Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alaor Magno

    Anwar Al Sadat morreu em um atentado pela Jihad Islâmica Egípcia, quando aos demais políticos continuaram em suas vidinhas inúteis. Os intelectuais apenas classificam as diferenças entre a esquerda vagulina e a direita religiosa reacionária.

    Responda
  2. Vanessa Magalhães

    Como se a arrogância não estivesse também presente no discurso dos defensores da extrema direita, os quais, pelo menos em determinadas regiões do país, gostam inclusive bem menos do povo que "cheira a ônibus ", como você disse. Afinal, se as pessoas não têm carro, para eles, é porque não trabalharam o suficiente, né? Rs.

    Responda
  3. Devanir A Merengué

    A extrema direita ressentida continua esperneando.

    Responda
  4. Alexandre Assis

    Pondé, preciso ser sincero: não entendi muito bem. Faz algumas afirmações sem explorar mais o assunto, sem explicação. Você tinha limite de palavras, é isso?

    Responda
  5. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Mais um artigo idiota do autor. Não fala coisa com coisa e apenas demonstra seu pensamento "tucano" "sei que a extrema direita é horrorosa, mas, Lula é do mesmo nível e temos que malha-lo sempre" sem considerar outros fatores, como se fosse o dono da verdade. Até o título do artigo é tendencioso.

    Responda
  6. Alexandre Cunha

    O povo quer paz, saúde, segurança, infraestrutura, alimentos,moradia, tranquilidade, serviços decentes, não existe no povo ultra direita ou esquerda, a mídia que inventou estes termos. Trabalhamos, produzimos, para ler bobagens.

    Responda
  7. Dirceu Luiz Gonzaga

    Caramba Luizinho, que texto "mais" impreciso é esse? Extrema direita X esquerda? O certo seria extrema direita X extrema esquerda. Outra, o PT é gangue? Acho que toda elite rica é uma gangue e o é pq sempre fará qq coisa para assim permanecer. Esse texto está enviesado demais, parece coisa de gente inteligentinha.

    Responda
  8. Felipe Araújo Braga

    Claro Pondé, o problema é que nas suas críticas à esquerda (Alexandre de Moraes sempre foi tucano) você acredita que o povo pobre, a maior parte do Brasil, que anda de busão e come marmita, necessariamente apoia milícias, tráfico, pastores corruptos, negação da vacina e políticos como Bolsonaro que têm mais de cem mansões e nunca trabalharam na vida. Garanto nunca pisou em uma periferia. Você diria que a culpa do Nazismo é da esquerda, que não entendeu que o povo alemão apoiava o Holocausto.

    Responda
  9. Odalci José Pustai

    É quase tão bom quanto o Olavo de Carvalho, a diferença é que ele fala menos pa la vrão. O objetivo é o mesmo, a estetização da política para abrir espaço para a não política. É nesse vão que se engendram os bol sona rismos".

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    A generalização das coisas no estilo Zé Ramalho, onde todos fazem parte dessa massa é uma falácia, pois muitos pobres preferem a extrema direita e muitos ricos e cultos a extrema esquerda, de acordo com as conveniências deles, nunca por paixão a primeira vista

    Responda
  11. Hercilio Silva

    O colunista discute o termo, não é o termo, são propostas de ditaduras de cunho fascista, que no Bradil durante a pandemia defendeu medidas que a aproximam do nazismo. O colunista fala em gente horrorosa em quem votam, e defende a tal gente horrorosa toda semana. Não é só pobre que vota neles, ao contrário, sua base principal são os mais ricos, os pobres mesmo nos salvaram deles em 2022.

    Responda
  12. Antonio Rubio

    Exato. Tudo que Marx e Engels criticavam na burguesia inglesa encontramos na esquerda "descolada" brasileira

    Responda
  13. Odalci José Pustai

    É quase tão bom quanto o Olavo de Carvalho, a diferença é que ele fala menos palavrão. O objetivo é o mesmo, a estetização da política para abrir espaço para a não-política. É nesse vão que se engendram "os bolsonarismos".

    Responda
  14. Fatima Marinho

    Tomou muito chá de cogumelo Ponde. Delírio puro, texto sem pé nem cabeça, falta estrutura, não tem um pensamento lógico, delira sobre situações imaginadas. Se vc quer conhecer o povo e desenvolver empatia venha amassar barro na periferia . Veras que na vida real todos buscam o bem comum. Fica o convite:

    Responda
  15. Luiz Gerosa

    Os extremos são minorias mas são os que mais ganham atenção da mídia

    Responda
  16. Erica Luciana de Souza Silva

    Qdo ele diz q os pobres são os de extrema direita, fico lembrando da PRF tentando impedir os pobres do nordeste de irem votar na esquerda.

