Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Silva

    S√≥ como registro os 9,0 anos sem o trem2 da Rnest o Brasil deixou de refinar em torno de 39 milh√Ķes de barris de √≥leo ,70 % diesel , deixou de ganhar uns 4 bi US$. O Brasil n√£o √© pra amadores

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    Perdeu mané, chora mas não amola.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    Porto de Suape: centro de gravidade do nordeste em energia elétrica e logística, infraestrutura, próximo da Europa e dos Estados Unidos. Parabens Lula = Visão de estadista.

    Responda
  4. Igor Cornelsen

    Se o presidente administrasse um fundo de investimentos seria o menos rent√°vel do mundo, s√≥ p√Ķe dinheiro bom em projetos ruins.

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    Oito bilhoes pra prosseguir neste absurdo. E os redbanhos alucinados fazendo piadinhas

    Responda
    1. Hermes Yaly

      "Dinheiro de pinga" dizem alguns... Com um cachaceiro insaciável desses, não há pinga no mundo que o satisfaça.

  6. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

    Conta de celular internet tv a cabo preços absurdos , detalhe com monopólio brabo

    Responda
  7. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

    Papo do entreguista vamos privatizar tudo , alguma poderia me dizer onde privatizou e os preços caíram , sendo bem simplista

    Responda
  8. Ademar Adams

    O colonista fez mestrado no mundo colonialista e vende a alma ao diabo capitalista. Por isso esse papo entreguista e vendilh√£o anti-Brasil.

    Responda
  9. Daniel Marques

    "Precisamos refinar nosso petroleo bruto e disponibilizar ao povo combustivel mais barato". Sem duvida. A Petralhada só esquece que Abreu e Lima já era para estar pronta há tempos, foi orçada em 2Bi em 04 e em 13, no auge do Petrolão, ja havia custado 18Bi e não estava terminada. Haja pano pra tanta incompetencia.

    Responda
  10. Bruno Andreoni

    Ser√° que √© poss√≠vel,mesmo h√° endo improb√°veis Boss inten√ß√Ķes, fazer alguma coisa √ļtil e honesta daquilo l√°? Famoso pau que nasce torto.

    Responda
  11. Sergio Makrakis

    Típico comentário de entrega pátria, deus é o lucro acima de tudo e minha família se dando bem.

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    Perfeito. Vamos refinar tudo aqui ao invés de comprar das refinarias norte-americanas. Ainda não deu para entender qual é a noção de patriotismo de uma parcela dos brasileiros.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O PT j√° est√° um passo a frente, Dilma comprou uma refinaria norte americana. Pasadena. Super patriota, ela.

  13. Marco A Moreira

    Logo o amigo do STF elabora um parecer desqualificando o processo das provas e com mais uma canetada vai estabelecer a lisura no trato da refinaria.

    Responda
  14. RICARDO ROCHA

    Que papo furado!

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O pre√ßo mais em conta, qualidade, lembrei de duas raz√Ķes. Chegando aqui mais barato, reduz o custo de vida do pobre, tem mais esse argumento. Caindo os pre√ßos a infla√ß√£o n√£o sobe, outra raz√£o para comprar de quem entrega aqui qualidade melhor, sem subornos, boquinhas, diretores que n√£o trabalham. Nossa Senhora quanta vantagem.

  15. Hercilio Silva

    Diesel encareceu por ficar importando por falta de capacidade de refino, importar combustível refinado é mais caro. Todo mundo sabe disso, mas pregou contra as refinarias. Combater corrupção não se confunde com parar tudo e quebrar empresas.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Perfeito. Os patriotas são contra o desenvolvimento do país.

    2. ricardo caselli moni

      Este foi o que usa treinou os latas . Fechar as empresas do país pasa dar vez a usa novamente . Não podemos crescer . Aqui quintal plantarion

  16. Vitor Batista

    Colunista forçando a barra para criar assunto e se equilibrando para não reconhecer que é um projeto de infraestrutura necessário para o país.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Correto Roberto .

