Ilustríssima > Apoio de Lula à tese de genocídio por Israel é equivocado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
A Ãfrica do Sul "é um paÃs secundário" por que? Por causa da cor da maioria esmagadora dos seus habitantes? Obs: Não foi somente Lula que mostrou a relação entre sionismo extremismo e nazismo: Hanna Arendt (judia) e Alberto Einstein tb.
Dizer que o confinamento de uma minoria étnica num gueto por décadas, com controle do que entra e sai de lá, e agora o bombardeio indiscriminado NÃO é genocÃdio contraria o próprio conceito de genocÃdio. É explÃcito e o mundo civilizado assiste impassÃvel esta barbarie há 3 meses. Tentamos conter Putin mas ninguém tenta conter Netanyahu. O comentarista faz uma análise fria, ignorando os assassinatos em massa de milhares de crianças, e sem apontar uma saÃda.
Pal estina livre! Do rio ao mar. Mas e o que fazer com Is rael? Ora, é só confiná-los em Ga za e em Ãnfimas partes da Cis jordânia. Afinal, não é o que Is rael tem feito aos pal estinos? Então não pode reclamar.
Para quem quer se aproximar dos evangélicos, esse governo deu um tiro no pé.
Double ***
Não é genocÃdio conforme o conceito e definição de 'genocÃdio'. Pelo contrário, é o Hamas quem quer o gen. dos israelenses. O 'interessante' é que a polÃtica externa brasileira NUNCA condenou o Puttin pelas suas atrocidades na Ucrânia. É o tal do "duble standard".
E o preço de se aproximar dos evangélicos é fazer vista grossa pras atrocidades e massacres que Is vem perpetrando?
Se nos anos 30 houvesse um tribunal e paÃses com coragem de denunciar as leis antissemitas do Reich, 6 milhões de judeus talvez não tivessem perecido na Shoah. Felizmente, hoje há paÃses que não se calam, embora ainda existem aqueles que fazem vista grossa para defender interesses inconfessáveis
O texto faz uso de várias premissas falsas, como a de que apoiar a decisão da Ãfrica do Sul é romper com as tradições do Itamaraty. Pelo contrário, o MRE brilha quando se coloca ao lado da proteção dos direitos humanos. Se o que o governo de Israel viola o direito internacional, isso será decidido pelo tribunal, não por um articulista e um jornal com vieses mal disfarçados.
Claro que é. Lula é iliberal e antiocidental.
O objetivo claro de Israel era expulsar os palestinos de Gaza, para se tornarem refugiados no Sinai, passando para o Egito pela fronteira de Rafa( ou Rafah). Por isso disseram para eles irem para o sul, que o sul era seguro... Só que o Egito se recusa a abrir a fronteira e o que era para ser o momento final de empurrar os palestinos do sul de Gaza para o Egito está se transformando num massacre.
Tira a garrrafa de pinga dele urgentemente, e manda ele fazer turismo com a cuidadora de idosos que a diplomacia do paÃs ganha mais.
Acho curioso querer diminuir alguém por tomar pinga. Churchill gostava de whisky e aà o senhor não via problemas, não é mesmo? Isso sim é complexo de vira-latas.
Prepara o bonde da Papuda, para você levar ao ladrãozinho de joias, que, logo logo, estará lá. Aproveita e leva um relaxante intestinal, já que o homi fica seco, quando come camarão. De lá, ele assistirá a Diplomacia brasileira ajudando a condenar o genocÃdio palestino. Sentado no boi.
Não há dúvida nenhuma de que se trata de genocÃdio. Quem defende a matança de crianças não tem uma boa alma.
tem sempre um levando grana para defender crimes contra a humanidade.
entendi pelo que li que para esse jornalista da folha é liberada o morticÃnio de inocentes, lembrando que nesta guerra de israel, só as crianças são as vitimas. Parabéns a folha. to gostando de ver como se bandeou para o mal
Condenar o sionismo é estar do lado dos interesses dos trabalhadores em geral. Os interesses da classe trabalhadora passam por condenar tanto o sionismo como seus parceiros, nossos exploradores. O capital que nos assola é quem financia o Estado de Israel, que tem um verdadeiro plano para acabar com Gaza e sua população. O ex-embaixador de Israel na Itália o disse sem muito mistério...
