Mercado > Elite no Brasil vê renda crescer até o triplo do observado entre o restante da população Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Alberto Bianco

    Enquanto a população for pobre e aceitar qualquer porcaria de salário pra sobreviver, estaremos nessa! Proletários do Brasil, uni-vos!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Renato, não há raça mais abjeta que o tal do pobre de direita.

    2. marco martins

      Concordo com o Renato, o Brasil é um país suigeneris, cheio de pobres de Direita e ricos de Esquerda. Vai entender!!!!

    3. Renato Vieira

      Ser pobre agora no Brasil é coisa chique. A maioria deles virou pobre de direita.

  2. RICARDO Moreira

    Interessante que dentro do 5% mais rico ou ate mesmo do 1% mais rico, está a Elite do funcionslismo publico, agentes do proprio Estado portanto.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Ricardo, está falando dos milicos né? ou do judiciário? pq o servidor público normal está bem longe do topo da pirâmide

    2. Alberto pescara

      Qual fonte dessa informação?

    3. José Valter Cipolla Aristides

      Judiciário. Legislativo.

    4. Alexandre Assis

      Acho que você se refere aos políticos, aos cargos comissionados, aos juízes e desembargadores, ao primeiro escalão em geral, certo? Porque o funcionalismo mesmo, lá de baixo, está junto aos 95%, sem sombra de dúvida

    5. Jose Roberto X de Oliveira

      Esse 1 por cento é pessoa com vários milhões de reais. Funcionários públicos nunca ficariam ricos assim só se houver corrupção pesada. Bom, se forem políticos e vc estiver falando deles sim. O Lobby entre parlamentares pode envolver milhões. Salário não enriquece ninguém. Vive modernamente bem mas rico...

  3. Luiz Eduardo Cantarelli

    Essa tragédia do aumento da renda das elites em detrimento dos mais pobres acompanha o crescimento da Direita no Brasil. O governo Bolsonaro infelizmente foi o menestrel dessa corrosão.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Marco Martins, não há paz sem justiça. Bozo precisa pagar na cadeia por tudo que fez, dividindo o país, as famílias, as amizades, desacreditando a ciência, a democracia, as vacinas, concentrando renda e estimulando a violência, as armas, instrumentalizando os falsos religiosos e os intolerantes. Antes disso não podemos esquecê-lo, para que essa pra-ga nunca mais volte.

    2. Regina Tavares

      Marco, não dá para esquecer Bolsonaro pois a herança que deixou é enorme, uma legião de mal intencionados que continua a agitar as redes sociais com centenas de fake news diárias. E sim, hora de cobrar de Lula o que ele prometeu em campanha pois até agora está longe disso e continua com beneficiar mais e mais os companheiros que o visitaram em Curitiba. Mantega com promessa de cargo na Vale a 100k/mês é demais da conta para um condenado pelo TCU e um ministro incom petente que quebrou o país.

    3. marco martins

      O Lula já está no segundo ano de governo, fora os outros 15 que o partido dele governou, vc não acha que tá na hora de esquecermos o Bolsonaro e começarmos cobrar o atual presidente?????

  4. LAURENTINO COSTA NETO

    Há um erro enorme no gráfico apresentado. Se somar a população dos mais pobres vai chegar a 280 milhões.....

    Responda
  5. Clayton Brandão

    É a dança do Bom Xi Bom Xi Bom Bom Bom... "Onde o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre!". E sem perspectiva de mudanças...

    Responda
  6. Clayton Brandão

    É a dança do Bom Xi Bom Xi Bom Bom Bom... "Onde o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre!". E sem perspectiva de mudanças...

    Responda
  7. adenor Dias

    Aí pobres: vota em bozo, para enriquecer quem já é rico. Ou seja dê capim pra boi gordo...

    Responda
    1. CAMILO DE MELLO

      No Brasil os ricos não pagam quase nada de imposto... Se vivessem noa EUA sentiriam no bolso um pouco do que é a verdadeira tributação.

    2. marco martins

      Sua análise é rasa, Algllumas pessoas que são obcecadas pelo Bolsonaro enfiam ele em qualquer conversa e qualquer assunto . A desigualdade no Brasil sempre existiu, nunca , absolutamente nunca , nenhum governo conseguiu mudar isso.

  8. Jose Roberto X de Oliveira

    Por isso temos o pobre e a classe média de direita sempre disposta a ajoelhar e lamber as botinhas desse pessoal.. Menos Estado e mais liberdade. Como se Estado fosse algo ruim como Ditadura. Não se pode nem cogitar liminar a exploração desse pessoal

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Vale lembrar que dentro dos 1%ais ricos está a elite do proprio filuncionalismo público, ou seja, agentes do proprio Estado.

  9. filipe moura lima

    As declarações do IR não dão conta do abismo em que nos encontramos, porque os mais ricos sonegam informações à Receita.

    Responda
  10. Hamilton Octavio de Souza

    Os grupos empresariais e oligárquicos, através do rentismo, patrimonialismo e corrupção, usam os governos populistas para perpetuar o modelo de concentração da renda e riqueza. A remuneração do capital é sempre maior do que a remuneração do trabalho. O Tesouro paga juros de mercado na rolagem da dívida pública e empresta dinheiro público, via BNDES, com juros subsidiados aos maiores grupos econômicos. O populismo só dá esmola aos pobres para manter a "paz social" e conter revoltas populares.

