Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Martins

    Quando toca no assunto tem que ser honesto e explicar porque distribuicao de lucro é isento. Explico entao. Antes de distribuir lucros os ganho das empresas sao tributados a 34% a titulo de Imposto de renda e contribuicao social, ou seja, o lucro distribuido ja é liquido de impostos. Tem que contar essa verdade para as pessoss poderem criticar bem informadas.

    Responda
    1. Carl J Westhoff

      Então não precisa tributar os 'salários', pois estes também são pagos pelas companhias, que já são taxadas.

  2. Luciano Silva

    Quer fazer justiça? Cobra os jetons que o alto escalão ganha nas milhares de estatais e empresas públicas existentes no país. Já fizeram esse cálculo? Ou no deles não se mexe?

    Responda
  3. Nicola Bartolomeu

    Eu odeio esse país. E essa é o único assunto que me faria apoiar a violência contra algumas pessoas.

    Responda
  4. marcos reimann

    E o AGRO POP que não dá empregos e pouco paga de impostos pede socorro à primeira seca.

    Responda
  5. Vanderlei Nogueira

    Por que PF não pode ser equiparada à PJ? Os mesmos direitos de deduzir todas as despesas de sua receita

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Só após a dedução das despesas, o governo terá uma base real para cobrança do IR

  6. José Geraldo Cordeiro

    Neste governo governo médicos e advogados de alta renda obtiveram regalias na reforma tributária. No anterior foram os militares

    Responda
  7. ricardo caselli moni

    Precisamos de uma reforma polis de vdd ! Mudar tudo isto .

    Responda
  8. márcia corrêa

    Excelente estudo! Explica a brutal concentração de renda para uma minoria que vem enriquecendo às custas dessas isenções nos últimos 28 anos. E muitos tolos aqui não compreenderam os dados apresentados no artigo e insistem em apoiar os deputados e senadores que não estão comprometidos com a revisão dessas injustas regras do Imposto de Renda. Fiquem de olho na turma que elegeram!

    Responda
    1. Luciano Silva

      Esses dados questionáveis são apenas para justificar aumento nas alíquotas. Quando vem as regras de fato, todos pagarão a mais pois o que ocorrerá são um teto para as deduções com despesas médicas que todos têm, pobres, classe média, servidores, trabalhadores com convênios de empresa...o certo é cortar gastos, cargos, toma lá da cá. Isso nunca fazem...

  9. Graça Almeida

    Olha um exemplo. Lewandowski recebeu R$ 800 mil pelo parecer no caso dos irmaos Batista, aqueles da J&F, com a possibilidade de o valor ser dobrado por uma "cláusula de êxito", segundo reportagem de setembro da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Além disso, receberia R$ 250 mil mensais ao longo de dois anos. Sabem quanto ele pagará de IR? Possivelmente proporcionalmente menos que muitos dos brasileiros.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Se não for para off

  10. Julio Shiogi Honjo

    Na reforma tributária aprovada recentemente havia a intenção de impor maiores taxações para os mais abastados, mas os representantes da população, os parlamentares, impuseram alterações para que não se alcançasse o objetivo. Serem exaltados, apoiados e financiados pelos ricos é normal, mas inexplicavelmente têm milhões de próprios prejudicados a apoiá-los.

    Responda
    1. Luciano Silva

      Bastava ao governo vetar esse item e ver se o congresso bancaria o desgaste da derrubada do veto. Se não o fez, é porque também faz parte desse conluio. Pois a desoneração ele vetou.

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      O brasileiro vota literalmente nos próprios algozes

    3. José Geraldo Cordeiro

      A música diz eh vida de gado, povo marcado, povo feliz

    4. ricardo caselli moni

      O nome disso é mazoch ismo

    5. Graça Almeida

      Oi. Não foi reforma tributária. Você fez confusão. Tivemos aprovada simplificação na tributação do consumo. O governo e muitos convenientemente deixou com esse nome, inclusive a mídia.

