Luiz Felipe Pondé > Elite intelectual é míope com extrema direita porque tem nojo do povo comum Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Não é por acaso que paÃses mais pobres do que o Brasil há 50 anos estão com PIB per capta maior que o nosso, exportando produtos com alto valor e preparando seus estudantes pra excelência.
Olha o caso do debate de segurança pública e direitos humanos. Os presÃdios brasileiros, regra geral, são piores que masmorras medievais. E pior: o Estado não os controla, mas as facções criminosas. O indivÃduo chega lá e a 1ª coisa que faz é jurar lealdade a uma quadrilha para conseguir ter como dormir e não comer comida podre. O Estado facilita o recrutamento das facções. Mas vai explicar isso pro cidadão mediano?
Realmente, professores universitários, escritores, jornalistas, juristas, etc possuem uma visão geral de mundo que é muito diferente da visão de mundo do cidadão mediano brasileiro. Especialmente aquele que pega condução as 6 horas da manhã. Há uma tendência as pessoas que trabalham com pensamento a ficar na bolha. Mas tbm há mta ignorância do outro lado. O grande exemplo é o debate sobre segurança pública.
Parou de fumar?
Obrigado por nos instruir, Pondé.
Vamos lá Ponde, você consegue compor um texto com crÃticas justas e necessárias a esquerda sem mencionar a direita para suavizar os podres do mundo fictÃcio canhoto.
O 'homi' há tempos quebrando o coro dos contentes, como lhe foi "outorgado".
E claro, não podia deixar de fazer um marketing de Isra@l , de alguma forma mostrar qualidades no g@nocida de lá ...
E claro, não podia deixar de fazer um marketing de Israel , de alguma forma mostrar qualidades no genocida de lá ...
O articulista está chateadinho com o sucesso relativo e incontrolável da gangue da extrema esquerda (bota extremada nisso!)? Passou essa impressão (mas eu me mordo de ciúme/ ciúme/ ciúme/ oh yeah)
Pondé flertando com o Fascismo...tá um pouquinho histérico né querido! Só queria ver se lá na USP era valente assim.
Amplia o vocabulário para incomodar. Fascismo tem data e local. Foca no presente.
Mas, tem gente que pega ônibus e metrô e vota na esquerda! Que falta de argumento. Uma pergunta para o Pondé: você se define como o que?
Mas, tem gente que pega ônibus e metrô e vota na esquerda! Que falta de argumento.
Pondére-se ! Soou pedante teu texto ou é impressão minha ? Vc tá inteligentinho demais.
Este texto deveria ser emoldurado! A soberba não deixa este povo ver com clareza.
Pondé, como sempre, tentando estender seus preconceitos à toda elite intelectual. Sempre que termino de ler um texto desse ser me pergunto: por que insisto, ó senhor?
No final, os extremos, por serem iguais, se alimentam.
Você se diverte com essa baboseira anacrônica que escreve, né Pondé? Bom, vou me dar o trabalho de indicar um livro que até você, o suprassumo da retidão intelectual, conseguirá entender: "Direita e Esquerda", por Norberto Bobbio, um pensador que está longe de ser simpático à esquerda. Bobbio, porém, é honesto.
Pondé, minha última opção de leitura e isto é um fato...!
Então... será que o colunista que é da elite intelectual tem nojo do povão que anda de ônibus e metrô e projetou nos demais esse nojinho? Mas o ilustre colunista só não gosta dos inteligentinhos aqui ao que parece... Vai levar um monte de inteligentinho de esquerda numa viagem carÃssima pro paÃs Basco. EU EM!
Me lembro muito bem da reeleição da Dilma, quando ganhou por pouco, das redes sociais de "pessoas de bem" pertencentes a elites socioeconômicas aqui pelas bandas "sudestinas" inundadas de achincalhamento dos pobres e nordestinos porque seus votos foram decisivos para a reeleição da presidente.
Concordo 100% com este artigo do Pondé!
Orasil? Boa tarde. Prazer.
Concorro 100% com este artigo do Pondé! Folha, quem sabe assim você publica: Concordo cem por cento com este artigo do Pondé?
Pondé , sempre ressentido , me parece que flerta seriamente com a extrema direita . Fiquei com essa impressão .
Pondé é leitor fanático de "Minha luta" do Adolfo. Né não?