    Responda
  11. AILTON SOUZA

    Podiam justificar porque essa elite da cadeia mais gananciosa do país paga o mesmo imposto ou até menos com os benefícios fiscais que recebe do que o pobre.

    Responda
  12. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A riqueza é concentrada com as elites desde que o Brasil é Brasil, não só a riqueza, o poder também. Não vejo perspectivas de mudança nesse quesito, no Lula 3, a população de baixa renda vai poder respirar sem aparelho porque Lula conhece bem essa realidade, as políticas públicas vão amenizar essa vergonha. Por outro lado a minoria de milionários vão continuar multiplicando riqueza.

    Responda
  13. João Francisco dos Santos

    Essa é a regra do capitalismo: competição por patrimônio, e não há limites. Por isso é necessário políticas de inclusão social para capacitar as pessoas para esta competição. Bem, isso papel de governo como mediador.

    Responda
  14. Mykel Alexander Santos Gomes

    Uma lista nominal destes indivíduos e chegamos em nomes que a Lava Jato começou a chegar. Lembro que quando chegaram na família Safra a operação Lava Jato foi abortada. Normalmente estes bilionários contribuem muito com doações aos partidos, de esquerda , direita, centro. Só nacionalismo não ganha apoio deles.

    Responda
  15. Fabiano Antunes Miquelante

    e aí o quecaconteve? a classe de cima aumenta preço de TD e esfolia a classe de baixo... tipo cortar as asinhas..rs

    Responda
  16. Alexandre Pereira

    Já era de se esperar a reedição do nós conta eles, patrocinado pelos oligarcas encastelados nos três poderes. O reducionismo eleitoreiro (ou pior) poderia ser temperado se ressaltassem o custo da máquina de suas majestades, auto-remuneráveis, com o trabalho da população, em detrimento dos que ganharam a partir do trabalho ou de investimentos no mercado econômico. A falácia da taxação para os pobres quando o que se quer é alimentar gatos gordos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Eduardo, qualquer um que invista 200 reais pode receber dividendos. Não é restrito ao andar de cima. No entanto, dividendos são fruto de investimento nas companhias que movimentam e economia, que por sua vez remuneram seus investidores. Não se pode melhorar as condições sociais de fato se o que se arrecada não chega ao espoliado que paga impostos.

    2. RICARDO Moreira

      Exatamente. A maioria que compoe os 5% ou mesmo os 1% mais ricos é composta pela elite do funcionalismo publico, ou seja, gente do proprio Estado.

    3. Eduardo de Azevedo Silva

      Não é "nós contra eles" é aproximar nossa legislação tributária ao que se pratica na OCDE: tributar mais a renda. Eu recebo salário e sou tributado na fonte, mesmo o meu empregador tendo recolhido seus impostos. Por que você que recebe dividendo deve ser isento, sob esse argumento?

  17. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O gado vai pro açougue votando em liberal. O golpe foi dado pra isso . E quase elegem Bozo novamente. A vocação para rebanho de Jim Jones está impregnada neste povo. Os meios de comunicacao fazem o serviço de inprinting . A folha tem alto padrão nessa técnica.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Pior ainda é a parte da população extratificada na base da pirâmide dos rendimentos apoiar a extrema direita terrorista.

    2. Alexandre Pereira

      É a novidade, já que pro açougue pseudo social ele já vai há tempos.

  18. Silvio Leite

    Impressionante é o período desta pesquisa, ou seja nos governo Temer e Bozo, onde a politica é para para os ricos e o resto se lasque. Essa politica é mundial onde os 5 mais ricos do mundo dobraram suas fortunas enquanto 5 bilhões ficaram mais pobres. Esses mesmo depois cobram segurança, onde um pais que a pobreza impera teremos vida digna, acorda milionários e bilionários o dinheiro não vai no caixão..

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Impressionante? Eu diria conveniente.

  19. Alípio Dias dos Santos Correia

    Não interessa a mágica do sistema tributário. Enquanto o sistema for o capitalista, a concentração de riquezas vai existir e as "Paraisópolis" espalhadas pelo país continuarão com toda a sua miséria. Para o capitalismo existir é necessário que a pobreza exista.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O capitalismo retirou da pobreza mais de 1Bi de pessoas entre 90 e 18, segundo o Banco Mundial. Outros sistemas, como o socialismo, foram tentados e fracassaram em todo o mundo. Seu sistema dos sonhos faliu.

    2. Alexandre Pereira

      Kkkkk e o pseudo socialismo das esquerdas é a solução? Em qual país do mundo essa falácia funcionou? Nem na China, camarada!

  20. Josue Oliveira

    Exemplos são os amigos palacianos de Bolsonaro que tiveram salários de 200, 300 mil Reais. Teve um que recebeu 1 milhão de Reais.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Nao se engane, isso se perpetua em todos os governos, inclusive neste de plantão, com juízes acumulando ganhos de milhão em uma tacada só. O governo é um dos principais agentes promovedores desta distorção.

  21. Moisés Mariano

    É preciso um presidente comunista pra ensinar para a elite, que diisão de renda faz bem pra todos

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Não diria comunismo mas sim socialismo com uma distribuição de renda mais justa quem está no topo da pirâmide no final das contas tb continuará a ser beneficiado.

    2. Alexandre Pereira

      Considerando que o presidente faz parte da elite, é paradoxal, não?

  22. Wilson Bazzani

    Não é só no Brasil. É no mundo todo. 'Localizam' artigo que saiu em jornal internacional.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.