Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Piada. Os mesmos economistas que fizeram previsões catastrofistas, não confirmadas, para o Brasil em 2023, agora fazem previsões benevolentes pra uma Argentina quebrada, com inflação galopante e, praticamente, em moratória. Só pode ser sacanagem.

    Responda
  2. Antonio José da Cosata Lima Lima

    É só uma má impressão ou estão querendo nos convencer de que a Argentina vai sai do pântano entregando o almoço, o leite das criancinhas e tomando dinheiro emprestado ao FMI para pagar o valor mínimo dos juros da fatura do cartão de crédito contraído junto ao mercado financeiro? Durma-se com um barulho desse.

    Responda
  3. Igor Cornelsen

    Quem acha que o Brasil está saindo do fundo do poço está enganado. Porém não adianta nada avisar, já estou com idade suficiente para dizer para meus descendentes que minha geração deixou para eles uma conta enorme para eles pagarem.

    Responda
  4. goncalo agra de freitas

    O Brasil tinha reservas para importar com isto conseguiu controlar a inflação, a argentina não tem, mas aqui quebramos as maiores construtoras do mundo, não quero defender as construtoras, mas teríamos que apurar a corrupção e cobrar dos sócios, pois uma empresa não opera sozinha, quebraram nossas construtoras para ajudar as estrangeiras, que ficaram sem concorrência, gerando 4,4 milhões de desempregados aqui no Brasil, e deixarem seus sócios milionários. inflação se combate aumentando a oferta.

    Responda
  5. goncalo agra de freitas

    O Brasil tinha reservas para importar com isto conseguiu controlar a inflação, a argentina não tem, mas aqui quebramos as maiores construtoras do mundo, não quero defender as construtoras, mas teríamos que apurar a corrupção e cobrar dos sócios, pois uma empresa não opera sozinha, quebraram nossas construtoras para ajudar as estrangeiras, que ficaram sem concorrência, gerando 4,4 milhões de desempregados aqui no Brasil, e deixarem seus sócios milionários. inflação se combate aumentando a oferta.

    Responda
  6. Neucir Valentim

    Argentina tem um grande passado pela frente.

    Responda
  7. André Silva de Oliveira

    Impressionante como se cobram resultados imediatos de Milei mesmo tendo recebido um país com uma economia completamente devastada. Outros que já presidiram outro país no passado recebem um tratamento indulgente, mesmo quando o incumbente conduz a economia de forma contraditória, ora defendendo a responsabilidade fiscal, ora atacando-a. Dois pesos, duas medidas - e não me refiro necessariamente ao colunista.

    Responda
  8. Eduardo Elói

    Milei será uma maravilha para a Argentina. Não vivo lá. No Brasil estava sendo uma maravilha com P Guedes e Bozo, mas vieram o povo e as urnas eletrônicas 'votos não impressos' e estragaram tudo. Kkkkkk e k.

    Responda
  9. Adalberto Otaviano Luciano

    Estamos saindo da pior recessão de todos os tempos, é verdade. Contudo, a Argentina não terá a mesma sorte, visto que os argentinos não são iguais aos bruzundangas. Reformas, mesmo incipientes, lá não passarão com a mesma facilidade daqui.

    Responda
  10. José Cardoso

    O Keynes tem a expressão 'eutanásia dos rentistas' para a perda de renda de uma classe de pessoas devido à inflação. Se os aposentados argentinos forem reajustados abaixo dela, a redução real de despesas públicas será grande e rápida. Se bem que para alguns deles, a eutanásia pode ser literal.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quem leu o artigo de verdade, percebeu o ceticismo do colunista em relação ao choque de Milei.. Vinícius já defendeu, sim, a tributação dos dividendos e o fim de várias brechas tributárias para os mais ricos. Sua sanha de difamar, Rosa, não lhe permite nem ler os antigos direito. Ou, talvez, seja desonestidade mesmo.

    2. Gilberto Rosa

      Como disse Piquetty, após a segunda guerra, a Inglaterra resolveu as contas com inflação, corroendo as economias e receitas de 99 por cento da população, já a França, decidiu aumentar os impostos dos mais ricos, pegando a renda do 1 por cento. Milei e Vinícius, querem que os 99 por cento paguem, para a continuidade dos ganhos do 1 por cento. Não vais ouvir Vinícius cogitar aumento de impostos sobre o bilionário patrão. Brasil é único país no mundo sem imposto sobre dividendos, vergonha.

