João Pereira Coutinho > Genocídios em nome de um dogma não são a praia dos defensores da humanidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ah cara, chamar de dogma alegando que 'as projeções mais apocalÃpticas se baseiam em modelos que estão longe de fechar o debate' é um tanto estranho. As projeções variam e as consequências também, mas que está esquentando, que somos nós, que terá impactos e consequencias não se nega, independente da probabilidade das projeções mais apocalÃpticas. Tirando isso, a pergunta porque não conseguimos sair coletivamente da inércia eh A pergunta.
O mundo vem acabando há algum tempo, começando pelas comunidades tradicionais. Estas já estão gritando desesperadas há tempos, lutando e morrendo na mão de jagunços, posseiros e indústrias extrativistas. Não as ouvimos porque achamos que tal coisa não se encaixa no nosso ideal de tecnocracia. No mais, uma sociedade movida à fé em história da carochinha (BÃblia, Alcorão e derivados) prefere se apegar ao intangÃvel do que tentar salvar um mundo que consideram entregue à perdição.
Estamos numa sinuca de bico. Se reduzissemos a população mundial pela metade terÃamos uma esperança de reversão no futuro próximo A vida moderna exige muito consumo energético Todos somos responsáveis Malucos e ideias malucas popular Cada um acha que achou a fórmula Somos ignorantes apesar de tudo
Os lêmingues, roedores do Ãrtico, se reproduzem escandalosamente, em seguida, segundo a lenda, após louca corrida se lançam em suicÃdio coletivo ao mar. JPC pode fazer melhor. Os lêmingues são uma metáfora para o Capitalismo e Consumismo desvairado. No ÃnÃcio do Capitalismo o sonho humano era o pão. Hoje é o Iphone 5. Enquanto a esmagadora maioria ainda nem páo tem. Os grandes centros acumulam mega populações e mega problemas, embora, em geral, morar de forma dispersa não seja problema. Lêmingue
Talvez o ideal seja recomendar um cientista. As dúvidas pairam, ao q parece, só na mente desinformada. Mas mesmo assim a cerveja é necessária.
Você tem alguma certeza nesta vida? Pois a ciência não as têm. A própria ciência é formada de verdades provisórias. Não existe verdade absoluta fora da metafÃsica e a Ciência comprova isso a cada postulado que se sobrepõe ao anterior. Até a matéria comum (bariônica), que é objeto de reflexão da filosofia, representa apenas 5% do total de massa do Universo. Não há como firmar grandes verdades sobre um estudo de apenas 5% do "totum" de material.
Em paÃses democráticos e esclarecidos como os escandinavos, uma decisão serena e muito mais eficiente que explodir oleodutos é parar a extração de petróleo. Se os noruegueses decidem não fazer isso é por que não estão nem aà para o aquecimento global. Aliás, os paÃses do hemisfério norte se beneficiarão da abertura da passagem do noroeste pelo Canadá, mais econômico para o comércio com China e Japão que rumar ao sul até o Panamá, para depois rumar ao norte de novo.
Brilhante esse negacionista católico e ultra conservador!
genocidio é o que acontece na faixa de gaza. a necessidade de controle ambiental passou a ser uma prioridade. Estão aà as consequencias de um clima mais instável com variabilidade altissimas e sobre tudo a perda de água doce e destruição de florestas, corais e matas que produzem oxigenio. Porque? para fazer dinheiro. e que mais? fazer mais dinheiro. Botem fosfato no pastel de belem deste portuga para ver se o cerébro volta.
Negacionismo claro: as previsões catastróficas se baseiam em modelos sem fundamento. Ainda duvida? E não somos todos nós que destruÃmos o planeta; são os que ganham muito com a poluição e tem certeza de que estarão em um foguete indo para outro planeta quando o planeta estiver em chamas ou explodindo. Ainda há esperança, se contivermos os que ganham com o fim do planeta. Texto ruim demais, satisfação de um alienado que se acha intelectual por ser alienado.
Separe o "joio do trigo": terroristas são terroristas. Ambientalistas tem foco na natureza, assim como médicos na saúde, artistas nas artes. Ambientalistas estudam e agem. Centistas fazem cálculos, análises e seguem parâmetros não dogmas. Há consenso entre 90% dos cientistas sobre as causas da origem da crise climática. Os 10% estão direta ou indiretamente envolvidos com a indústria dos fósseis. Sua opinião recrudesce o negacionismo e empurra aqueles que não leem para o comodismo!
Estou para dizer que ficaria impressionado se o Coutinho, nem que fosse só em intenções, demonstrasse qualquer empatia por alguém que sofre, sofreu ou sofrerá algo que não o afeta. Usa uma declaração de um cara qualquer como subterfúgio para justificar sua posição pessoal ridÃcula. Não entendo porque a FSP consegue dar voz somente para os mais tacanhos da direita.
É patético ler um texto de quem não enxerga os efeitos das mudanças climáticas.
Quem hoje rebenta oleodutos amanhã rebenta pessoas. Que dizer de quem bombardeia hospitais? Boa cerveja.
Negacionismo cientÃfico disfarçado em humor negro, que artigo nada a ver! Onde a FSP arranja tanta gente ruim de serviço? O cara nem consegue lidar com metáforas e se põe a escrever para um grande jornal...
