Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Jorge

    Brilhante Artigo, Luz para os milpes do presente e tratamento para córnea de quem tem interesse em enxergar o futuro.

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    O problema é que os manés perderam para presidente, mas venceram em SP, Rj, BH, SC e PR. A câmara e o senado são peixes a espera do anzol cheio de dindin. E se o Trump retomar o poder nos Estados Unidos, o que acontecerá com a democracia!?

    Responda
  3. Raul Cunningham

    Aplausos veementes!

    Responda
  4. Hernandez Piras

    Não acredito em nenhuma punição na elite, nem mesmo de Bolsonaro. Vai ficar nos lambaris mesmo. Lula vive na fantasia de cooptar os militares, mais uma vez, com verbas e privilégios e se contenta em tentar reescrever a história para limpar o próprio nome e colocar os seus amigos "injustiçados" em cargos lucrativos. Infelizmente, há escassa grandeza em nossa elite política.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Lula, lula, lula, eh a obsessao de vcs. Metade do Br vota em Bozo, o STF luta sozinho , apoiado por lula, e eh diuturnamente atacado. Mas a culpa eh de lula. Veja o congresso e os legislativos que a direita elege.

  5. Eduardo Rocha

    Pô, dotô Hübner. Teu fígado deve estar carregado. Sei que todo otimista é apenas um desinformado, mas tenho um pouco de otimismo nesse caso. Ainda acredito que um ou outro peixe grande será pego, talvez até um general. As falas dos políticos foram protocolares e isso desanima, mas o buraco é um pouco mais embaixo e ainda pode-se esperar algo da puliça e judiciário. É possivel que o dotô esteja certo, mas espero que não.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Aponte um único "peixe" grande que tenha sido condenado e esteja preso.

  6. SIMONS SILVA

    Olha a transformação que o Baby Freitas da fami lícia bolso sauro realizou na PM do estado!

    Responda
  7. Arnaldo Simal

    Até agora, reação pífia dos órgãos responsáveis diante da gravidade da tentativa de golpe para subverter os resultados da eleição. Caso os responsáveis não sejam devidamente punidos, isto servirá de estímulo para futuras aventuras golpistas sempre que os resultados das urnas frustarem eventuais candidatos a ditadores.

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Hj tem um mané chamado jordy q tá na beira da cadeia. Mas vai se safar. Tem impunidade parlamentar

    Responda
  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Quem sempre perde é o povo manés.

    Responda
  10. José Augusto Bernabé

    Vc não vive nesse país, Lula pacifista? Só nas novelas da Globo, e os "perderam manés" são os autênticos patriotas que defendem a família e a Democracia, os que venceram são os Golpistas da Corrupção e vcs da mídia são diretamente responsáveis por isso.

    Responda
    1. José Antônio

      Se as mídias são responsáveis pelos ´Golpistas da Corrupção`, por que o Inominável prorrogou a concessão da Globo por mais 15 anos em dezembro de dois mil e vinte dois?

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      E você continua desesperado pelo seu mito ter sido chutado. Muda pra Argentina, barnabé. Perdeu, mané.

  11. José Cardoso

    'Perderam os manés e lambaris, as manicures e caminhoneiros...' Lamentável o tom de desprezo da elite brasileira, representada pelo colunista, à nossa classe trabalhadora.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Ora, é evidente que o colunista não teve a menor intenção de menosprezar os trabalhadores. Francamente! É preciso muita desfaçatez para querer desviar o foco do artigo dessa maneira. Quer defender os golpistas? Ao menos faça direito!

  12. Gustavo Aguiar Fernandes

    Lula trouxe Jair Bolsonaro para o centro do evento batizado por Lira. Falou claramente no ex-presidente como mentor intelectual do golpe. Utilizou a expressão "militares legalistas", o que por óbvio nos leva a crer na existência de militares golpistas. Mas pra esquerda uspiana ele contribui para a pacificação da questão. Se Lula fosse Fidel, também reclamariam, porque "atrasado", latino demais. No mais, pleno acordo, o que reforça a dificuldade desse Lula tão exigido pelos radical do Lg de SF.

