Cotidiano > Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Machado Kleis

    Vocês acham pouco 5%?

    Responda
  2. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    Rio sempre primeiro! Essa tal de saidinha só vem beneficiar os criminosos. Lamentável.

    Responda
  3. PAULO CURY

    Para quem teve um familiar assassinado por um deste liberto já é suficiente para invalidar o programa

    Responda
  4. Joaquim Rosa

    O Rio sempre na vanguarda do que não presta..

    Responda
  5. Marcos Serra

    Manchete distorcida, típica de que preza por acobertar e defender a bandidagem. Primeiro, essa regalia é surreal, não existindo em qualquer país sério onde criminosos devem ser tratados pelo que são. Depois, uma morte apenas já seria o suficiente para eliminar essa aberração de saidinha, ou já saberiam, de antemão, quem iria cometer novos crimes? Brasil, estufa da impunidade.

    Responda
  6. Jose Roberto

    O título da materia parece querer convencer o leitor que a saidinha não tem nada demais. 2700 criminosos soltos a mais, qual o problema. Que falta de humanidade a nossa! É progressismo na veia.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    São exatamente esses 5% que metem medo.

    Responda
  8. Vladimir Delgado

    Hoje, se o indivíduo está preso é porque cometeu crime com tempo de pena maior, pois há diversos benefícios que evitam o cumprimento de pena em regime fechado ou semiaberto para crimes com penas menores. Hoje, prender é a exceção e não o contrário. Se está preso, é porque seu grau de periculosidade, em regra, é maior. Por isso, a saidinha beneficia diretamente criminosos mais perigosos. A saidinha deveria, portanto, ser endurecida ou extinta.

    Responda
  9. Rodrigo à vora

    Sinceramente, sou de esquerda, defendo garantias e leis de proteção social, prezo pelo desenvolvimento do país, pela valorização do trabalho e não concordo com tantos benefícios na execução penal. Lula e Bolsonaro, dentre outros, nunca cumprem suas promessas de endurecer contra criminosos. Sursis, redução de pena, progressão de regime, visita íntima e saídas temporárias deveriam ser banidos de nosso sistema penal.

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Regina, a competência é do CN, mas o governo, por meio da Presidência e de seus parlamentares aliados pode encaminhar essas pautas. Jorge, não podemos esperar ações contra as finanças de criminosos para corrigir as distorções da execução penal, que são para ontem. Carlos Fernando, você deve ser da chamada esquerda festiva, que muito prejudica o campo progressista. Desde quando esquerdista de verdade contemporiza com bandidos? Teu pensamento é um desserviço e reforça o ranço direitista.

    2. Regina Tavares

      Mas essas são atribuições do CN, que deve legislar bem e não o faz, Rodrigo, não dependem de nenhum PR.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Enquanto o combate não for pautado com inteligência, atacar as finanças e a chegada de armas e drogas para o crime organizado, será enxugar gelo!! Endurecer a pena tem eficácia questionável!! O limite da pena pelo código penal, aumentou de 30 para 40 anos! Mudou alguma coisa?? Infelizmente o midiatico tem efeitos mais a curto prazo, mas com resultados a longo prazo pífio!! Que os governos invistam mais na inteligência e menos na pirotecnia!!

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Vc não é de esquerda.

  10. Florentino Fernandes Junior

    O titulo deveria ser q dois mil e oitocentos nao voltaram. Um escandalo. Em bh mataram um pm

    Responda
    1. Romero Lima

      Corrompem até a língua, transformando um DEL ito em simples e simploria -saidinha- de Natal. Como se fosse um -vou até ali-.

  11. jose M Salvador

    Os beneficiados com a saidinha, antes da saída já recebem uma missão da chefia do crime organizado. Se não cumprirem é seu fim.

    Responda
  12. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não sabem sequer qual é o espírito no natal, mas saem, e muitos não voltam e muitos preaticam crimes e não são pegos, esse é o Brasil.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Menos de 5%.

  13. Marcos Longaresi Carvalhães

    A maioria do cidadão brasileiro é a favor da saidinha, desde que, quem saiu não cometa nenhum crime de quem é a favor. É a hipocrisia pura, a sociedade está relativizando tudo de ruim que acontece, e pondo à culpa nas condições sociais em que o indivíduo é submetido, se for assim vai ter muito marginal pois às condições sociais são ruins para a maioria do povo, vai ter mais bandido do que gente honesta.

