Marcos Mendes > A volta do Granaduto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tornou-se a Folha um veÃculo porta-voz do ultraliberal Insper ou é impressão minha?
Alguém colocaria seu próprio dinheiro na nossa indústria automobilÃstica? Ou naval? Esse para mim é o critério básico. Se uma empresa não consegue levantar recursos no mercado com ações ou debêntures não é assim tão promissora, ou pelo menos há sérias dúvidas a respeito. Aà alguém no ar condicionado de BrasÃlia decide por nós, usando nossos impostos.
Será que um investimento pesado em educação básica, como a implementação do ensino em perÃodo integral, não proporcionaria ao paÃs uma aceleração do desenvolvimento muito maior do que subsÃdios sem controle e exigência de metas aos empresários? Tenho certeza de que sim. A China alcançaria o patamar em que está sem isso?
"Especialistas" com esta mesma visão colo nizada de mundo já cansaram a beleza do distinto público. Mesmo no pior momento da economia o BNDES deu lucro. Falam apenas para sua bolha e ficam desconsertados quando são contestados pelos dados. Não tem o menor pudor em errar 100% das previsões e depois irem ajustando-as à realidade. Previram que 2023 seria um caos econômico e no final vem a manchete: "Ano foi melhor que o esperado". Só chamando o Pablo Marçal e o Naldo Benni. Já deu, meu.
uai, queriam o quê? algum dia se eles não pagarem, nós pagaremos, como sempre, com o nosso duto, por supuesto. duto do eleitor e das eleitoras, claro.
uai, queriam o quê? algum dia se eles não pagarem, nós pagaremos, como sempre, com o nosso duto, por supuesto"
Xará, Prezado, as tecnicalidades que você aponta, por óbvio, me escapam - creio que também a qualquer pessoa normal. Mas a lógica de financiamento estratégico, em consonância com um planejamento mais amplo do que "ganhar dinheiro", é usada em todo lugar, especialmente nos bem-sucedidos. A fantasia do mercado autorregulado, quando muito, funciona pra negócios maduros, não pra vanguarda e/ou pra organizar uma economia. Fujamos de financiar açougueiro (com todo respeito). Erros novos, bem-vindos.
Concordo, porém o que me preocupa é que os programas brasileiros são sempre frouxos na fixação de metas, nos controles e verificações sobre o seu atingimento e efetividade, o que acaba muitas vezes por atingir resultados pÃfios e beneficiar apenas os diretamente envolvidos. O próprio Haddad já se posicionou no intuito de reduzir a massa imensa de subsÃdios cujos resultados não tem se mostrado efetivos para a sociedade e tem grande peso nos desequilÃbrios fiscais.
A função do BNDS é fomentar a economia em setores estratégicos, como bem o fez, não o lucro direto, é o que qualquer paÃs desenvolvido faz, a China é mestre nisto. O que este colunista jagunço quer, que empresários de setores cruciais peguem empréstimo de bancos que financiam o local em que ele trabalha? Como o Itaú, e cobrem dos empresários os maiores juros do mundo? Vai catar o Guedes, nas ilhas Cayman.
Sim, deve fomentar a economia e o desenvolvimento tecnológico porém deve ter metas claras e mensuráveis e os instrumentos para tanto, vinculando os benefÃcios ao seu atingimento sob pena de que os únicos beneficiados sejam os tomadores de empréstimos subsidiados.
Se liga mané! Ninguém cai mais nessa lengalenga não. Vá procurar algo mais digno de se comentar. Deus Pai! Não se contentam com os 6 anos de destruição e morte que produziram ...
Mais um pseudo intelectual á opinar de forma errada ou de proposito ,por que dizer que o BNDS sobre a tutela do governo PT tem como finalidade o roubo ? O que aconteceu no passado foi "fruto da politica dos partidos(indicações)", que saÃram de fininho quando a bomba explodiu ,sobrando para o PT e Lula ,aqueles do passado estavam com o Bolsonaro e agora estão com Lula ,não tem jeito o jogo é muito sujo !
Não me parece que ele se referiu à corrupção, que não é o único mal que nos atinge, mas à efetividade dos supostos benefÃcios desses programas ao desenvolvimento econômico e tecnológico do paÃs, se não acompanhados de instrumentos de avaliação e fiscalização, além de metas claras e mensuráveis a serem exigidas dos beneficiários.
O granaduto dá 400 bilhões por ano de mão beijada para o ogro (só médios e grandes empresários), para eles embolsarem 150 bi de exportações e falarem que são eles que salvam a economia. Com esse valor, qualquer indústria seria campeã do PIB
Observação 1 - Observadores atentos à movimentação do atual governo na economia destacam que tem muita coisa repetida dos governos lulistas anteriores, em especial na facilitação de recursos subsidiados para alguns setores privilegiados. Vale lembrar que entre 2008 a 2014 o Tesouro emprestou ao BNDES R$ 809 bilhões (valores atualizados) com taxas abaixo do mercado, mas o Tesouro captava com taxas de mercado.
Observação 2 - O custo desse subsÃdio acumulado chegou a R$ 340 bilhões, pagos pela sociedade. Agora o BNDES conta com a lei 6.235/23, que permite lançar tÃtulos diretamente e emprestar com juros diferenciados. Em sÃntese, isso se chama transferência de renda da sociedade para os queridinhos do governo. De novo!
Alguém dá importância a Marcos Mendes?
Pois é, tbm me pergunto isso. Sujeito medÃocre. Impressionante como essa gente ainda tem espaço.
Tudo para os necessitados vÃtimas da voracidade neoliberal.
