Luiz Felipe Pondé > Elite intelectual é míope com extrema direita porque tem nojo do povo comum Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Pondé? Quem? Muito raso. Lave a boca para denegrir o Lula.
E, finalmente, pondezinho, sobre mÃopes: Machado de Assis usou sua miopia para vasculhar detalhes da alma humana! Respeite os mÃopes!
Tudo isso para defender o Netanyahu? O inteligentão aà precisa se assumir.
Além de mentir, ponde é tão raso e fútil que nem ajuda a definir a extrema direita, ele sim, cheio de preconceito contra a esquerda democrática. Pois eu ajudo: extrema direita se identifica com o fascismo, sistematizando uma ideologia neofascista com três elementos básicos, pondezinho - autoritarismo (defesa de ditadura), intolerância misturada com religião (contra gays, principalmente, mas tb mulheres, no caso do aborto, p. Ex) e armas. Fofo, não?
Perfeito. Essa coluna é vergonhosa, um completo desserviço: complacência com os expoentes da direita radical contemporânea, ao mesmo tempo em que generaliza e tenta estigmatizar todo o campo progressista como autoritário. Sem falar nas mentiras, já que a direita brasileira guarda notória aversão aos mais pobres. Ex: retirada do programa de cisternas dos miseráveis da seca nordestina no gov. bolso, ou, ainda, perseguição ao Padre Julio Lancelotti. Francamente...
Ponde, neste artigo, superou sua falta de embasamento, francamente! Un cara que se diz filósofo deveria ajudar a, pelo menos, definir um objeto antes de afirmar que o objeto sofre preconceito por parte elite intelectual... sofrÃvel, folha, sofrÃvel!
Ó Ponde tem uma coluna em um jornal de extrema direita chamada Gazeta do Povo.
Um exemplo de que quem não suporta pobre é o pondezinho e todo fascinado pela extrema direita fofa: quanto era o salário mÃnimo quando o PT assumiu. Ah, pondezinho e o neofascismo se importam com déficit público... pois o salário mÃnimo era equivalente a 80 dólares. O PT de cara triplicou esse valor no 1o. Mandato. Isso é mudar o mundo a nosso (dos pobres) favor, pondezinho. Por isso O PT está no 5o. Mandato. Pondezinho é sua extrema direita fofa têm memória seletiva, né, minha filha?
Disse tudo sobre esse filósofo do fancaria.
Esquerda foi a Dilma, não Lula ou a maioria do PT.
O senhor está chamando de leviano o Descondenado que chamou o agronegócio de facista e ou uma famÃlia que se desentedeu nos EUA com o folgado Supremo Careca de "desgraça". Gostei, bastante refinado.
Quando uma pessoa fala em “descondenado”, demonstra ser analfabeto jurÃdico e politicamente bolsootário.
Pondezinho tergiversando com o neofascismo. O "todo mundo sabe que o pt" é o argumentozinho preguiçoso e mentiroso da autoverdade do pondezinho... ai, que preguiça tb de argumentar com quem tem fascÃnio pela extrema direita (ou neofascismo). O PT, execrado e difamado, já transformou esse paÃs e vai nos dando um paÃs melhor nesse 5o. Governo. Fatos, não autoverdade.
Padre Júlio e o MBL são exemplos da maluquice desta abordagem. Mas como Olavo de Carvalho ensinou ao Pondé, "Acuse-os do que você faz"
No Brasil, qualquer um sabe que o PT é uma gangue com ramificações profundas na inteligência pública, que vendeu a alma ao Diabo desde de que se lançou à tarefa de "transformar o mundo" e não tentar conhecê-lo. Touché.
Olha quem sobra para o Pondé!!! Tá mais feio do que eu imaginava. Raros parentes aceitam a vergonha de dar um like, até bolsonaristas já largaram, Pondé envergonha até a causa deles, acho sobram só as contas fake.
Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade (para os tolos). Touché!