    Responda
    1. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

      Aonde você viu que a .maioria é a favor desse tipo de coisa? Aqui tinha que ter pena de morte.

  14. Regina da Silva Mariano

    Achei uma gracinha o 01 falando contra a saidinha. Vamos ver quando papai ou até mesmo ele estiverem lá (o que eu desejo e espero) se continuará firme no seu propósito! Hehe

    Responda
  15. Josue Oliveira

    Não é porque voltaram 95% que estes não tenham praticado crimes. Os outros 5% nem se fala, já assumiram os "cargos" nas facções. O ideal seria ter esses benefícios quando faltasse 10% para sair.

    Responda
  16. Alexandre Pereira

    A questão que permanece é por que chefes de facções têm direito à saidinha. Ingenuidade da justiça? Duvido. Essas e muitas outras mazelas cheiram muito mal. Sigam o arrego.

    Responda
  17. Regina da Silva Mariano

    As saidinhas são importantes para os presos que estão dentro dos quesitos necessários. Só acho que não deve favorecer criminosos reincidentes.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      E colocar tornozeleiras. Assim, se não retornarem conseguem localizá-los

  18. Paloma Fonseca

    A consideração do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública me pareceu a mais razoável, pois o regime de pena privativa de liberdade já prevê uma progressão de pena, de regime fechado ao semiaberto, a depender do comportamento do condenado e do crime que cometeu: alguns já estão no semiaberto com monitoramento eletrônico. Se os secretários de segurança são desfavoráveis à saidinha, que deve criar transtornos os mais variados, então estou com eles.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      O conservador é um progressista mais lento! Ninguém quer ser alvo da criminalidade, fato! O problema é saber se o estado vai optar pela vingança ou ressocializacao? Do jeito que está é que não chegaremos a lugar algum!! Alguma mudança tem que ser feita, urgentemente!! Porque nao focar em combater o poderio econômico e a chegada de armas e drogas, para essas organizações criminosas?? Mais inteligência e menos pirotecnia!! O Equador é um sinal de alerta!!

    2. Paloma Fonseca

      Como é cansativo ver aplicarem o binômio esquerda x direita no âmbito da criminalidade. Que cansaço que dá isso: se você é favorável ao desencarceramento, você é de esquerda; se vc é pelo endurecimento das penas, vc é de direita. Nunca há um caminho do meio para essa concepção dualista do mundo. Não importam os estudos e pesquisas, a visão dos secretários de segurança pública e das vítimas dos crimes?

  19. Elcio Simielli

    Esses presos não usam tornozeleiras?

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Deveriam

  20. MARCIO SOARES

    O sistema carcerário brasileiro já reabilitou algum criminoso ou serve como escola para crimes piores?

    Responda
    1. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

      Acho impossível responde essa pergunta! Ali é uma escola pra criminalidade.

    2. Alexandre Pereira

      Tem mais praticantes de crimes hediondos em brasília do que nos presídios.

    3. Regina da Silva Mariano

      Ops ...Acredito piamente na reabilitação

    4. Regina da Silva Mariano

      Acredito piamente ba te habilitação do ser humano. Mas sabemos que os presídios estão apinhados e misturam réus primários com criminosos hediondos ou já organizados....aí fica difícil...

  21. ronaldo santos cardeal

    Um desses que não voltaram acabou numa abordagem policial em BH atirando e matando um jovem policial com menos de 30 anos de idade e que tinha uma filha com alguns meses de idade.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E quem responde por essa infelicidade? Quem vai explicar isso para a filha, para a esposa e demais? Irresponsabilidade institucionalizada. Bom mocismo às custas da segurança e das vidas de outrem.

    2. Regina da Silva Mariano

      Pois então.....reincidente!

  22. Deborah Teixeira

    Texto ficou ainda superficial. Gostaria q a folha fizesse uma discussão mais aprofundada sobre isso, inclusive entrevistando psicólogos forenses. Ademais, vê-se q o problema não é da saidinha em si, mas a quem é dado esse benefício. Por exemplo: o q leva um juiz a liberar pra saidinha um criminoso preso por estupro ou tráfico de drogas? Ou ligado ao crime organizado? Parece q o princípio da individualização da pena é deixado de lado qd a pena entra na faze da execução.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Parabéns pelo comentário inteligente!! Pena que aqui seja exceção!!