  11. Alberto A Neto

    "O otimista é, antes de tudo, um mal-informado". (Paulo Francis)

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se ele não disse, deveria ter dito. Acrescento: desinformado.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Se ele não disse, deveria ter dito. Acrescento: desinformado.

  12. Marcelo pires

    continuação.... bastante garantia(Cartilha dele(FMI) já inclusa.

    Responda
  13. Marcelo pires

    Para além das previsões dos indicadores(variáveis) macroeconômicas, conforme teorizados, faltou o colunista falar do Parlamento argentino, essas mudanças terão que passar por lá, com ampla maioria, ou maioria relativa....Será melhor pedir "ajuda" ao FMI, que gosta de emprestar dinheiro, mas com

    Responda
  14. armando moura

    vai sair na horizontal, direto para o carro funerário. Mas antes será entubado e talvez nem chegue ao final deste ano

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    Para Milei, a sociedade que se exploda, o importante é bilionário ganhar ainda mais, com menores salários, menos impostos e consequentemente menos saúde e educação, privatizações fraudulentas e mais juros. Milei é tudo que o Vinícius sempre pregou em nome do patrão, bilionário banqueiro parasita de juros e do estado.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Vinícius nunca fala em taxar fortunas, de forma enfática ou não, jagunço cumpre ordens.

    2. Gilberto Rosa

      Piras, a dívida é um dos pontos. O FMI emprestou a juros mais sltos que a China, e o histórico não é o que dizes, o poder do capital não aceitou o Kirchner. Taxar as grandes fortunas é outro dos pontos.

    3. Hernandez Piras

      Auditoria não resolveria nada, pois boa parte da dívida é recente e de legalidade induvidosa. Pior ainda, foi contraída em períodos de juros baixos. O problema da Argentina não è o estoque da dívida, mas a necessidade de se endividar em dólar para financiar o déficit todos os anos. Quem precisa todos os anos ir ao mercado internacional para buscar 5 por cento do PIB jamais terá governo forte. O resto é discurso ideológico genérico e vazio.

    4. Hernandez Piras

      A Argentina já fez várias reestruturações de divida externa, com reduções expressivas. O problema é que em menos de dez anos ela se endivida de novo, ao acumular déficits enormes, que não podem ser financiados em moeda nacional, pois ninguém acredita nela. A Argentina tem um Estado que só consegue se endividar em moeda estrangeira.

    5. armando moura

      riqueza de que está sendo sugada? pouse em dom fernando e veja as ilhas, no rio da plata, com mansões e os executivos indo de lancha a puerto madeiro. Milei tem razões em certos argumentos, o problema é que ele escolheu a forma ideológica de resolver. Vai resolver coisa alguma.

    6. Gilberto Rosa

      Argentina precisava de um governo forte, para fazer uma auditoria e negociação da dívida, com seus juros que sugam as riquezas.

  16. Pedro Cunha Jr Cunha

    Sim. Sai do hospital e vai para o necrotério.

    Responda
  17. mauricio silva

    Esse foi o preco do golpe parlamenrar com o vice usurpador... pautad bombas e jogar a ecomonia no buraco pra justificar toda a trama golpista!!!!

    Responda
    1. Salete Conceição Possebon

      Para petista a culpa é sempre dos outros.

  18. mauricio silva

    Esse foi o ordco do golpe parlamenrar com o vice usurpador... pautad bombas e jogar a ecomonia no buraco pra justificar toda a trama golpista!!!!

    Responda
  19. Hugo Oliveira

    O profeta do austericídio volta a atacar, pregando 'maravilhas' do projeto Milei, sempre contra o Estado....vamos ver na prática se vai ocorrer tudo isso, a verdade é que retirada súbita de subsídios, desmonte abrupto de políticas públicas, cobrança de mensalidades universidades, entre outros, vai recair na cabeça de quem sempre sofreu: trabalhadores. A "numerologia" macroeconômica tão cara aos austericidas pode até melhorar, mas o sofrimento das ruas aumentará.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Quando foi diferente?

    2. Milton Cohen

      Já pensou em estudar um pouco antes de sair falando besteiras pela internet?

  20. Gilberto P Santos

    Os hermanos sempre foram adeptos da psicanálise. Mas na fase em que se encontram precisarão buscar auxílio mais efetivo de terapeutas. Familiarizados com o pensamento de Lacan, no entanto, tem sido submetidos aos latidos mediúnicos de Conan.