    6. Julio Shiogi Honjo

      Repete-se o o ocorrido na era medieval, em que haviam súditos apoiadores do Rei que lhe davam total apoio, apesar de serem alvos de exploração desavergonhada e contínua. E além de serem contra os que defendiam e lutavam pelos seus direitos, denunciava-os ao Rei.

  11. Guilherme Guimaraes

    É preciso voltar a tributar os dividendos. A renda no Brasil é concentrada nos mais ricos.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Mas não basta para ser livre / ser forte aguerrido e bravo / povo que não tem virtude /.acaba por ser ex cara avô Hino do Rio Grande do Sul

    2. marcos fernando dauner

      leste isso no wazapi ? a imensa maioria das pessoas que recebem dividendos são idosos, classe média que tem isso apenas como pequena complementação de renda . geralmente não maior de um mil reais ao mês .

  12. Enrique Castro

    Quando o Imposto de Renda foi criado, pagava imposto de renda quem ganhava 25.000 reais anuais ou mais (equivalente a 25.000 dólares na época). Com os mesmos valores ajustados, hoje em dia, quem ganha menos de 25.000 dólares (122.000 reais) deveria ser isento. Em breve, até a diarista poderá ter que pagar imposto de renda. Uma vergonha.

    Responda
  13. Felipe Macedo

    e quem critica isso vira automatica um "invejoso" e "comunista", aos olhos dos que se dizem contra o sistema, faz o defende com unhas e dentes.

    Responda
    1. Albert Niches

      Olá professor do feudo uspiano, cadê a reforma fiscal?

    2. Albert Niches

      Cadê o Congresso Nacional? Cadê as instituições democráticas? O Brasil é o país da fantasia...macabra.

  14. José Davi

    Mais do que urgente equilibrar o IRPF. Não é razoável um cidadão comum que ganha 5 mil reais ter retido na fonte 27,5%. o governo federal não é obrigado a corrigir a tabela, mas inventa de não declarar. A turma do congestionamento no aeroporto de Trancoso quer que essa lógica perversa se mantenha.

    Responda
  15. Graça Almeida

    A questão é justiça tributária. Não se pode tributar com os mesmos 27,5% quem tem um rendimento anual 10X menos que o outro. Sou aposentada já com os meus mais de sessenta anos, mas ainda assim com o pouco que recebo ainda ainda pago despesas de saúde, remédios de mãe idosa e outras situações, como nada posso abater, quando da declaração tiro do meu sustento pra pagar IR. Vivemos num país das desigualdades sem fim, governantes sem coragem, e o povo no ca bres to. Só com re vol ta pra mudar.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Tudo começa nos proprietários de par tido que estão dezenas de anos . Então se nada muda nada pode mudar . Reforma Política ruge ..

    2. Julio Shiogi Honjo

      A passividade da população leva a isso. Os parlamentares que aprovam reformas trabalhistas e previdenciárias que reduzem benefícios de trabalhadores e mantêm privilégios de certas castas, como os militares, são apoiados e reeleitos. Descaracterizam a Lei da Improbidade para evitar a criminalização de seus malfeitos e são exaltados.

  16. Carlos Silva e Souza

    Isso é de uma burrice cavalar. Mesmo que o percentual seja o mesmo, o resultado será maior se o valor indicado for maior, ora... Ganha mais, paga mais !

    Responda
    1. Luciano Silva

      Mas a explicação era para não ter a ilegalidade da dupla tributação, pois a empresa já era tributação. Precisa se buscar um equilíbrio, mas não promover outras injustiças. Insisto, o que precisamos é acabar com os toma lá da cá, não tributação de jeton (por que não se taxa isso), salários milionários em algumas castas, custo do congresso, custo do alto escalão do judiciário, apartamentos funcionais...e muito mais para depois falarmos em tributação

    2. Guilherme Guimaraes

      Perdão, os percentuais indicam que a alíquota efetiva do imposto dos muito ricos é a mesma de um trabalhador que aufere renda tributável de quatro mil reais. Isso indica que grande parte da renda dos super ricos não é tributada. O que é injusto. Explicação: dividendos recebidos pelos super ricos são isentos (a lei afasta da tributação os lucros das empresas recebidos pelos sócios).