  23. Jorge Rodrigues

    Os 5% que não voltaram para a cadeia causaram enormes prejuízos para a sociedade. Praticaram até assassinatos. Por isso as "saídinhas" da cadeia têm que acabar. O único lugar recomendado para os criminosos é a cadeia. A assertiva é válida também para os corruptos poderosos (que estão todos soltos e ocupam até a presidência da república).

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Chamar alguém de corrupto sem provas é calúnia, é crime.

  24. PAULA FARIA

    O Hell de Janeiro nunca surpreende.

    Responda
  25. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Os dos Rio de Janeiro que não retornaram ficaram nos templos Gospel.

    Responda
  26. daniel Rodrigues Santos

    Tem um caso que apenas 1 que não voltou matou 3 pessoas

    Responda
  27. MARCUS VINICIUS CAETANO LEITE

    Lugar de ba.ndi.do é na cadeia! A família do political de MG assassinado por uma ban.dido beneficiado pela “saidinha” que o diga!

    Responda
  28. roberta melissa oliveira sales

    Essa saidinha é a coisa mais abominável desse já abominável sistema penal brasileiro.

    Responda
  29. Fernando Alves

    Ou seja, 2.850 bandidos, que podem roubar ou matar ou estuprar. Se um único crime, especialmente os de homicídio e estupro, ocorresse por causa da saidinha, já era motivo para nunca mais existir esse benefício.

    Responda
  30. Valdir Costa

    Tem de haver critério, soltar estelionatário, ladrão com uma condenação, preso por agressão não é a mesma coisa que soltar traficante e homicida. Aliás nós EUA ou seriam executados ou pegariam perpétua. Aqui o Supremo solta traficante.

    Responda
  31. JORGE CESAR BRUNO

    E um assunto delicado e não deve ser decidido com o fígado!! E óbvio, que a pericilosidade, reincidência e a pena a ser cumprida, assim como o comportamento, deveriam embasar o julgamento!! Enfim...

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Enfim, um comentário correto!

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Sr Alexandre, num debate democrático, opiniões divergentes são respeitadas, não tenho a solução dos problemas, más com certeza, não creio que vc também as tenha!! Só penso que se deve decidir com sabedoria e inteligência!! Repito, e um assunto delicado, demagogia e bravatas a parte, não carece de palhaçadas midiaticas! As penas impostas pelo código penal visam a ressocializaçao e não vingança! Certo ou errado, a sociedade cabe decidir!!

    3. Alexandre Pereira

      Explique sua filosofia de botequim para os que morreram. No Brasil não se decide com o fígado, mas com a conveniência e, em alguns casos, com a conivência.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Sr Fernando Alves, quando se analisa assuntos desse tipo, observa-se o que o legislador procurou, com tal posicionamento! O Estado não é vingativo, é por isso, busca a ressocializacao, certo ou errado, não está em questão!! Agora é bem vinda a mudança de critérios, para aqueles que não atendam aos requisitos mínimos, e grau de periculosidade, não sejam contemplados!! Demagogia e jogar pra torcida, não e papel do legislador!! Mais razão e menos emoção!!

    5. Fernando Alves

      A saidinha em si já foi um benefício decidido com o fígado.

  32. gustavo alves de oliveira

    Lógica da direita radical: a maioria deve paga pela minoria.

    Responda
  33. Paulo R B Junior

    Será que alguém tem a ilusão de que 4,8% é pouco? São 2.741 detentos que, se estavam presos (e ainda por cima não voltaram da "saidinha"), obviamente não são cidadãos exemplares. Portanto, são certamente 2.741 criminosos ativos à solta. Multipliquem 2.741 pelo número de chances que eles terão de cometer um crime até serem capturados. A quantas "saidinhas" os trabalhadores brasileiros, mães e pais de família, têm direito? Quantas refeições o Estado paga para alimentar o trabalhador?