Quem tem nojo de povo comum é a direita normal. Gente como o Pondé, que apoiava um governo que queria que o povo comum saÃsse na rua e morresse para manter o lucro de gente como veio da Havan, dono da Riachuelo, dono do Madero, Silas Malafaia. O Pondé deve achar que esse é o povo comum, não o entregador de Ifood e a faxineira.
muito bem pontuado.
Pondé não parece ter muitos pudores nessa busca orgástica por frases de efeito e desprezo pueril pela esquerda. Seu tom levemente passional, seu verniz erudito, a ode ao suposto "múltiplo" (do jeito que fala quer dar a perceber que entende de tudo, do cocô à bomba atômica, como dizia Jô Soares), tudo parece construÃdo em fôrma para agradar à pretensão "plural" da FSP. Bom , parece que está funcionando para o jor nal e para leitores incautos.
Segundo o texto não precisamos temer a extrema direita porque a esquerda também é temÃvel. É preciso mais cuidado para falar em miopia.
Pura lucidez. Que se mordam os inteligentinhos! Kkkk
Uma coisa é verdade: o PT e boa parte da esquerda com seus intelectuais já chamaram o PSDB de extrema direita. Isso mostra uma má-fé de grupos da esquerda, como diz o colunista, sobretudo em universidades onde há cursos de humanas; neste ambiente acadêmico, a esquerda presta um tremendo desfavor ao pensamento crÃtico.
Cuidado VinÃcius, se aliar ao pensamento do Pondé rebaixa qualquer causa, até mesmo a pior delas, tem gente menos pior.
Queria que fosse verdade, Sheila. É claro que há raras exceções, mas na maioria das universidades, mais em cursos de humanas, o pensamento é muito monótono, seja aqui no Brasil ou nos EUA. Se bem que, percebo, nos EUA a situação é pior.
A universidade é bem mais plural e mais interessante hoje. O que vc aponta, ficou pra trás.
Pondé, nem tente criticar a pseudo esquerda que temos hoje no poder, que o ódio travestido vem babando. Antigamente se dizia que "não de deve discordar".
Habitualmente, discordo muito do Pondé. Ao mesmo tempo, concordo muitas outras. Acho que me faz pensar, como por exemplo a cegueira da maioria da esquerda para os abusos. inclusive em pouquÃssimos pontos deste artigo. Mas este, parece que foi escrito com mais raiva do que com sua frieza e clareza de sempre. Não faz com que nos questionemos por essa razão. Pena, poderia ter sido iluminador.
Acho incrÃvel que um cara que fala muito bem sobre filosofia no programa "Conversas Cruzadas", seja tão fraco e confuso quando fala de polÃtica. E com um ódio disfarçado que só piora. Uma pena.
Temos um exemplo bem recente, 2013. Aquilo aconteceu, uma presidente caiu, um presidente de direita tomou posse (um guru que a academia não ousa falar o nome o elegeu, em grande medida) e os intelectuais ignoraram, e ignoram boa parte dos atores e de suas motivações efetivas, preferindo rótulos e adjetivos que, muitas vezes, não correspondem aos acontecimentos. Sem falar nas discussões inócuas a respeito de pronomes enquanto o povo passa necessidades reais. Perderam o bonde da história, sim
Texto tolo . Fumou bagulho estragado , querido ?
Segundo o pensamemto rasteiro do colunista, se o Likud não era de extrema direita no passado, então não poderia ser hoje, mesmo após o apartheid, os crimes de guerra e ter relativizado a responsabilidade de Hitler no Holocausto. Não só Netaniahu é de direita, mas tbém o próprio colunista. Se não bastassem sua misoginia e a defesa de Netaniahu, vale lembrar seus rasgados elogios ao pseudo-filósofo Olavo de Carvalho.