    Responda
  21. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Sou por natureza otimista. Começo por ver o lado bom e torcer para que dê certo. O resto são consequências. Não sei se entendi mal, mas ficou um deixa de "se eu não errar eu acerto". Um ano no hospital, haja "remédio" . Risco errar a dose...

    Responda
  22. Milton Cohen

    Conclusão: nada - nem a Argentina - consegue ser pior que Dilma Rousseff,

    Responda
  23. NEY HAMILTON MICHAUD

    Milei é um anarcocapilarista. Guga Chacra , Supla e Donald Trump também são. O anarcocapilarismo é um interessante recurso visual, posto que chama a atenção. Mas serve apenas para os cabelos. Já para a economia...

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      KkKK kK K KkK KkK

  24. Ricardo Arantes Martins

    Milei parece um ma. Luco. Mas não quero o malo de los hermanos. espero que saia mesmo.

    Responda
  25. Luiz Carlos Fonseca

    Milei para técnico da seleção brasileira já.

    Responda
  26. Jorge Rodrigues

    Se as reformas propostas pelo governo de Javier Milei forem concretizadas é certo que em breve a situação econômica da Argentina melhorará bastante. Para isso os segmentos da sociedade que se acostumaram a ter benesses e privilégios não poderão anular ou sequer atenuar as reformas. Judiciário, sindicatos, funcionários públicos e parte expressiva do Congresso estão entre os segmentos que mais se opõem às imprescindíveis reformas (tanto na Argentina como no Brasil).

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim Rodrigues, a sociedade que se exploda, o importante é bilionário ganhar ainda mais, com menores salários, menos impostos e consequentemente menos saúde e educação, privatizações fraudulentas e mais juros. É pra este tipo de mente que o Vinícius escreve.

    2. Wilson Rossi

      Parece receita de bolo. Papai Noel vai deixar todo mundo feliz.

  27. Antônio Augusto Soares

    Argentina é caso de inestudo, quando se chega a uma inesconclusão. De que é o dirigível Hindenburgo e o navio Titanic, os dois ao mesmo tempo.

    Responda
  28. PAULO PETRASKI

    Ah sim claro. Vai sair do hospital direto pra um rabecão.

    Responda
  29. ademir sampaio de campos

    Milei vai fer#rar ainda mais o pobre argentino com essa conversa mole de que está combatendo a Cas$ta!!! Cai nessa quem quer!!!

    Responda
  30. Marcelo Magalhães

    O Brasil saiu com 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. O país desindustrializado, dívidas em todas as instituições internacionais. Garimpo liberado em qualquer lugar, contrabando de madeira com ajuda de ministro. Pesquisas todas interrompidas por falta de verbas. Universidades quebradas por contigenciamento das verbas públicas, SUS entregue à privatização e por aí vai. O neoliberalismo é uma grande mentira, só cria desigualdades e mais nada.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O pior, a fase 2 do neoliberalismo necessita de um estado opressor, pela força e pela informação, tipo Trump, MIlei e Bolsonaro, para segurar as massas e ameaçar as pessoas informadas. Não é a toa a saída de Jânio Freitas, textos que atacam intelectuais e a proliferação de desqualificados como Vinícius e Ponde nas grandes mídias, fora fakes patrocinadas.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Verdade. Aqui em Salvador, nas sinaleiras continua aumentando o número de pessoas exibindo cartazes: "TENHO FOME". Eles ainda esperam por uma picanha.

    3. Salete Conceição Possebon

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Antonio Rubio

      Aleluia kkkk Moisés passou nesta terra e nem percebemos.

    5. Bento Brito Teixeira

      As fontes foram assoreadas. O ogronegócio e os garimpeiros predadores ambientais são os agentes da destruição.

    6. Paulo César de Oliveira

      125 milhões e 33 milhões. Cite as fontes, por favor.

  31. Rubens gonçalves

    Fernando de lá rua e Carlos Menem tentaram. E se deram mal. Por falar em hospital qual foi o médico que atendeu na psiquiátrico o milei. ?

    Responda
  32. Rafael Guarda

    Primeiro comentário realista sobre o "pacote" na Argentina. Me parece que todos os outros economistas tem muito boa vontade com os hermanos. Acabar com 5,2% de déficit de um ano para o outro, considerando ainda uma queda no pib de 2,5% (na melhor das hipóteses), tem que ter muita boa vontade. Parabéns pela coragem!

    Responda