Opinião > O encolhimento da diplomacia brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Josue Oliveira

    Fazer vista grosza? Ou deixar que chegue ao ponto do que Alemmania fez com !udeos em 40?

    Responda
  2. Josue Oliveira

    Tem que apoiar mesmo, é krlmlnaI, é Iadarão de tehras, paratica aphartreid, são haxassins.

    Responda
  3. DANIEL ROUSSO

    Ótimo artigo, considerando a limitação de espaço.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Péssimo artigo, considerando a limitação de espaço.

    2. Galdino Formiga

      Péssimo artigo, considerando a limitar de espaço.

    3. Joao Cellos

      E em que ele é ótimo? Pra você qualquer texto serve, desde que coloque Is rael como mocinho e os pal estinos como ban didos, não é mesmo?

  4. Hugo Gaspar Santos

    O Hamas é um grupo terrorista que cometeu atos terroristas contra civis inocentes. Ponto. Israel tem o direito supremo de autodefensa. Ponto. Esse direito de autodefensa não inclui o direito de cometer genocídio contra civis inocentes. Ponto. O Hamas é um grupo terrorista (insisto) que não representa o povo Palestino. Ponto. A única possibilidade de Paz passa pelo diálogo, sem nenhum extremismo, de nenhuma das partes.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Faltou o ponto final.

  5. Ricardo Ferreira

    De novo, mais um artigo pró-Israel. Pergunto, quantos artigos tivemos pró palestinos, inclusive narrando os massacres diários? Os ataques as escolas, infra-estrutura básica e até hospitais? Quantos textos tivemos aqui narrando os horrores que a população civil, e em especial as crianças? Pelo amor, Israel e um Estado criminoso, e infelizmente apoiado pelo xerife do planeta que endossa os maiores absurdos. Vocês perderam meu apoio faz tempo.

    Responda
  6. Luciano Mina

    A Folha de SP censurou o uso da palavra g3n0c1d10 nos comentários dos leitores....seria cômico se não fosse ridículo.........

    Responda
  7. SERGIO DIAS CANELLA

    Não sei se vai colar a acusação de genocídio junto aos juízes de Haia. Mas que Crimes de Guerra vem sendo cometidos pelas Forças de Defesa de Israel não há dúvida. Lembro também que a acusação da Ãfrica do Sul comeca criticando duramente o ato do Hamas, além de se basear muito nas declarações de membros do governo Netanyahu sugerindo ações tais como demolição das casas de Gaza, a expulsão de seus habitantes para outro países, etc.

    Responda
  8. Luciano Mina

    A verdade é dura, Israel comete limpeza étnica na Palestina.....o resto é propaganda sionista pra enganar incautos...

    Responda
  9. Marcos Araujo

    Mas então a diplomacia brasileira deve se submeter aos interesses do genocida israelense? Falta autoridade moral ao articulista, representante no Brasil de um grupo que apoia o massacre aos palestinos, para vir ditar regras como devemos proceder

    Responda
  10. José Cardoso

    É lamentável ver o Brasil escorregando na direção do antissemitismo. Mas nem tão surpreendente, pois ele é o socialismo dos imbecis, na expressão de Bebel, e essa é a cara de nosso atual governo.

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    Quer dizer q não há geno-cidio? 20mil palestinos mortos por aqueles q dizem estar se defendendo do H, q nome chamar? Aproxidamamente 2mil crianças, mais de cem jornalistas e quase 200 membros da ONU, que palavra usar? O pior cego é o que não quer ver. O pior surdo é o que tapa os ouvidos ou usa dissonância cognitiva.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Procure se informar sobre o que significa a palavra genocídio.

