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  1. Marcos Fonseca

    Se incentivado e suportado será o raio caindo no mesmo lugar, como ocorreu com Artur Ávila.

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  2. Rafael c

    Se com 11 anos ele consegue passar no vestibular, deveria continuar estudando pra conseguir uma vaga em uma universidade mais renomada quando estiver mais velho

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  3. maria camila machado almeida

    pessoal, o guri não vai morar na universidade, vai estudar lá !

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  4. maria camila machado almeida

    leitores, leitoras, o guri não vai morar na universidade, ele vai ter aulas lá ... pelo que parece, a família tem estrutura e conhecimento da situação e não está forçando o menino a fazer nada que suas habilidades não comprovem, na hora do recreio, ele vai ver tik tok como qualquer estudante de sua idade , terá vida normal, e nos fins de semana vai brincar com seus amigos e primos .

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  5. Gustavo da Silva Sabino

    Altas habilidades em matemática não significa estar pronto em todas as demais componentes curriculares....

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  6. Roberto Gomes

    Esse garoto e a família devem ter assistido à série Jovem Sheldon da Netflix, e devem achar que o garoto é o tal. Vi o quadro do Huck, por acaso. Foi tudo armação, tudo combinado. Olhem no YouTube. Deveriam deixar o rapaz fazer o 1o ano de matemática sem ter base curricular para isso. Com certeza vai ser reprovado em todas as disciplinas e jubilado da universidade. Aí sim ele vai ter problemas de saúde mental.

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  7. Natacha Capozzi

    Aff nada a ver, deixa a criança ser criança. No tempo certo ira se destacar de qualquer forma.

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  8. Giovani Ferreira Vargas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. vera lucia frayze david

      E o Lula, hein? E o PT?

  9. Erivã SILVA

    Primeiro fato a ser esclarecido é como ele passou se com 11 anos e sem ensino médio ele deveria ser inscrito como treneiro. Se passou e foi classificado há algo estranho ou simplesmente as informações verdadeiras não foram prestadas. O garoto tem potencial e deveria estar sendo trabalhado de forma a elevar esse potencial e não pulando-se etapas que irão comprometer seu desempenho. A família deveria incentiva-lo e prepara-lo para explorar seu potencial no tempo certo.

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  10. Eduardo Freitas

    Os país deveriam solicitar ingresso em instituições como Havard, Princeton, etc. Países desenvolvidos sabem aproveitar esses pequenos gênios.

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  11. Antonio Luiz Silva de Mello

    Vai acabar indo para outro país que o valorize e deixando este país de burocratas!

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  12. filipe moura lima

    Aqui está uma prova do equívoco dos burocratas da educação, porque a escola vai muito além da formação intelectual dos alunos.

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  13. filipe moura lima

    O estudante deveria ser encaminhado a uma instituição que preste atendimento a alunos precoces, mas nunca à universidade. O menino precisa conviver com crianças de sua idade e que possuem altas habilidades, mas não com adultos.

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  14. Felipe Araújo Braga

    Ele tem intelecto, deveria estar numa escola pra super dotados com a idade dele… não na universidade!

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  15. MAURICIO TALEBI GOMES

    Situaçoes especiais exigem medidas especiais! O potencial brilhante do garoto nao pode ser desperdiçado, opino que uma.bolsa de estudos da Embaixada de um Pais Europeu onde jovens virtuosos acolhidos em.suas sociedades, pex Alemanha, França ou Austria ( entre outros) por ex para ir a uma escola especializada bi trilingue no exterior onde existam programas compativeis para este caso especial, paralelo ao seu desenvolvimento em Matematica tlvz seja uma saida? Existem programas nacionais?

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  16. MARCIO SOARES

    Pular etapas fundamentais da vida infantil não seria benéfico para o desenvolvimento emocional da criança. Quanto ao aspecto cognitivo, talvez ela esteja sendo sobrecarregada com estímulos excessivos para estudar e desenvolver técnicas, o que difere consideravelmente da genialidade. Mesmo no caso da genialidade, é necessário entender que pular as etapas do brincar e se divertir pode ser prejudicial para a vida adulta emocional. Afinal de contas, estudar a sério é um trabalho árduo.

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    1. Fernando Alves

      Exato, mesmo tendo um conhecimento brilhante, ele teria de ter um programa gradual que lhe permitisse avançar alguns anos a mais. Nunca pular da quinta série para a faculdade.

    2. Horacio Cerzosimo

      Exatamente. Aliás, sem ter uma idade mínima ou ter concluído as etapas anteriores, não deveria nem mesmo ser permitido prestar exame vestibular.

  17. GILBERTO DIAS

    É so o moleque, fazer ao mesmo tempo, o Eja noturno, e matematica diurno na federal. Ta tudo resolvido

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    1. Maria Cecília Cominato

      Concordo. Poderia frequentar a universidade (com acompanhamento de um adulto responsável) e continuar na escola para não "pular" etapas importantes da vida. O aprendizado não se refere somente ao conteúdo da matéria, mas também é muito importante aprender a conviver e criar laços de amizade, etc.

  18. Fabiana Menezes

    O Brasil, lamentavelmente não tem uma política educacional para altas habilidades. Não obstante sua incrível capacidade em fazer contas, ele ainda não tem o desenvolvimento emocional compatível com os colegas que irá encontrar. A UEA não tem protocolo psicológico para altas habilidades. Parece que há uma preocupação imensa com a parte cognitiva do menino mas um silêncio sobre o cuidado com sua inteligência emocional.

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  19. César de Oliveira lima

    Se há exigência legal de conclusão do ensino médio para acesso ao superior não há base jurídica para ordem judicial de ingresso.

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    1. Flávio Tadeu Adriano Niel

      Não limite seu raciocínio. A conclusão das etapas é a regra. Esse menino é uma exceção e como tal deve ser avaliada.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A excepcionalidade extrema não deve ser submetida à regra criada para padrões que não a satisfazem. Será verdadeiro absurdo desperdiçar-se a capacidade desse menino por conta de obtusidade pelo rigor formal. Gênios não podem ser tolhidos.

  20. R V

    Deviam deixa-lo fazer o doutorado logo, pra não morrer de tédio na graduação.

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    1. Horacio Cerzosimo

      ...ou mesmo já contratá-lo como Professor Universitário

  21. JOSE CAMPOS

    Minha opinião é que deveria haver uma especialidade na educação pública para atender esses casos. Simplesmente pular etapas pode ser prejudicial para a saúde mental da criança.

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    1. Everton Cavalcante

      Exato. Passar pelas devidas etapas não se trata apenas de questões de ensino-aprendizado, mas também desenvolvimento social e psicológico. No momento em que a criança ou adolescente deixa de passar por isso, ela pode deixar de ter diversas vivências essenciais a sua construção enquanto indivíduo. Por outro lado, crianças com altas habilidades não devem ser tratadas nos mesmos moldes e de forma homogênea com as demais.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mantê-la restrita a condições aquém da sua capacitação certamente será prejudicial, não apenas à criança, mas à toda sociedade que perderá a oportunidade de bem desenvolver um intelecto singularíssimo.

    3. Hernandez Piras

      De fato, há questões de sociabilidade que deveriam ser consideradas. Por que não aperfeiçoar outras aptidões e conhecimentos? A escola precisa saber lidar com crianças superdotadas.