Vinícius Torres Freire > As decisões duras e difíceis que Lula terá de tomar na economia em 2024 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumo da coluna: o governo trata a responsabilidade fiscal de modo dúbio, não tem uma agenda clara para o paÃs e, portanto, não sabe o que negociar com o Congresso Nacional. Que confusão.
Depois de 7anos sem governo, agora temos um Presidente que discute o Brasil. Nesses 7 anos o paÃs ficou estgnado. Parado. Mas teve a turma que se deu bem. Os Ricos ficaram mais ricos. Não é tarefa fÃcil para o Presidente porque ainda tem a turma que puxa contra o crescimento do Brasil, principalmente o pobre de direita.
Q
Só o executivo é que corta gastos. Legislativo, judiciário e ministério público vivem no paÃs das maravilhas. Temos uma bomba relógio em atividade e o 08/01 foi só um estalinho.
Se os juros chegarem a uma taxa aceitável, a economia pode robustecer. A taxa aceitável é de 2% a 3% real. Todos os agentes do mercado precisam ajudar: governo, BC e setor privado. Cada um cumprindo sua missão. Governo gastando seus limites, BC reduzindo juros e mantendo a inflação sob controle, setor privado produzindo.
Ajuda aÃ, colunista: “Note-se de passagem que a conta de juros, que não é paga, MAIS rolada por meio de dÃvida nova, anda pela casa de 5,6% do PIB”. Não é “mais”: é MASÂ…
Os comentários estão melhor que a matéria.
O nÃvel de perturbado da Internet comentando por aqui é enorme. Não escalpa um desses estúpidos. Todos lendo Jornal da Cidade, Jovem Pan,, Nicolas,. A desinformação é contagiante pra im-becil
O déficit público e a interpretação que as agências de rating vão dar para seu tamanho é que vai definir se teremos investimentos ou não no Brasil nos próximos meses. Vai dizer se o Brasil atrairá investimentos produtivos ou se o capital vai sair lenta e gradualmente. O governo só tem uma maneira de influir nesta equação gerando superávits, o resto é mero discurso para quem não decide investimentos, mas decide votos.
É possÃvel que o Lula nomeie o André Lara Rezende como diretor do BC no final desse ano, quando acaba o mandato do Roberto Campos. Será o inÃcio do 'liberou geral'. Mas interessante do ponto de vista acadêmico como teste experimental de suas teses, com o paÃs todo como cobaia.
Oi Folha, não pode discordar do colunista Vinicius Torres Freire que já censuram meu comentário?
Vinicius Torres Freire é um colunista que chama o Governo anterior , o de Bolsonaro, de Governo "das trevas". Em minha opinião " das trevas" é o do do Lula
A Marli respondeu de forma sublime. Eu ainda acrescentaria que Bolsonaro não é muito fã de Cristo não rsrs Nem ele nem a esposa. Usam da Fé pra votos e enriquecer.
Sabe por que o "governo" passado é chamado de "das trevas"? Porque fez avançar a fome no paÃs, matou 700 mil pessoas por negacionismo durante a pandemia, destruiu o meio ambiente, arrasou a economia e foi profundamente incompetente. Pior: tentou dar um golpe de Estado. Em resumo: foi um desgoverno. Uma tragédia. Por isso perdeu a eleição.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Todos os comentários que eu posto contra o Governo Lula são retirados pela Folha, um jornal que pratica censura com o próprio assinante pq não puxo o saco do Lula
A Folha retira seu comentários contrários ao governo pois protege o governo? E isso pois os seus comentários são lidos por muita gente e que pode ser influenciada? Nossa! Que alucinação a sua!
Quer um lenço?
Aumentar a renda dos pobres? O jornalista tem ido ao supermercado estes dias ? Frequentemente batem à minha porta pedindo um prato de comida como antes. Precisa colocar os pés na rua, Senhor.
"Reconstruir a politica externa"! Tá de brincadeira, não é possivel. É um Bolsonaro de sinal trocado, agindo por ideologia, apoiando toda ditadura de esquerda no planeta, felertando com Putin, palhaçada de sul global, endossando a acusação de genocidio contra Israel, interferindo na eleição Argentina, antagonizando os EUA. Não seja ridiculo, tome tenencia
Vocês estão em que planeta? O Lula apoia toda a ditadura de esquerda do planeta? Não é possÃvel! Você lê o que? WhatsApp?