  12. Jacques Toron

    Texto esclarecedor do que é geno cídio e como foi mal aplicado na tese da Ãfrica do Sul. Impressionante saber o quanto a Ãfrica do Sul apoia ditadores e grupos terro ristas.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. João Paulo Zizas

    É mesmo lamentável o respaldo do atual governo federal pátrio à torpe acusação de genocídio feita pela Ãfrica do Sul contra Israel na Corte de Haia. É sabido que o Hamas é o vero causador dos flagelos das pessoas de Gaza, pois as usa como escudos humanos. A facção foi quem iniciou os presentes conflitos ao agredir o Estado judeu. Quanto a Lula, nenhuma surpresa. O mandatário e sua trupe estão apenas realizando uma clara meta deles: fazer o Brasil apoiar terroristas e ditadores estimados pelo PT.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Imagine que os líderes do PCC se escondessem em seu condomínio, e por conta disso a FAB e o Exercito bombardeariam seu condomínio com vc e sua família dentro. Isso seria legítimo?

    2. Luciano Mina

      ....quem desrespeita sistematicamente as resoluções da ONU e transformou a Faixa de Gaza em campo de concentração foi Israel, não adianta mentir , aliás quem apoiou o ultimo governo não tem moral nenhuma pra falar de democracia....

    3. Marcos Araujo

      Verdade. Desde 1948 o Hamas tira terra dos palestinos para criar assentamentos de ju deus.

  14. Vanderlei Nogueira

    Após a queda do muro de Berlim e URSS, segunda guerra, o país adota um novo mundo bipolar, judeu X muçulmanos, veja os hospitais utilizados pelos políticos

    Responda
  15. Luís Cardoso

    Dois advogados representantes do estado colonialista e genocida de Israel são chamados a opinar. E a opinião dos palestinos qdo será ouvida com o tradicional 'outro lado' do manual de redação da Folha?

    Responda
  16. Gregorio Amarante

    A esquerda brasileira é conservada em formol e ainda vivem os tempos de guerra fria, visão totalmente desconectada do mundo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      é aquilo, nem todo esquerdista entra na sua esquerda brasileira. Que há genocídio há. Que há uma política de Estado de ex rael de tomar palmo a palmo o território pa- lestino sempre aumentando um cadim quando há ataques terroristas há. Eles vão se utilizando dos extremistas a fim de justificar sua sórdida política expanSionista. agora, se o Brasil deveria entrar em tal questão não sei. tudo branquinho da cultura greco romana, ou na ucranica. ninguém fala do genocídio do Sudão, maior do milenio.

  17. ALOISIO T MIRANDA

    Difícil numa hora em que o Brasil assume a presidência do G20, dizer que sua diplomacia encolheu. Talvez a não compreensão dos fatos ou a má fé explique o título deste "artigo ". Qto a Gaza, é evidente o genocídio, pelo governo de Israel , assim como é evidente que o Hamas é terrorista.

    Responda
  18. José Nascimento

    No artigo inteiro, os autores não falaram absolutamente nada sobre o conteúdo das acusações da Ãfrica do Sul. Eu queria ouvir os argumentos dos autores falando porque as acusações são hipócritas, mentirosas e ignóbeis

    Responda
    1. José Nascimento

      Pelo que eu entendi, eles falam mais do H+ e do governo sul africano. Quais as menções sobre conteúdo das acusações? E por que o uso de g**** é falso?

    2. José Nascimento

      certo, e como que a Ãfrica do Sul distorce? Eu digo, o que a Ãfrica do Sul diz que é uma distorção e porque seria uma distorção? Tem como responder tratando só das acusações da Ãfrica do Sul ou precisa falar do Ha+? Porque se o teor do que a Ãfrica do Sul diz é mentira, basta só falar porque é mentira, né?

    3. Jacques Toron

      O artigo fala claramente sobre a distorção da palavra genocídio usada pela Ãfrica do Sul

  19. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Que nome o autor daria.ao que.os israelenses estão fazendo? Vamos ser imparciais ou não?

    Responda
  20. Marcelo Magalhães

    O que se quer ler em um artigo duo nista é a desistência do colonialismo e o fim da guerra. Todo o resto, errado, ou certo não interessa. Os leitores conhecem história, geopolítica e não precisam que Isra elenses venham dar aulas de relações internacionais erradas, ou corretas. Precisamos ler que a guerra acabou.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Pois é, Toron, não fosse vc um Zion Ista poderia aprender um pouco. Nojo.