Quais hospitais prestam serviços aos polÃticos brasileiros? SÃrio libanês e Albert Einstein, o paÃs após o fim da URSS e muro de Berlim, isto é, segunda guerra, quando tivermos eleições pra presidente da República, adota um novo mundo bipolar, judeu X muçulmano.
E quem lhe disse que na Siria ou no LÃbano só tem muçulmanos? Achar que todo árabe é muçulmano é tão errado como achar que todo muçulmano é árabe. Seu comentário carece totalmente de lógica.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Bobagem. O governo de Israel não representa a diversidade de opiniões do povo judaico e dos que professam essa religião. O atual PM israelense instrumentaliza a identidade judaica para cometer verdadeiras chacinas, e com isso, para um desserviço aos judeus que lutam pela paz e pelo entendimento.
Temos aqui um espécime de jud eu naz ista. Sim, os comentários desse celerado provam que isso é possÃvel. Mas a Folha não vê nada de errado nos comentários desse ser desprezÃvel.
Vc descende de alguem que morreu no Hol. ocaus. to? Vc é mto pihor que o Fuhrer...
Vc descende de alguem que morreu no Hol. ocaus. to? Vc é mto pior que o Fuhrer...
Concordo. Mais um erro entre tantos. Além de ignorante o luiz é mal assessorado.
Seria sem comentários nossa posição ,não fosse um non senso de nossos dirigentes. Atitudes combustÃveis que podem incendiar relações bélicas podem ser o berço da terceira mundial. Neste caso ,o sofrimentos de todos ,seria a nÃvel de terror. Bom senso é aconselhável. Parabéns ao articulista da folha!
Os USA,Inglaterra e IS. estão fomentando uma guerra no Oriente Médio e segundo o leitor acima se isso acontecer a culpa é do Lula por apoiar Justiça para o povo palstino! Alem disso aconselha " bom senso " ao Lula!
. A denuncia da Ãfrica do Sul resulta de indignação moral e base jurÃdica. Sua prova mais arrasadora, as declarações dos próprios ministros do invasor. Houvesse tido ação igual nos anos 40, em lugar do silêncio conivente, o Holo causto não teria tido a dimensão que teve. A atual posição internacional do Brasil contribuiu para trinta e seis por de novos mercados e mais de cinquenta em valor. Artigo tolo.
Matando crianças, mulheres, civis a vontade. Querendo destruir um pais.... geneocidio sim.
O bombardeio pelos Estados Unidos e Inglaterra contra o Iemene, apenas porque esse pais pede o fim do genocidio é uma amostra de imperialismo. Vergonhoso.
Os EUA tem direito de mandar a Arábia Saudita atacar o Iêmen para fomentar uma guerra que matou quatrocentos mil civis? Deve ter na mente desses que acham que quatrocentos mil muçulmanos não são nada perto do ataque a meia dúzia de navios.
Então os caras têm o direito de impedir a navegação no Mar Vermelho? Ameaçaram navios de 50 paÃses.
O que eles estão fazendo ao redor do estreito de Bab al-Mandeb não é apenas pedir o fim do genocÃdio. Estão interrompendo 15% do comercio marÃtimo mundial, bem como colocando em perigo navios mercantes e suas tripulações.
O conflito entre o grupo terrorista Hamas com o Estado soberano de Israel serviu para que a esquerda vestisse suas vestes de nazistas
O conflito serviu pra mostrar que a direita naz ista pode sim se alinhar à Is rael.
Soberano?? Apesar de toda atrocidade praticada nos últimos 80 anos?? Acorda fascista!
Essa defesa do pais acusado de genociidio pela Ãfrica do Sul é equivocada e mal apresentada, apenas uns parágrafos fragmentados. O autor é editor da IlustrÃssima? Lamentável.
tem muita grana rolando, não é equÃvoco não
Certo, Sr. Ariano.
A limpeza étnica promovida por Isr é certa ? Em tão tudo é possÃvel ?
Limpeza étnica também está no estatuto de um povo cujo livro sagrado possui várias histórias de extermÃnio de povos por ciúme do deus deles. Limpeza étnica na prática é assentamento ilegal no território do outro e uma guerra para eliminar a infraestrutura, as casas e matar crianças a fim de forçar o povo para fora do território. Mas não precisa explicar a miopia, o sobrenome entrega.