Jesus, interferindo na eleição Argentina? Agindo por ideologia? 'palhacada' de sul global? Endossando acusação de genocÃdio, oh pobres israelenses que nem podem mais roubar terras e eliminar uma população por vingança. A cereja do bolo pra mim foi 'antagonizando EUA'. Hehe, neh? Que absurdo não se ajoelhar diante desta nação nobre, generosa e sensata.
Desafios são grandes. Precisam ser enfrentados. Cabe ao Presidente Lula, a articulação polÃtica num CN desafiador e corporativista. Em anos eleitorais a inércia parlamentar predomina, natural, não devia, mas é da polÃtica. Um semestre somente. Rolagem de dÃvida, juros altos, o capital sorri, concentra milhões de rendimentos....e o setor produtivo paga a conta. Com você Lula!! Firmeza!!
Pagar juros é o resultado de se endividar. Pagar ainda mais juros, é o resultado de não ter credibilidade para conseguir empréstimos a baixo custo. Cada vez que alguém diz que a solução é apenas "parar de pagar juros", aumenta o custo dos empréstimos. Vide Argentina.
Amorim, quanta ingenuidad, achar que o maior juros real do mundo no Brasil se justifica, que os bancos, como o do bilionário dono da Folha, só estão fazendo o honesto trabalho deles, assim como o VinÃcius ao defender juros. Pensa como bilionário quer.
Esta foi a fala mais sincera de VinÃcius. Um texto exclusivo para justificar os juros que enchem o bolso do patrão, bilionário banqueiro parasita de juros. Juros é o maior problema do Brasil, disparado, mais de 2 trilhões sugados por banqueiros da economia, vale muito ler A farsa do déficit, do professor Dowbor, escrito no Diplomatic, Le Monde.
Falar o que para crÃtica o professor Dowbor, sem qualquer argumento. O artigo dele é muito bom. Setecentos bilhões vão pelo maior juros reais do mundo na selic, um e meio trilhão vão de juros pessoa fÃsica, siscentos bilhoes juros pessoa jurÃdica. Disparado a maior parasitagem no mundo.
Eu li o Dowbor, a bobagem de sempre. Curiosamente foi no governo de direita, tocado pelos rentistas, que os juros mais caÃram. CaÃram porque a inflação foi controlada, caÃram porque é mais fácil emprestar barato pra um governo que não tem em suas bases um monte de intelectuais que ficam dizendo que o segredo é dar calote nos juros. Se o paÃs quer pagar menos juros, tem de parar de viver no rotativo do cartão de crédito e gastar menos do que arrecada. Isso sim derruba os juros.
Instrua-se a respeito, minimamente.
Os 4 bancos brasileiros, juntos, tem um lucro diário de 400 milhões, vamos cortar gastos de quem ganha 2 mil reais, essa é fórmula do capitalismo brasileiro, liberal, mas, com dinheiro público. Milico é funcionário público, não produz nada, felizmente, pois o produto é morte, é um liberal. Parece piada.
Sr. Dalton, sem polemizar, também concordo em certa deficiência no que arrecada e o retorno ao cidadão. Investimento na Abreu e Lima vem de impostos? Pensei ser recursos da Petrobrás destinado a investimento no setor de refino, visando diminuir a importação de derivados, sabendo que o Brasil é grande produtor de petróleo. O que será ótimo para a Balança comercial.
A carga tributária brasileira é inversamente proporcional à eficiência da administração pública. Paga-se muito e obtém-se pouco, independentemente do nÃvel de renda individual. O governo brasileiro é perdulário e ineficiente. Vide Codevasf e, novamente em voga, Abreu e Lima. São esses gastos que têm de ser cortados, não os de assistência. Daà sim, e apenas assim, deixará de beneficiar os ricos em desfavor dos pobres.
Xiiiiiii, Vêtêfê, se depender do (des)debate aqui de baixo, 2O24 será um saco. Saravá!
Lula não fará nada, como nunca fez em sua vida. Sempre foi um estadista mediocre, incapaz de tomar qualquer decisão minimamente difÃcil.