    2. Marcelo Magalhães

      Muito obrigado pela sua colocação Toron. O que causa espécie é a assistir um povo aplicar sobre outro o que sofreu na própria pele. Conhecimento não é demais, com certeza, mas também não é sabedoria.

    3. Jacques Toron

      Aprender, aumentar os conhecimentos nunca é demais

  21. Amarildo Caetano

    É genocidio sim

    Responda
    1. Jacques Toron

      Geno cídio é a intenção do Ha mas conforme seu estatuto de fundação em relação aos judeus.

  22. José Bernardo

    Gostaria de ler, nesta seção de "Tendências", o contraponto de vozes de ju deus que, com coragem, dignidade e altivez moral, denunciam o que ocorre em Gaza: que tal Gideon Levy, do Haaretz, ou Norman Finkelstein?

    Responda
    1. Jacques Toron

      Como qualquer povo existem ju deus com varias opiniões

    2. Jorge Ceretta

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  23. José Bernardo

    A discussão sobre termos (genocídio ou não) tenta esconder o que é impossível de esconder: retaliação indiscriminada contra milhões de civis com deslocamento forçado, sede e fome; matança e mutilação de milhares de crianças (terroristas do H?). Sem falar da reivindicação e apropriação indisfarçadas da exclusividade da condição de vítimas. Se pretende ser defesa do povo que sofreu o que sofreu na WWII, é vergonhoso e lamentável.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Is rael busca seus cidadãos raptados como tambem neutralizar as ameaças do Ha mas para que não se repita novamente, isso se chama Auto Defesa

  24. Peter Janos Wechsler

    Países genocidas acusando outro paiís de genocidio. Samba do criou lo doido.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Jacques. Não tenho certeza se você entendeu meu comentário.

    2. Jacques Toron

      O único que tem em seu estatuto a liquidação do povo ju deu é o Ha mas.

  25. Luis Carlos Rodrigues

    Visão deturpada do que ocorre em Gaza, é genocídio sim! Que nome se dá ao que Israel está fazendo que não genocídio?

    Responda
    1. Jacques Toron

      O nome é auto defesa para acabar com ameaças a sua destruição,. Is rael foi atacado e seus cidadãos sequestrados.

  26. Marina Ferreira Pacini

    Os autores só enrolaram e não explicaram o porque da acusação de genocídio ser infundada. Apenas ficaram atacando a integridade do governo sul-africano. Vergonhoso. Não adianta, os fatos são contundentes. Bombardear hospitais, mulheres e crianças e privar uma população inteira de recursos é impossível de defender.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas quem está sendo trucidado nessa guerra são mulheres e crianças pales tinas.

    2. Jacques Toron

      A consequência da guerra massacrante não é necessariamente geno cidio de um povo. Is rael está defendendo seu pais e sua população guerreando contra o Ha mas, não contra os pales tinos.

  27. Pedro Junior

    É interessante essa postura dos autores soa como se estivessem distantes da destruição massiva da faixa de Gaza. O estado de Israel falhou ao não assegurar proteção aos seus cidadãos e comete atrocidades ao provocar a morte de milhares de inocentes. A história dirá se é genocídio ou não atenham se aos fatos não menosprezam a realidade.

    Responda
    1. Jacques Toron

      O fato de Is rael falhar na proteção de sua população não justifica as atroci dades do Ha mas.

  28. Paulo Sales

    Cara! A diplomacia brasileira, salvo raríssimas exceções, sempre se portou de forma bastante comoda. Sempre ali no, deixa disso.. Não é por aí, tamo junto, tamo ai.. Peace and love, e coisa e tal ! Na hora que põe a cara na bagaça, ahh! Ai aparece tu e outro montão de gente fazendo o meio de campo azedo. Cheio de conjecturas românticas. Tenha dó !

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Tem razão Jaques. É o caso do artigo comentado.

    2. Jacques Toron

      As vezes o silêncio é sabedoria

  29. Galdino Formiga

    A opinião dos autores não é a opinião da maioria das pessoas.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      19 X 1

    2. Marcelo Brum

      Disse qual instituto de pesquisa, mesmo?

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.