Mônica Bergamo > Ex-ministros e intelectuais defendem Lula por apoiar denúncia contra Israel por genocídio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Chega a ser constrangedor e digno de repúdio a essas pessoas que veem a matança ao vivo e cores pela televisão, jornais, e fingem se de cegos!! Milhares de mortos, túmulos vandalizados, hospitais atacados, e uma população privada de alimentos, remédios e água potável!! Até quando???
A oposição quer descredibilizar a prática ge no cida de Israel contra palestinos sob o argumento tosco de que não foi ela quem começou o conflito com o Hamas. O Hamas é ter rorista, sim, mas isso não significa que a população civil palestina também seja e tentar justificar a morte indiscriminada de civis inocentes indefesos e sem possibilidade de fuga é no mÃnimo safa deza, assim como também é safa deza tentar desacreditar o jornal por estar noticiando um fato relevante.
Bem colocado.
Nao tem fundamento criticar o governo Brasileiro,é intelectuais por apoiar a denúncia feita pela Ãfrica do Sul ao tribunal de Haia . O Estado de Israel esta sim cometendo genocidio e assassinando a população Palestina,principalmente crianças e mulheres e destruindo toda a infraestrutura,os fatos e as imagens falam por si só ,Não é uma condenação ao povo judeu e não é anti-semitismo e até porque palestinos são semitas também ; Não se pode aceitar é o que está acontecendo com os palestinos calado
Quem começou o genocÃdio antes de Israel atacar?
As agressões contra o povo palstino se iniciaram em 1947, antes mesmo da criação do estado de I. pela Onu, quando grupos arrmados , os Haganah, Stein, etc atacaram palstinos cristãos e muçulmanos nas cidades e povoados e culminaram com a Nakba, em 1948, quando cerca de 700 mil palstinos foram expuulsos de suas propriedades. Ver o filme Tantura para se informar a respeito.
Bom, então isso lhe dá o direito de matar mais de 22 mil palestinos?? Crianças e mulheres inocentes, entre eles!! Estranho essa lógica!!
Is ra el vem há anos colonizando a Cis jordânia que é governada pelo Fatah que defende dois Estados e é moderado. Vem há anos oprimindo a população pales tina e agora você vem com essa?
Certo Max, o lado certo é defender o genocÃdio, justificando com mentiras e falsidades e classificando todos que discordam de antissemitismo.
GenocÃdio? você não sabe do que está falando. Cuidado com informações de vÃtimas cuja única fonte é o Ramáz (sic).
Estão todos errados. Certo é o editor da Folha, que sabe mais que todo mundo.
Algum signatário desta tal Carta Aberta é uma pessoa do centro democrático ou da direita democrática ? pergunta retórica; claro que não, só da esquerda militante. Não precisa dizer mais nada.
Um dos distintos signatários dessa carta é o advogado norte-americano Kenneth Roth, filho de um refugiado judeu,diretor executivo director do Observatório de Direitos Humanos ( Human Rights Watch (HRW)) durante 27 anos e atual professor visitante da Universidade de Princeton.
Jorge, a esquerda tem realmente preocupação com os seres humanos, que o digam Mao Tsetung e Joseph Stalin, ou o humano e misericordioso Pol Pot do Camboja, ou ainda o sempre preocupado com os gays Che Guevara. Não cito também os direitistas preocupados com os seres humanos, que são muitos, mas não poderia deixar de citar a dupla Adolfo e Benito, e aqui em casa mesmo, o Getulio e o Emilio G.
A esquerda tem o compromisso com os direitos humanos e justiça social, e quando se solidarizou é apoiou o povo israelense contra ataques neonazistas e facistas, , nao tinha problema! Pra esquerda, o sangue de inocentes não tem distinção!!
Eu sempre tive posicionamento mais liberal e não sou de esquerda. Você acha que há algo de liberal e democrático em defender que Is ra el pode matar 20 mil civis, deixar 2 milhões de pessoas sem comida, hospitais sem energia, etc.?
É fato que não precisa dizer mais nada como você citou. A preocupação dessa tal 'direita democrática' que você cita é bem outra, assim como o conceito de democracia, de justiça social, etc. Gostaria de ler algum artigo escrito por algum intelectual dessa Direita democrática que fizesse uma análise coerente dessa guerra, levando em conta todo o histórico do conflito e também, nesse momento, os crimes de guerra (para citar o mÃnimo) cometidos pelo paÃs amigo dos eua.
Wilson, só para ilustrar, seguem alguns nomes de polÃticos brasileiros que eu considero da direita democrática: Gilberto Kassab , Rodrigo Pacheco, TarcÃsio de Freitas (que será reeleito se continuar governando SP dessa forma)
Wilson, recomendo a leitura de livros, se possÃvel livros sobre polÃtica, livros não mordem, você não fica doente por ler livros, mas é contagioso, quanto mais ler livros mais vai querer ler livros. Cuidado.