Israel não tem culpa se Hamas não vai guerrear em fronts contra Israel, ao invés disso se esconde atrás de crianças
Limpeza étnica é a missão oficial do Ha más. Mas não iremos responsabilizá-los em corte alguma já que são os pobres genocidas do bem.
A limpeza étnica promovida por Isr é equivocada ? Em tão tudo é possÃvel ?
Vamos parti do pressuposto do que é gen ocÃdio (exte rmÃnio deliberado, parcial ou total de uma grupo pessoas ...) Já foram mais de vinte mil, e achar que isso não é nada ,que outro lado Isr precisa continuar com sua limpeza étnica, no mÃnimo é uma aberração !
Podemos mudar até o nome, mas que é genocÃdio, isso é. O Brasil tentou por todos os meios encontrar um ponto para se iniciar o diálogo, mas o que veio foi bombas, armas e fome. Hospitais bombardiados, crianças mortas e milhares ainda soterrados. Dê o nome que quiser, mas foi genocÃdio.
Então o senhor Nelson defende que deve haver mais mortes em Gaza para que ele possa chamar essa limpeza étnica de genocÃdio? Ah, vá...
GenocÃdio Armênio: 1,5 milhão de mortos. Holocausto: 6 milhões de judeus e 1,5 milhão de ciganos. Ruanda: 800 mil mortos. Dá para notar a diferença?
Ah mano, já morreram mais de 5 mil crianças e mais de mil ficaram multiladas, como que isso não é genocÃdio, como que vai assumir uma posição neutra????
A partir de algum número daria para chamar de genocÃdio? 30 mil? 40 mil? ou vale tudo mesmo? se morrerem 80 mil ainda não seria genocÃdio?
Tarik, permita-me responder ao leitor Rousso, que opinou "A caracterização de genocÃdio não é pelo número. Um dos fatores é a intenção" O proprio ministro de I.conclamou seu exército "a destruir totalmente tudo o que pertencer ao inimigo, não os poupe; matem homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e burros." Uma declaração nÃtida de intenção de promover GenocÃdiio.
A caracterização de genocÃdio não é pelo número. Um dos fatores é a intenção, caso do massacre de 07.10.2023, bem como o estatuto do Hamas e dos Houthis, no sentido de exterminar os judeus.
Em Ruanda foram 800 mil pessoas em 100 dias. Faltaram dois dÃgitos para dimensionar corretamente o massacre étnico dessa população.
Em Ruanda, em noventa e tantos, foram Mendes oito mil, é chamado de Geno cidio até hoje
E essa foi a rasa opiniao de um colunista secundário
Excelente comentário.
Ainda falta retratação dos tais bebês degolados, e das mortes por fogo amigo. Essas fake news que deram tolerância para certa vista grossa sobre ataque deliberado em civis, destruição de hospitais e faculdades. Os soldados de Israel foram arrepiados pelo Hamas. O Hamas não precisa fazer cena. Mostrou com a resistência. Não tinha terrorismo na região antes dos antecessores do Likud chegarem. Lula mais certo que errado.
Bom, votei e fiz campanha para o Lula. Mas depois de apoiar Rússia e agora o Hamas, nunca mais. Anulo o voto, mas não repito. É uma vergonha histórica esse alinhamento com ditaduras abomináveis, grupos primitivos e fundamentalistas religiosos, por causa de uma infantil ojeriza à civilização ocidental que, queiram ou não, é disparada a que mais nos influencia e que nos deu imensas conquistas em poucos séculos. Erro, vexame, vergonha que só causa prejuizos ao paÃs e aos votos do presidente.
Marcus, eu também votei e fiz campanha pro Lula. E isso porque defendo o respeito à vida das minorias e dos oprimidos. E nesse quesito aplaudo o governo Lula. Viva o povo pal estino. Parabéns, governo Lula!
senhor, você não votou no Lula coisa nenhuma, você é mentiroso.
Que análise mais infundada.... Quem está alinhado com fundamentalistas religiosos é a direita brasileira. Lula com ojeriza á civilização Ocidental?!! Esse comentário é que está mais para erro e vexame.
Cuidado que vão te acusar de identitarismo. Ser eurocêntrico é crime.
