-
Marcos Fonseca
Se incentivado e suportado será o raio caindo no mesmo lugar, como ocorreu com Artur Ávila.
-
Rafael c
Se com 11 anos ele consegue passar no vestibular, deveria continuar estudando pra conseguir uma vaga em uma universidade mais renomada quando estiver mais velho
-
maria camila machado almeida
pessoal, o guri não vai morar na universidade, vai estudar lá !
-
maria camila machado almeida
leitores, leitoras, o guri não vai morar na universidade, ele vai ter aulas lá ... pelo que parece, a família tem estrutura e conhecimento da situação e não está forçando o menino a fazer nada que suas habilidades não comprovem, na hora do recreio, ele vai ver tik tok como qualquer estudante de sua idade , terá vida normal, e nos fins de semana vai brincar com seus amigos e primos .
-
Gustavo da Silva Sabino
Altas habilidades em matemática não significa estar pronto em todas as demais componentes curriculares....
-
Roberto Gomes
Esse garoto e a família devem ter assistido à série Jovem Sheldon da Netflix, e devem achar que o garoto é o tal. Vi o quadro do Huck, por acaso. Foi tudo armação, tudo combinado. Olhem no YouTube. Deveriam deixar o rapaz fazer o 1o ano de matemática sem ter base curricular para isso. Com certeza vai ser reprovado em todas as disciplinas e jubilado da universidade. Aí sim ele vai ter problemas de saúde mental.
-
Natacha Capozzi
Aff nada a ver, deixa a criança ser criança. No tempo certo ira se destacar de qualquer forma.
-
Giovani Ferreira Vargas
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
vera lucia frayze david
E o Lula, hein? E o PT?
-
-
Erivã SILVA
Primeiro fato a ser esclarecido é como ele passou se com 11 anos e sem ensino médio ele deveria ser inscrito como treneiro. Se passou e foi classificado há algo estranho ou simplesmente as informações verdadeiras não foram prestadas. O garoto tem potencial e deveria estar sendo trabalhado de forma a elevar esse potencial e não pulando-se etapas que irão comprometer seu desempenho. A família deveria incentiva-lo e prepara-lo para explorar seu potencial no tempo certo.
-
Eduardo Freitas
Os país deveriam solicitar ingresso em instituições como Havard, Princeton, etc. Países desenvolvidos sabem aproveitar esses pequenos gênios.
-
Antonio Luiz Silva de Mello
Vai acabar indo para outro país que o valorize e deixando este país de burocratas!
-
filipe moura lima
Aqui está uma prova do equívoco dos burocratas da educação, porque a escola vai muito além da formação intelectual dos alunos.
-
filipe moura lima
O estudante deveria ser encaminhado a uma instituição que preste atendimento a alunos precoces, mas nunca à universidade. O menino precisa conviver com crianças de sua idade e que possuem altas habilidades, mas não com adultos.
-
Felipe Araújo Braga
Ele tem intelecto, deveria estar numa escola pra super dotados com a idade dele não na universidade!
-
MAURICIO TALEBI GOMES
Situaçoes especiais exigem medidas especiais! O potencial brilhante do garoto nao pode ser desperdiçado, opino que uma.bolsa de estudos da Embaixada de um Pais Europeu onde jovens virtuosos acolhidos em.suas sociedades, pex Alemanha, França ou Austria ( entre outros) por ex para ir a uma escola especializada bi trilingue no exterior onde existam programas compativeis para este caso especial, paralelo ao seu desenvolvimento em Matematica tlvz seja uma saida? Existem programas nacionais?
-
MARCIO SOARES
Pular etapas fundamentais da vida infantil não seria benéfico para o desenvolvimento emocional da criança. Quanto ao aspecto cognitivo, talvez ela esteja sendo sobrecarregada com estímulos excessivos para estudar e desenvolver técnicas, o que difere consideravelmente da genialidade. Mesmo no caso da genialidade, é necessário entender que pular as etapas do brincar e se divertir pode ser prejudicial para a vida adulta emocional. Afinal de contas, estudar a sério é um trabalho árduo.
-
Fernando Alves
Exato, mesmo tendo um conhecimento brilhante, ele teria de ter um programa gradual que lhe permitisse avançar alguns anos a mais. Nunca pular da quinta série para a faculdade.
-
Horacio Cerzosimo
Exatamente. Aliás, sem ter uma idade mínima ou ter concluído as etapas anteriores, não deveria nem mesmo ser permitido prestar exame vestibular.
-
-
GILBERTO DIAS
É so o moleque, fazer ao mesmo tempo, o Eja noturno, e matematica diurno na federal. Ta tudo resolvido
-
Maria Cecília Cominato
Concordo. Poderia frequentar a universidade (com acompanhamento de um adulto responsável) e continuar na escola para não "pular" etapas importantes da vida. O aprendizado não se refere somente ao conteúdo da matéria, mas também é muito importante aprender a conviver e criar laços de amizade, etc.
-
-
Fabiana Menezes
O Brasil, lamentavelmente não tem uma política educacional para altas habilidades. Não obstante sua incrível capacidade em fazer contas, ele ainda não tem o desenvolvimento emocional compatível com os colegas que irá encontrar. A UEA não tem protocolo psicológico para altas habilidades. Parece que há uma preocupação imensa com a parte cognitiva do menino mas um silêncio sobre o cuidado com sua inteligência emocional.
-
César de Oliveira lima
Se há exigência legal de conclusão do ensino médio para acesso ao superior não há base jurídica para ordem judicial de ingresso.
-
Flávio Tadeu Adriano Niel
Não limite seu raciocínio. A conclusão das etapas é a regra. Esse menino é uma exceção e como tal deve ser avaliada.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
A excepcionalidade extrema não deve ser submetida à regra criada para padrões que não a satisfazem. Será verdadeiro absurdo desperdiçar-se a capacidade desse menino por conta de obtusidade pelo rigor formal. Gênios não podem ser tolhidos.
-
-
R V
Deviam deixa-lo fazer o doutorado logo, pra não morrer de tédio na graduação.
-
Horacio Cerzosimo
...ou mesmo já contratá-lo como Professor Universitário
-
-
JOSE CAMPOS
Minha opinião é que deveria haver uma especialidade na educação pública para atender esses casos. Simplesmente pular etapas pode ser prejudicial para a saúde mental da criança.
-
Everton Cavalcante
Exato. Passar pelas devidas etapas não se trata apenas de questões de ensino-aprendizado, mas também desenvolvimento social e psicológico. No momento em que a criança ou adolescente deixa de passar por isso, ela pode deixar de ter diversas vivências essenciais a sua construção enquanto indivíduo. Por outro lado, crianças com altas habilidades não devem ser tratadas nos mesmos moldes e de forma homogênea com as demais.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Mantê-la restrita a condições aquém da sua capacitação certamente será prejudicial, não apenas à criança, mas à toda sociedade que perderá a oportunidade de bem desenvolver um intelecto singularíssimo.
-
Hernandez Piras
De fato, há questões de sociabilidade que deveriam ser consideradas. Por que não aperfeiçoar outras aptidões e conhecimentos? A escola precisa saber lidar com crianças superdotadas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.