Equilíbrio > A ideia de nunca desistir é fascista, diz psicanalista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Desistindo de ler comentários.
Parabéns ao autor da matéria. Normalmente temas psicanalÃticos são complexos e de difÃcil sÃntese para matérias jornalÃsticas. Aqui ficou tudo muito claro.
É teimosia...e alguns não conseguem desistir das caras sessões de psicanalise!
A ideia do desistir é fascismo ou não, está nublada na observação deste autor.
O autor discute teses para desistir ou não, e joga ao ar, do nada, a ideia de que não desistir é "fascista". No parágrafo seguinte, foi escrito que ele afirmou que desistir "também pode ser fascista". Aà fica difÃcil.
Concordo, porém o destaque dado à manchete da matéria nos induz a colocar mais foco em uma fala que, aparentemente surgiu ponderada desde a origem do interlocutor. Manchetes sensacionalistas tornam as interpretações mais difÃceis..
Curioso é que certas situações ou certos grupos são valorizados por não desistir. Já outros são criticados por não desistir, prefiro esse lado que é criticado por não desistir.
Aceitar desistir de algo valioso após um tempo grande de persistência e reflexão, é sinal de maturidade psÃquica.
Desistir traz talvez mais coragem do que persistir, o que exige, ao meu ver, maturidade e responsabilidade.
Penso, logo desisto.
Acho que sou um fascista e não sabia.
Desisti de ler até o fim
Tese funciona em CubaÂ….
"Ideia" ficou bem melhor do que o anterior "conceito". Estava estranho.
Desistir nos desafios da vida são para pessoas sem personalidade, perdedores, frouxas, acomodadas.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Está falando de mim, sujeito?
Parabéns ao Schwitzer por sua persistência em segurar surtos dentro deste especo civilizado
Eu desisti de auto-ajuda e estou em paz com meus fracassos
Logo, é libertador ter essa consciência.
Lacan elogiava seu rival Bion por ter montado um grupo de terapia de militares durante a guerra que tolerava tudo exceto desistir.
Que associação mais esdrúxula!
Não li o trabalho dele. Penso que afirmar que "não desistir" é ser fascista, parece mais uma ideia de fascista. Enquanto os menos resilientes desistem, eles persistem, e dominam. Toda situação precisa ser analisada, nada deve ser generalizado, mas resiliência é caracterÃstica dos que conseguem se dar melhor na vida. Está faltando resiliência por aÃ.
Todo mundo para a Esquerda é fascita, nasita. Se não desistir de lutar pela vida é fascista segundo esse Esquerdalha. O mundo tá perdido com esses Esquerdalhas!
Comentário ridÃculo! Mas esperar o que dessa extrema direita ignorante e estúpida?
Vendo um Fusca 1966 tá baleado mas funciona. Pensei em desistir ou não desistir. Diante de tal dúvida cruel e como pensar também é fascista, então estou vendendo. Ou seja.... Cerveja!!
Aff
Até o artigo, comecei, mas desisti também...
Desisti do livro...
Desisti de ler o livro....
Cincordo com o autor! Desistir é sinal de auto conhecimento. É uma ato de coragem...
Ou fraqueza
Depende do objeto. Torço pelo Ferrão e quando ensaiava cair fora devido a contÃnuas e recorrentes campanhas ridÃculas, o tubarão da barra abocanhou um tÃtulo nacional. Depois voltou a ser o que era, mas renovou a esperança de que algo de bom voltará a acontecer e não me sentirei fascista se esperar por mais alguns anos.
Sempre achei que ideias fixas, sejam de uma meta, sejam perseguindo a perfeição no que se faz, é algum transtorno; tá certo que eu desisto facim facim do que me dar trabalho, mas perder vida insistindo em algo sem importância, não vejo muito sentido.
É o famoso ditado "dar murro em ponta de faca".
Credo, tudo é fascismo hoje em dia. Comer carne é fascista, beber leite é fascistas, ver desenhos antigos é fascistas, barbie é fascista, ken então nem se diga. Enfim, para esse povo louco, tudo é fascismo, respirar é fascismo, beber agua é fascismo... pensar é fascismo.
Ateh escrever eh fascista...credo esse povo julga sem saber, sem conhecer. Para mim a superficialidade eh que eh super ultra fascista, e quem julga sem conhecer, nada mais eh que um futuro fascista sem disfarce. Vc José eh o maior dos fascistas desse post
Nada do que vc escreveu é fascista, mas vc é indisfarçadamente fascista.
Kkk, sr José, eh bem isso mesmo. Falar ( ou escrever) eh fascismo rsrsr
Questionar a "sabedoria" do autor também é fascismo. rsrsrs.
Não acredito em unilateralidade condenatória e taxativas de termos, palavras e ideias, que dependem da intenção e da forma de seus empregos.
Desistir é preciso, as vezes...
Idiota perdendo a oportunidade de fazer algo útil, além de não saber o quão fascista ele mesmo é.
Levem ticos e tecos para passear, camaradas.