    2. Gilberto Rosa

      Lobby petrol√≠feras americanas, bilh√Ķes.

  17. Adriana Rossi Alves

    L√° por volta de 2.010, incentivado pelo ent√£o Pres. LULA, meu marido usou recursos de seu FGTS para comprar a√ß√Ķes da Petrobr√°s. Lula, inclusive passou a bater no peito que havia feito a maior opera√ß√£o de incorpora√ß√£o do mundo. Agora, meu marido √© "criminalizado" por receber dividendos do investimento que ajudou a viabilizar o Pr√© Sal. E olha que mais da metade dos dividendos da Petrobr√°s √© paga ao Governo Federal, acionista majorit√°rio.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Muitos acham que o país usa eh o certo ..O bonitinho .,A indudtria cultural os colocou assim pelo world . Mas são iguais .Desejam nos fazer de id ! Vai lá ver quem está no pré sal e verás quem estava por trás dos fins

    2. Gilberto Rosa

      Seu marido não é criminalizado, calma Adriana, calma. A menos ele seja um dos bilionários que incentivou o golpe e colocou sua gente na Petrobras para aumentar a gasolina e pegar trezentos bi, trezentos bi, do povo para passar a grande maioria do valor para bilionários.

    3. Daniel Marques

      N√£o d√™ ouvidos a claque vermelha, cara Adriana. Eles tem enorme dificuldade em reconhecer os erros do capanga maior e fazem de tudo para defend√™-lo, mesmo que tenham que passar por cima de valores, etica e bom senso. Que bom que voc√™s estao sendo recompensados pela aposta que fizeram na Petrobr√°s, √© o b√īnus da exposi√ß√£o ao risco.

    4. Hercilio Silva

      Muita gente vai querer ser "criminalizado" assim...

    5. Hercilio Silva

      Muita gente vai querer ser "criminalizado" assim...

  18. edilson borges

    esqueleto é um termo totalmente sem noção, trata-se de um infante. é mesmo prá fazer a boa e velha manchete com o viés que conhecemos. esse é o jornalismo que dá vergonha!

    Responda
  19. Orasil coelho pina

    Talvez as empresas que confessaram corrup√ß√£o em dela√ß√Ķes e devolveram bilh√Ķes de reais, tinham apenas a inten√ß√£o de ajudar os cofres do tesouro nacional!

    Responda
  20. Daniel Marques

    Acho que o colunista poderia ter colocado a emblem√°tica foto do aperto de m√£o do Lula com o ditador Hugo Chavez. O mesmo colunista tambem poderia ter colocado a declara√ß√£o da Gra√ßa Foster, aquela mesma, que disse "a Rnest √© um modelo a n√£o ser repetido¬Ē. E pra fechar, poderia informar que o Lula escolheu fazer a obra com empreiteiras brasileiras inexperientes em refinarias mas experientes em corrup√ß√£o, marco zero do Petrol√£o. Mas s√≥ acho.

    Responda
  21. José Cardoso

    Quero ver ele visitar o Comperj no RJ. Abreu e Lima pelo menos produz alguma coisa, embora tenha custado um absurdo pela incompetência petista elevada à insanidade chavista. E com o roubo comendo solto. Mas nosso RJ ficou só com um esqueleto, restou uma cinza fria.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A banca com seus jornais, o ogro e a b√≠blia chantageam com dois ter√ßos do congresso, depois colocam a culpa no governo pelo roubo de seus jagun√ßos chantagistas. Enquanto isto 2 trilh√Ķes s√£o roubados em juros, empr√©stimos e isen√ß√Ķes.

    2. Gilberto Rosa

      Pior que o pessoal não sabe, é que o roubo era cometido pelos partidos aliados como PMDB, PP, União Brasil ou dem, mesmo pessoal do partido do Cunha, do Moro hoje, do Lira, Mourão e o monstro das joias. Mas como estes partidos são jagunços chantagistas de banqueiros, galera acaba enganada, justo com a honesta Dilma. Pensam como bilionário quer.

