Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    O príncipe luta com as armas que tem. Usar o STF faz parte do jogo, assim como usar as forças armadas por parte do Jair.

    Responda
  2. josé SOARES

    Parabéns ao Presidente por defender s governança contra os ataques dos abu tres congres sistas..

    Responda
  3. João carlos Gonçalves de souza

    Discordo da análise. O congresso é hostil e está impondo pautas e tenta emparedar o governo a todo momento . A maioria lá e da direita e extrema direita que não está disposta a convergir para o centro político .

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eu diria, a maioria lá é antidemocrática.

  4. Rogério Reis SILVA

    Fico mesmo muito assustado ao ler jornalistas encarando isto tudo como normal. O Chaves da Venezuela começou desta forma, portanto é uma receita conhecida e sabemos em que prato vai resultar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nada disso é normal, porque é fantasia do jornalista, cujo objetivo é assustar o leitor.

  5. Markus Nascimento

    Deveriam ter mais zelo com a questão da independência entre os poderes. Perderam totalmente a vergonha.

    Responda
  6. MARCIO Gionco

    Supremo diminuído, aviltado e desprestigidado. A população não respeita mais.

    Responda
  7. marcos stein

    O colunista vai ser duramente criticado por escrever o óbvio. Lula usa o STF para governar,demonstra apreço a "democracia relativa" que tira o congresso da equação enquanto o judiciário empurra goela abaixo da população pautas que não passam no congresso. STF e Lula vão "relativizar" a democracia com autoritarismo supremo,até que pouco ou nada sobre de democracia em nosso país. "É o óbvio ululando na cara do sujeito !" diria o grande Nelson Rodrigues...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Para governar ele usa o Centrão, melhor dizendo, ele negocia com o Centrão, para passar sua pauta. As relações entre o STF e o Congresso, cuja maioria hoje é incompatível com a letra da Constituição e da Lei, continuam como eram no governo anterior, que também era, em seu fundamento, incompatível com a letra da lei. O colunista está errado, ele cria relações fantasiosas entre as instituições, apenas para fustigar o governo.

  8. Marcos Benassi

    Brunão, meu caro, ocorre que não há exata simetria nas nomeações, né? O Lewandowski, ex-Supremo, vai pra um posto temporário do Executivo, de esperada ação política. Em relação ao Tribunal, à parte a consideração de que não seja "político" (até comida é política...) julgamentos como o do Marco Temporal são Constitucionais: nosso maravilhoso legislabóstico, influenciado até o caroço por interesses econômicos do AgroOgro, é que está tergiversando - e exibindo ao Executivo as faturas a pagar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não irá substituir, nem pode, mas é o que a coluna quer vender como sendo a intenção do Planalto. Ainda que possa dizer que não usa o sentido literal das palavras, não existe qualquer coisa próxima a isso nas intenções do governo. A intenção é criar animosidade com o governo sem qualquer base real.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, caríssimo, não pode nem irá 'bistituir o legislativo: graças a Zeus e seus raios temos, ultimamente, um Tribunal Constitucional minimamente sério e disposto à pugna. Nem sempre foi assim, haja vista o monte de barbaridades que já fizeram - tô lembrando, de cara, que nunca esculhambaram decisões do marreco como aquela divulgação ilegal de escuta extemporânea. Enfim, prestaram um servição agora. E o legislabóstico, quem vai ter que substituir, próximo pleito, somos nós mesmos.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe, veja o teu xará acima. Lê a coluna como se fosse matéria para a prova, que ele precisa aprender a repetir. Acabei de ver.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Caro Marcos, não vejo como o Supremo poderia substituir o Congresso. Qualquer governo vai buscar estabelecer boas relações com o Supremo, assim como é obrigado a interlocução com o Congresso. Até o Bolsonaro, depois de tentar atuar de costas para o Congresso, descobriu que não seria possível, e aí decidiu terceirizar o governo para o pior partido (um partido real não uma sigla de fantasia). Lula quer estar mais próximo do STF, ok. O resto e uma tentativa de desacreditar o governo.

  9. antonio brito

    Então trocaram de cadeira. O ministro da justiça foi ser ministro no STF e o do STF virou ministro da justiça? Jô tira o tubo.

    Responda
    1. josé SOARES

      E daí, como diria seu mito.

  10. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Que jornalismo de fofoquinha a Folha tem feito (na verdade, sempre fez). Que jornalista medíocre o que escreveu esse texto.

    Responda
  11. Bruno Sebastião Neto

    Que conversa essa de Lula governar com o supremo ? O presidencialismo e nem um outro sistema de governo contempla esse raciocínio(Bruno Boghossian) puro Delírio ,agora voltando a terra ,o Lula tem dialogado com todos ,inclusive fazendo afagos para o agro/evangélicos/PL/diabo/jesus ,é um governo do diálogo ,basta ver o sucesso nesse primeiro ano !

