Elio Gaspari > O Brasil tem uma indústria cega Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Edison de Oliveira. Eu não devia te dar atenção. Mas vou ceder e te mostrar algumas coisas. Saiba que esse carro está usando lÃtio, cobalto, nÃquel, cobre, manganês, alumÃnio e grafite. E os custos dos processos de mineração são altÃssimos e predatórios. Não digo mais nada. Acredite se quiser.
A complexa questão dos carros elétricos. De onde vira a energia? Já convivemos com apagões iminentes, imagina mais energia pra carregar carro. A questão da extração dos metais LÃtio e Cobalto que requerem água em abundância, além de sua extração poluir e intoxicar. O desemprego dos funcionários das montadoras de carro a combustão, de venda de peças inclusive. Provavelmente se entrarmos nessa, o faremos tupiniquinhamente, pensa o desastre!
Será mesmo que o agronegócio sabe se transformar? Com tantos empresários rurais ignorantes, sem formação adequada, sem visão global de economia (a grande maioria nunca visitou outros paÃses, como China), atrelado a ideologia extremista-direita, será mesmo que o agronegócio sabe se transformar? Pode ser a curtÃssimo prazo, surfando na onda atual. Curtissimo prazo, viu?
No quesito "inovações agrárias", não creio que a China faça melhor que a nossa Embrapa. Basta ter vontade de aplicar o que já existe no território brasileiro. Por outro lado, boa parte da redução da "pegada de carbono" da China vem simplesmente do fato deles a terceirizarem, ao comprar boa parte da nossa soja. Deixam de plantar no paÃs deles, e, por conseguinte, de devastá-lo.
Mas o povo do PT ainda chama motorista de chofer e volante de guidon! Nada a estranhar!
Bem, os tucanos amados pela classe média não tinham polÃtica industrial nenhuma, nem acertada, nem equivocada. "PolÃtica industrial", pra eles , era botar todo o mundo pra brigar, sem dar nenhum prazo pra indústria nacional se atualizar. Depois, veio a ascensão da especulação financeira e agora todos os que investiam na produção preferem deixar seu dinheiro na bolsa e nos tÃtulos públicos, sem fazer uma porca ou parafuso. Enem dá pra culpá-los (muito).
E quem será que não só chama mas trata o povão como escória ? Incapaz de elevar o simples salário mÃnimo acima da inflação! Nem isso...
Cada vez menos gente vai querer ter um carro na garagem (e isso sim pode ser uma boa notÃcia). Aplicativos de transporte e aluguéis por poucas horas são uma tendência irreversÃvel. Até quem faz questão de ter um carro, vai rodar menos e trocar em intervalos de tempo maiores.
Gaspari sabia que o carro a álcool polui o mesmo que o carro elétrico e um terço do carro a gasolina? DeverÃamos aproveitar e incentivar o que temos de melhor.
O problema do capitalismo já foi definido pelo Fernand Braudel: "No segundo andar é onde os donos do dinheiro encontram com os donos do poder". As empresas ocidentais só se preocupam com a margem de lucro, enquanto as empresas chinesas tentam aumentar a produção para atingir escala e ter preços melhores. Não é à toa que a China é o paÃs com maior poder de compra, aumento real nos salários, com baixos impostos e produtos cada ve mais baratos e melhores.
A indústria chinesa tem donos, pessoas fÃsicas como eu e você. A economia lá cresceu e continua crescendo porque a burocracia, regulação e os impostos são muito menores que os nossos.
A China é um paÃs misto, estado forte e indústria forte, mas com o estado regendo pelo bem de todos. Tem dado certo.
Esse jornalista está por fora de tudo sobre o carro elétrico. Será um problema maior. Os problemas do carro elétrico já estão divulgados largamente. São coisas graves. É só procurar.
Okay? Pode citar ao menos um? Ou são apenas fruto de sua imaginação? Ademas, problemas de carros a combustão não são poucos também.
Economia moderna é a da inteligência artificiam e a do desenho e produção de chips. Fabricar carros, com qualquer tipo de propulsor, não é o futuro é o passado.
A tecnologia avança, mas o poder de compra da maioria não. Prefiro que tenhamos ônibus elétricos para condução e deixemos de nos sacrificar para ter um carro com impostos gananciosos, pois só ganha a elite que recebe fortunas no serviço público, pois dispõe de condição. O Brasil acabou depois de 2018 pra cá.