Muito bom! apenas troque no texto as expressões: "gasoduto" por "nord stream". "Aquecimento global" por luta contra os "autoritarismos orientais" e por fim, "terrorismo ambiental"por "Otan". Está feita a mágica!
O planeta não invadiu ninguém. A similitude não funciona!
O ambientalismo é apenas mais uma religião secular. Ser humano matou Deus e desde então coloca coisa pior no lugar, a vasta maioria não consegue viver sem
Deus não pode ser morto porque nunca esteve vivo. É apenas uma lenda...
"Sapo na panela quente não luta nem agoniza"- só toma sua gelada...Jesus da goiabeira, como diz um colega por aqui!
Na provável impossibilidade de contrapor fatos e dados à denúncia do desastre climático, o autor se apega à denúncia de extremismos que são o que são, meros desvios que não desviam o problema central. E ainda tenta brincar de pondé, copo de cerveja à mão. Esperava mais, dele e do artigo.
Radicais só como presidente.
A humanidade sempre foi pródiga em marchas para a insensatez. E na questão do clima não é diferente. Em nossa arrogância em não respeitarmos nada vamos a passos largos, alegremente, com cerveja na mão, rumo ao abismo. O planeta não precisa de salvação pois tem muito tempo de existência pela frente de um jeito ou de outro. Respeite a natureza mas não espere que ela te respeite de volta.
Começa e acaba mal o texto do rapaz. Chama a ciência por trás da crise ambiental de dogma, engata um negacionismo à moda trump e bolsonaro, se enreda em uma argumentação logicamente frágil para defender a passividade e, no final, deixa só a recomendação de que, diante do mercado e dos negócios (os reais terroristas, só que educados e de terno), só resta tomar uma cerveja. Penso que, esgotados os argumentos e as conversas civilizadas, só resta o radicalismo. E depois uma cerveja, claro!
Quem profetiza horrores ali adiante não são padrecos ou pastores estupidos, são cientistas sérios. Já está acontecendo, se a cerveja não te impediu de ver. E a Natureza não está nem aà para humanos como tu ou civilizações insustentáveis como a tua, vão pagar a conta, querendo, sabendo, gostando ou não
Gildasio, as usinas nucleares são as que menos poluem e que mais geram energia por kilo de combustÃvel e por área ocupada. Quanto ao resÃduo radioativo, existem maneiras de estocá-los com segurança.
Mais eh um absurdo trocar os combustÃveis fósseis por nucleares que vai ficar milhares de anos para serem desativados. Esse lobby contra o petróleo não fala do enorme quantidade de água usada para produzir as baterias, que vai gerar uma enorme poluição quando forem descartadas.
O establishment tem medo de falar há verdade, pode prejudicar(Classe politica)essa procrastinação vai nós levar ao caos ambiental ,e aà pode ser tarde de mais !
Há excessos no assunto. Viver o momento é mais importante.
O exemplo que destes foi péssimo e é o que mais confunde o povo. O que polui não são os carros é a Rede Elétrica. A grande parte da Rede Elétrica do Mundo depende dos fósseis. Quando acendemos uma lampada, carregamos um celular ou um carro estamos queimando fósseis. A Rede dos EUA, china Europa por exemplo depende de mais de75%de fósseis para atendê-la. Fora algumas indústrias ou frota que consomem diretamente ou no gás de cozinha.
Ao invés de explodir coisas, façam como eu e minha esposa, não tenham filhos. Daqui a cem anos, todos os problemas da Terra estarão resolvidos e sem derramamento de sangue.
Concordo com articulista, agregarÃa que tengo pavor dos salvadores da humanidade, todos totalitarios capaces das peores barbaridades.
O teor do artigo me remete a Paulo Freire, tido como um educador bonzinho, o qual sentenciou: "A revolução é biófila, é criadora de vida, ainda que, para criá-la, seja obrigada a deter vidas que proÃbem a vida." Excerto de "Pedagogia do Oprimido", Paulo Freire, pág. 233. "Mutatis mutandis", é o mesmo discurso desses ambientalistas radicais. Jogo de palavras lindo demais.
JPC pede mais uma cerveja e saboreio o mundo enquanto existe mundo. Pondé sempre desqualifica a luta de Greta T. Ambos são passivistas, inativistas, deixa-a-destruição-levar tudo e todos?
A solução é voltarmos à vida frugal e de subsistência da idade média, desacelerando o crescimento econômico até uma estagnação segura, oferecendo o sacrifÃcio dos prazeres da modernidade em prol da salvação da vida no planeta até que nova matriz energética possa ser implantada que propicie um crescimento seguro.
Muito bom, como sempre
Isso, saboreie a tua cerveja enquanto o mundo naufraga.
Lembra a orquestra e o Titanic afundando. Vamos nessa, já que não tem jeito de reverter a situação, com Trump, Bolsofrênico, Putin, e outros estão se lixando para o planeta Terra.
Será que para esses aà a Palestina não serve de exemplo?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Genocídios em nome de um dogma não são a praia dos defensores da humanidade Voltar
Comente este texto