Laura Machado > O que podemos aprender com a prática do padre Júlio? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que aderir a ONGs internacionais dá lucro, polÃtico ou financeiro. Pois não?
Comentário tÃpico da extrema direita ignorante e estúpida!
O Padre Júlio bem que poderia ir a CPI divulgar esse trabalho lindo.
Ficar dando palco para alucinados anacrônicos? Embotados reacionários que se alimentam da morbidez destrutiva do Outro precisam é ser colocados no lugar deles - o ostracismo de sua indigência cognitiva.
Lá só terá pergunta fake news para depois serem usadas nas redes sociais bolsonaristas. Agora, se convocado tem que ir, é lei.
Falta educação moral. Impensável para meus pais, imigrantes nordestinos, deixarem filhos na rua. Hoje essa polÃtica de “acolhimento” faz parecer bonito, romântico, viver nas ruas. E as pessoas vão. Aer morador de rua em São Paulo é muito mais chic do que em Alagoas..
Imigrantes nordestino? G-suis.
Ô loco meu... Não seja tão "sádaco", Evandro Sada.
será que o padre irá pedir que vote no boulos?
Vc tem alguma dúvida?
Assim espero. Não há ninguém mais preparado para SP.
Salto trÃplice carpado para explicar o aumento de moradores de rua sob o governo Lula.
Faça um favor a você mesma, pense antes de escrever. Evita passar vergonha!
Vc pirou???
De acordo com o tempo das coisas, é um pouco leviano e imaturo responsabilizar o atual governo após os últimos quatro anos mais tenebrosos e destrutivos da república.
Fala fácil.
Acho que a igreja católica (e não somente ela) com vários grandes prédios, poderia abrigar essas pessoas. Simplesmente ajudá-las mas deixando-as ao relento é pouco.
As igrejas mantêm diversos centros de acolhimento, asilos para idosos, orfanatos, abrigos, não dá para fazer tudo, mas, afora as igrejas mercantilistas, há as que realmente realizam um trabalho humano com os mais necessitados.
Onde as polÃticas sociais prometidas pelo governo federal? Quando vamos acabar com a mania de sempre arranjar uma desculpa para não resolver o que deve ser resolvido com AÇÃO e não com enrolação?! Governo existe para FAZER e o cidadão deve cobrar o que lhe é devido! Há centenas de páginas escritas diagnosticando o problema. O seu artigo acrescenta mais uma. O que queremos são polÃticas publicas eficazes. Quanto ao padre, ele daria um bom polÃtico ao lado do Boulos...
Sergio, a responsabilidade nesse caso, não é só federal, mas também estadual e municipal. O nobre Pe. Julio Lancelotti não é polÃtico. Mas, como Boulos, ele tem reais e justas preocupações com as vÃtimas do capitalismo selvagem.
Laura, prezada, uma surpresa que alguém no TracizoVerno tenha uma perspectiva ampla, acolhedora e fundamentada. Minhas saudações e desejos de um bom trabalho.
Alguém disse: O homem é mau por natureza, só é bom se lhe convém. Maquiavel vive. E viva o padre Julio.
O que podemos fazer para acabar com pobre? Em que consiste a igualdade? Nengum ser humano deveria ter tanto, para comprar outro outro ser humano! Ou, nenhum ser humano deve ser tão pobre que se veja obrigado a ser vender! "Ser ou não ser, eis a questão".... E agora, o resto é conversa fiada para boi durmir!
Muito preciso o ponto de vista da autora. O comportamento dos vereadores de São Paulo explica, em grande parte, o crescimento da populacao de rua e o drama imperdoável da cracolândia. O eleitos e eleitores poderiam parar para refletir as consequências de suas atitudes sobre a cidade que supostamente vivem e amam.
Enche um ônibus de mendigos e despeja uma parte na frente da rica diocese de SP e a outra parte na frente do luxuoso apartamento do Alexandre de Moraes. E vai despejando cada dia em um lugar, em frente a sede do PT, na frente da redação da Folha, dentro do templo da Universal, na casa do Sakamoto, da Milly Lacombe , etc. Em menos de 1 ano todas essas almas caridosas e engajadas já terão resolvido o problema
IncrÃvel como essa extrema direita se supera em termos de estupidez, ignorância e falta de caráter! O "gente" abjeta, asquerosa e repugnante!
Cada um oferece o que mais tem. Vc despejou tanto chorume e material fecal que deve ser difÃcil conviver com esse tubo digestivo invertido. Pobre Evandro!