  17. luiz sergio zenha de figueiredo

    A questão é que dificilmente se encontrará alguém que ganhe quatro milhões como pessoa física. Ganhos desse vulto vem por meio de pessoas jurídicas, que contam com diversas vantagens tributárias que a pessoa física não usufrui.

    Responda
    1. Luciano Silva

      A empresa já é tributada. A discussão a época se deu que haveria a dupla tributação do mesmo dinheiro. O problema está em alguns benefícios na P J então. Pois quando vem uma regra geral, mira-se lá em cima porém só acerta quem está embaixo

    2. Guilherme Guimaraes

      Renda de dividendo é uma renda recebida pessoas físicas e jurídicas.Entre os mais ricos (um milésimo do topo mais rico), facilmente se encontra recebimentos de vultosos dividendos. Para alcançar a capacidade contributiva é preciso voltar a tributar os dividendos.

    3. marcos fernando dauner

      Exatamente - os ricos criam holdings pessoais- todas PJ . o dono da empresa onde trabalhei não tinha nada no nome dele. Casa, carro, empregada doméstica, jardineiro - tudo era da empresa .

  18. Marcelo Silva Teixeira

    no mínimo até 10 mil de renda isento de IR, e , remessa de lucros ao exterior devem ser taxadas no mínimo em 50% .Quem deixa os lucros e investe aqui deve ter incentivos, empresa que aumenta faturamento e reduz número de funcionários tem que pagar mais impostos. Impostos previdenciários pesados tem que incidir sobre grandes empresas e grandes rendas para ajudar na Previdência de todos

    Responda
  19. RINALDO SOUZA COELHO

    O problema não é o percentual e sim a fraude. Se percentualmente todos pagam igual não haveria injustiça. O problema é que quem ganha cifras na ordem de milhões não paga a proporção incidente em cima desses milhões pois teem várias formas de esconder seus ganhos. Coisa que quem é assalariado não tem.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc esquece que o maior problema é a distribuição de renda

  20. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Eu me considero progressista em costumes e política. Mas também sou pensionista do INSS e pequeno investidor. E acho um absurdo, de meus investimentos se considerar a média não pago 10% de impostos e no salário da Previdência incide taxa de 27,5%. Tinha que ser o contrário. Só beneficia o mais rico

    Responda
  21. Marcelo Silva Teixeira

    quem ganha 4 mil tem que ser absolutamente isento de IR enquanto os poucos que ganham 4 milhões quase nada pagam e muitas vezes sua renda advém de empresas que nem pagam impostos sobre lucros

    Responda
  22. Marcelo Augusto Pires

    E ainda tem gente da classe média que é contra a tributação de grandes fortunas...

    Responda
  23. Telma Solange Guidi

    Pior do que pagar impostos é assistir tanta corrupção com tamanha impunidade, pagamos, pagamos, pagamos e não temos o direito de sair às ruas depois das 8 da noite porque segurança pública praticamente inexiste!

    Responda
  24. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Essa turma da receita também ganham uma fortuna e desfrutam das maravilhas das deduções. Se quisessem realmente ajudar o assalariado já tinham feito greve por isso,mas só agem para aumentar os seus ganhos . Esses estudos são antigos e não chegam a lugar nenhum de fato.

    Responda
  25. Telma Solange Guidi

    Pior do que pagar impostos é assistir tanta corrupção com tamanha impunidade, pagamos, pagamos, pagamos e não temos o direito de sair às ruas depois das 8 da noite porque segurança pública praticamente inexiste!

    Responda
  26. Jefferson Soffer

    Excelente reportagem. Tebet calculou que seria preciso R$ 168 bilhões para zerar déficits em 2024. A grosso modo, se a reforma considerar aplicar os mesmos 27% de IR para quem ganha acima de R$ 4 mil nos 1% mais ricos, só nessa tacada o governo já arrecadaria R$ 118,2 bilhões.

