Mercado > Inflação fecha 2023 em 4,62% e fica abaixo do teto da meta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gilberto Rosa

    Se o monstro das joias tivesse ganho, a manchete seria a inflação dispara aqui e na Argentina, para a alegria do grande capital, especuladores e banqueiros.

    Responda
  2. Luiz Ferretti

    Disse abaixo que pessoas de classe média estão reclamando da alta de todos os preços, todos. Regulando o tradicional arroz e feijão. Que opinião de puxa-sacos não vale por razões claras, piores que torcedores fanáticos, né? O Descondenado tem uns talibãs piores que o Maluco. Não podemos fazer nenhum comentário a respeito do Enganacionista que a lacração já vira "a bahiana". Sempre lembrando que depois do FHC só a escuridão.

    Responda
  3. WILSON FILHO

    Tudo isso graças ao atual Presidente do BC e do Agronegócio, se não estaria em 100%. Essa é a realidade.

    Responda
  4. Elcio Simielli

    Saiu agora. Aposentado que ganha acima do mínimo terá reajuste de 3,71%. Abaixo da inflação.

    Responda
  5. Mayke Rocha

    É inegável que o governo Lula gera menos ruídos do que o anterior e isso ajuda, mas muita calma em atribuir todo esse resultado ao presidente. Nem faz sentido. A inflação no mundo todo vem caindo por conta da queda de preço das commodities, metálicas e agrícolas. Dólar perdem força no mundo, só acompanhar o DXY. Também vale lembrar que o Brasil, assim como o México, só conseguiu tomar a frente no corte de juros porque o BC agiu de maneira antecipada e muito competente lá atrás.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      No ponto, Mayke

  6. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Criaram um monte de índices, mas na hora de reajustar o salário do trabalhador aposentado escolhe -se o menor índice (3.71). É a política econômica da esculhambação.

    Responda
  7. wilson kfouri

    Tudo que foi conseguido pelo governo Lula com a participação direta do ministro Haddad foi conseguido apesar do bolsonarista Robert Campos Netto que só atrapalhou demorando a baixar os juros de acordo com a baixa da inflação praticando os maiores juros reais do mundo

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Perfeito. O jogo começa agora, sem heranças do governo anterior, inflação baixa, dólar controlado e meta de déficit zero. Torcer para que o Brasil cresça e os juros e inflação continuem baixando.

  8. wilson kfouri

    Depois dos 4 anos do desgoverno anterior, em 1 ano de gestão os juros, taxa desemprego,dólar caíram, Bolsa ,notas de crédito do país subiram ,foram aprovados o novo marco fiscal e a reforma tributária esperada há 40 anos, justiça fiscal retirando privilégios e isenções dos super ricos, Desenrola beneficiando 20 milhões de pessoas, Agenda Verde, país subindo da 12a para 9a posição na economia mundial,deixando de ser pária internacional e voltando a ser mundialmente respeitado.Parabéns Haddad

    Responda
  9. Elcio Simielli

    O que fez a inflação ficar na meta foram as quedas de preços das commodities. Nenhum governo controla preço do petróleo, soja, milho, carne e minério de ferro. Mas as exportações salvaram a pátria através da balança comercial destes produtos.

    Responda
    1. ricardo de castro resende

      Lula, o sortudo!

    2. NIEMEYER FRANCO

      Alguém dizendo que Lula tem muita sorte. É assim, quando Lula faz o melhor, é sorte. Sorte pra mim, é acertar jogos lotéricos. Lula no caso, dando aulas de estratégias.

    3. Carlos Telles

      Lula tem muita sorte, pena que já está velho, senão poderia ser reeleito umas 5 vezes

    4. Carlos Telles

      Lula tem muita sorte, pena que já está velho, senão poderia ser reeleito umas 5 vezes

    5. Flávio Fernandes Marinho

      A boa política externa também impulsiona as exportações . O inelegível inexplicavelmente ofendia os nossos principais parceiros comerciais.

    6. Elcio Simielli

      Caro Wilson. Não sou bolsonarista. Os fatos estão aí. A inflação está caindo em todo o mundo.