Brincar com o sofrimento alheio é nojento.
Os termos que vc usou dizem muito a respeito de sua vocação.
Quanto ódio ! Dá para saber em quem ele votou .
De Sade para Sada, não foi somente a literatura que piorou pacaramba.
Sinto tristeza quando um.problema sério é tratado com ironia. Respeito quem pensa diferente mas nesse assunto, e em muitos .outros, não se vê empatia ,nem ideias factÃveis de serem implementadas. É complexo, difÃcil , quem mora próximo não gosta mesmo, mas não se vê pessoas, .mesmo com opiniões divergentes , procurando convergir para algum tipo de solução mÃnima para o problema.
E também no condomÃnio Vivendas da Barra, na mansão de 6 MM de BrasÃlia. Vamos diversificar né.
Despejar ? penso ser verbo impróprio para seres humanos . Talvez dignos de bolsomnitos .
Esses moradores de rua têm muito a ensinar, no campo da sociologia, no mundo inteiro.
Prêmio Nobel da Paz para o padre Júlio Lancellotti
e os supermercados da fé sustentam os vereadores que perseguem o padre .
Viva padre Lancelotti! Os vereadores de SP deveriam ajudá-lo e não persegui-lo.
Para onde estamos indo? Texto irretocavel.
Muitas coisas a aprender com Lanceloti. Quando pessoas fazem algo de bom são logo rechaçadas. O vereador que fez tais acusações deseja se promover e conseguiu, podes ter certeza que está reeleito e aplaudido nas mÃdias sociais do Coiso. Até porque pra muito evangélico basta se converter e ir a igreja para o perdão. Pouco importa a obra e o que faz fora do templo, se esquecem que nem todo aquele que pregou em seu nome será conhecido, eis que suas obras são inÃquas.
Meu prezado Ricardo, como evangélico, creio que o perdão de Deus ninguém merece, nem evangélicos, nem católicos, ninguém, enfim. Creio que somos perdoados pela graças de Deus e não por sermos "bonzinhos". Mas creio também que quem não se interessa pela pessoa sofredora, não é evangélico de verdade, por mais que vá à igreja, por mais que bajule seu "pastor". Como evangélico, apoio o nobre Pe. Julio Lancelotti e dou graças a Deus pela vida de pessoas como ele (que, aliás, são raras).
Não é só evangélico. Na igreja católica tem um movimento reacionário radical dito "conservador" ignorando completamente as palavras de Cristo.
O Insper é o reduto liberal. A academia neoclássica. De lá saÃram os economistas que fomentaram o golpe contra a Dilma, através do apoio a Aécio Neves. Do insper saiu a proposta do teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre, o BC dependente do mercado. Ou seja, os liberais são as causas da pobreza. Entendo que a autora talvez esteja querendo vender plataforma digital, de datificação de acolhimento, como faz o instituto do Arminio Fraga.
É possÃvel. É sempre necessário cotejar as palavras com os atos, né? Mas fiquei alegremente surpreso. Observando como se comporta a Bozoléia em relação à secretária, teremos outra pista fácil de se obter.
Prezado José Fernando, o objetivo do padre Júlio não é ser imitado, mas é tornar-se inútil. O liberal transforma as mazelas em lucro. As soluções tanto da área médica, quanto da educação estão na renda, mas o liberal quer construir hospitais e oferecer cursos em plataformas digitais para sanar o problema. Assim ele ganha com empresas prestadoras de serviços. Basta ver o interesses de empresas como o Einstein e a fundação Lemann que atacam as verbas públicas. O único caminho é a justiça social.
Você deve ser um PhD em teoria da conspiração.
Os argumentos apresentados por ela não se casam com essas observações, embora estas pareçam procedentes. Sem dúvida, as polÃticas liberais deságuam no aumento da pobreza. No entanto, a colunista fala de causas do aumento da população de rua e mostra (com razão) o padre Júlio como um bom modelo a imitar.
Nada
A medida que avançamos tecnologicamente, parece que vamos perdendo a humanidade. Artigo interessante.
Exatamente o que não deve ser feito. Permitir que pessoas construam barracos improvisados debaixo de viadutos com risco de incêndios pela explosão de botijões e curto circuitos pelas gambiarras, interditando esses viadutos por meses para reparos, acúmulo de lixo nas ruas entupindo bueiros e provocando doenças, obstruindo a passagem de pedestres e até veÃculos, facilitando o consumo de drogas e por aà vai
Padre Júlio é o verdadeiro cristão da BÃblia. Ao contrário de pastores que só pedem dinheiro e votos ao seu gado.
