Mercado > Riqueza dos cinco maiores bilionários dobra em três anos, diz relatório Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Além de todas as implicações sociais, severÃssimas, algo que tem sido negligenciado nos debates é o custo ambiental de um milionário desses. As aplicações de recursos do grupo de 125 bilionários emitem, em conjunto, 393 milhões de toneladas de CO2 e todos os anos, o mesmo que a França, por exemplo, paÃs com 67 milhões de habitantes. É um escândalo em todas as dimensões.
Sem entrar no mérito de polÃtica econômica. é dinheiro demais na mão de muitos poucos e pra que?
Isso é absolutamente insustentável para a humanidade! Só não vê quem não quer...
O capitalismo é a forma mais eficiente de produzir riqueza só que não apresenta nenhum mecanismo de distribuÃ-la. Se governos não fazem nada, como no caso americano, a desigualdade só aumenta. No caso dás social-democracias, como na Escandinávia, a desigualdade tende a ser menor. Só podemos resolver isso taxando os mais ricos nos paÃses onde é possÃvel, para q haja cada vez menos locais onde eles possam esconder seu patrimônio.
Já passou da hora do povo organizar uma expropriação "pacÃfica" da fortuna desse pessoal.
Esse é o maior dos medos que faz nada mudar: medo do embate, do conflito, da luta, da guerra. Não haverá mudança estrutural da economia sem conflito. Ou os bilionários abrirão mão de suas riquezas de maneira pacÃfica? Obvio que não. Até porque eles detém o poder, as armas, são os donos da bola, do jogo, das regras...
“Existe um conflito fundamental entre o muito que se pede e espera do poder público e o desejo de não pagar impostos; particularmente das classes de altas rendas”.(Celso Furtado)
Pra ver como o neoliberalismo é bom, para o 1 porcento, com a redução dos impostos para os mais ricos, das privatizações do estado aos mais ricos. Já pros 99 porcento tem os economistas pregando em seus jornais a austeridade e menos bem comum do estado, afinal os bilionários precisam bater recordes.
Mundo todo é neoliberal, né?
Aà o pobretão alienado vai vir dizer que é justo. Foi mérito. Kkk
A desigualdade é tão brutal, a concentração da riqueza tão absurda, que seria lógico dizer, quanta pobreza!
A concentração de riqueza em nÃvel inédito pode ser um risco real. Sou totalmente a favor da livre iniciativa, mas acredito que mecanismos de controle para casos extremos devem ocupar as atividades acadêmicas e as administrações públicas no planeta.
Livre iniciativa "one way". Tente exportar 1 litro de suco de laranja para USA. Pagará 110% de taxas para proteger os produtores da California. Tente exportar aço ou alumÃnio para USA. Livre iniciativa e livre comércio é estória para boi dormir. O sistema capitalista é baseado em centro e periferia. O centro (incluindo pessoas fÃsicas) se enriquece ao custo de mais e mais periferia (pobres). E isso sem tendência ao equilÃbrio. E é esse o sistema que devemos louvar, outros são o eixo do mal.
A solução existe e é bem simples, imposto maior quanto maior os ganhos. Como ocorreu após a segunda Guerra, para o bem da humanidade e foi revertido pelos neoliberais, com a entrega do estado e redução de impostos dos ricos, desde Reagan e Tatcher, destruindo o bem estar social e concentrando o capital de forma absurda.
de primeiro momento, taxação sobre riqueza. Governo, em teoria, deveria ser imparcial na aplicação de investimentos e distribuição de renda. Se confiança no Estado é baixa, imagino que uma saÃda seja criação de institutos / projetos sociais.
Todos pensam igual a você, Paulo, até os próprios trilionarios...! O problema consiste em operacionalizar a repartição dessa riqueza...!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Riqueza dos cinco maiores bilionários dobra em três anos, diz relatório Voltar
Comente este texto