Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Petta

    Termos mais perguntas que respostas é um estímulo que move todas as Ciências para buscar explicações do que acontece no mundo. E isso é bom. Cabe tornar essas conquistas acessíveis a todos os seres vivos. Isso nos tornaria mais humanos.

    Responda
  2. Waldemar Rodrigues Pereira Filho

    Pensa num "bait" bem feito! Várias "questões sem resposta" (na verdade questões com várias hipóteses científicas, talvez conflitantes, o que não as invalida) são jogadas de modo a induzir a massa a chegar a uma "conclusão": só um ser mágico, inexplicável, invisível pode ter criado tudo isso.... É assim que começam as teocracias.... Assustador!

    Responda
  3. JOS BENTO DA CRUZ

    Seria incrivelmente simples se, em vez de tantas conjecturas elaboradas, essas mentes "pensantes" se entregassem à possibilidade da existência de um ser superior que tenha criado e controle tudo isso. Eu o chamo de Deus, mas cada um pode chamá-lo como preferir. Sua existência é inegável, e a ideia de acaso, neste contexto, torna-se inexistente.

    Responda
    1. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      O que me preocupa, de fato, é saber qual a razão de ninguém pesquisar de o porquê a Terra ser plana.

    2. LUIZ CARLOS DE SOUZA

      A ideia de acaso é ridícula.

    3. Fábio Nogueira

      É muito fácil colocar todas essas respostas na mão de um criador...

    4. JOS BENTO DA CRUZ

      Antônio Carlos Dos Reis, acredito que a resposta está clara, e a matéria em si expõe de maneira evidente. O desafio surge quando o ser humano tenta explicar tudo, mesmo quando a criação do universo e seus componentes evidenciam a existência de um criador. Será que todos esses fenômenos são simples obras do acaso? Que acaso inteligente seria esse?

    5. JOS BENTO DA CRUZ

      ANTÔNIO CARLOS DOS REIS, acredito que a resposta está clara, e a matéria em si expõe de maneira evidente. O desafio surge quando o ser humano tenta explicar tudo, mesmo quando a criação do universo e seus componentes evidenciam a existência de um criador. Será que todos esses fenômenos são simples obras do acaso? Que acaso inteligente..

    6. Antonio Carlos dos Reis

      Sua existência é inegável? Cadê as evidências? Cadê as provas? Método científico pra que mesmo, não é?

  4. antonio ferreira da costa neto ferreira

    "A vida é o uma escola onde aprendemos evoluir com alegria, dores e sofrimentos até descobrirmos que somos seres espirituais imortais."

    Responda
  5. paul constantinides

    como disse um ilustre compositor - Existirmos, a que será que se destina?

    Responda
  6. Henrique Ostronoff

    Acho que faltou uma pergunta: o que é o tempo? Quanto dura o presente? Existe futuro?

    Responda
  7. Beatriz Judith Lima Scoz

    Quanto aos sonhos, não só Freud os explica, ou tenta dar uma explicação...

    Responda
  8. Beatriz Judith Lima Scoz

    Quanto aos sonhos, não só Freud os explica, ou tenta uma explicação...

    Responda
  9. Beatriz Judith Lima Scoz

    Quanto aos sonhos, não só Freud os explica, ou tenta uma explicação...

    Responda
  10. Carlos Figueiredo

    Realmente difícil a escolha de 5 questões, por exemplo achei que iria me deparar com outras como a vida após a vida ou sobre o subconsciente. Mas bem legal o artigo, principalmente para leigos que gostam de ler sobre a filosofia da vida e de seus aspectos.

    Responda
  11. Andre Cutolo

    O que nos torna humanos? Pergunta enviesada a meu ver. Há 6 milhões de anos atrás divergirmos do mesmo ancestral que os chimpanzés. Certamente já tínhamos autoconsciência, já usávamos ferramentas, já planejávamos. Elefantes, golfinhos, corvos também o fazem. A pergunta não é sobre humanidade, é sobre quando seremos humildes o suficiente pra entender que existem muitas formas de inteligência auto-consciente entre os animais. E nos somos somente mais uma espécie, que aprendeu a falar e escrever.