    Responda
  17. Erica Luciana de Souza Silva

    Deixa eu ver se entendi: Pondé afirma q a inteligência brasileira não gosta da extrema direita pq na verdade não gosta de pob#re? Então, para ele, os pobr#es são de extrema direita. Gostaria de saber de quais pobres ele se refere pq grande parte dos q eu conheço, meu trabalho é desenvolvido com pobres, não é isso q vejo. Qto a BN de Israel, os comentários de extremismo se referem a ele e não ao partido.

    Responda
  18. adenor Dias

    Não acho que o povo comum causa nojo na elite! A elite para ser elite, precisa da existência do povo comum, para se manter como elite! Se a elite tivesse nojo do pobre, ela própria limparia sua privada. Direita e esquerda, é só um jogo político para servir uns poucos e enganar o resto...

    Responda
  19. MARISE ANGELICA MOREIRA ELERATI

    No Brasil a extrema esquerda é insignificante, comparar os extremos onde só há um parece-me não ter "lógica" (tão cara para a filosofia).

    Responda
  20. DANIEL PESTANA MOTA

    Raso, raso,, determinista, um péssimo artigo.

    Responda
  21. roberta melissa oliveira sales

    Pondé acertou na mosca. Haja vista a reação dos comentários.

    Responda
  22. MARCELINO CAVALCANTE PEQUENO

    Um artigo com tantas imprecisões por parte de quem é, no mínimo, bem informado, só pode ser provocação proposital. Um só dado: Bolsonaro, portanto a extrema-direita, venceu as eleições nas classes A, B e C. Lula venceu na D e E, de quem ganha até 2 SMs. Ou seja, a "elite" brasileira vota na extrema-direita, e o povo nos salva de tal tragédia.

    Responda
    1. Ivandete gomes oliveira

      Muito crente pobre votou no Bolsonaro. Porque será?

    2. adenor Dias

      Discordo! Aonde eu moro não existe classe A,B.C, Só D e E, e na fila da minha sessão eleitoral, tinha 3 bolsonarista para cada 1 lulista. Há no Brasil uma legião de Maria vai com as outras!

  23. Roberto Pimenta

    Pondé e seus artiguinhos pra atiçar a direita (já que ele não gosta que digam extrema direita). A culpa é sempre da tal elite intelectual.

    Responda
  24. WILLIAM EUSTAQUIO DA SILVA

    É um comentarista relevante para os leitores deste jornal?

    Responda
  25. Geraldo Lourenço Brita

    Depois que este jornal desprezou colunistas que davam verdadeiro testemunho da verdade, Cristina Serra, Jânio de Freitas, por exemplo, muito a contragosto inicio a leitura desse (des)Ponde(rado), mas...! Não aguento...! Abandono a custosa leitura e vou ler o Estadão, que ganho mais...!

    Responda
  26. Denizard Silveira

    O nojo de povo comum é fato. Canta-se Madureira, no samba de Arlindo Cruz e Sombrinha, com ufanismo, mas experimente, na rodinha da zona sul, dos inteligentinhos de esquerda, dizer que mora na mesma Madureira. O orgulho e o ufanismo desaparece e ficará apenas o olhar de superioridade do povo do bem.

    Responda
  27. Renata Moro

    To lembrando da Marilena Chauí berrando que odiava a classe média.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      E curioso: a história vem dando razão a ela - a classe média é fascista! Haja vista a transformação do estado de São Paulo no bozoquistão (ou bolsoquistão), um estado de domínio dos (neo)fascistas. Grande e arguta Marilena!

  28. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Lamentável

    Responda
  29. Eliaquim Almeida

    Olha, francamente seus artigos só pioram! Você realmente fez filosofia? Seus textos parecem uma bagunça de escritos misturados, não fala "lé com cré". Não disse nada, misturou um monte de coisas de forma aleatória.

    Responda
  30. Paulo Jr

    Não conheço o trabalho do autor (sou um leitor recente desse jornal) então não tenho uma ideia de como ele é de fato, porém, muita gente que defende um ou outro lado da polarização insana em que vivemos, o faz por interesse próprio. Dito isso, acredito que a miopia dos intelectuais analisando o comportamento de quem teve pouca chance de estudar é quase voluntária e a nós, cidadãos que precisam trabalhar, sobra lamentar que as discussões não digam o que importa: Não se pode confiar em políticos.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu confio mais no político, do que na sociedade! O político sabe o que quer, a sociedade não! Ah: eu não sou político, faço parte da sociedade que eu não entendo.

    2. Gilberto Rosa

      A Folha é de um bilionário banqueiro parasita de juros, se não estiveres bem consciente disto, logo logo vai pensar como bilionário quer, o que é bom pra ele e ruim, advinha pra quem? Como colunista de política e economia trapablha pro bilionário da folha, dois terços do congresso, podre trabalha pra interesses bilionários, com regência do Lira, um terço vota por ti, estes os bilionários atacam nos jornais.

  31. Bruno Sebastião Neto

    A perda da hegemonia racial é um dos alimentos da extrema direita !