    Responda
  12. Luiz Norberto

    É um perigo o que está acontecendo, vamos ver como vai se comportar o supremo . O perigo é que a desconfiança de grande parte da população com STF ainda aumente mais e muita gente comece a acreditar que a justiça têm lado e por isso o Brasil não tem jeito.

    Responda
  13. Adalto Fonseca Júnior

    Da maneira que o colunista apresenta até fica parecendo que o Brasil tem governança com lideranças comprometidas com o futuro dos eleitores e seus descendentes que habitarão esta mesma terra que pisamos agoa. Não é o que a realidade predatória nos mostra. No frigir dos "ingredientes" a ordem institucional que temos hoje é marcada pela concessão de privilégios e sustententada por eleitor e pagador de impostos que pouco compreende seu funcionamento. O que fazer pra superar este modelo populista?

    Responda
  14. Paulo Raimundo

    Que é isso?????

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    Faltou coragem ou honestidade ao colunista, a venda da eletrobras foi uma fraude, cometida pelo mesmo conhecido picareta Lemann da americanas, deve ser revertida. Dois terços do congresso é de corruptos jagunços chantagista de bilionários, do agro, da bíblia, da bala e dos bancos, como o dono da Folha, que apoiou a privatização fraudulenta e alivia pro seu jagunço Lira.

    Responda
  16. Benjamim Godinho

    O articulista ficou tão condicionado aos atos de um presidente que escolheu governar contra com o Supremo, fazendo disso um cavalo de batalha, que acabou ficando com a visão distorcida, não conseguindo enxergar nada além de paz ou beligerância. Obviamente que existem nuances da política da boa vizinhança nas escolhas de Lula, mas também é óbvio que a escolha de Dino e Lewandowski vai muito além desse aspecto.

    Responda
  17. Ricardo Arantes Martins

    O fato de Lula não conseguir uma maioria no Congresso conforme ele fez antes em suas duas primeiras gestões demonstra que ele não voltou a seus velhos esquemas para obter maioria com mensalões petrolões e outros afins. Ele sabe que não pode errar novamente, novamente (e novamente na 3ªvez). perfeito. ele não tem esse direito.

    Responda
  18. Marcelo Gonçalves

    O mundo muda muito rapidamente, hoje a política não é mais a do convencimento, da retórica, e sim das fake news, dos falsos pastores eletrônicos e de contas na internet que falam e inventam as mais diversas situações, levando milhões de pessoas a acreditar que a terra é plana. O Lula está se reinventando, se não fosse astuto e inteligente já tinha entregue todo o governo nas mãos do congresso, que não tem responsabilidade social e nem econômica. Lidar com o Lula não é para amadores.

    Responda
  19. Vanderlei Nogueira

    E tem gente que pensa que é democracia, se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário referem-se às funções de Planejamento, Execução e Ajuste. O Projeto não tem sinergia e só dá prejuízo ao cidadão e País. Encerrar projeto, nova constituição, falta um poder, a coordenação. Mas como é um projeto de poder e não democracia...

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Uma execução sem o planejamento e com o ajuste, quem garante/ Falta um poder a coordenação

  20. Hipolito Lima do Carmo

    Esse colunista com saudade do bozo que xiga suas colega de profissão vida que segue meu caro política não é pra amador mim avise.se vão censurar aí já cancelo assitura d uma vez fui

    Responda
  21. EMANOEL TAVARES COSTA

    Esse Lula é um gênio político. Mas sujeito a erros como qualquer humano. Errou na escolha da Marta na chapa com Boulos (a meu modesto modo de ver) e errou ao sacramentar Dilma como sua sucessora; errou igualmente quando recusou a candidatura na reeleição de Dilma. Mas não deixa de ser um animal político refinado.

    Responda
  22. Antonio Rubio

    Talvez mais adiante notaremos o erro da hipertrofia política do STF. Ocorreu com o legislativo, FHC para a reeleição; Lula com o mensalão; Bolsonaro com as emendas.....e deu no qu aí está

    Responda
  23. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não eh Deus, mas eh gênio. Tudo não pode, mas poderá o máximo possível. Não tem pra ninguém quando ele governa. Dizem aqui que sou adorador. Não sou, nem petista filiado sou, mas sou progressista, e absolutamente avesso ao liberalismo. Essa praga ,coque o frias defende, gestou e deu as trevas (não a luz) a Bozo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tocou bem Viola.

  24. Ivan Bastos

    Ante um congresso corrupto e tacanho a saída do Lula é muito interessante e complemente legal.

