Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    Nunca dispus de meu tempo para conferir essa bobagem de embate de tolices. Entretanto, confesso-me culpado por poupar meu tempo e deixar rolar tanta barbaridade, sem preocupar-me em a criticar e assim alertar quem possa! Nietzsche já criticou quem se poupasse de assistir espetáculos sem qualidade e assim deixá-los vicejar e prejudicar a muitos cidadãos incautos!?

    Responda
  2. Júlia Ronchi Colonhesi

    muito bom!!!!!

    Responda
  3. jose silva

    O bbb é um jogo que deu certo. Tem espectador igual ao jogo de bola.

    Responda
  4. Nerisvaldo José Santos

    Inacreditável! Um jornalista sentou diante do computador para escrever algo sobre o bigue bhostha e o jornal publicou ainda.

    Responda
  5. Alex Sgobin

    Ah, isso sem dúvida. Um suco azedo, como sempre foi.

    Responda
  6. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Este tipo de programa não deveria nem ser citado por colunistas sérios. Mesmo como alguma crítica, alavancam repercussões imerecidas. Brasil real? Qual é?

    Responda
  7. Luiz Felipe da Silva Santos

    Estou assistindo ao reality depois de 2 edições sem acompanhar, e é justamente as temporadas que mais se parecem com o Brasil que repercutem de maneira assombrosa. A militância digital passa longe das comunidades e favelas! O reality mostra que o pobre, o famoso "povão", não está nem aí pra o que cancela famosos virtualmente!

    Responda
  8. Francisco Barbosa

    Algumas pessoas só conseguem ter acesso ao brasileiro real pelos realitys shows, isso diz muito sobre o nível do colunismo da Folha e de parte da "elite cultural" do país, com muitas aspas.

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Imagina se assistisse

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    Acompanho a ideia: Fora o círculo fechado dos ''cults'' da Vila Madalena e nossos corajosos universitários e acadêmicos, quem circula pelos cantos desta terra, interagindo olho no olho, sabe muito bem que o capitão de milícia é apenas reflexo do que vivemos diariamente. Portanto, o dito-cujo que foi eleito em 2018 não é uma truculenta exceção, como tentam dizer os nossos intelectuais, envergonhados com tamanha estupidez, baixaria e preconceitos.

    Responda
  11. Mauricio Coelho goiato Goiato

    O BBB vai levar o Brasil ao primeiro mundo . Aguardem …

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    Nossas elites nem falam um segundo idioma, jamais devem ir a teatro. O que esperar do povo diante dessa estrutura social tão injusta?

    Responda
  13. Jalcione Almeida

    Foi na mosca!! O debate dessas questões é ainda bem elitista, concentrado numa classe média instruída

    Responda
  14. JOS LEANDRO

    a gente fica com a impressão que a folha de são paulo é alinhada e militante do governo lula, pois todos os dias ela traz alguma condenando o ex-presidente jair bolsonaro e valorizando o governo lula.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Oi?

  15. Jorge Rodrigues

    É só assistir ao filme "Assalto ao Trem Pagador" para entender por que surgem Lulas.

    Responda
  16. armando moura

    o nome do programa que lembra BundasBoquetesBesteiras, já diz tudo, é um sumário da classe média baixa brasileira, que tem sua cultura desenvolvidas em videos de tiktoks e insta de dez segundos. Nunca leram e nem vão ler nada do que uma mensagem no whatsapp. Bolsonaro é o rei para esta mentalidade.

    Responda
    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      Caro Armando, seu último parágrafo é uma joia de precisão e concisão! Obrigado!

  17. Jove Bernardes

    OK, OK, não duvido de nada, mas a seleção das pessoas que vão para o BBB é feita de modo a criar tumulto, polemizar, encrencar, dar bizu, como se diz. Mas a constatação de que BBB é puro suco de brasil é anacrônica. Nossos políticos não foram inventados nem se materializam do nada, vêm das igrejas Brasil afora, das empresas, botecos, táxis, escolas, escritórios, indústrias, comércio, sindicatos, salões de beleza, academias. É só riscar um fósforo e bum, a realidade nos explode a cara.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Melhor comentário. Parabéns, Jove.

  18. JEANNE D ARC DE FARIA

    Análise perfeita. O programa é uma foto de uma grande parte do modus operandi no Brasil. E se depender do patrocínio as edições serão inúmeras.

    Responda
  19. Tiago Aguiar

    "O Brasil que só passa pela Vila Madalena dirigindo Uber". Oi? Depois a autora vem falar de elitismo.

    Responda
  20. Clinério Vieira

    São muitos fatos em poucas linhas.. Queria destacar que a sonoridade da autora deixou passar a objetificação do corpo da mulher, isso protagonizado pelas próprias participantes!

    Responda
  21. Valter Luiz Peluque

    Certíssima a coluna. Também não perco meu tempo com algo tão vil e corrompido que a Globo mantém por três meses no ar, um festival de ignorância, baixaria, hedonismo, egocentrismo e tudo msis observado na coluna. Um desserviço à cultura e ao crescimento civilizacional tratado como entretenimento.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sim, "...um festival de ignorância, baixaria, hedonismo, egocentrismo..." que vende muito. Daí que.

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Não se surpreenda, Valter, globo sendo globo.

  22. Ricardo Monici

    pelo visto quem esta um pouco deslocada do Brasil é a propria autora

    Responda
  23. Giovani Ferreira Vargas

    Kkk Chore, petista!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Mu.

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Faz arminha que passa, frustrado.

    3. Marcelo de Souza

      muuge mais alto

  24. Alcides Castro

    Pena de morte para o criador da expressão "puro suco de qualquer coisa" e 30 anos de detenção para os divulgadores desse modismo! Já!

