificação, o deixar tudo como está, o seguir em frente sem efetuar um acerto de contas, tal qual sucedeu após golpe militar de 64. Após os 21 anos em que as execuções, torturas, estupros, assassinatos, truculências, desmandos correram soltos, desenfreados. Com a anistia, seguimos acovardados, pisando em ovos, tutelados pelos que possuem o poder das armas. Tal resolução se voltará, na primeira oportunidade, contra Lula, contra a esquerda, contra o STF. É uma questão de tempo. Aguardem.
Se o bozó ficasse uns dez aninhos na papuda, eu até perdoaria os demais.
Eu, com minha pouca escolaridade e pequena visão de mundo, me aflijo com tudo isso, imagine os mais esclarecidos, como o professor Conrado...
Excelente análise!
A casa não caiu por um triz! O falatório da democracia inabalada não passa por um teste objetivo. Qual o comportamento dos chefes militares, não fosse Joe Biden, mas Donald Trump, o presidente norte-americano? "Tramp" reconheceria o resultado eleitoral de pronto, tal qual Biden? Os chefes militares, sem o manifesto explicito do Império do Norte, teriam reconhecido LuÃs Inácio III como seu legÃtimo comandante-em-chefe? A democracia está em transe e 2022 ainda é um ano que não acabou!
Enquanto bolsonaro e asseclas continuarem, como bem disse o Professor, dormindo o sono sereno, não será feita justiça e a prisão dos bagres, mostrará que continuamos a punir sempre os peixes pequenos e os grandes continuarão em suas jornadas de fazer um paÃs cada vez mais desigual e de castas. Sem anistia e Papuda já para os idealizadores do golpe!!
Como sempre, no Brasil, há uma justiça para pobres, classe média e insignificantes, e uma para ricos e poderosos. A justiça para pobres inventa tipos penais para aumentar as penas. A para ricos fornece todo tipo de privilégio, desde sequer abrir inquérito até dar regalias para crimes em flagrante ou inafiançáveis
Realmente, só puniram os do andar de baixo, o que foi certo, não se deve passar pano, mas falta os do andar de cima.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Conrado Hübner Mendes > 8 de janeiro foi contido, não derrotado Voltar
Comente este texto