    Responda
  32. Gilberto Rosa

    Acho que a cada artigo que o Pondé escreve, a Folha pede 50 por cento a mais a conib para manter o jagunço do si on ismo, já é humilhação demais manter no quadro de colunistas, basta ver os comentários.

    Responda
  33. André Neres Ferreira

    Pondé é um ressentido, pelo menos, é o que ele passa com suas ideias mirabolantes e teses absurdas, quase que de senso comum. Esperava mais dele, argumentos críticos coerentes, não vomitorios de ressentimentos ideológicos....

    Responda
  34. José Cardoso

    Olhando o mapa eleitoral carioca, os votos tanto do Lula como do Freixo foram mais concentrados na faixa do Leblon à Tijuca. Já o Jair e o Castro tiveram grande maioria na zona oeste (Guaratiba, Campo Grande, Santa Cruz e Sepetiba), onde reside o grosso da classe trabalhadora. Uma hipótese para isso é que com o fim da crença revolucionária, resta aos pobres a empolgação do misticismo. Como poderia dizer o Chico Buarque, sem uma ilusão qualquer não se aguenta esse rojão.

    Responda
    1. José Cardoso

      Gilberto, o voto é secreto. Não há evidências de capangas espiando votos em urnas eletrônicas.

    2. Gilberto Rosa

      Cardoso, já ouviu falar do poder da milícia, tráfico e jogo do bicho? Dos vereadores do quadro destes grupos presos. Dá um buscada na Internet que tu acha.

  35. Artur Carmel

    Pondere, Pondé...Dar sequência a um massacre quase centenário ao povo Palestino, querer dissolver parlamento e etc., é coisa,sim, de extrema-direita...É...Como Bolsonário foi absolvido de ter contribuído com a morte de mais de 600 mil pessoas, também não o faz de extrema -direita....ou faz ?

    Responda
  36. Gilberto Rosa

    Enquanto Pondé escrevia artigos como "Acha que é Einstein, mas não come ninguém" eu achava que era apenas um desqualificado com mentalidade e linguajar de Bolsonarista. Quando começou a defender eliminação de 8 mil crianças pal lesti nas, mil mutiladas, eu percebi qual era o real motivo dele estar na folha. O jogo é muito sujo, precisa de pessoas como Pondé, sem vergonha de se expor quando chamadas, como mostra o serado The Lobby no youtube.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Perfeito!

  37. Werley Silva Abreu

    Será que o autor desse texto não teve notícias do nosso último governo, quando jornalistas eram escorraçados do cercadinho do Alvorada? Ou será que é masoquista e tem saudades desse tempo? Eis uma questão filosófica bem profunda!

    Responda
  38. Matheus Lourenço

    Pondé envelhecendo como leite no sol, não?

    Responda
  39. Joaquim Rocha

    Pondé acaba de se auto declarar o maior id iot a do jornalismo brasileiro. Se fosse ele procuraria outra prifissao mais compativel com sua personalidade, como quem sabe, fofoqueiro influencer, se é que seria capaz.

    Responda
  40. Aderval Rossetto

    Fas cis ta.

    Responda
  41. Aderval Rossetto

    Fas cis ta.

    Responda
  42. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    Brilhante, lúcido, corajoso!!!!

    Responda
    1. Ademar Adams

      Ou não leu o texto ou jamais leu um livro decente.

    2. Gilberto Rosa

      Tua tia manda um beijo, ainda não li, mas é ótimo, tá ok!

  43. Manoel Cardoso

    Texto puro eufemismo.

    Responda
  44. Henrique Monteiro

    Projeto de pensador fraquinho que escreve um monte de bobaginhas para posar de inteligentinho. Tentei ler o artigo mas… tenho mais o que fazer.

    Responda
  45. Enir Antonio Carradore

    Míope! Nojo! Povo comum! Um título desses é suficiente para não esperar nada. Não vou ler o pretenso texto.

    Responda
  46. Renato Lineu de Albuquerque Mello

    Acho o Pondé um gênio! Escreve um monte de bobagem e ainda consegue quem pague por isso.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Um gênio, raríssimas pessoas suportam tamanho desapego a auto estima em público por dinheiro.

  47. Sebastião Carvalho

    Que absurdo Ponde'. Bebeu ? Estás doente ?

    Responda
  48. josé queiroz

    Artigo, MEDÍOCRE.

    Responda
  49. josé queiroz

    Artigo, MEDÍOCRE.

    Responda
  50. Marcos Valério Rocha

    Eu quando vi a chamada do artigo, cheguei até a ter esperança. Realmente acho que a esquerda não entende o pensamento de direita e o porquê de sua grande penetração popular na atualidade. Mas ao ver o comentário benevolente com Bibi, político acusado de crimes graves de corrupção e o quanto massacrou o PT desisti. Não vi coerência nenhuma. Desisto. Não vou ler mais nada.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como artigo de eterna despedida, leia o artigo dele Pensa que é Einstein e não come ninguém, acho perdeste este artigo, do contrário não estarias aqui.