Não te consideras da elite intelectual? Ou pondera ser dos comuns? Já cogitou alguma vez circular em ônibus ou em metrô lotados que não seja na Europa? Estaria o observador em profundas crises existenciais? Sendo intelectual e não comum, como se tais fossem condições excludentes. Estaria de acordo com o que diz: "A elite intelectual tem nojo do povo comum que "cheira a ônibus e trem suburbano". Isto seria uma auto afirmação ou revelação de preconceito para com os comuns, nobre intelectual?
Bravo!
Esquerda e direita são dois rótulos enganadores. Tal qual o cinza cada um deles tem cinquenta tons. O freguês pode escolher.
Eu vejo extremismo, de um lado, ou de outro, quando prega ruptura dos demais poderes, além de fazer apologia da violência.
Ele exagera com certeza. Porém uma coisa eh verdade a imprensa bajula o Lula como se ele não fosse humano e sujeito a erros. Não precisa ir longe: onde estão as mulheres no poder?; porque o cerrado tem a maior queimada da história e a imprensa não da a mÃnima; e os gastos no cartão corporativo?, e a proximidade com maduro ditador sem haver questionamentos etc. Bolsonaro é horroroso, mas nossa imprensa também. Dois pesos e duas medidas.
A folha sempre foi um jornal a serviço do lula.
O ponto não eh respeitar democracia ou não. O ponto é , é vocês fazem parte dele pelos seus comentários, é que a mesma situação para ambos tem explicações diferentes. Esse é o ponto. Lembram do orçamento secreto que todos recriminavam? Mudou de nome e fixou ok. Ninguém fala mais nada. Não precisamos ser hipocritas para saber que Lula é melhor que Bolsonaro, porém ele não eh um santo e se merece crÃtica tem que ser criticado.
Um estadista que visitou mais de 20 paÃses no primeiro ano do mandato e tudo que trouxe para o Brasil foi doação pro fundo Amazônia.
Bolsonaro não é só horroroso, ele é mau.
É porque Lula, comparado ao fascista que ocupou o Planalto acidentalmente, é um estadista. Todos que prezamos a democracia estamos exultantes com a volta da normalidade democrática (com todos os seus problemas), como disse muito vem o William Bonner na noite da eleição do Lula.
Pondé está piorando suas crônicas na FolhaSP. Será q ele só capricha nos Linhas Cruzadas(programa da TV Cultura)? O que explica sua decandência de escrita? Lamento.
Talvez no programa ele fale do que entende e aqui ele só rabisca sua raivinha contra petistas.
A Folha está criando um monstro
Sim , a Folha por vezes tem essa mania de os alimentar . Ora , deu voz a amigos do amigo do Ustra até não poder mais.
O Ponde consegue ser histriônico escrevendo. De fato, uma qualidade rara.
Perfeito.
Tem gente,por não saber fundamentar objetivamente, apela para o Subjetivo. Invés de ter paixão por polÃtico e partido: deveria se instruir e aprender a fundamentar objetivamente!
Não Gilmar! Gostei do que ele escreveu. Se eu não gostasse do PT não teria votado para o lula, duas vezes em22. Pode ter certeza, jamais votarei para a maioria dos partidos polÃticos que são metástasecancerÃgenas na PolÃtica.Já votei para o pt.
falou mal do PT é perfeito né?
Que li xo esse texto, Deus do céu
Realmente só a folha pra publicar um texto desses.
Vamos "Pondérar" o sr é minha última opção de leitura. Pronto, falei!
Pondé está piorando. Os textos descendo ladeira abaixo. Falta criatividade ao articulista. Observe que no segundo parágrafo ele substitui a palavra comunismo por afins, como forma de manter a pseudo-intelectualidade do texto e evitar de ser chamado de tiozão do zap, mas falha miseravelmente, porque os parágrafos seguintes deixam claro sua identidade. Evitar usar as palavras reservadas e intelectualmente desonestas da extrema direita, não te livra de ser um tiozão do zap.
Exatamente a extrema direita que, qdo comparada à esquerda, faz Lula ser um presidente Ãmpar, iluminado, democrático, espetacular, ainda que possa não ser. O sr, por ex, qdo fala dos intelectuais tendenciosos, prova q isso é um fato no qual o sr tbm o é.
Segundo o narrador o oposto de extrema-direita é a esquerda, e a direita (sua clara predileção polÃtica) é apenas o bom-senso que deveria sempre governar. Cobra neutralidade de seus colegas jornalistas mas tem em seu histórico ataques sistemáticos à qualquer governo progressista. Ou seja, continua o conservador de sempre com viseiras nos olhos e cascos afiados para quem pensa diferente.
