Joel Pinheiro da Fonseca > Não, as enchentes do Rio não são fruto de racismo ambiental Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
joel, como um cara das humanas é tão desumano e escreve um trem desses? "hoje a academia —especialmente de humanas— é que precisa provar sua relevância?" devemos fechar essas irrelevâncias? ai tu nem teria existido se tivesse acontecido isso, e muita gente quer mesmo que isso aconteça. apesar que lá nas humanas existe racismo intelectual ou não?
Realmente, ou academia será heróica, patriótica, dotada de grande capacidade de envolvimento emocional ou não será nada! "Ocorre que o fato de milhares de acadêmicos usarem um termo não significa que ele tenha algo a agregar numa discussão do mundo real. A academia não é um oráculo que baixa suas verdades para nós. Pelo contrário: hoje a academia —especialmente de humanas— é que precisa provar sua relevância."
Não concorda com o termo e quer se apegar a etimologia? ok. Eu mesmo não o utilizaria; você fala o óbvio, pessoas pobres são as que mais sofrem com esses desastres ambientais. Mas você vai além, ataca as ciências humanas; e é muito por isso que o mundo hoje tem Bozos e apoiadores cegos, e jornalistas como você, que não refletem e debatem sobre o ethos; do que adianta engenheiros e cientistas, em uma sociedade rasa, sem discussão de relações humanas livres para nos levar para o abismo coletivo?
Fatima marinho obrigado pela dica,li seu artigo. La vc mostra q morreram mais negros. Onde esta o racismo?
Ainda temos o Estado.
esse texto é fruto de burrice ou falta de caráter?
Eu adoraria uma aula de “cultira” professor Roberto Freire.
Seu comentário é fruto de falta de cultira ou de educação?
Acho que o autor precisa de estudar o conceito de correlações estatÃsticas.
É fruto da incompetência dos oportunistas polÃticos. Tem um que está no poder há quase dezesseis anos e o que fez para amenizar o Racismo denominado áreas de riscos? Ãreas dominadas pelas organizações criminosas? Dezesseis anos de poder e o que fez? Nada! E o fanático invés de cobrar do oportunista, cobra do jornalista! Nada tão igual a um fanático pelo boiadeiro anterior quanto o atual!
Paulo: oportunistas polÃticos englobam a União, lula-hoje, estados e municÃpios: todos, sem exceção. Citei lula, porque esteve, e está, no Poder há mais de dezesseis anos e o que fez? Nada! Não enalteço polÃtico, porque ao digitar meu voto, não deletei meu senso crÃtico e a inteligência.
Por que você não citou em sua critica a prefeitura e o governador do Rio?
O Jornalista defensor dos brancos.
Pela reação do pessoal comentando, o Joel foi certeiro. Infelizmente a galera progressista pode ser tão estridente e ignara quanto a direita mais rude. Ao menos o objetivo da ministra, que era lacrar no X, foi bem sucedido.
Não sei como é a frase. Os pobres não dormem por causa da miséria. Os ricos não dormem com medo de quando a miséria tomar coragem e invadir geral. Mais ou menos assim
Que frase de mrd
A incompetência campeia e impera nos gestores brasileiros, e não importa o partido. Se todos tivessem destinado o devido valor à Educação, é certo que não resolveria problemas como o das enchentes, mas ajudaria imensamente no sentido de reduzir o seu tamanho.
Estamos na época de “Oh, que Bobagem” onde Natalias confrontam Freud, Joéis confrontam Milton Santos e onde vergonha não se passa só no débito e no crédito mas acho que já tá pra passar no pix tb!
