Hélio Schwartsman > O incorrigível CFM Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Uma verdadeira vergonha a posição do CFM. Na pandemia da Covid não fizeram nada para combater as atitudes negacionista do criminoso Bolsonaro.
Os conselhos profissionais sao excrescências. Sao compostos pelos profissionais e pelas empresas que os contratam ( hospitais ou construtoras, p.e.). Devem fiscalizar as fraudes, pero no mucho, para nao desagradar seus registrados (nao sao associados), que são os diretores dos Conselhos. Surreal
mnais de 50 paises estao vacinando criancas contra a Covid entre os quais EUA, Alemanha, China.
É lamentável quando o reacionarismo e o radicalismo polÃtico de extrema direita, mancham a reputação de entidades que representam sua classe. Tem acontecido muito em várias classes. Sorte que nem toda a classe adere.
O escriba que e' so' jornalista, acha que tem conhecimento cientÃfico para questionar o CFM? Agora virou moda da mÃdia opinar de tudo , inclusive daquilo que entende patavinas!
Nao precisa de conhecimento cientifico para perceber o que está acontecendo no CFM. Basta bom senso
Alguém me livre de alguns médicos , que da doença cuido eu .
Antes da ideologização ou politização tóxica d CFM, está a formação médica, sob suspeita de ser apenas tecnicista. Ou pseudocientÃfica, visto q cursos de Medicina em faculdade particulares autorizam um vale-tudo no currÃculo. O tecnicismo médico tende expurgar teorias, fundamentação cientifica, e alunos orientados p fazer pesquisas cientÃficas. Muitos professores sem mestrado ministram aulas. Vale ideologia acima da ciência. Fiscalizaçãojá
Importante não misturar os verdadeiros e seguidores do juramento hipocrático com os fascistas de plantão.
Essa turminha historicamente sempre se achou acima de tudo. A turma do jaleco branco é partidário da anedota de "a sÃndrome do jaleco branco" o que não quer dizer jaleco limpo, estes muitas vezes fedorentos. Em tese esse conselho deveria ser um instituição que primasse pelo desenvolvimento cientÃfico da área médica, mas não, muitos, talvez a maioria desprezam a vida, ou se acostumaram com o sofrimento alheio. É necessário por um basta nisso, quem sabe de uma ação mais rigorosa por parte do MPF.
Como sempre o Hélio nos faz pensar, lembro de ter discutido com amigo sobre as exigências nos cursos de medicina, que não incluem o preparo em ciências humanas , tão necessárias no trato do dia a dia da com as pessoas, por suas diferenças, ideias diversas, problemas vários. Por isso médico na administração causa arrepios e colocar uma entidade que merece respeito a serviço de ditadores de plantão só demonstra isso.
O CFM virou Partido PolÃtico. Deveria ser PCFM. Vergonha. A luta de seus dirigentes é pela não popularização da medicina. Medicina só para elite. O povo deve rastejar por atendimento médico votando em quem o médico mandar. Que os médicos sérios modifiquem isso. A propósito, a Folha Pan recebeu $ para divulgar cloroquina. Não podemos esquecer isso! Folha, (Frias) você é parte disso.
As portarias do Conselho Federal de Medicina tem valor como Arte Rupestre. Qualquer dia recomendam trepanação, se o Mito mandar
O mito até inelegÃvel está, como que esse leigo tem influência no CFM? meu deus, quanta viagem!!
com a palavra - os médicos .
O CFM,assim como a Justiça brasileira, prima pelo obscurantismo da manutenção de privilégios. Já trilhei os meandros tortuosos dos processos éticos dessa instituição anacrônica. Em ambas as vezes, a inércia; o corporativismo e o preconceito pautavam as suas decisões.
Importante e preciso como necessário. Nota 10.
O CFM nunca deveria ter assumido este papel politico atual, que apenas o desmoraliza frente às sociedades cientificas e ainda contribui para macular a imagem da classe médica.
Caro Hélio, esse CFM hj e ontem, curiosamente depois de 2018 prima pela ideologia e peca pela ausência da ciência.
´´Autarquia federal continua ignorando ciência e atuando como linha auxiliar do camisismo amarelismo``. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
Sou médica, e assim como eu e muitos colegas o CFM dos últimos anos e atual não nos representa , pois estão utilizando um autarquia que tem função defender a Medicina para defesa de ideologia polÃtica. É indefensável uma profissão que tem como guia a Ciência fazer negação de conhecimentos cientÃfico. Mandaram meu e-mail essa pesquisa , não vou responder porque ciência não é opinião , é pesquisa , é estudo ....