    Responda
  27. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A cobrança de IR, da forma como é feita, é um tremendo absurdo. Com esse Congresso conservador, é muito difícil taxar as grandes fortunas para diminuir a sobrecarga em quem é assalariado.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      O congresso não é na da . Eles são por eles mesmos e seus donos

  28. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Esse é o desgoverno da equidade tributária. Torram nossos impostos com mordomias e viagens de turismo político e, enquanto isso alimentamos pessimamente, pois a grana é usada para comprar remédios e auxiliar parentes mais necessitados.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso é delírio seu

  29. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Temos que fazer uma revolução contra essa apropriação indébita promovida pela elite parlamentar, pois são os que lucram encima dos contribuintes assalariados. Onde já se viu trabalhador com renda líquida de 80 mil por ano pagar 16000 de IRPF, ou seja 20%. Lula também tem aplicação isenta assim como toda essa elite que finge governar para o povo tralhador.

    Responda
  30. Caubi Maciel da Nóbrega

    Quem ganha R$ 4.100.000,00 gera empregos e impostos indiretos sobre o consumo. E também recolhe uma quantia respeitável: R$ 1.127.500,00. Já quem ganha R$ 4.000,00 recolhe apenas R$ 1.100,00 e poucos impostos indiretos. Claro que ao abastado sobram R$ 2.972.500,00 para custeio pessoal, enquanto ao menos rico sobram apenas R$ 2.900,00. De qualquer forma não vejo razão em majorar os percentuais dos mais ricos pois é desestimulante para a produção. Prefiro desonerar os menos ricos.

    Responda
    1. SANDRA APARECIDA A DA SILVA

      Todos os raciocínios parecem ter sua lógica. Obviamente, alguns geram consequências mais, - ou menos - favoráveis à sociedade como um todo. A América Latina e a Central, no geral, estão bem.

    2. Gilmar Maghenzani

      Caubi, ele não paga 27,5 de ir pq essa grana que vem da empresa dele é isenta

  31. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Para alguns não esqueçam, imposto é um instrumento de arrecadação de países capitalistas, posto isso. O pseudo governo bolsonaro nem sequer reajustou a inflação nas alíquotas. A progressividade é para taxar relativamente mais quem ganham mais no IR, mas isso não é o suficiente, pois vai pegar somente os assalariados, mesmo os que ganham muito, para tentar taxar justamente deve se ter mecanismos para taxar grandes fortunas, inclui não só propriedades, mas financeiro, participações, etc.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      O folha, e comentário dele me mandando pra Coréia do Norte¿

    2. Alexandre Cunha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Alexandre Cunha

      Você é trabalhador assalariado? Imposto de renda na fonte acaba com o trabalhador, ele já paga quarenta porcento do que consome, o imposto de renda é mais injusto que existe, embute este imposto em outro e acabe com as declarações, contador fica doido.

  32. Luís Júnior

    Infelizmente, o Governo Lula não tem culhão para taxar os super-ricos e nem para fazer a reforma agrária.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      O Congresso não está ajudando, temos chantagista de direita eleitos pelo povo.

  33. Alexandre Cunha

    Jamais vou aceitar a cobrança de imposto de renda no Brasil, nas mercadorias que compramos, já está embutido, ipi, icms, INSS de quem produziu, fgts, país , COFINS, iss, imposto de renda da empresa, contribuição social, custos da contabilidade, e o trabalhador ainda paga imposto de renda sobre o salário, absurdo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Na Noruega o IR é 50% e só existe esse imposto não há sobre o consumo e tbm o governo dá educação, saúde e segurança de graça

    2. Hernandez Piras

      O tributo mais regressivo, mais oneroso para os pobres, é aquele que recai sobre o consumo. Quer justiça tributária? Diminua os impostos sobre o consumo e aumente o imposto de renda. É assim que funciona no mundo desenvolvido. O absurdo não é o IR sobre o salário, mas impostos sobre o consumo tão elevados: 30% sobre a energia elétrica!