Perfeito seu comentário! Só perguntaria o que corresponde à extrema-esquerda do lado à direita? A extrema-extrema-direita?
Pondé é uma viúva de Bolsonaro. Será que Pondé anda de ônibus, acho que não, porque na cabeça dele quem anda é gente fedorenta. Triste um intelectual falar tantas besteiras!
Na verdade extrema direita, centro e extrema esquerda são designações posicionais e dependem mais do lugar que o obsvador está situado do que de qualquer conteúdo ideológico. Assim, quando o observador se desloca, para a direita ou para a esquerda, os extremos também são deslocados.
Excelente
Concordemos ou não com Pondé, há algo incontestável em seu texto: é uma indecência jornalista torcer para este ou aquele governo. Isso já demonstra que o fato está comprometido.
Texto aguado, impreciso, cheio de clichês superficiais. O da gangue foi só o mais nÃtido. O Pondé deve ser muito amigo de algum editor poderoso da Folha, só pode. Tanto escritor bom nesse paÃs sem espaço...
Lula foi massacrado pela imprensa, inclusive por este jornal, nenhum jornalista baba ao ouvir o nome de Lula, baba em ouvir a oportunidade da notÃcia, é isto que motiva os reporteres. A direita conservadora é ilógica e irracional, o que há para conservar quando se ve tantos abandonados na rua, quando o armamento provoca o aumento da criminalidade, quando se ve meio ambiente sendo destruÃdo e etc? As elites, esquerda ou direita, são abjetas e rotulam, como o colunista.
Creio que não Pondé, esses movimentos massificantes de direita que vem ocorrendo no mundo com base em mÃdias sociais idiotizantes são de fato extremistas e não de centro direita. No caso de ex. rael que mencionastes, vemos que ele tentou solapar uma ruptura no supremo de lá. Movimentos contra instituições democráticas são vistos nos EUA, no Brasil e em vários lugares, mas que os PseudoIntelectuais são preconceituosos em razão de quem não segues suas cartilhas decorebas, isso lá eles são.
falou tudo Ricardo e mais o fato dele aproveitar e dizer que o PT é uma gangue
A turma do racismo ambiental, do buraco negro racista e do comunismo democrático não gostou do texto do colunista.
Continuação Reconheço meus viesses e sei que tendo a me identificar com as ideias que ele considera "esquerda intelectual" independente de classe social. Embora seja natural sentir desconforto ao confrontar ideias contrárias compreendo a necessidade desse exercÃcio,dessa forma posso evitar a conformidade com pensamentos radicais seja de direita ou de qualquer orientação.
Boa análise Tania. Ao ser contrariado quase todos (eu mesmo) vão ficando desgostosos. Sinto que Pondé provoca isso em mim e em várias pessoas. Saber ser contrariado dentro de uma linha democrática, talvez por isso leio suas matérias e tentar não blindar minha mente com minha convicções e "evitar a conformidade com pensamentos radicais seja de direita ou de qualquer orientação". Muito bom
Há um certo ressentimento acobertado por uma pitada de arrogância, confuso em partes onde caberia contraditório, vários, o povo pobre do nordeste elegeu Lula, colunista quer atenção, não se conforma em ser considerado pela classe intelectualmente um filosofo de quinta , mistura de Olavo de Carvalho com Milei
O nordeste é forte o suficiente para eleger um presidente? Parabéns aos nordestinos.
Sempre leio as colunas de Pondé, não tanto por aderir às suas concepções, mas como uma instigação para desafiar e questionar as minhas próprias convicções. Embora seja inegável o caráter provocador de suas abordagens e o exagero proposital, ao ler as cartas dos leitores na esperança de argumentos inteligentes para contestá-lo, deparo-me frequentemente com insultos e xingamentos. Isso me remete à infância, quando discordâncias resultavam em simples rotulações como "feio" ou "bobo".
Ponto 1: cortina de fumaça e provocação aos moldes do inominável; Ponto 2: a lucidez de Pondé está no tÃtulo do artigo, de fato ele sabe que não é parte da elite intelectual.
Pondé, vc vai ter que desenhar. Um texto com muitas palavras confunde os luloafetivos.
Confundidos são os eleitores bozoloides que oram para pneus e parem continência para qualquer milico de farda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Elite intelectual é míope com extrema direita porque tem nojo do povo comum Voltar
Comente este texto