    7. wilson kfouri

      Mas porque o miliciano psicopata genocida não conseguiu baixar os juros? Nos 2 governos anteriores do Lula com aprovação recorde de 87% também a oposição justificava seu sucesso como sorte. A sorte ajuda à quem faz boa gestão, Não por acaso em 1ano as notas de crédito do país subiram e o Brasil subiu da 12a posição para 9a posição na economia mundial .Nas gestões anteriores Lula levou o país à condição de 6a economia mundial e o fará novamente no fim desse mandato

  10. Luiz Ferretti

    Conversem com a classe média (puxa-sacos não vale) a respeito desses números e avaliem a satisfação e a realudade a respeito. Tem famílias "regulando" o arroz e feijão. Saudades da Zelia e do Delfim ?! Cada dia mais divertido.

    Responda
    1. NIEMEYER FRANCO

      Puxa-sacos no caso são tipo os generais do exército, que no governo anterior sorriram da morte de milhares de brasileiros, enquanto o gen*cida contava piadas?

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Muuuu, a extrema direita terrorista não perde a mania das fake news. Neste governo não vi reportagens das famílias disputando ossos como no governo do inelegível.

  11. André Ribeiro dos Santos

    Tem gente, aqui nos comentários, agradecendo ao ex-presidente Temmer por ter tornado o Banco Central independente. Não sei o que rola do grupo de uatizapi dessa pessoa, mas a lei 4595/1964 já dizia que o Banco Central do Brasil (BCB) é uma autarquia federal vinculada, mas não subordinada, ao Ministério da Economia. E foi Bolsocaro que sancionou a Lei Complementar 179/2021, que estabelece a autonomia do Banco Central.

    Responda
    1. NIEMEYER FRANCO

      Justamente por sancionar a lei e indicar o apadrinhado Campos Neto, o Brasil não foi melhor ano passado. Campos Neto fez de tudo pra atrapalhar a política monetária/econômica ano passado, até que Lula lhe chamou na responsabilidade.

  12. André Ribeiro dos Santos

    Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Então por que meus comentários estão sendo enviados, sistematicamente, à moderação, já que não contém palavras de baixo calão ou ofensas a quem quer que seja?

    Responda
  13. Marcelo Ribeiro

    Vejam o gráfico - Histórico do sistema de metas de inflação. É inconteste, sob os governos Lula a inflação sempre esteve abaixo da meta. O resto é balela.

    Responda
  14. Carlos Fernando de Souza Braga

    Se a meta não fosse alcançada a manchete seria está: "Governo Lula estoura a meta em seu primeiro ano"

    Responda
    1. alonso barros

      Muito bem colocado .

  15. Carlos Fernando de Souza Braga

    Vcs também não estão às gargalhadas com o gado, que está completamente perdido diante do absoluto sucesso do governo Lula? Eles não sabem mais que mentiras inventar. Ficam aí, pelos cantos, mugindo deprimidos.

    Responda
    1. André Ribeiro dos Santos

      Mas é por isso que a bancada de oposição no congresso está tão preocupada com a vida sexual alheia ou com o combate a inimigos imaginários, como o communnismo ou mamadeiras de pipoca. Eles não tem mais nada além disso. Não tem argumentos contra o atual governo, não tem nada de positivo do governo anterior pra exibir e não tem nenhuma pauta pra apresentar.

  16. Fernando Alves

    Obrigado, Roberto Campos Neto! Mérito de um Banco Central independente. Apesar desse desgoverno tentar atrapalhar.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Obrigado uma pibnoia. A economia vai bem, não por causa do Campos Neto, mas apesar dele. Os juros eram para estar bem mais baixos e ele segurou, atendendo aos anseios da faria L ama.

    2. wilson kfouri

      Tudo o que foi conseguido no governo Lula foi apesar do Roberto Campos Neto que só atrapalhou

    3. Luiz Carlos D Oliveira

      Obrigado Lula por saber administrar o país

    4. Luiz Ferreira

      O comportamento inflacionári0 não é só decorrência da taxa de juros imposta pelo copom. Se fosse, tudo seria muito simples (a Argentina, por ex., há muito já teria resolvido seus problemas). Há uma série de fatores que concorrem, entre eles, a política econômica do governo. Leia a matéria completa.