Pondé produz conteúdo enviesado com torções que têm o objetivo claro de levar ao descrédito quem pensa diferente dele. Mais do mesmo quando falamos de Luiz Felipe Pondé. Infelizmente sua contribuição intelectual para o debate é pÃfia, logo sobre um assunto tão central para o nosso tempo como é o avanço da extrema direita. Merecemos conteúdo melhor.
A dificuldade nesse ponto de aceitação está claramente manifesta na percepção de achar que pensar diferente é um pensamento em si.
Concordo com muita coisa Pondé. Mas, é indisfarçável seu ódio pela esquerda, sobretudo o PT. Um rancor visÃvel que embaça a visão.
Lindo é ser admirador dessa quadilha.
Brilhante pondé. Essa é a turminha q chama tarcisio e zema de exd
Essa gente não chama TarcÃsio e Zema de jeito nenhum, isola. Se pudesse os mandava para casa, onde causariam menos dano à demicracia
Pondé é uma cópia piorada do Olavo de Carvalho. Trata leitores como seus alunos . Os editoriais da Folha coincidem com suas ideias. Pondé existe por que o PT existe.
Pondé desconstrói a direita, dividindo-a entre extrema e centro, enquanto coloca toda a esquerda num mesmo pote, conseguindo, assim, apenas mostrar o que não queria e critica: a sua intenção politiqueiro.
Não sei sei se pertenço a alguma elite, intelectual ou não. Só sei que o Brasil escapou por pouco de uma serÃssima ameaça dos fascistas da extrema direita bolsonarista e o cronista parece estar babando de raiva ...
O Nietzsche da Avon é uma piada pronta. Miséria pouca é bobagem...
Claudio Carvalho: perfeito!
Nietzsche da Avon ? Kkkkk . Sensacional .
Darci Ribeiro, o magnÃfico, dizia que nossa elite funcionaria como um filho bastardo do europeu, se julgando superior a "ralé" daqui mas depreciado por seu pai europeu que o trata como um pobre bastardo coitadinho.
Por aqui estamos nessa só há 500 anos, uma nação de adolescentes de um modo geral bem mal formados. Nossa esquerda é como tocar um violino, pega o poder com a mão esquerda e toca com a direita e tem claro as suas aberrações, muitas. Mas pq a nossa "direita" insiste em ser tão vul gar?
Sugerir que detestar a extrema direita corresponde a detestar o povo comum é sugerir que o povo comum é direitista por padrão, o que consegue ofender absolutamente todos os envolvidos. Pondé não merece este espaço no jornal, por inanição argumentativa.
Existe um tema e uma tentativa de argumentação, mas a espuma que sai da boca impede acompanhar. Será raiva?
Prezada, também não podemos descartar como uma das consequências do uso abusivo de psicotrópicos nos fim-de-semana.
Por que o colunista compara muito "extrema" direita com esquerda? Não seria mais correta a comparação entre extremos? Provavelmente ele quer atacar o PT, que obviamente não é extremista.
Luizinho, o doutri nador! Então quer dizer que "Bibi" Netanyahu, ou seu partido, Likud, não são neste tempo presente uma das faces da extre ma direi ta? M* fé é a tua em desejar que teus asseclas acreditem na tua “filosofia” sio nista. Mais um pouquinho e vais defender o fechamento do STF porque é todo de esquer da. O tratamento para controlar o ó di o à esquer da não foi iniciado ainda, né Luizinho? Creio que Olavo de Carvalho esteja orgulhoso de ti.
De trinta artigos essa semana vinte e oito foram contra o PT. E o sujeito vem me falar de inteligentinhos. É pacabá
Quando Lula se posicionou contra o genocÃdio em Gaza, era certo que o volume na imprensa contra ele ia aumentar, ao menos fica claro quem é jornalista e quem é jagunço. Interessante foi o consul de Is ra el sair com o monstro das joias e dos 700 mil da covid, não se envergonham mais de mostrar claramente quem são seus soldados aliados na desumanidade.