  34. Graça Almeida

    Nenhuma novidade. Como pode no quinto mandato de um governo que se diz progressista tenhamos tamanha injustiça? Para esse ano ainda vamos ser espoliado para subsidiar os ricos? A consciência precisa aflorar nos brasileiros e parar com essas pretensas ideologias fracassadas que no fundamental são a mesma coisa. Sem conhecimento os manipuladores distribuem migalhas e o povo na sua inocência acha que é pelas graças do governante, vejam o exemplo da tal poupança para o ensino médio. Uma lástima.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Nossa! E ainda fico sendo censurada por tão pouco .

    2. Graça Almeida

      A questão é justiça tributária. Não se pode tributar com os mesmos 27,5% quem tem um rendimento anual 10X menos que o outro. Sou aposentada já com os meus mais de sessenta anos, mas ainda assim com o pouco que recebo ainda ainda pago despesas de saúde, remédios de mãe idosa e outras situações, como nada posso abater, quando da declaração tiro do meu sustento pra pagar IR. Vivemos num país das desigualdades sem fim, governantes sem coragem, e o povo no cabresto. Só com revolta pra mudar.

    3. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Alexandre Cunha

      Desde que inventaram a moeda de troca existe ricos e pobres, quem poupa e sofre por isso a consequência é ficar rico, o que eu não aceito é pagar imposto de renda, depois de cobrarem quarenta porcento de impostos nas mercadorias de consumo, absurdo.

  35. Paulo Wach

    Com esse Congresso Nacional conservador que votaram vai continuar sendo o mesmo absurdo. A classe média da tiro no próprio pé, e merece.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Alexandre, acabar com imposto de renda é a coisa mais absurda que já vi, é o imposto mais justo que existe, ruim são impostos sobre produção, os impostos indiretos. Se não quer pagar impostos, pode se mudar para a Coreia do Norte, país comunista não tem imposto, pois todos ganham igual teoricamente, impostos são típicos de países capitalistas.

    2. Alexandre Cunha

      Precisamos acabar com o imposto de renda, já pagamos imposto demais pra sustentar trinta e oito ministérios, presos, tapetes caros, e uma gama de pessoas sem necessidade, principalmente as mordomias.

    3. marcos fernando dauner

      dinheiro não cresce em árvore . Apenas no litoral de SC a situação é diferente .

  36. Valeria Cavalcanti Rolla

    Se criassem ao menos uma nova facha de tributação pra quem ganha mais e colocassem um limite pra desconto de despesas médicas (como ja existe pra educação) já seria um avanço.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      É preciso diminuir os impostos indiretos, não acabar com o imposto de renda, o mais justo que existe. Absurdo é pobre pagar 30% sobre o consumo de energia. Esta é a alíquota de ICMS sobre nosso consumo de energia em SP.

    2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Alexandre, acabar com imposto de renda é a coisa mais absurda que já vi, é o imposto mais justo que existe, ruim são impostos sobre produção, os impostos indiretos. Se não quer pagar impostos, pode se mudar para a Coreia do Norte, país comunista não tem imposto, pois todos ganham igual teoricamente, impostos são típicos de países capitalistas.

    3. Alexandre Cunha

      Precisam acabar com o imposto de renda.

  37. Maria da Graça Pimentel

    Na essência, não é novidade.. mas são dados que podem ajudar a colocar na cabeça da população a ideia de que tem que lutar por seus direitos...

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      O trabalhador sustenta um pib negativo sem necessidade, presos, delegado, promotor, fábricas de cadeado, câmeras, alarmes, portão, muro, polícia, juiz criminal, etc.