Podia vir morar em Belford Roxo. Mas ele não sabe nem aonde fica Itaquera
O autor faz o seguinte questionamento: "o que se ganha com esse recorte racial?" Na sequência ele responde: "Pois ele não é inócuo". Ele não é inócuo, pois tem o potencial de aprimorar polÃticas ambientais e sociais por meio de uma percepção mais acurada do mundo real. Sugiro ao autor do texto sair de seu escritório, abandonar seu celular e ver com os próprios olhos como é o mundo real.
recortar as falas sem tentar interpretar me parece meio amador. vamos lá: a enchente é racista. dentro de um contexto com começo, meio e fim, a primeira afirmação implica que o ouvinte já tenha ouvido falar que a miséria afeta desigualmente os grupos étnicos, que as condições da miséria torna a tragédia nas costas dos miseráveis mais pesada, e que, por fim, a enchente afeta mais aqueles grupos mais presentes entre os miseráveis. adivinha quem...
Racismo ambiental e climático são coisas criadas no ambiente acadêmico, onde 99% do que se cria nasce e morre lá, sem efeito nenhum pra sociedade. Basta ver as teses de doutorados, que a rigor atendem unicamente aos interesses do orientador. Daà expressões como: empoderamento, lugar de fala, agente de direito e mais um monte de blá blá blá que se encerram quando o aluno ou professor adentram o mercado profissional privado.
Texto tendencioso e raso, fico muito surpreso com a publicação de um texto com tão pouco a dizer em um jornal que quer se colocar como ainda relevante.
Se o jornal é irrelevante, imagine seu comentário...
É Racismo Racial, sim! E deveria ser crime!
Perfeito. Só falta estabelecer o autor do crime.
Racismo Ambiental*
Excelente texto! E até divertido, dado o ridÃculo dessas expressões cunhadas pela academia, que deve sim ser valorizada, mas - desculpem-me - fala muita bobagem!
O identitarismo é a esquerda sem luta de classes que a direita inventou e patrocina.
Esse artigo só contribuiu para uma única coisa. Mostrar o quando o preconceito e o racismo são fortes no nosso paÃs. É só ler os comentários dos bolsominios e verificar as palavras que usam para falar da ministra. É de uma ignôrancia tremenda, porém lamentávelmente já esperado. Me deu a sensação que a intenção do autor do texto não era exatamente criticar o racismo ambiental mas tão somente criticar as faculdades de humanas. Essa crÃtica ao saber e ao consenso é tÃpica de extremistas de direita.
Paulo : existem vidas inteligentes fora da dicotomia lula e bolsonaro. Votei para lula porque o bolsonaro foi terrivelmente horrÃvel mau presidente, se tivesse sido apenas mau presidente ,como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Votei em lula pelo meio ambiente .
Mario tem que cobrar do oportunista polÃtico. Quase dezesseis anos de poder e o que fez? Para amenizar as áreas de riscos?!?
Ivan e Neli
Sou de esquerda, sempre votei no PT e no PSOL, e acho que o articulista está corretÃssimo. Infelizmente, a racionalidade abandonou o discurso de esquerda há tempos. Preferem a superficialidade e frivolidade dos slogans. Quem não age assim é taxado de bolsomÃnio direitista. E ainda querem ser chamados de Cientistas Sociais. Patético.
Parei no parágrafo que diz que as ciências humanas precisam provar a sua relevância. O negacionismo e a burrice não é exclusividade dos gabinetes do ódio da vida. Pelo contrário, adentrou os jornais mais relevantes do paÃs. Não basta o Demétrio Magnoli na Globonews?
Os dois jornalistas citados são formados em cursos de humanas. Um em filosofia e o outro em geografia. Os dois pela USP. Tem de sobra, portanto, o tal lugar de fala. Já você...realmente não sabemos.
E precisam mesmo!! Precisam, inclusive, deixar de usar o termo ciência. Na ciência, construÃda ao longo dos últimos 600, a demonstração da validade de uma hipótese por meio de argumentação sólida e experimentação é fundamental, caso contrário escorregamos para o campo da pura ideologia. Boa parte dos cientistas sociais detesta a matemática e os métodos quantitativos, além de acharem que a lógica formal é desprezÃvel e que a dialética é a única forma de explicar.os fenômenos sociais.