Sábado, não entendi um seu comentário e o chamei de f@sc csta. O erro foi meu e, como o ofendi neste espaço, uso o mesmo espaço para me desculpar.
Será?? Faça o teste: comece a falar mal do Pzt aqui nesse jornal e veremos quantas vezes vc será censurado. É ainda dizem q estamos em uma democracia
Pondé argh se vacinou ?
Perfeito!
O articulista tem nojo do povo comum?
Muito bom texto Pondé. Parabéns !
Por sorte a maioria da comunidade tem vergonha de Pondé defender a eliminação de 8 mil crianças, mil mutiladas.
Entendi então por que o escriba usa óculos. Só tenho a parabenizar a sinceridade em se colocar fora da elite do “entender” e “pensar”.
Com “extrema direita” no tÃtulo, o silêncio do texto, quanto a ela e seu lÃder atual no Brasil, é tão coerente quanto essas duas vÃrgulas depois do “mas”.
Pseudointelectuais sem serventia para o paÃs.
Odeio ter de admitir: mas Pondé está coberto de razão. No fundo esse pessoal que se diz intelectualizado de esquerda odeia os pobres que não consegue controlar.
Coberto de razão em defender Bibi, a eliminação da vida de 8 mil crianças, mil mutiladas, não imaginava que seu ódio ao PT justificasse, caso sejas uma pessoa real, é não um avotar da conib.
Pondé, vc é melhor na retórica. Escreves mal, meu caro. SofrÃvel.
Creio que não Pondé, esses movimentos massificantes de direita que vem ocorrendo no mundo com base em mÃdias sociais idiotizantes são de fato extremistas e não de centro direita. No caso de ex. rael que mencinastes, vemos que ele tentou solapar uma ruptura no supremo de lá. Movimentos contra instituições democráticas são vistos nos EUA, no Brasil e em vários lugares, mas que os PseudoIntelectuais são preconceituosos em razão de quem não segues suas cartilhas decorebas, isso lá eles são.
Quanto recalque Sr. Pondé, sempre a mesma ladainha contra a 'elite intelectual'. Que bagunça textual, parece que o desejo era escrever o último parágrafo e para justifica-lo coloca-se quaisquer palavras antes. Que argumento torto, pare de ver esquerda em toda parte, esquerda de verdade eh anti-capitalista e não pode ser vista quase em lugar algum. Torne-se elite de pensamento você mesmo, para isso precisa começar melhorando o discurso, torne-se a referência largando essas lamúrias.
Nada é mais bolsonarista do que um grotesco se opor a razão e ao estado, só assim o neoliberalismo, com a redução do bem estar social em prol do 1 porcento, pode ser imposto.
O texto do meio foi para moderação.
Também não podemos nos esquecer que muitos/as integrantes dessa elite intelectual brasileira estão lá no álbum. Agora, tem um afastamento do povo que chega a ser criminoso. E falo, principalmente, das instituições públicas. Bem, espero que possamos relativizar tudo isso nos tempo e espaço.
Outro aspecto desse horror é que, no Brasil, a classe média, nos seus vários nÃveis, parece já ter nascido assim. O INAMPS pode nos refrescar a memória. Costumava sugerir aos meus estudantes que, no almoço de famÃlia, pedissem para ver o álbum de fotos. E, quanto à elite intelectual (quatrocentona?), acho que a gravação do metrô pode contribuir: cuidado com o vão entre a plataforma e o trem....
Será? Aliás, o poder judiciário, em geral, está mais para extrema direita que para a esquerda; com certeza está à direita. Quanto ao nojo do povo, diria que estamos diante de uma questão cultural muito brasileira: temos horror de ser quem somos. Tentamos o tempo todo nos afastar dessa condição. Isso se confirma na cultura do rir do outro - tudo é vexatório -, bem como no endeusamento daquilo que vem do império....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Elite intelectual é míope com extrema direita porque tem nojo do povo comum Voltar
Comente este texto