  22. Jose Roberto X de Oliveira

    Caro, repórter, é muito melhor comprar o Diesel de país desenvolvidos confere? Manda o petróleo tirado do pré-sal que a iniciativa privada não quis arriscar a perder dinheiro em estudo e tecnologia mas depois queria ficar com os campos a preço de banana e conseguiu agora comprar o Diesel feito lá fora em dólar para caminhoneiro bolsonarista patriota. Boa ideia!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E isso justifica a roubalheira em Abreu e Lima ?

  23. Gilberto Rosa

    "Petrobras e o governo federal estimam a cria√ß√£o de aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos durante as obras, al√©m de um acr√©scimo de cerca de 13 milh√Ķes de litros de Diesel S10 por dia." Poderia ter isto no texto.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A mesma estimativa anunciada no governo dilma. Tranquilo, custa o quíntuplo, mas agrada aos babMes.

    2. Gilberto Rosa

      Infelizmente n√£o √© bom para o lobby de exportadoras americanas de petr√≥leo refinado, neg√≥cio de muitos bilh√Ķes.

  24. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Um país que ainda é (muito) dependente de óleo diesel tem que investir em refinarias para aumentar sua independência. Agora, em tempos de sustentabilidade e de mudança climática, o Brasil deve também investir em biorefinarias, em infraestrutura de produção de combustiveis fósseis a partir de resíduos biológicos. Não adianta apenas focar em mais do mesmo e do tradicional.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mas têm de regar a horta de onde saem os quitutes.

  25. Valdir Teixeira da Silva

    O Brasil, se quiser virar um grande país, terá que investir em refinarias e infraestrutura. Muitos poderosos vão lutar para por no bolso os lucros da mineração e petróleo, através de dividendos. O governo terá um grande desafio, não há interesse, por parte desses investidores, em resolver o país. Querem só juro alto e dinheiro fácil.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pelo quíntuplo do custo ? Maravilha !

    2. Carlos Figueiredo

      E tem uns idio tas que acham que quem investe em infraestrutura, gera empregos e renda e depois quer receber os lucros do investimento, é o diabo. E que isso é dinheiro facil.

  26. Valdir Teixeira da Silva

    Todo grande projeto estatal ou privado no Brasil tem corrup√ß√£o, quando come√ßam a denunciar, nunca √© para evitar desvios. Na verdade, os poderosos est√£o pouco se importando com corrup√ß√£o. Essas den√ļncias s√£o sempre para desmoralizar algu√©m, tendo culpa ou n√£o. A culpa √© o fator menos importante para eles.

    Responda
    1. JOÃ O CARLOS CORTEZ ALVES

      Projeto privado tem corrupção? Não é verdade. A corrupção está no DNA dos políticos que estão no poder.

  27. Igor Cornelsen

    A Petrobras teve alt√≠ssima rentabilidade porque investiu bem o seu capital nos √ļltimos 5 anos. Estava com um endividamento exagerado no fim do governo Dilma. Fazendo investimentos idiotas, como em refinarias de petr√≥leo, d√° para antecipar a queda da rentabilidade e a m√©dio prazo o aumento do endividamento. Eles n√£o aprendem....

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Igor, esqueceu de um pequeníssimo detalhe, o lucro foi gerado pela entrega de pedaços da petrobras por joias e o aumento da tua gasolina, que só em dois anos, desviou trezentos bi para acionistas bilionários.

    2. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

      Uma grande petroleira investir numa refinaria necessária para o país é investimento idiota?

    3. Valdir Teixeira da Silva

      Os lucros da Petrobr√°s √© resultado dos investimentos no Pr√©-Sal. Os endividamentos foram em virtude dos desafios de explorar o Pr√©-Sal. Muita gente, inclusive, duvidava da viabilidade do projeto. Quando o projeto se tornou vi√°vel, os abutres come√ßaram a parasitar os lucros do petr√≥leo. O lucro deve ser investido na ind√ļstria do petr√≥leo e n√£o entregue a oportunistas.