Direita democrática? É pra acabar.
Como observou tio Rei, essa atitude do Brasil vai impedir que ele seja um protagonista imparcial, ou seja, que ele possa vir a ser um mediador do conflito.
Inviabiliza. É o atual governo que destruiu décadas de imparcialidade da polÃtica externa brasileira.
Como sempre a militância de esquerda com a cegueira ideológica que a caracteriza defende o lado errado, o lado do Ramáz - sic -
Veja a turminha q assina essa carta, nao são intelectuais, é gado vermelho vagaba!
E você ofendendo o outro lado se mostra o quê? Qual sua opinião sobre o conflito?
Aspas Essas crÃticas ignoram que o Estado brasileiro tem se guiado, nas relações internacionais, pela primazia do respeito aos direitos humanos aspas. Não, não, o Estado brasileiro, leia-se, este governo, não faz isso não. Tem relações com paÃses que não respeitam aos direitos humanos, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, não tem essa primazia não. Total hipocrisia desta carta e deste governo.
Qualquer governante em sã consciência(Pessoas normais sem desvios psicológicos" Bolsonaro" )Tomaria uma atitude como o Lula ,ação mais que louvável !
Presidente Lula, sempre escolhendo o lado certo da história!
O Ramon disse tudo.
Apoiando os regimes de Cuba, Venezuela, Nicarágua, o Putin etc, demonstra ser um grande democrata!!!!
É um pedido de investigação. Não existem elementos suficientes q justificam a suspeita?
Há uma enxurrada de de elementos, são tantos que envergonham até os mais ferrenhos defensores de Israel, tantos que os defensores de Israel tão fazendo malabarismo absurdos para justificar, tantos que será difÃcil após o conflito, os Palestinos voltarem para Faixa de Gaza. O conflito só existe para expulsa os Palestinos e roubar as sua terras, como sempre.
Parabéns, presidente. Basta de genocÃdio e da hipocrisia dos apoiadores do massacre. Já passou da hora de cortar relações com este paÃs pária e colocar o embaixador golpista para correr daqui.
Nos anos 30, os artistas e intelectuais brasileiros pressionavam Getúlio Vargas para apoiar os alemães na segunda guerra. O ódio dessa gente contra ju deus e americanos sempre foi assim, doentio. Carmem Miranda fazia muito sucesso nos EUA, mas quando fazia shows no Brasil, era sempre agredida por essa turma. Lambe botas de americanos, diziam.
Renato dias, vc tem escrito tudo o q eu penso. So q com mais eficiencia e clareza
O problema de vocês dois é que pensam que pensam quando apenas possuem sangue frio e instintos irracionais.
Kkk intelectuais kkk Marilena kkk pelamordedeus!
Intelectuais são seres que não gostam de acordar cedo e são ruins de batente. Gostam de plenárias, mesas redondas, foruns, congressos e comissões. Vez oor outra assumem um cargo de direção em órgão público e,, quando saem ,não deixam saudades. Péssimos gestores, mas com muito argumento sobre aquilo que não entendem. Já nos anos 80 as grandes empresas os evitaram. Descobriram que não precisavam de oráculos, teóricos, mas sim de profissionais que fazem a diferença, entregam resultados.
Intelectuais são pessoas que estudaram e se destacaram naquilo que daz, por isso o destaque!! Não tenha inveja, apenas tente ser uma pessoa melhor!!
Um brinde à ignorância patrocinado pelo Renato
Ah...o gado e seus "racio sÃmios", não é mesmo?
Renato, concordo em linhas gerais com você, apenas faço um reparo: esses intelectuais são principalmente aqueles militantes de partidos de esquerda. Em tempo: você desagradou as mulheres que comentam o seu comentário.
Muitos que "entregam resultados" são "intelectuais". Mas aÃ, depende dos resultados que se espera. Alguns, pelo bem do ser humano, do meio ambiente, melhor "não entregar". Mais um adepto da não intelectualidade. Isso é muito perigoso. Ignorância mata, aqui e na região do planeta foco do genocÃdio e terrorismo. Mata e muito!
Intelectuais são mesmo terrÃveis. Bons mesmo são os desintelectuais, como você, ou seja, de pouco intelecto.
Você é tosco demais.
Visivelmente não tem menor ideia do que está falando, repetindo bobagens de que nunca pisou numa Universidade de qualidade
Como a cultura incomoda, hein?!
Perfeito, Renato.