Imposto sobre renda e patrimônio progressivos é muito mais importante que este assunto. Nunca vi o articulista com chilique em relação a este assunto. A pergunta que faço é só uma: quando faltar energia elétrica limpa, eles vão queimar carvão ou vai de gasolina mesmo? ah, óleo disel... Não, etanol! Cuidado, carro elétrico não é panaceia.
Na linha do artigo seremos exportadores de produtos primários, o que já deu ruim várias vezes, basta cair a demanda do produto e a economia afunda. Ah comida não cai, o agro não exporta bem comida né. É mais pra gado.
Os produtos primários tem carregado o paÃs nas costas através de tantas crises, notadamente a do pre'-Real. A Austrália tem uma economia baseada no setor primário e veja quão desenvolvida e'. O Brasil nem turismo consegue deslanchar. Conta-se nos dedos o número de estrangeiros no Rio no momento. Preços exorbitantes e serviços horrendos se não aterrorizantes com os tÃpicos "não pode, proibido fazer isso ou aquilo, não tenho acesso, pode mas tem que pagar extra", airbnb sem xicara ou copo.
Evandro faz uma manifestação no padrão gado chamando os outros de gado?
Você é patético. Mais um defensor da aliança entre a c*rja polÃtica, os empresários prebendeiros e a elite sindical apparatchick do ABC paulista. Deve ter uma foto do Lula, que é o principal produto dessa aliança , na cabeceira da cama. Vai se informar gado
Parece que não entenderam mesmo o alerts
Energias Renováveis, complementares ao petróleo, são uma realidade indiscutÃvel.
Nao entendi a reclamacao do sr Gaspari. Contra quem ele reclama agora? Segundo consta o gov federal estabeleceu que havera incentivos fiscais para o projeto e producao de carros eletricos no Brasil. Em contrapartida, havera imposto de importacao salgado para quem quizer apenas comprar carro eletrico la fora e traze-lo. Me parece justo. Ou sera que o sr Gaspari defende livre importacao de tudo que se refere a EV, para que montadoras chinesas tragam ate parafusos produzidos na China?
Concordo em parte, Jose Cardoso. Se o povo continuar votando no facilmente corruptivel centrao, nao ha futuro. Continuarao dando incentivos para tecnologias obsoletas, enquanto sabotarao as novas, ate produzir mais atrazo, o qual sao especialistas em produzir. Contudo, caso o centrao caia e a extrema direita lunatica nao seja votada de volta ao poder, temos grandes chances de criar uma industria competitiva de EV's. Fizemos isso com a Embraer, Embrapa, Vale, Petrobras. Podemos fazer de novo.
DionÃsio, não sonhe. Essas multinacionais de carros estão aà há décadas e continuam não competitivas, apesar de todos os subsÃdios.
Eh o contrario. Se abrir a concorrencia quebra e desaparece, haja vista ser o mercado Chines grande e maduro para tomar tudo no Brasil. Se encontrar o equilibrio no fechamento, poderemos fomentar desenvolvimento da industria de EV's no Brasil e aproveitar o imenso potencial de Engenharia e Ciencia que temos.
Se proteger quebra. Se expor á concorrência, fortalece.
Sr. Élio, a matéria é muito boa mas faltou dar nomes aos bois. Mas antes de continuar, peço que deixemos a ideologia polÃtica de lado. Vamos começar por Cassemiro Montenegro Filho, militar, criador do ITA que dizia que antes de produzirmos aviões deverÃamos formar engenheiros. Um dos engenheiros do ITA, o militar Ozires Silva, fundou a EMBRAER. Tudo isto ocorreu no Governo Costa e Silva. O cientista jurÃdico e social, José Irineu Cabral, criou durante o Governo Médice a EMBRAPA.
Que saudade tenho de militares que pensavam no pais, como esses ai que Carlos Eustaquio citou.
Milicos, o grande câncer da humanidade.
O preço do carro novo acaba com a indústria automotivo antes do hÃbrido... E não adianta subsÃdio... a indústria se apodera da diferença antes do preço baixar ao consumidor. Coitados dos trabalhadores da área... as concessionárias estão à s moscas (em janeiro, que é pico de vendas). Não sei onde vai arder... mas desconfio!!!
O Brasil tem uma indústria cega e polÃticos que não enxergam um palmo à frente do nariz, começando pelo atual. Presidente da República.