    5. Virgílio Vettorazzo

      Cuidado, Fernando. A diretoria do BC já tem quase sua maioria indicada pelo Lula. E o Grau de Investimento tá chegando, de novo. E de novo no Governo Lula. Insistir nesse tipo de crítica joga contra sua inteligência ência ência ência...

    6. André Ribeiro dos Santos

      Oi ?

  17. anderson santos

    Resumindo se Campos Neto não tivesse segurado a Selic a meta não seria atingida, se ainda houvesse interferência do governo nunca atingiria a meta, mas muito provável quando Campos Neto for substituído a taxa vai ser aos velhos tempos do PT.

    Responda
    1. Luiz Ferreira

      Seria interessante consultar os dados oficiais da evolução inflacionária nos dois primeiros mandatos de Lula antes de emitir uma "opinião". A inflação oficial de 2003, ano em que assumiu, foi de 14,71 %. No último ano de seu primeiro mandato, em 2006, ela foi de 4,18 %. No último ano de seu segundo mandato, 2010, foi de 5,04 % (fonte: IBGE). Tudo isso com um crescimento médio recorde do PIB de 4,1% nos 8 anos de governo (veja bem: médio) e correspondente incremento de consumo..

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Vc desconhece ou despreza a história do país ou do Lula, sempre em todos os seus governos fechou dentro da Meta

    3. anderson santos

      Virgilio Vettorazzo, acarbouço fiscal foi um check em branco, aumentou o limite teto de gasto do governo só isso, imposto de jetski isso gera receita relevante, reforma tributária está pagando menos IRF, unificaram os imposto e as alíquotas ainda vão definir que com certeza será maior que atual, taxação das grandes fortunas os grandes só vão mudar as off shore mas de qualquer forma veja tudo o que disse a equipe só aumento as receitas é isso que equipe boa

    4. anderson santos

      Virgilio Vettorazzo, acarbouço fiscal foi um check em branco, aumentou o limite teto de gasto do governo só isso, imposto de jetski isso gera receita relevante ou a volta de imposto como DPVAT? Reforma tributária está pagando menos IRF? Unificaram os imposto e as alíquotas ainda vão definir que com certeza será maior que atual, taxação das grandes fortunas os grandes só vão mudar as off shore mas de qualquer forma veja tudo o que disse a equipe só aumento as receitas é isso que equipe boa ?

    5. André Ribeiro dos Santos

      Não adianta, JoséBueno, vc está tentando argumentar com gente que canta hino pra pneu, chama ET com celular na cabeça e tenta explicar porque gasolina a 8,75 é melhor pro país que a 5,40.

    6. Virgílio Vettorazzo

      Como é que é? A única coisa que a equipe econômica foi isso? Vamos ouvir um pouco CEOs de bancos como Santander, BoA e etc, pra ter opiniões menos ridículas? Ou você acha que chegaremos novamente ao Grau de Investimento graças às PECs de boca de urna do Guedes? Ou à isenção de imposto sobre jet-ski? Acorde, amigo. Arcabouço fiscal, reforma tributária, taxação de grandes fortunas, fim da subvenção do ICMS, etc, etc, etc. Viva o governo Lula.

    7. anderson santos

      José Bueno, desculpe acho que desconhece um pouco do assunto, a equipe econômica única coisa que fez foi tentar cumprir a meta fiscal, Haddad se desdobrou para conseguir e foi gerando mais imposto e subindo outros, Lula gasta muito sempre foi assim a equipe econômica até agora está apagando incêndio pra conseguir recursos para o plano de governo funcionar, no final esse plano inclui aumento de imposto.

    8. José Bueno

      O presidente do BC segurou foi o desenvolvimento do país. Tanto é que mudou sua posição e discurso sobre a taxa Selic, diante da impossibilidade de cobrir o sol com a peneira. Respeitável é a equipe econômica técnica e competente do governo Lula. Trabalha pelo equilíbrio fiscal, mas agora para todos os brasileiros.

  18. Pery Pedro

    É como o Parreira em 94, que não queria convocar o Romário. Aí o cara vai contra a vontade dele, faz um gol por jogo e o Parreira quer parecer na foto: Somos campeões!