    Responda
  34. Fernando Gabriel

    Em uma visita a uma prisao na Dinamarca, fiquei espantado com o conforto de cada preso em sua cela individual. Mas o objetivo era tirar-lhe a liberdade! Não havia como se comunicar com pessoas de fora sem ser por cartas analisadas pela prisão. E não tinha saidinha. Os presos investiam tudo que podiam para sair logo. Apesar do conforto, ninguém queria perder a liberdade!

    Responda
  35. mauricio silva

    Tragico é flavio bolsonaro, com vários crimes nas costas, estar solto é se indignando com os presos que saem dos presidios! Revoltante!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O PT que o diga, né?

  36. Luiz Augusto Lopes Espíndola

    O problema é que os 5% dos presos que não retornam são exatamente os mais perigosos para a sociedade.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O cano do revólver serve, Maria?

    2. Fernando Alves

      Maria, basta ver o medo da população no período da saidinha. Você não ficou sabendo dos homicídios? Aliás, você concorda com a saidinha?

    3. Maria Irene de Freitas

      Tem alguma pesquisa ou estatística para validar tal afirmativa?

  37. Valdir Pretti

    5% é muito preso solto p fazerem tristezas

    Responda
  38. Lígia Iague

    1 morreu em acidente com moto roubada!

    Responda
  39. MARCO ANTONIO POLISELI

    A impressão que fica pela manchete, é que apenas 3.000 ban d i dos estão à solta né

    Responda
  40. Maria Irene de Freitas

    Se menos de cinco porcento não voltam, isso mostra que a lei cumpre seu papel, pois prova que mais de 90porcento voltam cumprindo sua parte na legislação que permite suas saídas. As leis são feitas para contemplar a maioria e não serve de base para excluí-las se a minoria não as cumpre.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Coloque o teco para descansar que o tico deu tela azul, camarada. De que mundinho burguês você saiu?

    2. PAULA FARIA

      Então para vc a vida subtraída por um desses presos da minoria não vale nada. Péssimo saber.

    3. roberta melissa oliveira sales

      Um desses cinco matou um rapaz com uma paulada em Camboriú. Outro assassinou uma senhora aqui em Sp em uma tentativa de assalto. Quando o assunto é criminalidade não tem maioria. Podia ser eu ou você a vítima. Você teria coragem de dizer o que você disse acima para a mãe dessa rapaz morto em Camboriú?

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Só 3.000 indivíduos de alta periculosidade soltos por aí. Nada demais.

  41. LUCIANO LAZARO

    "Estado onde mais detentos deixaram de voltar ao Sistema foi o Rio de Janeiro". Isso explica porque o Messias Genocida está solto até hoje.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sério, camarada? Indigência intelectual não é argumento.

  42. Alex Sgobin

    A ignorância, o analfabetismo funcional e a mente "conservadora" (frágil, para dizer o mínimo) não compreendem que a lenda de que esses presos sairão alucinados pelas ruas, assaltando o mundo, é estatisticamente ridícula. Querem é matá-los! Sugeririam a pena capital também para os t3rr0r1st4$ do 8 de janeiro, ou sua indignação só vale para pretos e brancos pobres? Hipócritas, néscios, restolho da nação que é a classe média branca brasileira!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Estatística vale para quem não morreu, camarada. Para esses, seu raciocínio burguês militante deve ser admirável.

  43. juvaldo dionisio

    O que estão fazendo esses legisladores pra revogar esse benefício? É fato que isso não dá certo.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Não dá certo???? Não foi isso que li na reportagem.

  44. Luis Nunez

    Um absurdo, ao invés de eliminar a gente prende e solta. Não tem como dar certo!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Eliminar? E quem seria? Quem não tem grana para ir ao STF? Quem não tem cacife político? Pobres, você quer dizer? Esses, camarada, já têm pena de morte ou sofrimento infinito, incluindo prisão sem julgamento (bem verdade é moda desde Cabral). Para os gostosões, de perdão à mordomias, pode escolher.

    2. Luis Nunez

      Eu não sou bolsonarista!

    3. Luis Nunez

      Eliminar o benefício.....

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tive a mesma impressão D Irene. Mas são assim . Machões na internet. Gatinhos na hora do vamos ver. Tinha um assim q perdeu a moto a pistola e a cue ca

    5. Maria Irene de Freitas

      Senhor, fiquei aqui com uma dúvida "eliminar" quem ou o quê? Dá a impressão que seriam os presos...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.