Idiota perdendo a oportunidade de aprender a ler e interpretar textos, além de não saber o quão fascista ele o é.
A carapuça... mito!
Mais um lixo cultural invadindo as prateleiras dos brasileiros!
Concordo Jocimar. Nas ultimas eleições o brasileiro que tem o mÃnimo de lucidez deu exemplo claro que em certas circunstâncias, a persistência vale a pena e que a causa deve ser perseguida. Já pensou em que tragédia estarÃamos se Lula não fosse um persistente. Corremos um grande risco devido ao fascismo latente, mas valeu a pena a persistência dos lúcidos. Enfim, desistir ou não, depende do valor agregado a boa causa.
Desistir é uma ideia um tanto pesada para as pessoas que lutam contra uma depressão, lutam com relacionamentos conflituosos com filhos etc. Muito superficial.
É, talvez desistir em algumas situações seja mais difÃcil do que tentar.
Existe o bom senso e o que desiste por falta de vontade de continuar seus projetos , ex ; pessoas que nas primeiras dificuldades já veem um muro intransponÃvel. Saber avaliar objetivos e buscar alternativas para obtê-los e uma virtude é não fascismo.
A ideia de nunca desistir me parece uma tolice, mas acho que é tão fascista quanto stalinista, salazarista, maoÃsta, etc.
(cont.) "E sei que agora é tempo de parar. Agradeço com carinho aos fãs que acompanharam, durante todo esse tempo, minha crreira". Ela estava certa. Há um momento, na vida de todos nós, em que é preciso reconhecer que já deu, já chega. Penso naqueles que matam suas companheiras porque não conseguem aceitar que o relacionamento acabou e que é preciso baixar os braços e seguir em frente. Penso naqueles que perseguem obstinadamente uma ilusão, contra toda a evidência do real ...
Impecável!
Penso em Bibi Ferreira. Aos noventa e seis anos, ela se preparava para fazer um show com a obra de Dorival Caymmi. Um dia,durante um ensaio, ela interrompeu os músicos e disse, "senhores, é evidente que eu não vou conseguir fazer este espetáculo" . E cancelou tudo. Depois, numa nota pública, ela disse o seguinte: (cito de memória) "as palavras parar, aposentar, nunca estiveram no meu vocabulário. Mas a gente deve ser sábia e ouvir o que a Natureza e o Tempo nos dizem (cont.)
Li o primeiro parágrafo do artigo, mas fui incentivado a desistir.
A analogia com o fascismo é incompreensÃvel ! Hoje em dia virou moda taxar tudo e todos de fascistas .
É que tem muito fascista praticando fascismos e muito fascismo praticado por inocente útil.
Fascismo é a tese comprovada de que a Lei de Murphy está correta, quando algo irá dar errado, dará errado e da pior maneira possÃvel.
Sempre me incomodou essa insistência no "nunca desista* como virtude, às vezes é virtude sim, mas imagina uma pessoa insistindo a vida toda numa ilusão , numa ideia tola. Muito melhor se sentir livre para percorrer caminhos novos
Muito complexo para meu pobre cérebro.
Tomara que esse livro chegue logo ao Brasil!
Vale reler - 'A Paixão segundo G.H.' -, de Clarice 'Chaya' Lispector: "A insistência é o nosso esforço, a desistência é o prêmio. A este só se chega quando se experimentou o poder de construir, e, apesar do gosto de poder, prefere-se a desistência. A desistência tem que ser uma escolha. Desistir é a escolha mais sagrada de uma vida. Desistir é o verdadeiro instante humano. E só esta, é a glória própria de minha condição. A desistência é uma revelação".
Tem aquele poema maravilhoso da Elizabeth Bishop, Uma Arte - " a arte de perder não é nenhum mistério".
Muito bem lembrado, Alberto. Será que o Adam leu Clarice? rsrsrs
A idéia do nunca desistir vem do pressuposto de que se vc não insistir vai estar cometendo uma falha. O que leva a um caminho de obsessão, logo tornando o indivÃduo obcecado pelo sucesso, mesmo que isso traga resultados negativos para sua vida. Então de certo modo podemos estar ligando a obsessão de resultados ao fascismo. Logo o não desistir pode ser atribuÃdo a pessoas com perfil opressor, onde a busca por resultados é mais relevante do que as consequências negativas que isso pode implicar
E não podemos confundir a pessoa que é obcecada ou teimosa, com a pessoa que é perseverante. Pois a pessoa que tem equilÃbrio emocional e psicológico sabe quando é a hora de parar e sabe quando a insistência lhe causa algum mal ou afeta as pessoas ao seu redor. Estando assim ciente de que certas coisas vão além de sua capacidade e que as vezes desistir é um caminho melhor do que insistir.
Não desisto de uma tarefa até que esteja totalmente confiante de que não consigo realiza-la. Trabalho mais, durmo menos, enfim faço tudo que estiver ao meu alcance.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > A ideia de nunca desistir é fascista, diz psicanalista Voltar
Comente este texto