    Responda
  13. Davi Ferraz

    Esta é uma redação nota mil.

    Responda
  14. Alberto Melis Bianconi

    Brilhante quando expõe os pecados da magistratura, o professor perde o tom quando se aventura em outros assuntos. Preocupa a demora para quem não tem informações sobre o andamento das investigações, mas se as investigações prosseguem longe do conhecimento público, então estão sendo conduzidas corretamente. Também critiquei as penas aplicadas aos bucha de canhão, mas é óbvio que o caso deles exige menos investigação.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O manés e lambaris nem precisam ser muito investigados. A maioria postou os crimes nas redes sociais. São manés de carteirinha.

  15. José Bernardo

    Ingenuamente talvez, ainda insisto em acreditar que punição virá, para além e acima dos manés; senão...

    Responda
  16. Carla C Oliveira

    Quer fizer que o Lira mudou o nome do evento e depois perdeu a coragem de ir? Que medinho...

    Responda
  17. Daniel Barbosa

    Quer dizer que a PM do bolsoquistão (ex-Tucanistão, vulgo estado de São Paulo) fez essa gracinha? Com as graças do interventor bolsocarioca? Que fofo! Parabéns aos bolsoquistanenses!

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      O pior de tudo é que a tropa da PM se sente da elite social. Não sabem que são pobres igualmente explorados.

    2. Davi Ferraz

      Toma essa, paulistanos.

  18. Fabrício Schweitzer

    É a estilística do anacoluto: uma quebra que promove a desfiguração da linguagem, a subversão da semântica e escancara a morfologia de um Estado frágil em democracia e farto em violência contra a sua população.

    Responda
  19. Paulo César de Oliveira

    Quem diz que 08/01 foi tentativa de golpe tem de explicar:1.De que forma a ocupação de prédios vazios por civis desarmados iria derrubar o governo; 2.De que forma essa mesma ocupação iria garantir o controle do país e a criação de um novo governo golpista:3.Por que não houve nenhuma tentativa de afugentar, exilar, prender ou tirar a vida do incumbente, uma providência elementar em qualquer tentativa de golpe;4.Por que os supostos golpistas vandalizaram o palácio a partir do qual iriam governar?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quanto à necessidade da GLO, ela provinha da necessidade de legitimar o golpe de alguma maneira perante parte das FFAA,naus relutante em relação àa aventuras golpistas, e, sobretudo, de governos estrangeiros, que vinham há meses ameaçando o país com sanções em caso de golpe. Mas, é claro, que o propagador da cloroquina não acredita em nada disso. No que ele acredita mesmo são naqueles "sites científicos" e nos mitos supremacistas que já propagou neste espaço.

    2. Hernandez Piras

      Mas a questão mais engraçadinha do propagandista-mor da cloroquina (todos devem se lembrar dos falsos "sites científicos" que ele indicava em favor do remédio no auge da pandemia) diz respeito ao palácio. Como se uma ditadura precisasse necessariamente de um palácio para governar! Pinochet praticamente destruiu o Palácio de La Moneda, sofista! O palácio foi bombardeado por aviões! Vê se acorda para vida e deixe de viver de fantasias!

    3. Hernandez Piras

      Qualquer criancinha já sabe a esta altura que o objetivo da baderna era oferecer o pretexto a um GLO, a fim de que um general assumisse o controle de Brasília e, a partir daí desferisse o golpe. Não havia nesta trama a menor necessidade de afugentar o incumbente, já que, decretada a GLO, a essência do poder passaria às Forças Armadas.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Paulinho ficou calado

    5. Alberto Melis Bianconi

      Quem disse que um golpe não pode se iniciar com uma baderna? É tudo o que querem os falsos defensores da ordem...

    6. José Ricardo da Silveira

      A falta de competência de militares, segmentos do empresariados e das diversas espécies de bolsonaristas para promover um golpe de estado não pode ser usada como desculpa para pretender que não houve tentativa de golpe de estado. Houve sim uma tentativa mambembe e mal sucedida, um espelho de quase tudo que o anterior governo fez.