O autor do texto não tem menor ideia do que se está falando. Sugiro estudar minimamente um tema, antes de querer lacrar criticando.. ignorancia não é qualidade
Cara gente Branca falando sobre racismo. Tão comum.
Esse mês paguei R$ 39,90 (assinatura da Folha) para ler algo absolutamente ultrapassado sobre racismo: só o seria se raça for causa. Se 31% dos favelados, sendo brancos, sofreram igualmente com a questão ambiental, não se pode apontar a questão racial como causa [do evento climático] (exercÃcio lógico que invalidaria o exemplo do shopping mencionado como caso legÃtimo de racismo: se um branco pobre sofrer preconceito no shopping, não se pode atribuir a raça como causa no caso do negro?).
A princÃpio é interessante para a cognição acerca dos malefÃcios da pobreza tratarmos ela com a abjeção do crime de racismo. Humildemente penso que os crÃticos da fala da Ministra não aproveitaram a oportunidade de aprofundar a reflexão do problema tão persistente. As inundações, deslizamentos atentam preponderantemente contra os pobres, destroçando famÃlias com a perda da dignidade, saúde e muitas vez roubando-lhes literalmente a vida.
Extremamente estéril esse texto.
Novo episódio da série racista Não Somos Racistas.
Não acredito que pago a Folha pra ler um texto ruim como esse. O autor faz especulações desnecessárias, invalida um conceito importantÃssimo e sinceramente caçoa da intelectualidade dos leitores, tudo pra chamar atenção. Um lastima este jornal publicar isso.
"Boca fechada não entra mosquito." As enchentes são provocadas por falta de urbanismo, de desleixo das autoridades, viu e não tomou providência a tempo, deixou a cidade crescer sem um plano urbanÃstico. Agora é praticamente impossÃvel corrigir, só em longuÃssimo prazo, se tiver peito para fazer. Todo mundo só pensa no aqui agora. Impermeabiliza toda a área urbana, não respeita os fundos de vale e por aà vai... Depois culpa o destino, a etnia, pobreza... e Deus que não tem piedade.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Fala sério, a imbecilidade dessa deputada que afirmou essa asneira chegou nos limites da insanidade mental, daqui a pouco esses falsos negros como ela vão achar que Deus ou o Diabo são racistas e que a Natureza deveria deixar somente os negros na Terra, essa bobagem dela é muito pior, muito mesmo do que os que acham a Terra plana.
Berna béééé
Nem perco o meu tempo com Joelzinho.
Uma ministra que está vomitando mais bobagens que Lula e Dilma juntos.
Bozo é o campeão absoluto. Ninguém se compara.
colunista com falta de caráter e decência, nem é ignorância. Qual a dificuldade em entender que as catástrofes ambientais atingem sim de forma diferente brancos e negros? Joel deve ta tentando ser eleito pelo PL... só pode
ThaÃs, ela não atinge apenas negros, mas principalmente eles, uma vez que são a maioria dos moradores dessas regiões
poh, um colega de trabalho meu, homem branco, recém casado, que perdeu tudo que tinha nessa enchente, talvez discorde
O colunista contróis sua argumentação sobre um castelo de areia e por isso, ela se arruÃna à primeira marola elucidativa. A ministra não disse que o racismo ambiental é a causa das enchentes, mas sim comentou que acomapanhava os efeitos da chuva, considerando que "são fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático". Também é adverbio de inclusão e seu uso na frase qualifica o racismo ambiental como um fator de caráter acessório, não o único ou o principal.
Pelo visto o articulista não leu nenhum dos "milhares" de artigos produzidos na "academia", mesmo assim não deixou de desmerecê-los. Mais: diz que a academia, principalmente nas áreas humanas e sociais, se afastou do real e precisa provar que o diz é verdade. O estranho, ou não, é que o autor do texto se apresenta neste jornal com um "tÃtulo acadêmico", que possivelmente é da área de humanas, então deve saber do que fala.