  28. Alcione Malheiros dos Santos

    Seguindo o raciocino do Bruno, nem a Petrobras poderia receber mais investimentos! Menos, meu caro! Menos!

    Responda
  29. César A C Sanchez

    O regente do Mensalão e do Petrolão é tinhoso, camaleão, tem lábia para convencer os inocentes, incautos e, obviamente, nem precisa persuadir os sabujos. Roubalheira da grande. Nos dias atuais, no mundinho deles, basta dizer que quem não gosta do fétido lulopetismo é bolsonarista. Errado, o populismo bolsonarista é coisa recente com vida breve.

    Responda
    1. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

      Voc√™ engana bem , basta ver o n√ļmero de curtidas no seu coment√°rio , deveria ser candidato em algum partido da extrema direita

    2. Leandro Piva

      O populismo bolsonarista n√£o √© nada al√©m de consequ√™ncia da inconsequente generaliza√ß√£o midi√°tica e lavajatista da corrup√ß√£o. Ningu√©m nega que houve corrup√ß√£o. Mas a condescend√™ncia de incautos e fan√°ticos que idolatram a ca√ßa √†s bruxas de Moro e Dallagnol √© o embri√£o do qual nasceram os demandos que vivemos nos √ļltimos anos.

  30. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Começou tudo de novo . Inacreditável a cara de pau do governo e a fome dos abutres de sempre .

    Responda
  31. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Começou tudo de novo . Inacreditável a cara de pau do governo e a fome dos abutres de sempre .

    Responda
  32. armando moura

    O TCU tem que ficar em cima, porque vai aparecer o centrão, lira, baleia, alocumbre, valdemar etc, querendo a parte dele. A refinaria tem e deve ser concluída. Não há porque importar refinados, embora para os acionistas da petrobrás seja muito melhor, porque a margem esta pre definida sobre os preços, não há custos para lidar, só trading. Mas para o pais, refinar, tem um efeito multiplicador enorme na economia local, mais empregos, etc, a riqueza é distribuida e aumenta a autonomia.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado Moura, n√£o fosse um colunista que defende interesses escusos, certamente teria falado o que colocaste em poucas linhas.

  33. Jorge Rodrigues

    A Abreu Lima é um dos expoentes da corrupção no governo Lula. Assim, o Lula está voltando ao local do crime. Esse absurdo só é possível graças ao abjeto STF.

    Responda
  34. Evando de Abreu

    O apetite da esquerda pelo dinheiro p√ļblico n√£o tem limites. Foram queimados bilh√Ķes e ele quer mais.

    Responda
    1. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

      E verdade o tinhoso s√≥ gastou 300 bilh√Ķes tentando ganhar a elei√ß√£o , perdeu Man√© oito anos ineleg√≠vel

  35. Humberto Isidoro

    O Brasil esta importando quase 30% do diesel que consome porque não tem capacidade de refino. E exportando petroleo bruto. O jornalista escreve um texto em que mistura passado e presente para dizer que a necessidade do pais não deve ser satisfeita porque o projeto é só porque Lula anuncia. Bolsonaro revirou a cabeça dessa gente.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, meu caro! A abordagem do colunista é outra.

  36. Rafael LuZ DE ASSIS

    Se o investimento √© necess√°rio para o pa√≠s o presidente deve retomar as obras independente do √īnus pol√≠tico. A popula√ß√£o n√£o pode seu prejudicada pela eventual corrup√ß√£o que houve l√°. No mais os √≥rg√£os de fiscaliza√ß√£o devem atuar afim de evitar novos danos aos cofres p√ļblicos. Me parece que a reportagem tenta emplacar um desgaste que ainda n√£o existiu, apesar de iminente.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Eventual corrupção? Pega o pano porque ficou um cantinho sujo ali. Fala sério!