O mundo todo está errado. Apenas, Brasil, Africa do Sul e os paises Arabes estão corretos. Nossos inyel3ctuais de esquerda são os mais inteligentes do mundo. Impressionante onque o anão diplomático Brasil consegue
Repetindo mais ou menos o que o Nicholas Klein disse em 1918: " Primeiro eles nos ignoram, depois eles riem de nós, depois nos atacam e no fim nós vencemos! "
Paulo, o mundo todo não está apoiando Is ra el. Quem apoia é os EUA e seus aliados na Europa Ocidental. O resto do mundo é bem mais pró- Pales tina.
Meninos na Papuda, meninas na Colmeia.
É mesmo! Bom era no tempo do Ernesto Araújo...éramos gigantes!
Não surpreende, pessoas criadas na ideologia mofada e obsoleta daquilo que o escritor Carloa Montaner chama de perfeitos idiotas latinoamericanos. Visão petrificada em algum momento entre os anos 1950 e 1970, marcada por antiamericanismo incondicional, admiração e apoio a ditaduras e regimes autoritários do "sul global" ,além de China e Rússia, e ódio a Israel. Fazendo sempre questão de pontificar aos judeus o que seria e especialmente o que não seria antissemitismo. Simplesmente abjeto.
Flávio , concordo totalmente com você.
Abjeto é defender o massacre em curso .estão visivelmente incomodados porque não podem se pôr no papel de vÃtima. Ao contrário, aos olhos do mundo são exatamente ge no ci da
B. Alt-man é ju-deu. Estranho considerar um ju-deu um anti-ssemmitta. Não sou ju-dia. Concordamos num ponto: somos anti-ssio-nisttas. Somos anti-fas-cistas. Será que todas as pessoas e organizações nacionais e internacionais estão erradas quando pedem o fim do sio-nismo isra-elen-se e o fim do geno-cÃdio pa-lesttino ?
Tem leitores perguntando o que é um intelectual. A princÃpio, aquele que analisa a questão sob os diversos aspectos, e emite um parecer, uma opinião. Diferente do especialista, que é aquele que não aceita a diversidade, como um tal de André, especialista em Oriente Médio, segundo a Globo e agora a Folha
Me desculpem os as nos, mas o Roncaglia é um
O Brasil está muito bem acompanhado : paÃses democráticos , defensores das mulheres e das minorias! Pauta que a esquerda defende!
Max: o povo da esquerda não gosta de Lá, porque os EUA apoiam, então, a esquerda, como parou na guerra fria, apoia quem é contra as minorias. Conheço Turquia,fui duas vezes, agora com o atual,quebra os princÃpios deixados pelo grande Ataturk, SÃria, Jordânia, Cisjordânia e lá. São paÃses lindos, só que a religião impera. E Lá os direitos são respeitados,tanto que no STF um cristão ,árabe, preside.E o Parlamento é múltiplo. O pessoal lê, mas, não assimila.
Neli, claro que o seu cometário contém ironia, mas muitos não entenderão porque são militantes cegos ideológicos.
Silvia: vi ao vivo. Conheço esses paÃses. Ortodoxo é minoria . Luiz aceita! Passei meu aniversário abril de dezessete no PaÃs , e afirmo o que vi e senti;Tel Aviv existem bares lgbtq!Convivem muçulmanos, ortodoxos , e outras religiões , inclusive a minha Santa Igreja Católica . Fui lá pela História e não por religião. E conheço outros paÃses do Oriente Médio e a diferença é abissal!. O PaÃs é a única democracia do Oriente Médio onde os Direitos das minorias são respeitados!
Em hebraico a palavra marido é "baal", que significa dono, patrão, proprietário e donos do mundo, segundo a Rabina Sandra Kochman. Os paÃses árabes não respeitam a vontade das mulheres, é verdade, tampouco a cultura judaica. Não é essa a premissa. O genocÃdio do povo palestino é o cerne da questão. O neo colonialismo nos envergonha a todos, especialmente, como mulheres, assistirmos ao massacre a que as crianças e as mulheres estão submetidas em Gaza. Direito de extermÃnio é indefensável!
Será que 1sr ael, aceita LGBT etc. ,o comando lá é no mesmo ton do ex daqui, apoiado pelos ultra ortodoxos. Só mui democráticos e respeitadores
Suponho que todos leram a ação da Ãfrica do Sul ou assistiram a audiência em 11/01. Quem estudou antes nomes como Norman Finkelstein, Illan Pappé, Gabor Maté, Miko Peled, Gharda Karmi e viu os stories do Motaz Azaiza, da Bisan, da Plestia, vibrou com a ação tão embasada fática e juridicamente. O intento genocida é expresso verbalmente sem reservas por lÃderes do governo. Ecoam o trecho b de Amalek (Netanyahu) e o slogan de guerra cantado por grupos inteiros de soldados "nenhum civil é inocente".
Taà uma carta que eu também gostaria de assinar. Deveriam abrir e colocá-la num site para assinaturas do povo.
Onde eu assino?
Pensei nisso também!