    7. Camila Falcão Almeida

      difícil mostrar o q tá na cara pra quem não quer ver

    8. Paulo César de Oliveira

      Mais uma coisa, Wilson. O que menos falta em nosso país eh gente estúpida. Alguns aloprados foram suficientemente estúpidos para achar que a ocupação de prédios vazios num domingo iria contribuir para derrubar um governo; outros, estúpidos o bastante para achar que essa invasão fadada fracasso foi uma tentativa de golpe.

    9. Alberto Melis Bianconi

      Se houvesse unanimidade nas FFAA favorável ao golpe, ele poderia ter sido tentado bem antes. Mas não havendo, os setores golpistas vão tentar ampliar o apoio. Uma GLO seria uma posição favorável a converter indecisos, reduziria o recurso à força física, bastaria não devolver o poder aos civis... que esse era o plano, já tinham posto no papel.

    10. Carlos Fernando de Souza Braga

      Militares, de qualquer país do mundo, precisam de uma desculpa para dar um golpe de Estado. Em 1964 foi a ameaça comunista. Como se Jango, um latifundiário, pudesse ser comunista. Aqui, o genocida e o exército brasileiro precisavam de uma grande baderna para que fosse convocada a tal da GLO. Coisa que tentaram fazer no 7 de setembro, também sem sucesso, como novas informações surgidas reafirmam.

    11. Carlos Fernando de Souza Braga

      A resposta é uma só. A tentativa de golpe foi realizada com base na inteligência e na coragem de Bolsonaro e do exército brasileiro. Não tinha como dar outro resultado.

    12. Paulo César de Oliveira

      Alguns defensores da tese do golpe alimentam a ficção de que uma GLO traria o golpe, como se militares precisarem de pretexto para derrubar um governo e uma GLO, por algum truque de mágica, permitisse a tomada do poder e substituição de um governo por outro com uma aparência de legalidade. Não consigo imaginar como essa mágica seria possível, com ou sem GLO

    13. Paulo César de Oliveira

      Aguardo sua resposta aos cinco itens, José Bernardo. Não seja covarde nem preguiçoso. Corrija-me, mostre onde eu errei.

    14. Paulo César de Oliveira

      Você disse bem, Alberto:baderna do dia 08/01. O próprio ministro Mucio usou esse termo para dizer que não acreditava q tivesse sido uma tentativa de golpe por causa da falta de coordenação(ele disse q, da janela do prédio do seu Ministério, ele viu partes da multidão indo cada uma para um lado, sem líder) e que tudo não tinha passado de baderna.

    15. Paulo César de Oliveira

      Caro Wilson, querer um golpe não transforma invasor e vândalo em golpista. O sujeito pode até achar que está dando um golpe ao invadir um prédio, mas está. Tudo o que ele fez foi invadir e depredar um prédio. Golpe eh outra coisa. Tentativa de golpe tem que ter um mínimo de plausibilidade e civis desarmados não tem como conquistar o poder ocupando prédios vazios.

    16. Alberto Melis Bianconi

      Só cinco pontos Paulo? Se a intenção é fazer parecer que não há resposta deveria enumerar mais pontos... Ponha a imaginação para funcionar! A baderna de 8/1 foi organizada pelo exército, com direito a hospedagem na frente do quartel, e na expectativa de abiscoitar uma GLO. Isso tudo é claro, falta condenar o comando da sedição.

    17. wilson barbosa

      A lógica às vezes não é amiga das pessoas que se acham inteligentes. Senão vejamos: 1) Será que aqueles do 8/1 não queriam um golpe? Não eram essas suas palavras de ordem? 2) Será que quem os financiou não tinha este desejo? 3) Será que quem os insuflou por 4 anos não queriam, em seu proprio governo, um golpe, militar diga-se de passagem? O problema é que fomos tolerantes demais, por tempo demais, com os intolerantes.

    18. José Bernardo

      Paulo César em sua cruzada incansável para cobrir o sol com a peneira das tecnicalidades sobre o que seja ou não um golpe...

    19. Paulo César de Oliveira

      5. Por que a imprensa estrangeira referiu-se aos acontecimentos como "riot", "uprising" e "insurrection" e não como "coup attempt"? Boa sorte aos que se dispuserem a responder sis cinco itens.