    Responda
  25. Alberto A Neto

    Foi por um triz!! Com a democracia em transe - "inabalada" é eufemismo voluntarista -, vale ler "Os Donos do Poder". Raimundo Faoro, do alto de sua erudição, descreveu de modo insuperável o "círculo impermeável de poder e mando". Jair Messias definiu o seu "círculo": os generais do "Forte Apache" que, por um triz, não garantiram a GLO (golpe na lei e na ordem). Luís Inácio definiu o seu "círculo": os ministros do "Forte do Supremo Tribunal" , que garantiram a lei e a ordem, por um triz.

    Responda
  26. Cláudio José Marabesi

    Ora, Carlos, com todas as vênias, se são nomeados “por quem está no poder”, então é a vontade popular, indiretamente, e acima de tudo, que se manifesta; mais, ainda, nós sabemos que a maioria preferiu Luiz Inácio —o “presidentácio”—pra governar nosso país democraticamente!

    Responda
  27. bagdassar minassian

    ... 'quem não tem o cão vai precisar caçar com o gato.'

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      E quem não tem p.. nenhuma enche o s..

  28. Carlos Fernando de Souza Braga

    Indócil, não, né? Reacionário e corrupto.

    Responda
    1. Luiz Ferretti

      E o Descondenado sabe o preço atual, né? Alguns bilhões, CEF e Ministérios para aprovar uma reforminha.

  29. Carlos Eduardo Cunha

    O Congresso do ponto de vista ideológico e da proposta de mais liberdade democrática e menos estatismo, é o poder que de fato representa a população brasileira. O STF são 11 personalidades que foram escolhidas por quem estava no poder, não são eleitos e estão longe de representar o povo e a democracia.  um cenário lamentável e que não vai perdurar .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Carlos, como disse o Francisco, a Alta Corte não é representativa, é Constitucional. Agora, se nosso legislabóstico de fato for um extrato representativo da sociedade, só tenho a lamentar, porque se desviou - e não pouco: representa, em média, nosso pior.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Cabeção, STF , em lugar nenhum do planeta , eh concebido pra representar o "povo".

    3. Ivan Bastos

      Os ditadores destroem o judiciário em suas ações iniciais. STF é um dos poderes da República. Errado está quem pensa diferentemente.

    4. RONALDO F VAZ

      Errado. Este congresso representa o domínio do poder econômico, compra de votos, e de influência da mídia oficial na formação da opinião pública

  30. Gilmar Maghenzani

    Nas últimas matérias suas Bruno vc vem com títulos tendenciosos em denigrir o governo, estou começando a me decepcionar

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Em vez de se decepcionar, procure entender que a folha , foi, eh e será uma máquina de propaganda liberal. Eh jogar com esse fato. A imprensa, os donos de mídias, e as elites , servem aos banqueiros, pois eh deles que tiram o leitinho para dar a suas crianças.

    2. Mario Garcia

      É estresse.

    3. Cicero Ferro

      O verdadeiro cego é aquele que ver e não aceita o que viu!

    4. JOSE LINS

      Discordo. Artigo reflete a realidade.

    5. Daniel Marques

      Buaaa, só pode falar bem do meu micto!

  31. Paulo Dos Santos

    Indócil é um eufemismo que não substitui o quão mercenários eles são.

    Responda
    1. VITOR DE CAMPOS FRANCISCO

      Excelente escolha. O Brasil tem avançar. O período sombrio de 2019/2022 terá que ser apagado em definitivo no Brasil, período em que surgiram muitos doentes mentais.

  32. Marcelo Batista

    Durante o governo de Hugo Chávez, foram observadas várias ações que contribuíram para enfraquecer a independência do judiciário na Venezuela. Isso inclui a nomeação de juízes alinhados politicamente ao governo, resultando em uma perda de imparcialidade. Além disso, reformas legislativas foram implementadas para aumentar o controle executivo sobre o sistema judicial, limitando a separação de poderes. Vem Venezuela. Qualquer semelhança é mera coincidência.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, Marcelo. A impressão que tenho é que a imagem da Venezuela "coincidia" mais com o que fazia o Bozo. De todo modo, basta observar: saberemos.

    2. Marcelo Batista

      Bernardo nomear o advogado do seu partido, seu advogado pessoal e um fortíssimo aliado político para o stf não pode ser encarado como algo normal em nenhuma democracia do mundo.

    3. bernardo Phillips

      A nomeação de juizes alinhados ao governo não é exclusividade de Venezuela, ou Brasil, é só ver o Supremo dos EUA e a quantidade de Juizes Federais nomeados pelo Trump. Além disso, sendo prerrogativa do Presidente é evidente que suas nomeações sejam alinhadas a seu espectro político. Ainda, o que nós estamos vendo em termos de reformas legislativas sobre o Judiciário no Brasil tem iniciativa do próprio Congresso, nada a ver com Executivo.