Estadista mesmo foi o anterior.
Lula está aquém da imagem que vende e da idolatria dos seus babões. No entanto, está muito além da classificação pueril passional que você atribui.
Sempre achei que estadista ou era ou não. Agora tem classificação; estadista medÃocre é mesmo original. Bah!
O fato de vocês citarem o miliciano - que não é presidente há mais de um ano, está inelegÃvel e com um pé na cadeia - diz muito sobre vossas baixas capacidades cognitivas...
O fato de vocês dois falarem do miliciano diz muito sobre a baixa capacidade cognitiva de ambos. O cara não é presidente há mais de um ano, está inelegÃvel e corre serios riscos de ser preso. Mas vocês precisam dele para esconder a própria inaptidão estadista da ORCRIM e afiliados.
O Mito vai voltar com sua competência crente e seus milicos e milicianos
Estadista bom é o miliciano. Esse fez muito pelo paÃs: muitas mortes por falta de vacina e muita fome por mau caratismo mesmo. Parrlamentar por 30 anos e dois projetos aprovados. Esse é realmente bom.
O Luis não sabe de nada.
Concordo, exatamente por isso a economia melhorou e o Brasil deixou de ser um pária internacional, o Mito com sua sabedoria e inteligência de milico e milicianos, não conseguiu nem dar um golpe de estado, tÃpico dessa turma.
O Mito, do baixo clero, roubou na câmara dos deputados por 28 anos e é seguido por bolsonaristas igno_rantes que ouve e lê apenas Carluxo.
O Mito vai voltar com seus pastores Ca_nalhas, que roub o pobre com essa mentira chamada Deu_s, armas e mortes. A extrema direita militar.
João Batista, trevas não guarda relação com partido. Foi um perÃodo de desgoverno e ideias vigentes na idade média que, por enquanto, estamos livres. João, busque a luz de pensamentos que possa lhe retirar do mundo das trevas.
Trevas. Sinônimo de negacionismo, terraplanismo, olavismo, incompetência, extremismo, controle da PF, morte em massa, fome, gabinete do ódio e fake news. Tudo isso temperado por compras de imóveis com dinheiro vivo, rachadinha, desvio de joias valiosas, tráfico de drogas em avião militar. Frases preconceituosas do tipo que doméstica não pode viajar ou que obeso pesa em aarobas. Isso é trevas, escuridão. Motociata com dinheiro público.
A academia apresenta, através do trabalho de Clara Mattei, que austeridade fiscal é arcabouço do fascismo. Assim, se queremos ter uma democracia, temos que seguir outros princÃpios da economia. O neoclássico não está superado.
A aritmética orçamentária segue lei matemática. Isso não se submete a viés ou ideologia alguma. Se a sua vaca produz 10 litros de leite, para consumir 15 você terá de pedir 5 a alguém, que irá querer ser restituÃdo com alguma compensação. Se a produção da sua vaca cair para 8, e você quiser continuar consumindo 15, aquele que terá de passar a emprestar 7 vai perceber que o risco aumentou. E a consequência disso é óbvia.
Rosa, é só pagar em dia que o juros cai. Não tem erro, Economics 101. Agora o cara vive no cheque especial e vive reclamando que custa caro tomar dinheiro...
Carvalho, estamos pagando as contas aos bancos desde a independência do Brasil, mas juros absurdos só fazem aumentar. Leia a farsa do déficit do professor Dowbor, vais entender.
Entendi, pagar contas em dia agora é uma forma de fascismo. Somente aloprados (Como o André Roncaglia) e paisanos levam a sério qualquer coisa publicada pela The New School for Social Research, a Unicamp dos EUA.
É apenas mais uma visão do processo. Quem gasta mais do que arrecada paga juros, trabalha mais para ter o mesmo valor, desperdiçando energia e recursos naturais. Como quem paga o excedente de juros é o mais pobre, que responde mais drasticamente pelos efeitos da inflação devido à maior circulação de moeda desvalorizada, então a falta de austeridade nada tem de fascismo e muito de comunismo. Lula conseguiu.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > As decisões duras e difíceis que Lula terá de tomar na economia em 2024 Voltar
Comente este texto