Não há dúvida que a ação de Isr. tem um perfil vingativo, destruindo casas e exagerando. Mas não tem nada a ver com genocÃdio matar 1% da população de um paÃs que o atacou covardemente . Sabemos que aproximadamente 2 milhões de palestinos e árabes vivem em Isr. em condições bem melhores do que os de outros cantos na região. Se houvesse intenção de genocÃdio o número seria muito maior. Toda a guerra mata milhares, e algumas milhões de civis . Lula foi mal nesta. Caiu na conversa do assessor.
Quer dizer que o Ramais agora é um paÃs? De fato vivem num gheto do pais teocrático de Jeová
Destroem casas, hospitais, escolas, igrejas, mesquitas onde a população civil tenta se abrigar, já sao mais de 10 mil crianças mortas, outras tantas com braços e pernas amputados, órfaos de pai e mãe, genocidiio televisionado!
Lula é onisciente. Até já sabe onde fica a Ucrânia onde desempenhou um importante papel de pacificação. Oriente Médio ele tira de letra.
Os esquerdoides aprenderam meia dúzia de palavras que mesmo não sabendo o significado acham bacana usar ; genocidio , fascista , machismo tóxico , racista ..
Gaiato, você é prova que a direita que flerta com o naz ismo pode sim apoiar Is rael. Todos os seus comentários são de ódio e ojeriza aos diferentes. Vá se tratar.
Não há dúvida que a ação de Israel tem um perfil vingativo, destruindo casas e exagerando. Mas não tem nada a ver com genocÃdio matar 1% da população de um paÃs que o atacou covardemente . Sabemos que aproximadamente 2 milhões de palestinos e árabes vivem em Israel em condições bem melhores do que os de outros cantos na região. Se houvesse intenção de genocÃdio o numero seria muito maior. Toda a guerra mata milhares e algumas milhões de civis . Lula foi mal nesta. Caiu na conversa do assessor.
O pragmatismo sempre possui boas razões para defender seus posicionamentos, neste caso seria a neutralidade a evitar maiores conflitos em um futuro próximo. O cálculo é "bom", e assim seguimos cultivando o apocalipse com nossa neutralidade racional, assim como produzimos armas de destruição em massa para "evitar perdas maiores". Enquanto o cálculo determinar q o massacre dos outros pode ser relativizado, não existe futuro para nós.
Cintia, a questão não é se sentir superior, mas se posicionar sobre um massacre em andamento. Eu gostaria que todos os paÃses do mundo pudessem reconhecer e se posicionar sobre este massacre, isso seria melhor. O fato de termos problemas de violência não invalida a posição sobre o genocÃdio em gaza, e não precisamos esperar a paz mundial para podermos nos posicionar a respeito do que é inaceitável.
Realmente. Enquanto acharmos que o problema está no Outro, vamos continuar assim, se sentindo superiores com nossa justiça social num patamar de excelência e ensinando aos outros paÃses o que é correto para reduzir a violência.
Fas cis mo não achar genocÃdio invadir paÃs que não oferece resistência equivalente, matar oitenta por cento de civis, mais de sessenta de mulheres e crianças.
Apoiar a Justiça nunca foi um equÃvoco, muito menos diante do genociidio que hoje completou 100 dias.
Oi Marina, conseguiste encontrar o filme Isralism inteiro no youtube? Só vi o trailer lá.
EquÃvoco é negar o genocÃdio em Gaza. Fotos, vÃdeos, falas de autoridades israelenses, reportagens... As provas são inequÃvocas.
Terceiro-mundismo juvenil? Poupe os leitores de comentários tão superficiais e pouco dignos de um jornal sério.
A acão da Ãfrica do Sul, entre muitas outras coisas, evidencia a intenção de exermÃnio de um povo citando declarações do próprio governo ocupante, suas autoridades e apoiadores. Isso já faz parte da história e um dia essa conta será cobrada.
Diga para todos, Marcos Augusto, o que você achou do seu voto na eleição passada?
Tens dúvida sobre 2020 e 2022?
Pelo amor de Deus! O Lula está certÃssimo. É genocÃdio sim. Nossa mÃdia corporativa está sempre ao lado dos Impérios que massacram paÃses que lutam pela independência. Israel é sim um paÃs que comete genocÃdio contra o povo palestino.