Mudou o quê, Dona Aidê ?
QUem pariu Mateus que embalance. Lula trouxe o Bozo, tá em seu terceiro mandato...Vamo trabalhar..Mais Bretch e menos Odebrecht
Só de sairmos da beira do abismo já é uma benção
Importante que financie a atividade econômica e fomente setores especÃficos visando seu crescimento. Ótimo. O risco maior está a longo prazo, caso os incentivos elimine a margem de ganho. A meu ver incentivos fiscais não deveriam existir. A cobrança deve ser justa e igual pra todos. Facilidades abre "apetite" até em quem está sem "fome" , dinheiro evidentemente. Coitada da "onça" vão querer a "garoupa" vale mais, o dobro.
Está se formando uma bolha bilionária na economia por causa da forma de privatização adotada no setor de saneamento.
Dalton, para o seu próprio bem, já que não faz parte do 1% da classe alta. PaÃs que não vence a pobreza, a miséria, permanece atrelado ao subdesenvolvimento.
PolÃticas públicas, que visem o bem estar social, nem pensar, são dispendiosas, desnecessárias, absurdas. Será que não enxergam que o sistema capitalista faliu ? Querem seguir com a exclusão social, com os lucros abusivos, sem que toquem em seus privilégios, ganhos, heranças e salários desproporcionais em relação à maioria. Sem arcarem com impostos e taxações proporcionais, enquanto o restante da população, que não tem como sonegar, pena para arcar com esses tributos.
Dalton, essas polÃticas públicas beneficiam você, já que não faz parte do 1% da classe alta. PaÃs que não acaba com a desigualdade social permanece atrelado ao subdesenvolvimento. Lula está trabalhando para que os considerados ricos paguem essa conta, para que os impostos sejam proporcionais aos ganhos, para acabar com a sonegação etc. Procure se informar melhor.
Dalton só aceita dinheiro público no bolso de deputado do PL e republicanos, barões do agro e pastores evangélicos. O resto não pode
O governo deliberadamente por dinheiro do contribuinte fora, tudo bem ? Essa é a polÃtica pública para o bem de quem ?
Por que não compara os números do BNDES com os de outros bancos nacionais de fomento? O refluxo de investimentos dos últimos 4 anos tem saldo positivo? A depreciação das estruturas instaladas não tem relação com a inatividade do BNDES? É possÃvel pensar na transição energética/descarbonização apostando na iniciativa privada ou praticando financiamentos abraxas de mercado (no paÃs dos maiores juros reais ( É, somos vice nesse quesito, agora)?
1) BNDES é superavitário; 2) acesso a recursos do Tesouro é a regra nos bancos nacionais de fomento; 3) não faz sentido BNDES praticar taxas de mercado como outros bancos (não há caso semelhante no mundo); 4) a avaliação negativa da atuação do BNDES é questionável, por 15 anos fomentou atividade em diversas áreas (da construção civil a prospeção do pré-sal); 5) não faz sentido criticar subsÃdio a P&D; 6) investimento é risco, e falha na maioria dos casos.
O BNDES nunca praticou irregularidades. Foi submetido a auditoria externa que não evidenciou nada de errado. O liberal é contra qualquer iniciativa que tenha fins de natureza social, pois empodera classes baixas que passam a ter voz. Assim, textos como esse são encomendados pelo sistema financeiro para enganar a população. O autor é considerado o pai do teto de gastos sociais. Esse sim, levou 125 milhões de pessoas à insegurança alimentar e 33 milhões à fome.
E os fatos ?
Não vamos colocar um aloprado como referência.
Quando você quer meter o pau numa coisa, você só pesquisa e aprofunda na direção de seu intuito. Tudo o que lhe quebra nessa insana procura, você afasta, descarta. O objetivo seu é trazer o leitor pra você. Enfim, não há 'ciência'.
Escreve aÃ: vamos terminar como no passado. O sujeito coça para gastar onde quer o que não tem. tendência de que tudo acabe no ralo.
Você é otimista Anete.
Tudo que foi destruÃdo está sendo reconstruÃdo a duras penas, apesar do congresso, da grande mÃdia, dos especuladores, da torcida para que tudo dê errado. O Mercadante está fazendo um bom trabalho. Temos que visar a industrialização, crescimento, empregos, pesquisas, educação, saúde e desenvolvimento tecnológico. Voltamos a ser um paÃs agrÃcola, extrativista, sem recursos. Quem usufrui dos benefÃcios, dos lucros é apenas 1% da população.
O colunista é "pesquisador" do insper. Aà já diz tudo.
Sim. A verdade é uma coisa terrÃvel. Melhor não ter em conta.
E alguem achava q ia ser diferente? Vide imposto sindical e outros atrasos
O trabalhador tem que contar com a força de sindicato, já que é o lado mais fraco nas negociações. Deixe de adotar o discurso de empresários. Está sendo tudo diferente, o governo está reconstruindo um paÃs destroçado, que se tornou mero produtor de grãos, um extrativista. Daà o desemprego, a perda de direitos trabalhistas e previdenciários, a falta de perspectivas. Governar não é ficar nas motociatas, no jetski, no cercadinho, planejando golpes.
O Bndes é um forte fator de fomento a economia. Se será usado novamente para outros fins, não sei, espero que não.
Mas esquema da mansão já é outro. tá mais para representação de or. cri. no Rio, rachadinha, verba de gabinete, lavar dinheiro na loja de chocolate e ser um Coisinho inútil. Algo assim.
Para comprar mansões com dinheiro vivo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Mendes > A volta do Granaduto Voltar
Comente este texto