O governo Lula está certo . Deveria também romper relações diplomáticas com este paÃs
Está certo, mas não é o caso de romper as relações diplomáticas.
Desde sua fundação , este paÃs tem se mostrado um Estado bélico , agressivo com nações fronteiriças. Na década de 60 , apoiou diversos governos militares latino-americanos . Não surpreende em nada as barbaridades que o governo israelense comete contra o povo palestino . O governo Lula acerta em apoiar a denúncia contra Israel . Deveria romper relações diplomáticas e boicotar mercadorias desta nação
Marcelo, não adianta, esse pessoal não estuda nada e só palpita com o fÃgado.
No dia em que Isr aceitou a partilha da ONU, em 1948, no dia 1 de sua independência, foi atacado por todos os paÃses Ãra bs em uma guer ra sem precedentes. Quem é beli cista?
O aquele paÃs, não se pode citar nomes nessa Folha democrática, faz naquela estreita faixa de terra pode ser chamado de quê? O primeiro ministro daquele paÃs não encontra respaldo em toda nação, afinal é um extremista do neoliberalismo.
Pode ser chamada de resposta ao ataque de 07/11/2023. Passarinho que come pedra sabe o $&@# que tem
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Triste a ignorância.
Ignorância é não querer ver o genocÃdio, ao vivo e a cores, realizado por Israel, na internet, nos meios de comunicação
Numa ocasião um intelectual comentou no posto de gasolina, ao frentista, que o carro dele estava tei ha um ruido estranho nas rodas e frentista lhes aplicou que era porcausa que o ar nos pneus era muito velho e ele acreditou e pediu pra trocar o ar. Definição de intelectual e um cara que estudou, e nunca fez nada de producente ou seja um teórico inútil.
Leia sobre alguns intelectuais e talvez mude de ideia. Pitagoras; Aristoteles; L, da Vinci; Confucio; R. Descartes; G.Galileo; I. Newton, Simone Weil; J. Maynard Keynes, Hawking; Naomi Wolf; Chomsky; Karen Amstrong; Camus e Mary Wollstonecraft , inglesa, escreveu"A Reivindicação dos Direitos da Mulher (1792) uma defesa pioneira dos direitos das mulheres numa época de desigualdade generalizada.
Não surpreende ninguém que uma pessoal que escreve tão mal deteste intelectuais.
Meus um comentário tosco de quem odeia a cultura e aplaude a ignorância.
Sugiro estudar, deu pena ler seu texto
Nooooooossa! Não acredito.
Dona Salete, ninguém consegue entender (nem um pouco) de tudo, quanto mais um médico se especializa em algo especÃfico menos entende das outras partes. Se eu disser ao médico que o ruÃdo do escapamento do carro está pouco por que o bico injetor está desgastado, com certeza ele vai acreditar.
Que boa notÃcia, e como gostaria de ler artigos dos intelectuais citados aqui no jornal, que se faça um amplo debate com todas as perspectivas presentes sobre o massacre em curso.
O Pinheiro publicou um horrorizados aqui outro dia. Sem argumentos, só adjetivos!
O que provoca o antissemitismo é a ação tresloucada de Israel contra o povo palestino desarmado.
É? Nos últimos 2 mil anos?
Matar indiscriminadamente é genocÃdio. A nação americana apoia porque toda vez que vai pra guerra comete o mesmo crime. É lamentável que outras nações não abominem essa prática.
Pode até ser que o motivo exposto esteja correto, porém vejo como motivo a dominância do congresso americano por representantes dos jjuddeus
Pois espero que a Folha de São Paulo, que vêm com frequência questionando o termo GenocÃdio usado pela Africa do Sul e ratificado pelo governo brasileiro, ofereça espaço para a opinião de estudiosos que concordam com o uso do termo. Senão vai parecer que esse jornal é parcial ao não abrir espaço para o debate. (na verdade é sim parcial, mas vai que né)
Não é genocÃdio, é matança mesmo.
Fascistas não apoiam.
Parabéns Lula. Os sionistas não cumprem as resoluções da ONU e o acordo Oslo.
Um dia ainda entenderei o q é um intelectual para a esquerda …
Duvido.
Um intelectual é aquela pessoa que tem milhões de vezes aquilo que que um minion tem dois, se que não entendeu o que escrevi, mas com algum esforço conseguirá entender que não entende nada.
Um semiletrado como você não entende nada de nada nem de esquerda e nem de direita.
Cite um intelectual de direita.
Um dia descobrirei o que é um intelectual!! Termo mais pedante não há.
Com certeza absoluta não é o mesmo que para a extrema direita ou centro direita.
Infelizmente vc não vai entender nunca. Precisa de estudo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Ex-ministros e intelectuais defendem Lula por apoiar denúncia contra Israel por genocídio Voltar
Comente este texto