  38. Simone Rodrigues

    Acredito que no fim, essa reforma servirá para retirar as isenções para saúde e educação da classe média baixa, pois serão chamadas de injustiça tributária, enquanto não terão coragem de mexer com o topo da pirâmide. Ou seja, a injustiça continuará. Afinal, por mais que o governo Lula tenha alguma boa vontade em reduzir a desigualdade, o congresso podre que temos lutará para manter os privilégios dos mais ricos, que são aqueles que são representados nas casas legislativas.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Concordo plenamente com você, mas não se pode esquecer que esse congresso podre fomos nós que elegemos. Ninguém está lá por golpe...

  39. Antonio Neto

    Tem muita gente que acha isso bonito. Desisti de esperar algum ponto de reversão nessa função de colapso. Por que será que se nega e se protege o movimento da desordem?

    Responda
  40. marcos fernando dauner

    Está sobrando dinheiro no Brasil ( ao menos, em SC ) . Um ingresso para jogo do JEC no campeonato estadual custa Cem reais . qualquer apartamento no litoral de SC com mais de cem m2, custa acima de três milhões de reais , Um casal não almoça em SC por menos de duzentos reais .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      corrigindo - Um casal não almoça, no litoral de SC, por menos de duzentos reais . Nas cidadezinhas do interior o custo não é tão alto .

  41. luiz carlos gomes de oliveira

    Alguma novidade?

    Responda
  42. Luis da Gouveia

    Se o dinheiro é bem gasto ou não é outra discussão! Agora é a hora de discutir justiça tributária! Para civilizar minimamente o capitalismo , o primeiro passo é transformar o sistema tributário regressivo em progressista! Essa mudança deveria vir junto com as cotas e bolsas!

    Responda
    1. Luis da Gouveia

      Os empresários donos das médias e pequenas empresas, voltados para economia popular, deveriam ser os primeiros a lutarem pelo sistema progressivo porque melhoria a capacidade de consumo dos seus clientes! Os do topo da pirâmide são do mercado de luxo que é forte mas é restrito!

  43. marcos fernando dauner

    alguém pode me explicar como alguém -classe média - consegue comprar um apartamento na praia custando três ou quatro milhões de reais ? E, em Piçarras Beach há quase uma centena de prédios sendo vendidos , com apartamentos nessa faixa de preço .

    Responda
  44. Maria Cecília Cominato

    É revoltante e difícil de "engolir" essa realidade absurdamente injusta, que historicamente prejudica o crescimento do país. Ninguém consegue sair do lugar e morre de tanto trabalhar... Assim fica impossível "ser feliz". Estamos aguardando essa reforma a anos e ainda teremos que esperar até março? Que atraso de vida! Socorro

    Responda
  45. Christian Corrêa

    Tanto faz tributarem ainda mais os de maior renda, no final do dia sabemos que esse dinheiro será destinado para orçamentos secretos e fundão eleitoral.

    Responda
  46. Luciani Aubin Kehl

    O problema não são as alíquotas e nem as tabelas. O problema é a sonegação, desvios, dinheiro vazando pra fora do pais. Isso sim é injusto para com quem trabalha e tem carteira assinada. Mas isso ninguém faz reportagem. Tá difícil ler a folha, cada vez pior.

    Responda
  47. SILVIA M MACHADO TAHAMTANI

    Se o IR revertesse para a melhoria do bem publico seria válido, mas isso não acontece nesse país desde sempre.

    Responda
  48. luis rosa

    Limitar valor de insencao com gasto em saúde é imperativo. Quem desfruta desta insencao já tem o benefício de usufruir dos melhores serviços de saúde em detrimento de quem é conveniado (planos populares) e/ou só tem o SUS como opção, o discurso liberal de estado mínino nestes casos é pura demagogia.

    Responda
    1. Antônio Alves

      Que horror!

  49. Felipe Rafael

    A correção dessa tabela do IR que só gera mais distorções na economia e no social precisa ser revista urgentemente. Para esse tipo de mudança é que o povo tinha que pressionar os governos.

    Responda
  50. Felipe Rafael

    Essa correção que só gera mais distorções na economia e no social precisa ser revista urgentemente. Para esse tipo de mudança é que o povo tinha que pressionar os governos.

    Responda