Marcelo Viana > Cientistas descobrem uma valsa planetária Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    As 3 luas internas (das 4 maiores de Júpiter) também estão sincronizadas numa relação 4:2:1. Confesso que não entendo como surge esse tipo de estabilidade pelas leis da gravitação. Preciso estudar.

    Responda
  2. Hermes Yaly

    A sincronicidade é um dos fenômenos mais belos da natureza! Eu me lembro de uma matéria numa revista de divulgação científica que descrevia diversas ocorrências de sincronicidade na natureza, entre elas uma árvore em uma floresta tropical do Pacífico que ficava completamente carregada de vaga-lumes à noite. A princípio, todos piscavam sem ordem alguma, defasados entre si, mas com as horas iam sincronizando os lampejos e, ao fim da noite, todos piscavam no mesmo instante, a árvore inteira!

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Descartes tentou explicar as órbitas dos planetas em torno do Sol com sua teoria do vórtice. Era pura especulação não apoiada pelos fatos. Giovanni Borelli tentou explicar os satélites de Jupiter em torno do Sol. Foi Newton que provou que seu sistema concordava com a observação e que nenhum outro sistema era possível. Vemos a diferença entre a especulação matemática de Descartes e a matemática de Newton baseada na observação.De Tales a Kepler; filósofos procuraram o verdadeiro sistema planetário

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.