Hélio Schwartsman > Hipocrisia global Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Continuando com La Rochefoucauld, "a opinião que nosso inimigo tem de nós está mais perto da verdade do que a nossa própria"." Rochefoucauld não viveu na era de ex tremismo que vivemos. O inimigo (leia-se alguém que pensa diferente de mim) deve ser exterminado a todo o custo.
José Cardoso, na época das guerras religiosas, não havia a tecnologia atual que amplificava mundialmente as ações contra você. Dica para enriquecer sua biblioteca e entender o que eu quis dizer: "Humilhado" de Jon Ronson.
E quando o que o inimigo pensa de nós é uma fake news?
Está de brincadeira. O cara viveu no perÃodo de guerras religiosas na Europa.
Quanto a hipocrisia citada pelo autor, concordo. No entanto os casos citados teoricamente comparando com o massacre israelense na Faixa de Gaza, não tem paralelo. Pergunto para o autor, quem massacrou mais uma população civil presa e confinada em uma área tão pequena? Quem matou mais crianças? Passou da hora de Israel admitir seus erros, pois faz com os palestinos o mesmo que fizeram com eles no Gueto de Varsóvia.
Também acho! Hitler mandou confinar judeus em campos de concentração para ir matando-os aos poucos enquanto fazia experiências com seus sofrimentos. Os judeus devem ter pena dos seus “judeus” pois os confinam e bombardeiam para aniquila-los de vez, mas como a consciência do mundo os lembra do que sofreram avisa aos palestinos para se deslocarem para onde os bombardearão maia tarde.
Seres humanos, como mostra a história, são os piores dos animais do mundo.
Busquem Al Nakba Movie - Portuguese Subtitles 1.2 ; e assistam a opressão norte-ocidental. Depois Al Nakba Movie - Portuguese Subtitles 2.2.
Meus estudantes de esquerda entram em pânico quando digo que Cuba é a mais longa ditadura da América Latina. Uma pessoa próxima critica Dilma pelas relações com Cuba e Venezuela, mas quando lembro das ligações perigosas do ex-presidente, que morou na Flórida com o principe esquartejador da Arábia Saudita ela responde: "cada um tem o seu malvado favorito."
Só invade um paÃs quem acha que tem condições de manter-se lá dentro. E Cuba tem até uma história bonita: colocou tropas em Angola, combatendo o Aparthid sulafricano. Agora quanto a invadir paÃses isso fica com a Rússia invadindo a Ucrânia os EUA promovendo invasões à s pencas, a China invadindo o Tibet e seca prá retomar Taiwan. Em relações internacionais só há uma lei: a do mais forte.
José Soares, Cuba não invadiu por princÃpios éticos ou porque sabia que seria destruÃda pelos EUA se tivesse feito? Nunca saberemos a resposta, mas é um argumento bem fraco para defender a ditadura de Cuba.
Cuba até pode ser a mais longa ditadura da AL, mas nunca invadiu e destruiu outras nações por meros interesses polÃticos e econômicos.
E sobre as ditaduras de direita, que são a grande maioria no mundo? Você também fala sobre elas para os seus alunos?
Sim, parcialmente, mas ninguém minimiza as maldades das outras nações; apenas a civilidade age contra os episódios exibidos pela mÃdia mais recentes que estejam em expansão. Foi assim na Ucrânia e agora em Gaza.
seres humanos, como diz a música, são os piores dos ani-mais. e o pior cre-tinos.
Xiiiiiii, meu caro, acho que o Rochê, Fucô. Tenho minhas dúvidas de que, se ele visse a extremadestra que ronda pelaÃ, mantivesse sua crença na capacidade de julgamento do antÃpoda. Sei não...
O que dizer quando o que o inimigo pensa de você é uma fake news?
Não se preocupe, caro missivista. A hipocrisia na seletividade em relação aos direitos ocorre nas mais variadas circunstâncias e vizinhanças. Às vezes encontramos até pessoas que desejam a morte de um presidente de república e justificam essa posição com acrobático arrazoado de argumentos.
A questão é tomar partido, seja China, Russia, Israel, Estados Unidos (Prisão de Guantánamo), Sudão, Iemen, etc. todos seguem a velha cartilha façam o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Hipocrisia parece ser um termo fraco para a magnitude da maldade humana. Prefiro moral cÃnica: sabe q faz mal, mata um ou milhares, e mesmo assim, justifica q foi para o bem. E muitos acreditam.Todas as guerras tem um autor q justifica ser necessário invadir, anexar,eliminar culpados e inocentes, crianças e adultos,destruir tudo. "O cinismo não é uma postura de imoralidade direta, mas, antes, a própria moral colcoada a serviço da imoralidade"(Zizek,1992).).
