-
Adalto Fonseca Júnior
Considerando tudo que a gente está vendo e o discurso pífio da ministra envolvida só nos resta concordar com Daniel Munduruku. Outra coisa que incomoda são os comentários que colocam a culpa no legislativo como se fosse colar como justificativa para a ausência de proteção efetiva para as populações ameaçadas. Onde estão as ações? Sonia Guajajara disse estar ciente. Precisamos saber sobre as ações mitigadoras que pretende implantar pra enfrentar a crise.
-
Paulo Araujo
Colocaram um pavão como ministra, deu no que deu. Passeia pelo mundo, parecendo um pavão, e os indígenas que se virem com os garimpeiros.
-
Marcos Benassi
Há que se ouvir o seu Daniel, sujeito sério, respeitado e lutador. Os dados sobre a saúde indígena ainda são muito, muito ruins, e não tenho porque duvidar da afirmativa de que ainda sofrem com as invasões do garimpo em seu território: a quebrada é longínqua, o crime é lucrativo, os garimpeiros (falo dos peões, não dos donos) não têm alternativas consistentes. É um trabalho que, se não for priorizado no Luloverno, levará muito tempo, tempo demasiado longo: até lá, acaba-se com tudo.
-
Luiz Carlos Silva da Cunha
A crítica tem razão de ser e não pode ser levada para o lado pessoal. Acredito que não criticou a pessoa, mas a atuação do ministério. Tanto faz sentido que o presidente Lula se mostrou desconfortável com a situação e fez uma reunião com diversos ministros para cobrar respostas efetivas e determinando usar todo aparato do Estado para fazer cumprir a lei. Se existe crítica espero que a ministra Sônia tenha humildade e sensibilidade para ouvir. Estou certo que terá pela liderança que exerce.
-
Marcos Benassi
Zeus te ôva, Luiz. Tupã idem.
-
-
Mauricio Coelho goiato Goiato
Genocídio????
-
marcos fernando dauner
nenhuma novidade . alguém esperava algo diferente do desgoverno peh-teh-bah ?
-
Artur Carmel
Então, Índio continua querendo apito ? Ou é só índio empossado ?
-
Pery Pedro
Vim aqui so para ver o twist carpado colocar a culpa no Bozo. Para minha decepção, poucos comentários. Aparentemente a questão só é cara à esquerda na hora das eleições. Eles que se virem por mais três anos. Precisamos doar dezesseis bilhões para os artistas. Quem discorda é contra a cultura.
-
Marcos Benassi
Não seja por isso que perdes a viagem, colega: é resquício da Bozofrenia!
-
-
Carina Siqueira
Daniel pode ter 2% de razão e o restante de ressentimento por não ter sido eleito nem para prefeito da pequena cidade que reside, nem para deputado, muito menos foi escolhido para ABL. Ficou no rejeitado, virou o indígena do agropop da rede globo e sua popularidade na esquerda não é das melhores. Então suas severas críticas ao ministério são carregadas de mágoas.
-
Paulo Bruno Cardoso
O maior problema que o ministério enfrenta é o legado bolsonarista. Os garimpeiros ilegais estufaram o peito e partirão com tudo durante o "libera geral" no governo anterior. Agora é preciso muito mais apoio do exército, que tem contingente e equipamentos para combater essa gente. Mas sabemos que em sua grande maioria os verdes oliva odeiam o PT e querem mais é uma nova era de Serra Pelada.
-
Artur Carmel
Popularidqdw na esquerda ? Que esquerda ? A de Lula, Marina Silva, a que diz que quer defender a Amazônia e, passadas as eleições,esqueceram dos Yanomamis?
-
-
Maria jose dos santos
A Ministra deveria ser mais presente nas aldeias nao ficar viajando fazendo vitrine politica par o prwsidente .Os garimpeiros estao acabando com os índios e urgente combater a retirada desse pessoal .Mais presença menos viagem de deslumbre
-
José Moreira
Tem gente que fica deslumbrado com poder.
-
Pablo Lima
O Ministério dos Povos Indígenas existe há 1 ano, depois de 523 anos de colonização, e depois de 4 anos de governo declaradamente anti-indígena... Críticas são válidas, mas o tom do Daniel, em especial a acusação de muita viagem e pouca ação interna, está tipicamente bolsonarista. Soa como ressentimento...
-
jose fior neto fior
Concordo com o escritor Daniel Munduruku, pois não está havendo nenhuma ação de impacto para remover garimpeiros de vez. Até parece que está havendo continuação do governo genocida de Bolsonaro
-
jose fior neto fior
Concordo com o escritor Daniel Munduruku, pois não está havendo nenhuma ação de impacto para remover garimpeiros de vez. Até parece que está havendo continuação do governo genocida de Bolsonaro
-
JORGE CESAR BRUNO
Não eximindo a ministra, mas seu ponto de vista está correto!! 500 anos de descaso da causa indígena, trouxeram sequelas que infelizmente, um ano não irão reparar! Ouso dizer que irá demorar décadas, se governos posteriores tiverem esse compromisso!!
-
ARY OLIVEIRA
Daniel está completamente coberto de razão.
-
-
JORGE CESAR BRUNO
A ministra deveria se posicionar sobre as dificuldades indígenas no Amazonas, com urgência!! Todo meu apoio a ela, mas o ministério não pode ser omisso!!
-
Octavio Rossi de Morais
O governo Lula não pode deixar as questões indígenas de lado. O garimpo ilegal já retomou suas atividades e a demarcação de terras está paralisada. Isso é incompatível com o discurso e com as promessas do atual governo.
-
Elcio Simielli
Vixe, se o índio falou, ta falado.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.