Fica tranquilo, o mito volta. Ele retirou imposto de importação de jet ski e joguinho lembra? isso foi uma alavanca para a indústria brasileira. è um Jênio , um pençador, um intelequitual. O cara é phodha. Nunca leu um livro na vida mas sabe tudo de tudo. Ele volta em 2030 e vc poderá novamente sauda-lo de imbrochavel.
O Mito vai voltar, aquele que falava mer_da contra os chineses, os novos patrões do capitalismo, e defendia os milicianos cariocas.
O Brasil não perdeu o bonde, pois nunca o teve, a indústria não existe, e n~unca existiu há mais de 130 anos, aqui é o paÃs do agro-negócio, se não fosse-o o paÃs estaria quebrado , é o que salva, até quando eu não sei, tudo tem um ciclo, como já tivemos diverssos quanto o carro elétrico , combustÃvel barato, mas como transitar se não háá estradas com o atual preço da gasolina , é um engarrafamento só, sabe quando farão novas estradas , nunca
Precisa estudar o conceito de Plutocracia de Francis Fukuyama. Uma minoria controla as instituições. Não há democracia. Padrão ocidental disfarçado de "democracia liberal". Governos competentes como Singapura e China fazem bom planejamento para os empresários não serem pegos de surpresa com alterações macroeconômicas (câmbio e juro) que inviabilizam o negócio.
Desde quando a indústria automobilÃstica instalada no Brasil é brasileira?
Sim, mas os empregados são, e gera ainda muito emprego.
Vc se lembra da Gurgel??? Foi sufocada.
"O otimista é, antes de tudo, um mal-informado". (Paulo Francis)
Ao meu ver, a solução para pequenos deslocamentos nas cidades será o carro eletrico por assinatura, combinados a um bom transporte publico em massa. Para viagens, transporte aéreo ou ferroviário de alta velocidade; para lugares remotos e grandes cargas, hÃbridos movidos a biocombustÃvel como etanol. O único problema é a conhecida eficiencia do governo para viabilizar isto.
No Brasil, do ponto de vista do consumidor, faz mais sentido um desses hÃbridos de menor preço, que vem sendo anunciados, que um 100% elétrico. Abastece-se com etanol (zero efeito estufa no ciclo de produção), que aciona um alternador que alimenta uma bateria. O resultado é um carro flex com a metade do consumo atual. Alguém, a não ser por puro modismo, compraria esses chineses elétricos com capô de plástico por 100 mil?
A reserva de mercado dos eletrônicos colocou o Brasil na liderança mundial do setor. Um exemplo é a inovassão da urna eletrônica, o único sistema digital com 100% de segurança cibernética.
Reserva de mercado de eletronicos no Brasil caiu por pressao dos EUA. Reagan quando era presidente criticou publicamente a reserva de mercado Brasileira. Sabe por que? Porque era boa para o Brasil e ruim para os EUA. Entreguistas derrubaram a reserva de mercado e hoje o Brasil nao produz nem um chip sequer.
Pelo jeito é 100% segura mesmo. Nenhum expert contratado pelos partidos polÃticos (derrotados e vitoriosos), nenhum perito da PF ou especilista em defesa cibernética das Forças Armadas, nenhum pesquisador de universidade, nenhum especialista do YouTube ou do WhatsApp, conseguiu apontar uma fraude desde 1996.
Não entendi se está sendo ironico, mas nenhum sistema informático é 100% seguro. E a primeira urna eletronica surgiu em 96, bem depois da abertura do mercado via queda do PNI em 91. Tanto que ela usava processadores importados Cyrix de baixo consumo e tela touch resistiva, também importada.
Nosso atraso sempre foi culpa dos interesses do baronato, basta ler livros de História para entender isso. Mauá faliu por culpa do governo? Sim, mas pq o governo deu ouvidos aos barões do café, que defendiam que riqueza era a que vinha da terra, não a produzida por máquinas. É sempre o interesse de uma elite, em detrimento do interesse geral, nunca mudou e não mudará tão cedo.
O que há é uma conecção de interesses polÃticos e espúrios entre Anfavea e este governo. Da mesma forma que ocorreu nos governos petistas anteriores.
É incompreensÃvel o fato do Etanol ser completamente ignorado nesses debates. Fala-se tanto em mudança energética mas ninguém lembra do biocombustÃvel já presente em nossa realidade, com zero emissão de carbono (o que é emitido na queima é o mesmo que a cana puxou da atmosfera para crescer). Será que é porque ele não é cool? Não chama a atenção em marketing verde?
