Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Vitoriosa a chapa pela independência de Taiwan, sabendo a China do interesse americano por essa separação, acirramento do conflito será certo. Tudo que os taiwaneses não precisam. Dependerá de suas escolhas. Difícil, né? China por ser China não abrirá mão desse controle, caso contrário verá caminho livre para os americanos terem uma base terra/água a alguns kms do território Chinês. Que façam a escolha certa, chega a Ucrânia. Deixem Formosa ser Formosa. Boa sorte!!

    Responda
  2. joão castro Castro

    Não sou um especialista em geopolítica, mas não é difícil entender que está discussão sobre a independência de Taiwan é um pouco hipócrita, principalmente pelas potências ocidentais. Sim é um jogo de estratégia em busca de poder e influência nesta guerra EUA e China. Se o EUA sob o ponto de vista prático, já tentou invadir cuba, várias vezes, faz um bloqueio comercial que estrangula sua econômica, para garantir sua segurança. Porque que a China vai fazer diferente .

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Com a diferença de que Cuba nunca fez parte dos Estados Unidos, ao contrário de Taiwan.

  3. Ho Hsin Tsai

    Taiwan sempre pertenceu à China. Ela foi cedida para o Japão após a derrota na Guerra Sino-Japonesa. A China possui 55 etinias minoritários (povos), um deles taiwanês, que fazem parte do povo Han. A China é composto por mais de 110 povos diferentes unidos pela sua cultura e civilização milenar, o que o Ocidente não entende. "China Única" é reconhecido por todos os países do mundo, exceto 13 deles. Os EUA estão por trás desse movimento separatista, financiando o atual partido no poder.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Sinuca de bico, hein, Igor? Eu sempre tendo, nesses casos de ilhéus, separados física e mentalmente há longos anos, a crer que compensa deixá-los decidir. No caso das Falkland/Malvinas, é mais fácil: a questão é muito mais "patriotismo", orgulho e marrentice Argentina; já Taiwan, tem mais: mesmo pra China, gigante, não é irrelevante a potência tecnológica do território. E a disputa geopolítica, inda por cima. Boa sorte, Formosa.

    Responda