-
Maria Lopes
Lendo seu artigo, Juliana, confirmo a noção de que as questões se repetem para nós, mulheres, por gerações sem fim. Algumas décadas antes, vivi escolhas semelhantes. Também fui muito criticada, e segui em frente. Muitas perdas nessas escolhas, e valeu a pena. Li o Segundo Sexo na Faculdade. Não sabia então como faria parte da minha história. Gosto muito de sua coluna. Um bom ano para você.
-
MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA
Juliana, Simone foi e continua sendo ícone para muitas mulheres identificadas aos processos de questionamentos da nossa posição social. Não tenho predileção por ela. Sempre a considerei como uma sombra ao lado de Sartre ressentida. Na batalha crítica e atualizada de viver numa sociedade plural e em alteridade com o legado de tantas escritoras(es) e pensadoras(res) da condição humana, aprendi e aprendo muito. Ser mulher é um privilégio para ser considerado com responsabilidade e sem desculpas.
-
João Gabriel de Oliveira Fernandes
É muito bacana quando temos esse encontro de almas com um(a) autor(a) falecido(a). Torna-se uma fonte inesgotável e querida, para a qual sempre retornamos em busca de respostas e conselhos.
-
Jurema Nordeste
Pensando na Simone nesse nosso Brasil pós Bozo... Ficaria desorientada , no mínimo.
-
Carla Taques
Excelente artigo
-
larissa araujo
Adorei o texto, Juliana! Gosto de pensar que a leitura que nos escolhe ainda que pensemos sempre que é o contrário e me parece que essa obra me escolheu. Farei a leitura do Mandarins também!
-
Mauricio Bessa Luna
Que belo artigo!! Parabéns Juliana pela Mulher que se tornou!!
-
Fabrício Schweitzer
Eterno recomeço, até que ela ponha o ponto final. Outra escritora e filósofa bastante interessante é Iris Murdoch:"A Filosofia busca desmistificar, ao passo que a Literatura busca mistificar". Acho genial.
-
Luiz Antonio Sypriano
A filósofa Simone revolucionou costumes e tradições, ao se contrapor a moral de sua classe social, cuja base se sustenta no conservadorismo ideológico, ultrapassando-os com seus pensamentos autenticamente revolucionários.
-
orlando gomes de freitas
Tenho 67 anos, tres filhas já adultas, esposa profissional dedicada , enfim mulheres absolutamente livres e com cabeça muito boa para pensar na vida , dos outros e na própria, atravessando caminhos e olhando sempre em frente. Quando penso na luta de ser mulher, nas grandes lideres dessa jornada,penso logo na Simone que sempre me assombrou e nunca me deixou inerte . Ao comparar o agressor contumaz a alguém que tem dúvida sobre sua virilidade ,ela mata a charada:desnuda o homem.
-
Renata Zalotti
a
-
Carla C Oliveira
Ótima síntese!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.