    Responda
    1. Pery Pedro

      André acho seu comentário desonesto. Dizer que o fato da esquerda estar assumindo o governo pela primeira vez na história do país não teve efeito sobre o risco país ou o câmbio não faz sentido, principalmente se você tem conhecimento, como você parece ter. Mas não vou te tirar a razão: do ponto de vista econômico, Lulas I e II foram uma grata surpresa. Na minha opinião mais pelo Palocci e o Lisboa (faço o mesmo com o Guedes no Bolso). Foi um desastre na corrupção, mas entregou a casa em ordem.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Já que tocou no assunto Comando, sem o atual comandante esse país seria uma bos taa, como era há um ano atrás

    3. Luiz Carlos D Oliveira

      Já que tocou no assunto Comando, sem o atual comandante esse país seria uma bos taa, como era há um ano atrás

    4. André Ribeiro dos Santos

      O problema de quem só começou a ser patriota a partir de set/2018, é não conhecer a história do país. Ao final do governo FHC, o risco Brasil, atribuído pelo banco norte-americano JP Morgan, era de 1446pontos. Com a eleição de Lullla, o risco caiu para 800pontos, antes da posse do novo governo, ou seja, o mercado internacional não estava atribuindo o risco por causa da equipe que estava chegando, mas sim porque a equipe neoliberal estava saindo. Ao fim do governo Lullla, o risco era de 189pontos

    5. Daniel Marques

      Perfeita analogia. Sem o BC independente, estaríamos experimentando a era Dilma/Joaquim Levy, com inflação de 11% sem pandemia e sem crise internacional, por pura incompetência mesmo.

  19. Pery Pedro

    Lembrando: vamos agradecer primeiramente ao Temer, que tornou o BC independente, e ao Congresso e ao Senado, que não atenderam aos pedidos do Lule de poder mandar o presidente do BC embora para colocar um inepto que o obedeça em seu lugar, como fez no STF. Depois deste dois, agradeçamos ao Campos Neto e os outros adultos, por ter autonomia e impedir as crianças de bagunçarem os controles. A direita segue firme controlando a economia. Pelo menos por enquanto.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Vocês são muito comédia!! kkk.. Estão completamente perdidos com o absoluto sucesso do governo Lula e não sabe nem o que inventar para criticar... Tá muito engraçado

  20. José Bueno

    O único nominado no texto é o presidente do BC como responsável pelo controle da inflação. Para o articulista, não há outros nomes a serem considerados para análise de tantos índices. O artigo faz de conta que toda a dinâmica econômica ocorreu num país que não tem governo, nem está sendo conduzido por uma equipe econômica técnica e responsável. Mas, enfim, o que interessa mesmo para o bem dos brasileiros é que parte de políticos e da mídia não consiga boicotar o programa do presidente Lula.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Pery Pedro

      Concordo. Tambem tem que agradecer ao Temer, que tornou o BC independente, e ao congresso e ao Senado, que não atenderam aos pedidos do Lule de poder mandar o presidente do BC embora para colocar um inepto que o obedeça em seu lugar, como fez no STF. Depois deste dois, agradecemos ao Campos Neto e os outros adultos, por ter autonomia e impedir as crianças de bagunçarem os controles.

  21. Gil Filho

    Nao é possivel, de novo ? Esse Presidente Lula tem muita sorte...mas muita sorte ! Hahahahahahahahaahah Porisso fizemos " L "

    Responda
  22. Leandro Piva

    Q engraçado. Pensei q nessas alturas estaríamos pior q certos países latinos.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Fiz churrasco com meu cachorro a toa :(

    2. Felipe Macedo

      Até a lavagem cerebral "Venezuela" era fake news. Tudo que vem deles é mentira.

  23. Felipe Macedo

    Só notícias ruins para os extremistas, os falsos patriotas. Pensando bem, há notícias boas para eles: a novela da globo anda com a audiência baixa. Hahaha... É o que restou pra ess gente

    Responda
  24. Joaquim Rosa

    Precisão com duas casas decimais. Precisa ser muito igno rante. As variáveis são tantas, e muitas delas desconhecidas que casas decimais seriam dispensáveis.

    Responda
    1. antonio brito

      Correto. Ridículo mesmo é a tolerância de 1.5%, ou seja uma margem de 45% de desvio.

  25. Virgílio Vettorazzo

    Bolsonarista Campos Neto, vamos baixar a SELIC com mais coragem?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.