    4. Gilmar Maghenzani

      vc não leu né? o que está acontecendo é o contrário da Venezuela

  33. Ricardo Lobo

    O título da reportagem coloca a questão da escolha com quem governar. Acho que foi a decisão correta, entre a casa guardiã da democracia e as quadrilhas do congresso brasileiro não há o que pesar para escolher. Para um governo responsável pelo Brasil essa escolha é óbvia.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Claríssimo.

    2. Gilmar Maghenzani

      Concordo não tinha outra coisa pra fazer pq não dá para confiar no nosso congresso são uns sangue sugas

  34. Manoel Cardoso

    Lula mais estrategista e menos ideologista.

    Responda
  35. raul neto

    Um dos comentaristas aqui chamou Lula de nine. Pode isso, Folha? Discriminação, preconceito contra pessoas com deficiência física?

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Chamar o Lula de nine não é ofensa, ao contrário do que pensam detratores. É uma exaltação ao Presidente Operário que sofreu acidente na labuta como tantos outros trabalhadores.

    2. Cicero Ferro

      E os asnos da esquerda não chamam bolsonaro de "boso e genocida"? Qual a diferença? Oras...

    3. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Manoel Cardoso

      Coisas do gado, ou de palhaço

  36. NIEMEYER FRANCO

    Lula estrategista. Parabéns.

    Responda
  37. Mario Garcia

    Esse jogo de interesses certamente não serve a sociedade. Harmônicos?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Então vamos mudar para imperialismo pq tem um parente de D. Pedro no congresso e só nomear Imperador

  38. Alberto Melis Bianconi

    O jornal tem bons motivos para se preocupar com regulação das mídias. Vai que o governo limite a quantidade de bobagen por centímetro de texto. "...o presidente estreita uma aliança com a qual espera garantir estabilidade e se contrapor a um Congresso poderoso e frequentemente indócil." Lula agora vai enviar os projetos de lei para aprovação do STF.

    Responda
  39. Luís Cláudio Marchesi

    Com outra roupagem, Maduro fez o mesmo com o judiciário na Venezuela (ditadura festejada por Gleise Hoffman, PT e companheirada). A ver!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      aqui não,

    2. Gilmar Maghenzani

      Lá ele enfraqueceu aqui não é para fortalecer o judiciário meu caro, trocou as bolas

  40. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Q nada. Vai chamar o desmoronado. Bruno. Se liga.

    Responda
  41. Alberto Melis Bianconi

    O jornal tem bons motivos para se preocupar com regulação das mídias. Vai que o governo limite a quantidade de bobagens por centímetro de texto. "...o presidente estreita uma aliança com a qual espera garantir estabilidade e se contrapor a um Congresso poderoso e frequentemente indócil." Amanhã o jornal estará defendendo o auto impeachment.

    Responda
  42. Fabrício Schweitzer

    Lula acerta ao governar com a Constituição. Quanto ao Congresso, sejamos claros: incompetente, reacionário, e de extrema direita, em sua maioria.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Competência eh muito subjetiva, lá não entra bobo, reacionária eh metade da população, e de extrema direita só bozeiro, o resto eh matreiro mesmo.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Esqueceu de dizer que o Congresso conta com o apoio deste jornal... vai que aparece uma janela para impichar o homem?

  43. PAULO CURY

    o nome disso eh ditadura diafarçada

    Responda
  44. José Augusto Bernabé

    Vc é inocente mesmo, a Cabeça de um petista só digere o que o pt acha, o real não é assim não goste ou não, o real é que a Oligarquia que criou o Lula e esse Sistema judiciário é quem manda, nunca foi o Lula ou qualquer dos Ministros togados, é só relembrar quem foi o ápice na formação da Constituição vigente, estavam lá o antigo MDB e a antiga ARENA junto com os Militares do Regime anterior, o jogo segue o mesmo, nada mais, tudo tem que ficar como está, segundo o Temer e ponto final.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Como dizem os cientistas, esse daí nem errado consegue estar

  45. Jocimar Bruno dos Santos

    "Congresso frequentemente indócil", ou em outras palavras: Arthur Lira insaciavelmente faminto! Vai vendo...

    Responda
  46. fatima ferreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilmar Maghenzani

      Ela vai dizer que é direito de expressão

    2. raul neto

      Uma óbvia discriminação contra pessoas com deficiência física, tipica de bolsonaristas covardes. A folha permite isso?

    3. Rodrigo Bandeira

      A piada capacitista já mostra que estamos diante de um ser acéfalo e ignóbil.