  20. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Interessante como os conservadores não perdem a oportunidade para rotular a esquerda como culpada, agora, até por propositura de leis. Inacreditável. Sabendo que esta sempre foi minoria no CN. Manifesto social é bem diferente de depredações pública/privada e atentar contra o estado democrático. O legalismo é a sustentação democrática, equilíbrio social e da ordem pública. Conflitos são naturais nas democracias.

    Responda
  21. Fernando Alves

    O problema é que aconteceu um movimento maciço em certo setor que tem grande impacto na opinião pública para vender a imagem que uma certa categoria era a reserva moral do país, e o suprassumo da competência e da eficiência em todas as áreas. Teve aplauso até na ameaça ao STF. Vejam só, eles seriam os garantidores da seriedade e do comedimento do governo do bufão de barraco televisivo. Deu no que deu. E eles continuam mandando, ameaçando.

    Responda
  22. Mariana Souza

    É inacreditável como políticos de esquerda não aprenderam a lição e continuam insistindo no erro de endurecer a legislação penal, que, em pouco tempo, será usada contra movimentos sociais de trabalhadores, ambientais, de luta pela terra etc. O fetiche do direito penal não é privilégio dos conservadores e de boas intenções o inferno está cheio. É preciso entender que não há monopólio sobre a interpretação das leis e que conceitos como democracia e ordem pública estão em permanente disputa.

    Responda
    1. wilson barbosa

      O texto que leu não é o acima.

  23. Dario Lima

    Bolsonarismo é bárbaro e anti democrático é pro milicianos e milicos.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      O melhor nome é neofascismo. Tira o personalismo do fascista inelegível.

    2. Anete Araujo Guedes

      E os civis são tutelados pelos militares.

    3. Anete Araujo Guedes

      Cabe aos congressistas, ao judiciário cuidar para que os barões engravatados ou fardados sejam punidos e que leis sejam mais enfáticas , não deixem brechas para distorções.

  24. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Só têm coragem para negar e tirar direitos de cidadãos comuns. Se é para ferrar com o trabalhador engavetam todos os pedidos. A título de exemplo: a tabela do IRPF tem várias solicitações mofando há anos. Apropriação indébita indecente que nenhum poderoso da capa preta tem coragem de mexer, apesar de dizerem que são guardiões da Constituição.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Cabe aos trabalhadores lutar, gritar, por seus direitos. Ocupar as ruas, pressionar o congresso. Por mais que o governo queira reverter essa situação, ele é barrado pela força da elite capitalista, pelos parlamentares financiados pelos donos do dinheiro, do poder e do mando.

  25. Rodrigo de Sousa

    Sem falar que custam R$54 bilhões de reais por ano só com a folha de pagamento ....

    Responda
  26. Paulo César Santos

    Manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus não é dirigida à abolição do Estado, mas contra a forma de administração de preços subsidiados. Não cabe à Polícia definir a ilegalidade de movimento social e político; a ela apenas as funções de apuração e repressão do crime. Equivaler manifestação social de ordem secundária contra aquela que visa a própria extinção do Estado de Direito, é perturbar a Democracia.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Cabe ao governador. Os policiais são meros funcionários do estado.

  27. EMANOEL TAVARES COSTA

    Ainda mantenho a esperança de que altos coturnos e afortunados civís, entre políticos e empresários (quase todos os políticos são empresários, e financistas) sejam processados na forma da lei e julgados com rigor.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Amém!

    2. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Tenho essa convicção também.

  28. Dalton Matzenbacher Chicon

    A impunidade que se está anunciando será a desmoralização máxima dos poderes do estado. Se isso ficar por isso, legitima-se o vale tudo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O mal se corta pela raiz. Estão todos acovardados, como ocorreu em 64, após os 21 anos de arbítrio, corrupção, execuções, torturas, violências, estupros, desaparecimento de corpos etc. O que se viu foram discursos inflamados, muita retórica em prol de uma democracia que seguirá sendo ameaçada, atacada, vilipendiada.