Edilson cantou a pedra. Etanol em alta no Brasil representa zero ganho para especuladores internacionais, que aparentemente alguns colunistas da midia Tupiniquim trabalham para. Querem tecnologias que obriguem o Brasil a pagar royalties pesadas aos especuladores de sempre, que nao sao os Chineses, e sim dos EUA e EU.
é tecnologia em domÃnio público, não dá prá transferir capital prá matriz na forma de pagamento de contratos de licenciamento.
né uma nem outra. se a energia for gerada a carvão pros carros, é problema ecológico. nas vias poluÃdas das grandes cidades, melhora o ar. no balanço global, álcool ainda me parece melhor, fecha o ciclo de carbono sem alguns dos problemas da cadeia produtiva de baterias.
sódio tem que ser Ãon ou metal, prá bateria vai passar de um pro outro. vc já trabalhou com sódio metálico? tem ideia do risco? é material regulado pelo exército, por exemplo. é muito inflamável, em contato com água é fogo incontrolável, se acontecer, corre.
Baterias a base de Sodio estao vindo ai. Serao bem mais baratas para armazenamento de energia, dai poderao existir grandes arrays de paineis solares que armazenarao sua energia em packs de baterias de sodio, permitindo energizacao de qualquer ponto do pais.
Parece-me natural que esses momentos de perda do bonde da história ocorram. Não há, ao longo do tempo, uma elite empresarial, sindical, politica, que se preocupe em discutir e definir o que o paÃs quer ser no futuro. Não há um plano de longo prazo. Há, apenas, remendos momentâneos para se resolver os problemas imediatos. Portanto nada de anormal. Lideranças fracas fazendo sua gente fraca.
Seu Elio, tenho uma sugestão. Como tudo não são flores na vida o senhor devia fazer um estudo sobre o lado nefasto do agronegócio, que suponho que deva existir. Como por exemplo investimentos estatais milionarios (plano safra, pró agro), alÃquotas de impostos super generosas tanto para importação de insumos como para exportação de grãos, desmatamento, concentração de poder, contrabando e descarte ilegal de agrotóxicos. Enfim, fica a sugestão.
Anete, ainda bem q a presidenta estocou muito vento. Estamos salvos
Fique tranquilo. Logo o vento que foi estocado em sua cabeça será utilizado e vc poderá voltar a utilizar o cérebro.
Foram tantas cegueiras, que acabaram produzindo essa cegueira maior: Temer, Moro, Dallagnol, Guedes, inelegÃvel, militares, elite capitalistaÂ….
Há anos ouvi de um arquiteto idoso, aposentado da FAU, que era da época que os apartamentos eram anunciados com x dormitórios e mudara para x garagens. O veÃculo individual seguiu a lógica das carruagens para a elite, até o motor medido em cavalos. Tecnologias novas em mentes arcaicas. Aqui, a elite predatória e inculta de sempre não abre mão de seus antolhos. Nem de seus privilégios.
O foco deve ser no transporte público de qualidade. Nisso também a China deixa o Brasil longe, muito longe.
Nenhum governo, principalmente de esquerda, fará qualquer coisa que reduza o consumo de combustÃveis fósseis, reduzindo o faturamento da Petrobras.
De fato, mas o carro elétrico por enquanto não é solução, tendo em vista tanto impacto ambiental de sua produção qto da geração elétrica. No Brasil, o etanol e as tecnologias flex parecem justamente ser mais lógicas (e dentro da inovação nacional). O fato, porém, como apontado por outros leitores aqui, é que o transporte individual é parte de uma concepção de mundo que vai ficando para trás. A busca de soluções coletivas é que está na vanguarda.
Acho que o problema não é o carro a combustão ou o carro eletrico. O maior problema, que ninguem consegue ver ou não quer ver, é a quantidade de carros em nossas cidades. Um absurdo! Além de uma serie de modificações nas cidades, tem que colocar mais ferrovias e tirar carros e caminhões das rodovias.
É uma tendência irreversÃvel. Mas há dúvidas se reduzirá a poluição. Por um lado reduz centenas de auto peças a dezenas e sua movimentação não emite carbono. Mas a produção de bilhões de baterias será intensiva em mineração. E seu descarte cobrará um preço alto. Por falar em preço, duvido que atrairá a classe média e baixa nacional a trocar pelo a combustão.