Perfeito o seu comentário, Dra!! "Ciência não é opinião, é pesquisa, é estudo "! Parabéns pelo belo exemplo!!
Tenho 44 anos de formado e compartilho da sua opinião. Ou a prática médica tem bases cientÃficas ou é puro charlatanismo. Também não vou responder essa enquete, com nÃtido cunho anti-vacina. Vergonha pela postura do CFM e, infelizmente, de boa parte dos colegas médicos.
O CFM concilia na sua militância pela extrema-direita o corporativismo estreito e o obscurantismo deslavado. Estes conselhos deveriam ser profundamente reformados.
Encontrei familiares de um colega tragado pela covid, me disseram: em plena pandemia rejeitou a vacina e não usava máscara. Ficou gripado e não procurou ajuda médica. Quando veio a febre disse que ouvia instruções de um colega de BrasÃlia. Com falta de ar, a famÃlia com muito custo conseguiu finalmente que aceitasse ser internado. Morreu no dia seguinte, deixou dois filhos menores!
Fará falta à famÃlia porém não fará falta à sociedade.
Quais são as estatÃsticas dos ensaios clÃnicos da Covid em crianças menores de dois anos? Não morreu nenhuma! Hélio é propagandista do Banco Blackrock, dono da Pfizer. Quero ver deixar vacinar parentes dele.
Crianças morreram, sim, de Covid, mas em proporção menor do que os adultos. EstatÃsticas há aos montes sobre a Covid e seus efeitos, mas gente como você prefere fingir que elas não existem. Sua ignorância e preconceitos a respeito do assunto não podem servir de base para o SUS.
O gado não acredita em estatÃstica.mas sim em mentiras esparramadas pelo Zap.
Meu Deus, ainda nisso?
Um ruminante mugiu! Levante a cabeça e deixe de mirar apenas a realidade da relva!
Esses conselhos deveriam ser extintos, não regulam nada, são corporativistas e contra quem paga o salário deles. Deixa para a justiça julgar os casos de desvios médicos, e se for o caso retirar o registro profissional, nada adianta de registro profissional quem vai contra a ciência e promove esse tipo de pesquisa com dinheiro público.
Os conselhos de medicina há muito operam com desvio de foco, fazendo vista grossa para charlatões que prescrevem ozônio retal e cloroquina, ao mesmo tempo em colocam sob dúvida vacinas testadas e liberadas para uso. Reformem-se!
Os médicos brasileiros já mostraram que no Brasil não precisa legitimar o uso da eutanásia. Eles já matam os pacientes ao natural, por incompetência, desleixo, ou os dois juntos.
Porque tanto ódio de médicos? Quando Infartar ou tiver um AVC, procure um veterinário
Homeopatia não é especialidade médica?
Óbvio que não. Há estudo acadêmico com rigor estatÃstico da Royal British Society concluindo que a eficácia da Homeopatia, Acupuntura e placebo, para certos transtornos especÃficos, é a mesma: em torno de 30 %.
Homeopatia se baseia em "energização" da água. A grosso modo, prescreve água benta, sem interferência divina. Em outras palavras: charlatanismo oficializado!
Parece evidente que não. Ou você acha que qualquer vendedor de remédio é médico?
Não.
É uma vergonha. Perdi completamente a confiança que tinha nos médicos. Como pode um desclassificado como o Bolsonaro ter o apoio de gente esclarecida.
Pior que apoiar, é obedecer!
Não são todos. Mas a maioria dos médicos são mercantilistas, elitistas e absolutamente dissociados dos pacientes. Vivem numa bolha de im be ci lidade, descolados da realidade. Igual ao cara que comanda o CFM. Vivem num mundo paralelo querendo brincar de Deus com os pés de barro.
Não sou advogado, nem médico. Mas é patente que com todas as suas falhas, a OAB goza de um respeito infinitamente maior perante a sociedade do que o CFM, que não passa de um reduto de corporativismo ideologizado. Serve para nada!
Acha que o mesmo deveria ser dito sobre a OAB e seus advogados?
O articulista disse bem: "Uma droga funciona ou não independentemente do que os médicos pensem dela." Mas também não é menos verdadeiro que não é a população leiga em medicina ou farmacologia quem vai dizer o que é e o que não é bom para curar os seus males. Há de existir um critério cientÃfico, e este, no caso brasileiro, é exercitado pelo CFM. (continua)
Todos sabemos que o cfm virou partido polÃtico. O mundo está errado e os burocratas/polÃticos do cfm, corretos? Ali não há cientistas, há polÃticos. (não me refiro aos médicos, mas, a direcao atual do cfm). Uma vergonha! Medieval sua postura!