Aqui no bozoquistão (ex-Tucanistão, vulgo estado de São Paulo), cristão gosta é de fuzil e dinheiro, não de caridade. Esse padre vai ser expurgado, pois não acumula fortunas, como notáveis "pastores", nem gosta de fuzil. Defende amor, coisa mais atrasada para o bozoquistão!
Estudei em colégio cristão, sempre nos foi mostrado o valor de olhar o outro, de termos empatia, meu colégio mantinha um projeto em comunidade carente e a visitávamos e interagÃamos com as crianças, fazÃamos várias campanhas para ajudar o sertão; isso foi fundamental em minha vida. Vejo com tristeza os comentários tratando um trabalho tão necessário como de esquerda ou direita. PolÃticas sociais são imprescindÃveis face nossa desigualdade independentemente de quem os realize.
Não vai vencer nunca, a única polÃtica praticada no Brasil contemporâneo, polÃtica racial de migração em massa para reformas trabalhistas, polÃticas, e principalmente étnicas.
enxuga gelo
Aqui em Salvador, temos a Comunidade da Trindade, liderada por Henrique, um missionário radicado na Bahia, funcionando na área pertencente a uma igreja católica. A metodologia consiste em acolhimento e recuperação do autocuidado, desenvolvimento de pequenas responsabilidades na comunidade, encaminhamento produtivo, visando reconstruir a autonomia. Nem sempre há famÃlia para se reencaminhar ou para a qual se deseje voltar. O fenômeno é complexo e requer medidas que abranjam várias áreas.
Essa prática chama-se Evangelho (não a dos bancos de plástico em porta de garagem ou nos palácios dos "Malacheia", "Didi Mais Cedo"... Afinal "Deus não mora em templos feitos por mãos humanas" (cf. Livro dos Atos)). É olhar ao próximo como seu semelhante e ter empatia daquele que precisa de ajuda. E o próprio Jesus disse que seus discÃpulos seriam perseguidos pelo nome Dele, logo isso já esperado.
Renan, parabéns pelo uso do termo "Malacheia". Gostei!
Julgar o problema, tão complexo, através de simplificações ou generalização, tal como se observa nos comentários, não ajuda em nada resolver o problema. Observa-se que os Estados com sequência de governos liberais são os mais atingidos. Estudos sócio-econômicos demonstram que a concentração de renda seria um dos fatores influentes...
Seu julgamento é q ficou raso, e não o da escriba. O sr. poderia passar sem essa, se apenas fizesse uma reflexão.
não vejo o padre Júlio com os mesmos olhos da fsp. desculpa! ele é um sacerdote ligado ao PT. logo deduzo que suas práticas são simplesmente para fortalecerem a ideia de que o povo tem um amigo na praça: o PT, o partido do povo abandonado pelo Estado liberal, que só visa proteger a riqueza dos ricos.
Quanta bobagem!
O mais importante, o que revela a natureza do trabalho missionário, são os resultados. Se o trabalho do padre efetivamente ajuda pessoas na triste situação de rua, isso é o que o justifica. A direita por acaso tem uma atuação tão ampla no combate ao problema? Parece que não. Resta aos reacionários tentar desacreditá-lo.
O padre não é "ligado ao PT"; o PT é que simpatiza com o trabalho do padre, que é plenamente apoiado por uma diocese conservadora, como a de São Paulo, por tratar-se do que sempre ensinou a doutrina cristã, católica ou protestante, vale dizer, o valor da caridade.
Que profundo, senhor Pires.
Leandro, você precisa voltar pra escola. Mas não precisa ser lá no inÃcio. Pode ser pela 5a série em diante.
Que visão distorcida da realidade em que vivem as pessoas em situação de rua. Você precisa ler mais a respeito.
Que há bem poucos cristãos no paÃs, apesar do blá-blá-blá.
As vezes Deus finge que fecha os olhos, mas está vendo tudo. Um monte de coisas boas não anula as ruins. ( Livre interpretação)
Faltou hombridade em seu comentário.
Seja menos Bolsonarista (se é que me entende) e fale com coragem o que vc acha. Não seja como o seu Ãdolo fujão. Sei que é difÃcil, talvez impossÃvel. Mas tente, mesmo que não entenda absolutamente nada do que está acontecendo. O que deve ser o seu caso. E o de milhões.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Laura Machado > O que podemos aprender com a prática do padre Júlio? Voltar
Comente este texto