1- carro elétrico não é a solução. Não há tanto lÃtio para tantas baterias; carregar baterias com energia suja não é solução. Carros movidos a células de hidrogênio verde são opções melhores, mas a melhor solução é o transporte público mais abrangente utilizando energia realmente limpa; 2- o agro brasileiro, embora eficiente, é insustentável ambiental e socialmente. Precisa evoluir muito
O Elio perdeu o brilho antigo, o automóvel, há muito ficou datado, a gasolina, diesel, álcool ou, agora elétrico perdeu seu papel de protagonista no contexto moderno da mobilidade urbana. A indústria automobilista nunca se preocupou em ser vanguarda, em termos tecnologicos, na diminuição do consumo de combustÃvel. Além disso tem a questão do espaço fÃsico. A questão urbanista não tem mais como ficar sob o entulho que o automóvel provoca na mobilidade urbana. Toda a supremacia é datada.
Muito bem resumido!
O carro elétrico é melhor que os outros, mas não é solução. Solução é melhor transporte público
Sempre.
Mas a indústria brasileira vai criar novas tecnologias, ou vai montar carros projetados lá fora, como sempre fez? Se for a segunda opção, será só uma indústria prosperando artificialmente, a um custo que faria qualquer outra prosperar. Quem não é tolo sabe que a coluna é só uma desculpa para elogiar os "presidentes visionários" e apelar para a criação de mais uma boquinha estatal para a categoria que Élio trata como deuses.
Enquanto estes polÃicos sejam de esquerda e direita estiverem em concluio com a velhaca empresarial, o paÃs não sai do lugar ou pior, caminha para trás com meia dúzia ganhando o dinheiro e aplicando no exterior, que produz tecnologia!
Análise precisa. E há outros tantos exemplos históricos desta miopia.
Concientização. De onde vem a Energia Elétrica? O Brasil fechou 22com mais de24%da Rede com base em carbono. A) fÃsica básica, sempre que transformamos energia térmica em elétrica dissipa-se grande parte no processo ou seja queimamos mais fósseis. B) grande parte da Energia na Rede se dissipa. C) aumentará a conta de luz aos mais pobres, inflação. Sempre que acendemos uma lampada consumimos fósseis. é um enorme erro.
Os trens elétricos, que percorrem a Europa toda diuturnamente, devem, portanto, ser substituÃdos por trens a diesel ? Você não leva em conta que migrações de sistemas e modelos não ocorrem se não foram de modo paulatino ? Alheio a isso, e aos interesses de poderosos, poder-se-Ãa passar a imediatamente gerar energia elétrica a partir da queima do hidrogênio. Não ocorre porque a industria petrolÃfera impede a substituição da matriz energética. Carros elétricos forçariam, ou forçarão a isso.
As placas fotovoltaicas, a energia solar deve ser jogada na Rede, quando a rede for isenta de fósseis, dai poderemos sonhar no carro elétrico. hoje quando acendemos uma reles lampada, quando colocamos o celular pra carregar consumimos fósseis eis ai a questão.
Veja Chicon, quando a Rede for100%limpa dai poderemos ter carros elétricos. O mundo sem chance, mais de75%da Rede da Europa, China EUA tem base nos fósseis e o mundo em geral. O Brasil é uma exceção graças a hidroelétrica65%da rede. podemos chegar a zero com algum empenho. mas por enquanto será queimar mais fósseis para jogar na rede para a frota. Uma verdadeira aberração, além de aumentar a poluição aumenta a conta. falta conscientização.
Erro ? tributar placas fotovoltaicas que gerarão energia para abastecer baterias de veÃculos elétricos (que já rodam por aÃ) que também estão sendo tributados é, ao seu ver, o correto ? Você acredita que os motores a combustão perdurem ? Alheio a isso, sempre consumiremos fósseis como fonte de matéria prima.
Acredito que vc esta confundindo energia geral com energia elétrica. Aqui esta a matriz brasileira: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica No Brasil, +- 3% da energia elétrica vem de fosseis.
Trocando seis por meia dúzia.
Acho que esse pode ser um mau exemplo hein, não eh tão certo assim não que a eletrificação de carros veio pra ficar, há muitas barreiras a serem transpostas e esse boom pode encolher e definhar como um fogo de palha. Nem eh também uma solução ambiental se não conseguirmos gerar eletricidade limpa no mundo, além de descarno kzar a produção desses carros e baterias.
Nada, a nossa indústria enxerga longe e não só a nossa indústria automobilÃstica, mas também o pessoal das usinas de álcool, pra quem o atraso dá lucro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O Brasil tem uma indústria cega Voltar
Comente este texto