Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Acho que estes colunistas deveriam passar por um bafôm etro , antes de escrever qualquer artigo , ops digo asneir as

    Responda
  2. Marcos Benassi

    São tantas as vozes marretando o articulista que faço o papel de advogado do Diabo (não, o Marcelo Leite não é o Sete-Peles). A questão da exploração do petróleo na foz amazônica está mais dependente de *escolha* do que de necessidade. Podemos prosseguir movimentando a frota com biocombustível, inclusive financiando-o condicionalmente ("não produzirás açúcar quando bem entenderes"). Ou sintéticos, com tech existente e viável. É questão de princípios e de liderar essa indústria no mundo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Pois é Benassi, começamos novas obras oceânicas "na altura" da lagoa dos patos, mas no Sul ninguém liga, já na Amazonia que carece de investimentos e atuação perfeita para uma correta colonização não pode. É a oferta e procura. Veja que petróleo para nós já tem faz tempo. Já nos tornamos exportadores e uma coisa não tem nada a ver com outra. O Brasil tem tudo para líderar os renováveis, que não serão suficiente para o mundo.

  3. Marcos Benassi

    Marcelo, caríssimo, esse negócio e polir a imagem suja é realmente um saco. Dia destes, nesta mesmíssima folha, saiu um artigo lambendo sacos corporativos por conta de aproveitamento de biometano. Feito por uma jornalista que eu respeito deveras, diga-se de passagem. Ficou lindo para essas indústrias; o que a matéria esqueceu, ou deixou de lado por conveniência, é que a Embrapa disponibiliza tecnologia barata, viável para implementação local - distribuída e em escala - de graça, há décadas.

    Responda
  4. Dario Lima

    Esse senhor não entende absolutamente nada sobre matriz energética, apenas um tresloucado com o objetivo de atacar o governo atual e principalmente a Petrobras, ele quer privatizar.

    Responda
  5. Nilton Silva

    O colunista parece estar com dor de cotovelos por não ser viking. Fazer o quê? Enquanto a gente fica sentado em cima de milhões de barris na foz do Amazonas, os caras exploram o que tem pra ser explorado.

    Responda
  6. Antonio Eustaquio

    Eu sempre digo que falar bem do Brasil " pega" mal. Mesmo para cronistas respeitáveis como este. Precisamos mudar essa lógica da imprensa. Se o fato merece crítica tudo bem! Mas se não merece, porque achar crítica onde não tem?

    Responda
  7. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    É complicado. Para os países ricos os seu pecados, inclusive os ambientais não conta. Enquanto isso, tudo que é feito fora do eixo Estados Unidos/Europa Ocidental, está errado. O pior é a nossa imprensa, que por ingenuidade, desconhecimento ou fatos menos nobres apoiam. Como na reportagem, em que a mineração da Noruega está certa e a nossa produção de petróleo está errada. Acordem, para eles, americanos e europeus ocidentais, o que prejudica sua hegemonia eles criminalizam.

    Responda
  8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Por que explorar petróleo onde a Guiana já o faz por meio de petroleiras estado-unidenses é um ato tresloucado? Pode até ser contraditório com o discurso ambiental mas nada tem de lunatico. Condenar a exploração de petróleo porque pode gerar corrupção é outra asneira nada digna do autor. Enquanto o mundo continua a usar o petróleo e explora-lo só o Brasil abrir mão disso seria, isso sim, um ato de tresloucada esthupidez. Vamos afinar melhor esse discurso, meu caro Marcelo.

    Responda
    1. Dario Lima

      Seu texto está perfeito, esse jornalista não tem a mínima ideia do que fala sobre petróleo, esses tresloucado acha que a humanidade pode abrir mão do petróleo num passe de mágica, é um insensato com tamanha aberrações.

  9. sérgio dourado

    Terminamos o artigo lendo uma crítica à nossa exploração diante da hipocrisia norueguesa e etc? Não... desnecessário reconhecer pra se reconhecer o que já parecia claro.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Um carro movido a álcool, tem praticamente o mesmo gasto energético de um carro a bateria, quase um terço do gasto de um carro movido a gasolina. Neste momento tecnológico, e brasileiro, teríamos que estimular o consumo de álcool, tudo já pronto, com carros flex, com terras e indústria, como nenhum outro local no mundo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado Cardoso, você tem razão, não é gasto energético o correto, mas emissões correspondentes a todo o ciclo de geração e consumo da energia utilizada, usei o termo errado.

    2. José Cardoso

      Etanol é tudo a ver para nós. Seu benefício não está no maior ou menor gasto energético, mas em não agravar o aquecimento global. O CO2 emitido na combustão é recuperado pelos canaviais em crescimento.