Gente, relaxa: o sistema está funcionando! Sabedoria é importante nessas horas. Sabe a ciência? Então, é igual q nem. Se não tem unidade epistemológica e funciona, olha que maravilha!, não tem vidas iguais e funciona. Funciona q é uma beleza
Então, tá. Vidas palestinas valem menos, mas não venham com lições de moral sobre o articulista. Com serenidade de um ancião, ele já nos tranquilizou: é assim mesmo, não tem jeito, aceitem, vamos melhorando isso com o passar dos anos. O sistema está funcionando! IncrÃvel, como funciona!
Ao menos na antiguidade o que vigorava era o princÃpio janista do fi-lo porque qui-lo!
Como, caro Helio, sendo naturalmente diferentes como indivÃduos, nos tornamos a milênios, intolerantes com nossas diferenças?..
Quem condenou a invasão russa da Ucrania e apóia abertamente o mas acre em gasa? Como se fosse um direito? onde as pessoas não podem fugir, comer, beber, dormir... hipocrisia pouca é bo bagem. É muita hipocrisia.
E se o Alexandre, ex da Ana Hickman, viesse com a argumentação "Há milhares de mulheres abusadas por seus companheiros no mundo, porque vocês só olham o meu caso? É porque eu sou rico e vocês são pobres? " São trapaças da sorte, mas a sorte também tem suas vantagens - dois porta-aviões armados de bombas atômicas na retaguarda fazem a diferença, assim como o dinheiro para contratar os mais hábeis causÃdicos. Enfim, a eterna falsa simetria...
Viés existe, é óbvio, mas é possÃvel abrir mão dele diante de argumentação plausÃvel, assim como cientistas que veem suas descobertas serem superadas e abrem mão em nome da evolução da ciência. Da forma como é colocado, no entanto, direciona-se para o contrário - Aceitar a barbárie porque ela é 'normal', acontece em todo lugar... Se fosse feito de forma diferente teria mais eficácia: "Tem mais um ali! Bora malhar também!?" Aposto que teria um monte de gente que iria... Eu iria...
Senhor Hélio, sejamos francos. O que você deseja não é que exista uma condenação geral, mas sim que o estado terro rista de Is rael não seja nem mesmo criticado. E sabe qual é o nome disso? Hipocrisia. Portanto, você que aponta hipocrisia de outrem é, sim, um hipócrita.
ELE É 'ALVO FÃCIL'...
Joao, fiz o mesmo comentário logo acima. Só vi o seu depois que tinha postado. Já tinha o José Fernando dizendo que você foi injusto com o Hélio. Concordo com ele que é injusto atribuir os interesses do Nethanyahu ao Hélio. Ele quer o Nethanyahu fora!... Hélio é justo nas avaliações do conflito, diferente do Pondé, do Coutinho, que estão no 'lobby'. Se der, veja as colunas anteriores que escreveu sobre o conflito, transparecem exatamente o contrário do que infere.
E no que o meu comentário é injusto? Consegue dizer? Ou só não gostou mesmo?
Não concordo com todas as opiniões ou posições de Schwartsman, mas esse comentário (de Cellos) é perfeitamente injusto.
Há hipocrisia em tudo. No Sudão vem ocorrendo o maior genocÃdio do milenio. Agora quando a guerra chega na Europa ou no oriente médio greco romano todos nós não paramos de comentar enquanto apenas notas saem num rodapé.
Seo Rosa, não é apenas com nossos parentes que nos preocupamos mas com os princÃpios e valores que supostamente regem a nossa civilização e nos permitem conviver com os humanos diferentes e com os diferentes humanos.
Que o diga o Iêmen, que virou notÃcia agora que atacou meia dúzia de navios e não enquanto a Arábia Saudita atacou o paÃs porque não concordava com o novo governo, com participação militar inclusive de americanos no conflito, causou 400 mil mortes. Enquanto estão morrendo só árabes, ninguém no ocidente liga.
Nos preocupamos mais com os nossos parentes mais próximos. Não é assim com você também?
Hipocrisia, missivista, é o senhor querer que fechem os olhos para as barbaridades que Is rael comete há quase oitenta anos, usando como argumento que todas as outras injustiças do mundo não foram condenadas.
Roberto, baita argumento o seu. De qualquer forma, acho que ele é digno do seu intelecto. Parabéns pelo seu esforço retórico.
Zzzzzz, zzzzz, zzzzzzzz, zzzzz
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Hipocrisia global Voltar
Comente este texto