Quem é esse secundário jornalista que fala em "um paÃs secundário como a Ãfrica do Sul"? Ãfrica do Sul secundário?! Secundário em quê? Não há ato mais simbólico que o paÃs em se travou a mais heroica e histórica luta contra a colonização, o racismo e apartheid tenha feito a denúncia contra aquela agência racista europeia de colonização da Palestina. A Ãfrica do Sul todo mundo sabe que é. Mas esse jornalista, coitado, quem é mesmo?.
O jornalista apenas levantou a questão quanto ao uso do termo genocÃdio, como fez o ex-chanceler Celso Lafer em entrevista, defendendo ser equivocado. A questão Israel e Estado palestino que existe há anos, se acirrou com o ataque desumano do grupo terrorista Hamas, onde perdi minha prima, Bruna Valeanu. A ofensiva israelense tem sido drástica, porém, fica claro que o objetivo é eliminar os terroristas e não o povo palestino. Quanto ao Lua, seria conveniente refletir antes de se manifestar.
Quer dizer que as crianças que estão sendo mortas são terroristas? Ah, vá... O que está claro é um genocÃdio em curso na faixa de Gaza. Há dezenas de vÃdeos que demonstram a intenção de limpeza étnica.
Lula, não acirre os ânimos chamando de genocida um governo que matou 10 mil crianças em pouco mais de 3 meses! Não importa o que acontecer, o mais importante é manter a tradição de neutralidade de nossa diplomacia!...
Grato, Luiz Carlos!
Desculpa aà gente, mas o Saraiva aà só foi irônico, ele não está falando no sentido literal, até positivei
Prezado Ãlvaro, acorda! A ironia ainda é uma arma contra um discurso estapafúrdio, do qual se busca mostrar a incoerência ou a aberração.
Olha o nÃvel de estupidez e desumanidade dessas pessoas que sabem codificar algumas palavras e pensamentos tolos.
E ele vai atuar perante todos os "genocÃdios" que estão ocorrendo na atualidade? Ou apenas quando envolver o malvadão favorito da vez? Estou ansiosa para ver os resultados dessa iniciativa. Infelizmente, não vejo apoio ao Palestino, apenas demagogia, hipocrisia, oportunismo. Falta trabalho no Brasil, para o Sr. Presidente.
Saraiva, a neutralidade acaba quando Israel dizimar o povo palestino. Acorda!
Se alguém acha que 117 crianças assassinadas por dia numa população de 2,3 milhões não é genocÃdio, e se um genocÃdio não o comove em nada, ele é uma pessoa sem coração e sem entendimento. Um tipo desses bolsonaristas que não se incomodam com, no mÃnimo, 400 mil vidas que poderiam ter sido salvas. Ou do tipo que diria durante e sobre o regime nazista: mas são patriotas e amam a Alemanha. Esse alguém não merece um bom dia.
Quem é mesmo esse jornalista ou sei lá o quê que diz que Ãfrica do Sul é um paÃs secundário? O seu critério é qual? Certamente não é o moral. Se matar 117 crianças por dias, destruir mesquitas e igrejas cristãs, aniquilar mais de 30 hospitais, duas Universidades, mais de 300 escolas, isto é, se destruir o espaço da vida comum e as condições de sua reprodução não é genocÃdio, o que será? Esse jornalista precisa estudar. Se isso ocorresse num paÃs "principal" ele diria que é genocÃdio.
Um dos tantos que apoiam o projeto colonialista de ISraael que já dura 75 anos.
Não é tese. Trata-se de un genocidio de manual, com declarações genocidas do alto escalão do governo e do exército desse paÃs, seguidas de ações compatÃveis com tais declarações. O governo Lula e mais 87 governos de paÃses do mundo estão certos.
Equivocado é defender os crimes praticados por Israel, que têm como objetivo ocupar a Faixa de Gaza, e expulsar fotos os Palestinos do que restou de seu território, Bibe é um autocrata sanguinário, que ao longo dos tempos vem alimentando o ódio contra os judeus. Creio sinceramente que Israel anexara a região, e o mundo vai passar pano, como sempre passou, genocida, então seriam apenas os inimigos dos EUA
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Apoio de Lula à tese de genocídio por Israel é equivocado Voltar
Comente este texto