O “racismo estrutural” já é algo questionável, imagina “racismo ambiental”. Menos de 1% dos brancos são ricos e os outros 99% que não são sofrem os mesmos problemas frutos da desigualdade social.
A matemática te trai. Noventa e nove vÃrgula nove porcento dos ricos são brancos.
O nome disso é "capitalismo periférico". Alguém ouviu dizer se a casa do governador, ou do prefeito, ou do deputado, ou do banqueiro foi invadida pela água? A pobreza é necessária para que o capitalismo permaneça forte.
"Racismo ambiental", "a matemática é racista" e o termo cientÃfico "buraco negro é racista" são apenas algumas das assertivas proferidas pelos hilários identitários que nos fazem rir um pouco.
a gente só ri até começar a ficar com ranço dessa galera
Comentário racista
Perfeito. A ministra irrelevante já está "despontando para o anonimato", pra pegar carona na coluna vizinha.
Essa ministra e assessora gastaram dinheiro público e avião da Fab para ir a eventos. Só fala bobagens. Tipo de funcionário sem utilidade. Jeito petista de governar
Existe uma disputa entre os "não pobre" e os "não preto" a respeito de quem é mais prejudicado, se é o pobre ou se é o preto. Enquanto isso, o pobre ou o preto continuam prejudicados.
E ainda querem que essa criatura concorra a prefeitura do Rio... A única razão pra ela ser ministra é ser irmã da vereadora assassinada. Que aliás, até hoje, o governo PT não disse quem foi o mandante, seguindo os passos do governo passado...
Fátima, essa criatura torrou dinheiro público e avião da fab para uso próprio. Eduardo Paes vai perder a eleição por causa da Dilma Franco
Criatura NÂO, mais respeito. Criatura é vc e sua ignaorãncia sobre o conceito de racismo ambiental.
O pior que a solução nem tão cedo virá. Saneamento básico, hoje entregue a iniciativa privada, com certeza não sairá do papel. Aqui no Rio a Rio Ãguas ( empresa privada) ostenta nos seus veÃculos, 10 anos de atuação na Zona Oeste e nem um cano foi posto sob a terra, cobram e cobram bem. Um consultório veterinário paga quase oitocentos de conta d´agua e nem o esgoto é recolhido , tratamento nem pensar. E lá se vão dez anos de abarrotar os bolsos e bancar campanhas eleitorais..
Eu acho que essa ministra não será demitida porque isso seria 'racismo ministerial'.
É até irônico ler esse texto e reparar nas fotos das vÃtimas das enchentes usadas para ilustrar a reportagem, retratando vÃtimas pretas e pardas... é fato bem conhecido que a pobreza, no Brasil, atinge a população preta e parda de forma desproporcional, fruto de 300 anos de escravidão, abolida sem nenhum tipo de plano para devolver a dignidade a essa população. O autor deve desconhecer o que é racismo estrutural e deve se sentir ofendido quando lê "racismo", talvez a carapuça esteja servindo...
A esquerda lacração não pode ficar sem lacrar, sempre procurando um problema pra batizar e problematizar, enquanto isso como bem disse, saneamento e obras de drenagem ficam em segundo plano.. a direita og ra adora essa problematização...
Como é bom ter como único mérito para ser comentarista e colunista em veÃculos de comunicação o fato de ser filho de intelectual conhecido. Mais uma pérola do nosso nepobaby esse texto!
Exato. Esse garoto vive e sobrevive sob a sombra do nome paterno. Coitado!
Não precisa abrir nada. É só, em vez de ofender os outros, ficar quieto.
Obrigado por me lembrar que estou num acalorado debate intelectual, Leandro, e não numa caixa de comentários que sequer será lida pelo autor do texto! Da próxima vez com certeza vou abrir meu manual de lógica para comentar um texto tão raso quanto esse do Joel.
falácia ad hominem
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Não, as enchentes do Rio não são fruto de racismo ambiental Voltar
Comente este texto