  11. Gilberto Rosa

    Como se pode perceber, não explorar as riquezas do petróleo brasileiro interessa só a indústria do petróleo, menos concorrência. Enquanto os grandes países consumidores não reduzirem o consumo interno de petróleo, não explorarmos esta riqueza só vai enriquecer ainda mais a Noruega, Arábia Saudita, Russia e outros grandes produtores. Que utilizemos estes recursos para desenvolvermos energias alternativas, como muito bem faz a Petrobras.

    Responda
  12. Aderval Rossetto

    Tudo por dinheiro é o lema civilizatório empresarial !!!

    Responda
  13. Alex Sgobin

    Não há bons-moços na humanidade, e no capitalismo simplesmente não podem haver, ou o sistema desabaria. Assim, nossa extinção é certa - só podemos acelerá-la, é claro.

    Responda
  14. Samuel Fagundes

    Conseguiu vincular a matéria com Dilma, Lula e Petrobrás com a intenção de prejudicar a imagem dos dois primeiros. O cara é um gênio

    Responda
    1. Marcelo Novaes

      Como se não tivesse ocorrido o petrolão né? Lula é bom , mas negar que houve muita corrupção no governo Dilma e mesmo Lula aí é demais.

    2. Dario Lima

      Na verdade, o objetivo do texto é atacar, Lula, Dilma e principalmente a Petrobras. Desestabilizar, verbo bolsonarismo.

    3. Mauricio de Oliveira e Silva

      Também percebi a citação do Presidente Lula nesta reportagem, com viés negativo. Assim fica difícil.

    4. José Sampaio

      E vc. acha que eles merecem algum respeito?

  15. Flavio Bezerra de Melo

    São muito ecológicos e civilizados. Exploram petroleo no Peru poluindo as águas dos rios das floresta de lá !!! Muito educados em explorar e poluir !!!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Também na Amazônia brasileira, faz uns anos (dois mil e dezessete), os noruegueses da Hydro poluíram o município de Barcarena no Pará.

  16. José Cardoso

    Desde os Vikings, esse é um povo que só traz destruição. De lá para cá só melhorou o marketing.

    Responda
  17. Tadêu Santos

    A NORUEGA NÃO É LÁ ESTÁ QUE ESTÃO À PINTAR, porque enviam dólares para a Amazônia, afinal o país nórdico tem uma história com fragilidades no trato com as questões ambientais, conforme citadas na matéria, do qual também não podemos a partir de então fazer juízo da poderosa nação por informações prestadas pela mídia, sem de fato conhecê-la. Não mudaremos o mundo, mas estamos tentando, fazendo a nossa parte local!!!

    Responda
  18. WAGNER SOUSa

    O pré-sal é o que garante há anos o suprimento de petróleo do país, necessário nas condições atuais. Com o seu declínio precisaremos da margem equatorial. Está sobrando olhar político enviesado e faltando objetividade ao colunista.

    Responda
    1. José Sampaio

      O que falta é responsabilidade.... o resto é oba-oba.

  19. Rubem Filho

    Os foguetes lançados pará tanto destruiriam a terra E um louco não um visionario

    Responda
  20. MARCIA CRISTINA POLON

    Minha humilde opinião. Não existe nenhum país no mundo que tenha força suficiente para não deixar extrair riquezas naturais.

    Responda
  21. JOSE CAMPOS

    Que jornalista mais amigo do Zorro! O parlamento aprovou um estudo de viabilidade e o sujeito já está fazendo troça.

    Responda
  22. Rodolfo Smaran

    Elon Musk com seu projeto de mineração em corpos extra terrestres seria o que menos prejudicaria nosso planeta. Tem meu apoio.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      O Elon Musk é o sujeito mais perigoso do planeta! Com suas propostas mirabolantes na linha "a solução para os problemas da Terra está no Espaço", ele desvia a atenção das soluções baseadas no equilíbrio ambiental, que não interessam aos donos do poder. Ao invés de gastarmos cem bilhões para recuperarmos a Terra, gastemos um trilhão para a terraformação de Marte. Genial!

    2. Eduardo Rocha

      Tem meu apoio enviar o Elon Musk para um corpo extraterrestre.

  23. Marcos Alonso Nunes

    Parabéns a jornalista Marcelo Leite pelo artigo esclarecedor e de conteúdo relevante. Artigo muito bem escrito !!

    Responda
  24. Ricardo Arantes Martins

    Se o ser humano quiser e tiver tecnologia da para fazer sem destruir. mas passado foi leiloado a extração afora, na altura da lagoa dos patos no sul e nenhuma voz foi feita, mas na Amazonia, região que carece de mais investimentos e colonização bem feita não pode. é muita hipocrisia. Fato é que podemos fazer sim. aliás já o fazemos e muito bem feito, damos conta. O pior é que Esse enorme investimento mundial na busca dos fósseis apenas demonstram que dependeremos deles mais e mais por muito temp

    Responda
  25. Alexandre Cunha

    Só hipocrisia

    Responda
  26. Alexandre Cunha

    Lá não tem problema, aqui todos gritam

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Eles conseguem ser mais hipócritas do que nós...