  37. Dario Lima

    A humanidade vai consumir petróleo por no mínimo mais 50 anos, as energias Renováveis existentes, são bem vindas e importantes para a humanidade, porém são complementares a matriz petróleo.

    Responda
  38. Daniel Marques

    O autor do texto fala em deixar o √īnus do investimento e justificativas para as diretorias e conselho da Petrobr√°s. Quem seriam? Vers√Ķes pioradas de Paul0 Robert0 C0sta? Nestor Cervvvver√≥? Renat0 D uque? Dilma? O PT n√£o aprende mesmo, por isso a esquerda definh@ cada vez mais e mais.

    Responda
    1. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

      O ladr√£o era o juiz

  39. Alexandre Pereira

    Quer retomar a roubalheira? Compensar o tempo que n√£o conseguiram meter a m√£o? Mais alguns pixulecos bilion√°rios?kkk

    Responda
  40. Hermes Yaly

    Boi preto conhece boi preto: Ch√°vez n√£o seria bobo de colocar dinheiro na m√£o de Lula e do PT.

    Responda
  41. José Alberto Dietrich Filho

    O or√ßamento inicial da Refinaria era de R$ 2 bilh√Ķes. Foram gastos R$ 18 bilh√Ķes e a obra n√£o chegou nem na metade. Dados fornecidos pelos pr√≥prios diretores da Petrobr√°s, √† √©poca.

    Responda
  42. Florentino Fernandes Junior

    Q so se escandaliza com roubinhos da direita. O q o prof wilson chama de odio seletivo

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A encheção de saco, por outro lado, Florentino, nada tem de seletiva ou seleta: é absolutamente generalizada.

  43. Florentino Fernandes Junior

    Q so se escandaliza com

    Responda
  44. Florentino Fernandes Junior

    Um escandalo politico e financeiro, tratado como piadinha pela turma do redbanho

    Responda
  45. Florentino Fernandes Junior

    Companheiro hugo chavez do além promete apoiar o projeto

    Responda
    1. Luiz Ant√īnio de Lima Ferreira

      √Č voc√™ florisbela

  46. Marcos Benassi

    Uai, Bruno, que c√™ tem raz√£o, tem. √Č o velho ditado da prud√™ncia e caldo de galinha, n√©? Mas se esse nordestino, todo Sodido desde o in√≠cio da vida, houvesse dado muito ouvido ao ditado, n√≥is tava com o Bozo na cacunda - e ele, Lula, sem esposa bonita. Acho que t√° bem bom. Ah, ao inv√©s de "Abreu e Lima", devia tamb√©m rebatizar o complexo pra "Fernanda Abreu": incendi√°ria e energ√©tica, combina mais. E nunca fugiu do risco, ao menos musical.

    Responda
  47. João Vergílio Gallerani Cuter

    Se entendi bem, o texto reconhece que o investimento faz sentido, mas acha que Lula pode se desgastar reconhecendo que o investimento faz sentido, pois "houve corrup√ß√£o ali". Por tr√°s dessa preocupa√ß√£o com a imagem do presidente, h√° tamb√©m um inc√īmodo com a imagem de todos aqueles que apoiaram a Lava Jato e diziam dia e noite que a refinaria n√£o deveria ser feita, pois afinal a era do petr√≥leo est√° no fim. "N√£o mexa nessa ferida, presidente. √Č ruim para o senhor. E √© p√©ssimo para todos n√≥s."

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      De fato, você não entendeu bem.

  48. MATILVANI MOREIRA

    "Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram". O Lulad é perfeito e nunca erra! Mas dessa vez ele errou. Nós do cercadinho do Lulad temos certeza de que nao houve corrupção!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Errou, pois falou uma verdade. Conduta totalmente atípica e inusual.

    2. Marcos Benassi

      Uai, ent√£o t√°. Tem bobo pra tudo nesse mundo.

  49. Elcio Simielli

    Chaves deu um baita golpe

    Responda