Martin Wolf > O que realmente sabemos sobre a economia global Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedicto Ismael Dutra

    O futuro depende do presente. Se hoje a humanidade está em choque é porque muitas decisões no passado tiveram a ganancia extrema como motivação. A população elevada decorreu d falta de bom senso de homens e mulheres na idade de gerar filhos. O que esperar, 8 bi, grande parte sem bom preparo para a vida, a internet sendo usada para travar a mente. Difícil intervir nas tendências danosas. A previsão foi dada como profecia.

    Responda
  2. Michel Abreu

    Brilhante análise que enumera as cinco características inerentes a estrutura econômica mundial de nosso tempo. Contudo fico inseguro em afirmar que o último tópico possa continuar se confirmando. A partir do momento que nos conscientizamos dos limites ambientais, demográficos e socioculturais passamos a enxergar que talvez não seja possível crescer pra sempre. Vamos precisar superar esse paradigma em algum momento, se quisermos estruturar um desenvolvimento global mais equânime. Fica a dica!

    Responda
    1. Luis Antonio Costa Santos

      Acredito que crescer com sustentabilidade seja possível aumentando a produtividade (ciência e tecnologia) sem degradar ainda mais o meio ambiente.

  3. José Cardoso

    Com a redução de população em quase todos os países exceto nos mais pobres, a questão da imigração será cada vez mais importante.

    Responda
  4. Antônio João da da Silva

    Um ponto importante não constante da análise de Wolf é sobre a educação na América Latina, cujo ritmo de evolução detém as menores taxa de crescimento do mundo. Como já amplamente comprovado pela transformação ocorrida nos países escandinavos, em três décadas, eles superaram o subdesenvovimento e se transformaram em país de ponta, tendo apenas privilegiado o processo educacional. Quem e como mudar esse quadro?

    Responda
    1. Luis Antonio Costa Santos

      Pergunta bastante difícil! Vejamos nossa realidade, nunca houve na história desse país uma política de Estado eficiente para educação e nem tampouco o povo fez questão. Outra pergunta: não gostamos de estudar ou é o próprio sistema que nos ensina a não gostar de estudar.

  5. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O economista Wolf (FT), descreve com precisão a atual e o futuro da economia mundial, ainda sem respostas, mas provoca o imaginário de todos para refletir. O que não é fácil nesse universo imprevisível e cada dia mais conflitante com seus arsenais e variáveis. É acreditar na superação da sociedade aos desafios. Evoluímos bastante. Quem sabe logo encontraremos o "paraíso". Não estamos no projeto terra para regredir.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.