    Responda
    1. Andre Cutolo

      Teoria baseada em evidências que sim precisam muito debate e pesquisa. Nos cientistas adoramos colocar tudo em caixinhas e definições. Um elefante acha água embaixo da terra, um falcão atravessa o planeta voando pra se reproduzir, golfinhos se associam com pescadores pra conseguir comida mais fácil. Não é porque é do gênero Homo que é dono do saber. Humildade é algo que rima com humanidade. Talvez o caminho seja por aí.

    2. IVAN MATHIAS FILHO

      Uma ótima teoria. Agora estude bem o assunto, saia em campo e demosntre tudo o que você pensou. Publique os resultados obtidos e espere pela saraivada de críticas que irá receber. Reflita sobre elas, altere algumas de suas proposições e saia em campo novamente. Isso é Ciência, e por isso que ser um bom cientistica é trabalho de toda uma vida. Agora, você pode esquecer tudo o que escrevi e expor suas ideias para os seus conhecidos tomando um belo chope na beira da praia. É bom, mas não é Ciência.

    3. julio alves

      Acho que você não entendeu a matéria. Leia tudo de novo, quem sabe?

  12. Francisco Rocco

    Pode haver afirmação mais sem graça e mais estreita do que esta que a matéria traz: "Portanto, ainda não há acordo sobre a resposta a uma das questões mais profundas da ciência."? Pelo amor de Deus! A existência NÃO É uma "questão profunda DA CIÊNCIA"!!! Laboratórios não são o melhor caminho para as questões sobre o Ser...

    Responda
    1. Francisco Rocco

      Rocha: foi proposital! De todo modo, a ciência também é uma "criação da mente humana"...E, se lembrarmos de David Hume (a afirmação de que "o sol não vai nascer amanhã" NÃO carrega nenhuma contradição), sabemos que ela não é capaz nem de TER CERTEZAS sobre seus próprios fundamentos...

    2. julio alves

      Tentei escrever o mesmo conteúdo que o Rocha, sobre a inoportunidade de enfiar deus nesse assunto, mas o robô da Falha de São Paulo me censurou

    3. julio alves

      Acho que você , enquanto religioso, falando em deus, deve mesmo ficar des confortável com a matéria que não menciona. Faltou adão e eva, né? Ou aquela conversa que o criador descansou no sétimo dia. Sinto muito, mas dm papo de dúvidas científicas não rola o divino.

    4. Joaquim Rocha

      Pegou mau o "pelo amor de Deus". Estão falando sobre ciência. Deus é apenas uma criação da mente humana. Pelo menos os deuses de quem eu tenho conhecimento.

  13. Mauricio Ribas

    Prezados, tenho para mim que o que nos torna humanos é a capacidade adquirida ao longo dos tempos de nos tornarmos menos dependentes de nossos genes comportamentais, ou seja, o nosso grande poder enquanto raça humana de nos adaptarmos a todas as situações. Darei um exemplo: um gato gateia, se colocarmos este gato fechado em uma sala com alpiste, sem acesso a outro alimento, ele morrerá de fome, já nós, comeremos o alpiste, o gato e tudo que tivermos a nosso volta que possa ser digerido ou não.

    Responda
    1. julio alves

      Por favor, releia a matéria! A pergunta é exatamente a que você fez. Percebeu que você não respondeu? Só formulou a pergunta dos autores dd outro jeito.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só os humanos fazem isso? Há muitos outros animais onívoros.

  14. Fabrício Costa

    O universo, ou universos, talvez sejam sistemas integrados que se replicam no nível micro e macro infinitamente em apresentações múltiplas. Somos algum tipo de energia amarrada a um desses sistemas que tentamos compreender. Tudo se transforma o tempo todo e a realidade que vemos é apenas uma das possibilidades sob as quais estamos amarrados nesse momento. Fluxo e movimento. Não somos o centro de nada e ainda não aprendemos isso. Talvez estejamos reproduzindo na tecnologia o que somos.

