Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gaya Becker

    Afinal, alguém tem que fazer o serviço sujo nessa casa...rsrsrs

    Responda
  2. Gaya Becker

    Tirando esse rol de atributos, gente que nunca morreu agora está morrendo...

    Responda
  3. Francinete Fernandes de Sousa

    Minha mãe tem 99 anos e tem muita vitalidade e vontade de viver, olho para ela e me culpo porque ela tem o que não tenho, acho injusto. Nunca vi alguém gostar tanto de viver. Qdo dizemos: rumo aos cem! Ela diz: se vcs não dissessem não acreditaria. Lucida, lúcida, lúcida!

    Responda
  4. Ivandete gomes oliveira

    Minha mãe tem noventa e nove anos, sem vitalidade, amarga e sem resiliência. Carrega com ela o preconceito daqueles cujos antepassados tiveram escravos e demonstra não gostar de quem a rodeia. É cruel é verdadeiro este relato.

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Então, pra toda regra, há exceção!

  5. Devanir A Merengué

    Pesquisas bem good vibes. Na vida real com seres humanos reais, a complexidade é muito maior. E vida longa não significa vida feliz. Conhecemos pessoas muito amargas que tiveram vidas longas...amarguradas. Esse modelo de positividade é um desserviço para vidas sofridas e que não atingem esses modelos olímpicos.

    Responda
  6. Luiz Carlos D Oliveira

    Pelo menos nessa prova passei, devo ter tirado uns oito, agora vou fazer a da alimentação, da genética é mais difícil, muita grana p fazer

    Responda
  7. JOSE HENRIQUE ZAVANELLA CRUZ

    Com exceção de um comentário, nenhum dos demais leitores passarão dos 70 anos.

    Responda
  8. valdonir estivalet teixeira

    O que a vida me mostrou é que pessoas sem empatia, sem compaixão e até egoístas, em geral , não é regra, vivem mais. Pessoas extremamente preocupadas os seus ente queridos e que lutam contra desafios para dar o melhor aos seus, tbem vivem menos...

    Responda
    1. MATEUS VAZ DE S Sá

      Assim sendo, não vou ajudar ninguém, vou pensar somente em mim e viverei 100 anos na terra e a eternidade no inferno.

    2. MATEUS VAZ DE S Sá

      Então para viver mais vou aprimorar o meu egoísmo, a falta de compaixão, não vou me preocupar com filhos e procurar esquecer os amigos, quem sabe assim consigo chegar aos 100. E assim, mesmo se não chegar numa idade avançada, com certeza chegarei no inferno onde não viverei apenas 100 ou 200 anos, mas uma vida eterna ao lado do demônio.

  9. Joaquim Rosa

    Muito blá-blá-blá, sem apresentar nada de objetivo. Pesquisa tipo quinta série. Quem nunca ouviu a frase "minha mãe tem oitenta anos e está melhor que esses jovens de vinte". Mas se formos conhecer a pessoa, constataremos que ela esta um caco. Tudo muito subjetivo.

    Responda
    1. ADIEL VERAS

      Concordo. Os principais fatores da longevidade não foram considerados no artigo.

  10. Paulo R B Junior

    É tudo muito lindo, mas quanto mais "centenários" existirem, mais os jovens terão que trabalhar para suprir o crescente déficit previdenciário. Com o aumento da expectativa de vida vêm as necessárias mudanças tão criticadas nos modelos previdenciários mundo afora. Que vivamos mais e com mais qualidade de vida, mas sem reclamar de ter que, em breve, se aposentar apenas aos 85 ou 90 anos de idade (mínimo de 60 anos de contribuição, talvez?).

    Responda
    1. Paulo R B Junior

      Acho que você não entendeu absolutamente nada do que eu disse. Estou falando de previdência e cálculo atuarial, e não sobre escassez de bens de consumo ou algo que o valha...tente ler novamente meu comentário original com mais atenção.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Desculpa discordar, mas é só "repartir o bolo" que as coisas se ajustam, as novas técnicas e tecnologias dão conta de suprir, o gde problema do mundo é em especial do Brasil é a gde concentração do produto, daqui trinta ou quarenta anos, metade da força produtiva de hj produzirão mais que hoje

  11. Eliane Borges

    Minha mãe completa 100 anos em março, inteiramente lúcida e com muita autonomia. Tem exatamente as características de personalidade descritas na reportagem. E, com ela, aprendi uma estratégia fundamental:"não penso em doença e não penso em morte". Ah, ..e diz que a maior invenção da humanidade foi a Internet...

    Responda
  12. Galdino Formiga

    Na prática é difícil executar.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Né não, eu faço oitenta por cento disso