(continuação) Muito se tem feito, em toda a história da humanidade no sentido de existir um remédio que cura todos os males, a panaceia, um elixir da juventude, ou da imortalidade. Hodiernamente, nada difere dos tempos de antanho: erigiu-se a maconha como a nova panaceia. Ela cura muitas enfermidades. Desconfie quando alguém lhe oferece um remédio que cura diversas enfermidades. As supostas propriedades medicinais da erva são o cavalo de batalha dos maconheiros.
Fernando, levanto só uma pontinha do véu que separa reacionarismo do progressismo. Por definição, os progressistas de hoje serão os reaça de amanhã. Todo aquele que defende uma ideologia ou sistema polÃtico ou econômico, quando chega ao poder e implanta seus modelos, fará tudo para manter o "status quo". Será totalmente avesso a mudanças. Não seja mais um visionário.
O homem só quer uma doutrina ou corpo de princÃpios para justificar seus atos perante todos e apresentar sob uma roupagem ética sua ambição pelo poder. Bakunin, famoso anarquista, contemporâneo de Marx, já vaticinava: "Trabalho é na fábrica. No Poder é poder e fará exatamente o que o poder faz. Quem conhece a natureza humana sabe disso. Se você pegar o mais ardente revolucionário, e investi-lo de poder absoluto, dentro de um ano ele seria pior que o próprio Czar."
Fernando, tem artigo recente nesta mesma fsp, que mostra o insucesso da experiência da liberação da maconha no Uruguai. A par disso, lhe pergunto: se você tem filhos, gostaria que eles fossem 'drogaditos'? Os chefes do tráfico, não. 'Fumar maconha é coisa de mané', diz Marcola para filho em conversa na prisão.
Fernando, vc, como muitos, acha que o mundo oscila entre BolsonaroxLula. Lamento contrariá-lo. Houve outros candidatos além desses. Mas pra mim, nenhum polÃtico presta. Tampouco defendo a cloroquina. Parar no tempo? Já ouviu falar do Efeito Lindy? Tá no livro "Antifrágil" (Nassim Taleb). Pra quem não é afeito a leituras mais densas, vai o prosaico conselho do futebol: "Em time que está ganhando não se mexe." Sem espaço pra mostrar as vantagens/desvantagens do conservadorismo vs. progressismo.
Que pensamento tacanho!
Fernando, pra mim, tanto o álcool quanto a maconha devem ser proibidos. Aliás, droga estupefaciente ou alucinógena nenhuma. Como é mais difÃcil retirar o álcool, pelo menos não se deve acrescentar mais uma droga e piorar o estado das coisas. Sem drogas é lucidez (pleno de luz); com drogas é alucinado (ausência de luz).
O que cura tudo é a cloroquina. E canadibiol não é a mesma coisa que maconha. Mesmo assim, a maconha é liberada em vários paÃses desenvolvidos sem prejuÃzo nenhum. Mesmo que seja só por uso recreativo, é menos danoso que o álcool. Só sobrou o reacionarismo de quem parou no tempo.
Há atitudes que incomodam os apoiadores do fracassado inelegÃvel: Responder na justiça pelas mentiras divulgadas e responsabiliza-los publicamente pela anti ciência. Se STF não tem poder de proibir o exercÃcio da profissão, pode cobrar financeiramente pelas mortes.
Quanto ao inelegÃvel, o Xandão vai chegar lá!
O negacionismo é um ataque obscurantista ao conhecimento, à ciência e à humanidade. E, partindo de um conselho de classe médica, trata-se de uma tremenda irresponsabilidade ética, social e profissional contra a saúde e a vida de milhões de brasileiras e brasileiros. Pela gravidade, espera-se que o Ministério Público compeyente adote as providências e medidas necessárias para o caso.
* competente
Não queira incluir toda uma instituição no mesmo balaio só por causa de alguns de seus integrantes. Preste mais atenção ao que está publicando. E mais, em ciência, o contraditório jamais deve ser automaticamente excluido, ainda mais em se tratando de uma ciência não exata, que depende basicamente da experimentação e da tentativa e erro
Brilhante artigo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O incorrigível CFM Voltar
Comente este texto