    Responda
  15. Décio Ceballos

    O grande enigma é entender como realimentamos (feedback) o "desenho" do universo. Energia nessas proporções acontecem em sistemas realimentados. Intangíveis ( imaginação, desejos, sonhos, necessidades) se realimentam com tangíveis na construção do universo. Sou ateu, mas as pré- condições para o universo e sua evolução está dentro de uma concepção realimentada e inteligente.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Pois é, na total falta de lógica de um Deus, a pergunta complexa é essa realimentação das "pré condições para a concepção inteligente do universo". Acho que essa realimentação existe em um loop interno do mundo natural, e um loop externo do mundo tecnológico. Esses dois loops muitas vezes são paralelos, por exemplo, as pré condições para um olho são similares a de um telescópio, mas nem sempre.

    2. julio alves

      Entendi: você é ateu graças a deus!

    3. Alian Pazetto

      Décio, você diz ser ateu mas acredita numa inteligência que criou tudo isso? Ou eu entendi errado?

  16. MATEUS VAZ DE S Sá

    Vou responder: 1) O Universo é feito de sonhos em forma de matéria. 2) A vida surgiu de um sonho materializado. 3) O que nos faz humanos é a ilusão de que a vida existe. 4) A consciência é o resultado das contradições que são o motor da vida. Sonhamos porque o sonho da vida sempre pode ser diferente.

    Responda
    1. julio alves

      Só não ganhou o Nobel de Ciência porque só respondeu 4 das 5 questões . Realmente um gênio!

  17. José Cardoso

    Quanto à vida, acredito que uma pista seja uma característica comum na matéria: o movimento repetitivo. Da órbita dos planetas ao movimento de um pêndulo ou à vibração de uma corda ele está presente em vários processos. Um ser vivo é uma repetição de processos respiratórios, metabólicos e reprodutivos. É uma forma particular de repetição, mas se encaixa nesse quadro físico mais amplo.

    Responda
  18. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    As duas primeiras perguntas são universais. As três últimas são antropocêntricas e mereceriam menos soberba humana. Somos mais sofisticados, mas relativamente próximos dos outros animais (meu cachorro sonha, dormindo agitava as pernas como se corresse atrás de um gato). Olhem atentamente para outros animais e verão que eles tb tem consciência. Onde estão as outras espécies inteligentes? Ser humano é ser capaz de extingui-las?

    Responda
  19. Victor Henriques

    Quanto à questão da consciência, a própria ciência mais cartesiana já se questiona se ela é de fato produzida pelo cérebro, tantas são as evidências em contrário. É uma questão fundamental, que tem o potencial de transformar toda nossa percepção da realidade. Considerando-se os enigmas revelados pelas experiências da física quântica, não é apenas possível, mas até provável que um dia fique demonstrado que não é a consciência que surge da matéria, mas a matéria que surge da consciência.

    Responda
  20. Tersio Gorrasi

    O maior enigma de todos é o de que se existe um Deus, do que ele é feito? De energia pura? Que espécie de energia? Obedeceria a leis físicas, ou seriam leis completamente distintas das que conhecemos? Essa suposta energia consciente estaria em nosso limitado universo 3d ou muito além dele? Esses questionamentos são mais interessantes do que a eterna polarização Deus existe ou não existe e que não leva a nada

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Tersio, não é papel da ciência investigar a existência (ou não) de Deus. Abraços esclarecedores.

    2. Marcus Machado

      Não há enigma em desvendar lendas que surgiram apenas recentemente na história hu,ana.

  21. Paulo César de Oliveira

    Quem disse que os sonhos têm valor adaptativo? Podem ser simplesmente consequência da atividade elétrica de um cérebro adormecido mais ainda vivo.O fato é que tendemos a sonhar com coisas que passam frequentemente pelo nosso cérebro no período de vigília, as conexões neurais percorridas com mais frequência. Também não entendo nada de astronomia mas como seria possível um universo que não fosse infinito? O que haveria além do limite exterior? Poderia haver apenas espaço vazio, mas não seria o fim

    Responda
    1. MAURICIO FABBRI

      Tempo e espaço existem apenas no nosso Universo. Não fazem sentido "fora" dele. Simples assim. Complicado assim.

    2. Victor Henriques

      O espaço é um produto do universo, uma de suas dimensões. O universo não está contido num espaço que já existia antes dele.