    Responda
  25. adenor Dias

    Eu não sei se o BBB é suco de Brasil, porque eu não assisto o programa, porém eu só conheço o Brasil! O Brasil em forma de suco, termos suco com água do rio tietê e da baia de Guanabara.( Meleca...)

    Responda
  26. Marco A Moreira

    Bom texto. Eu diria Bolsonaros e Lulas - pois ele também é machista, teve amantes, disse que não tinha nada a ver com o triplex, sua falecida esposa era quem cuidava da compra do apartamento, não privilegiou mulheres no STF. Como diria os antigos: farinha do mesmo saco, talvez um pouco mais refinada.

    Responda
    1. Clinério Vieira

      O caso TRIPLEX?

  27. Daniel Barbosa

    Menina, vc foi cirúrgica na sua observação. Tenho visto flashes do reality e tenho a mesma percepção Tristes trópicos.

    Responda
    1. Graça Sette

      Flashes?

  28. Samuel Pacheco

    Parece que a coisa mais desconhecida de quem frequentou universidade no Brasil (e eu não to falando daqueles clubes pagos que tem em toda esquina) é de que ela é uma bolha de prosperidade e o que existe ali, só existe ali e nas ruas mais abastadas de São Paulo. Sim, os dejetos humanos do BBB é um resumo dos dejetos humanos do país. MAS ali se faz um experimento social muito grande, caso a Globo ache que ninguém perceba. Eu vi o que eles fizeram em 2021.

    Responda
  29. Camila Falcão Almeida

    **macho com autoestima delirante

    Responda
  30. João Teixeira de Lima

    Parabéns Mariliz. Nunca e pretendo jamais assistir tal absurdo. Aliás quando estou vendo TV que aparece a propaganda "programa" mudo de canal. Fico me perguntando como alguém perde tempo assistindo essa pornochanchada, mas cada um tem seu gosto e tem que ser respeitado. Por outro lado, a TV brasileira aberta, precisa de lei para programas que tratem de educação e cultura em horário nobre.

    Responda
  31. ANTONIO G BECKER

    Um li xo de programa!

    Responda
    1. ANTONIO G BECKER

      Não assisto esta coisa!

  32. ANTONIO G BECKER

    Um lixo de programa!

    Responda
  33. Markus Nascimento

    Sem dúvida nenhuma. O país real e toscão.

    Responda
  34. Claudio Loredo

    É por isto que não vejo sentido em falar de geração x, y, Millenium e etc. Para os incultos que formam a maior parte da população, o mundo continua sendo igual como era na época do meu bisavô.

    Responda
  35. José Roberto Franco Reis

    É verdade, somos como "povo" bem BBB. Mas também somos o que acusa e denuncia esses preconceitos todos. Não tem uma verdade única, Bolsonaro BBB é uma parte do Brasil, grande e lamentável mas não é tudo que somos. Não podemos cair na armadilha de nos ver apenas como BBB e considerar a parte que nos diferencia disso como nicho elitista. É inverter o dito discurso elitista que vê esse lado odioso e preconceituoso tipo BBB como coisa de bronco ainda não tocado pelas luzes do conhecimento.

    Responda
  36. Melem Naufal

    Parabenizo a Jornalista Mariliz Pereira pela matéria, traz com clareza a realidade de uma sociedade preconceituosa, traça o perfil do interesse coletivo de uma massa alienada.

    Responda
  37. Fabrício Schweitzer

    BBB e Boi, Bala e Bíblia é tudo b*sta.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Em tempo: faltou o B maior - Bolstonaro.

  38. RODRIGO NAFTAL

    Maríliz. Eu não assisto Big Brother., mas acho que não precisa. Basta ler os comentários dos assinantes da Folha. Temos o ódio bolsonarista e o ódio do bem, plagiando o seu colega da coluna do lado. A mera divergência de opinião já se torna motivo para o ataque pessoal.

    Responda
  39. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, Mariluz, creio que vou buscar iluminação psico-sociológica n'outro canto: se depender de assistir a essa Herda pra compreender o advento de gente eixcrota, rejeito sem iluminação mesmo. Quequéisso, o bagulho é chato, ainda por cima. Fico com o Globo Rural, que só tem gente legal. E, além do que, é útil.

    Responda
    1. Maria Pirlin

      Endosso.

  40. Marcelo Magalhães

    Todos somos BBB. Imaginamos não ser, por isso lhes taxamos de toscos, mas todos somos toscos. A energia necessária para um comportamento ético por 24 h não existe. Ou seja, conseguimos nos controlar por alguns momentos, mas a eterna vigilância também não existe. Se não for explícito, haverá sinais no amplo espectro da linguagem. Até pela ausência, ou silêncio. Há pletora de informação em qualquer interação e o BBB não é diferente.

    Responda
  41. paulo cesar cruz

    Sinto dizer mas o Brasil é um país feio. Feio, arrogante, machista, homofóbico, racista. Isso tudo é o resultado de se tratar educação como perda de tempo. Só neste país pode haver traficante de jesus. Trataram de gasta mais em educação mas se recusam a gastar melhor. Porque fechar a brecha convenientemente deixada aberta ? O Brasil segue sem rumo, agora além de feio também com perda considerável da visão.

    Responda
  42. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Esse programa é a quintessencia do abominável. Uma lastima. Não vi e não gostei.

    Responda
  43. Matheus Battistoni

    Chico e violento é quem defende censura. Falsidade é sufocante.

    Responda
  44. Celso Augusto Coccaro Filho

    Excelente. O programa não apenas representa uma realidade tosca e vulgar, como também a impulsiona, ao divulgar como normais comportamentos e pessoas que muitos não convidariam para suas casas. Ou convidariam, certamente, a se confirmar a triste percepção.

    Responda