Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Ferreira

    A desejável autonomia do médico não pode atropelar as evidências científicas comprovadas.

    Responda
  2. José Cardoso

    A ABNT elabora as normas que os engenheiros civis ou elétricos por exemplo devem seguir. Não sei como são contratados os especialistas para escreverem essas normas. Mas não creio que sejam simplesmente designados pelos Crea's, muito menos pelos sindicatos dos engenheiros. As normas médicas também deveriam ser independentes de órgãos de representação de classe como o CFM.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Para a ABNT, baata pagar para ser "sócio" e obter o direito de votar. Pode ser qualquer um.

  3. Galdino Formiga

    O conselho em geral regulamentam a atividade médica. Não a atividade científica.

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Vc dorme e acorda com o Bolsonaro na cabeça, o Conselho faz o que deveria fazer desde o início da Pandemia, como essa tal de Ciência explica casos de crianças com Câncer de próstata, doenças de Coração cada vez mais precoces, distúrbios mentais, e por aí vai. Como explica? Seria o consumo de salgadinhos ou Vacinas aplicadas? Com a palavra os Médicos, não vc.

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      O CFM prescreve até a presente data, tratamento precoce com Cloroquina; fecha os olhos para o charlatanismo do ozônio retal e outras picaretagens. Está infestados de xamãs de jaleco, que acreditam serem iluminados por uma onisciência divina.

    2. Deborah Barbosa

      Agrotóxicos, poluição crescente, consumo de ultraprocessados... Tudo isso pode explicar também. Atribuir casos raros de câncer e exceções de saúde às vacinas apenas é muito desonesto.

    3. Virgílio Vettorazzo

      Que tal LER o que dizem os médicos, então, Bernabé? Ou melhor, as organizações de médicos, os conselhos de infectologistas, as organizações mundias? Ou você se informa por zap zap?

    4. Juliano Machado

      Apresenta aí a fonte, Barnabé. Mas que tenha metanálise, duplo-cego, revisão por pares, fator de impacto da publicação. O senhor é apenas um bolsonarista renhido, membro de uma seita portanto, negacionista da "tal ciência". Esse termo negacionista é muito modernoso: é incúria mesmo ou mau caratismo.

  5. José Augusto Bernabé

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. José Augusto Bernabé

    Vc dorme e acorda com o Bolsonaro na cabeça, o Conselho faz o que deveria fazer desde o início da Pandemia, como essa tal de Ciência explica casos de crianças com Câncer de próstata, doenças de Coração cada vez mais precoces, distúrbios mentais, e por aí vai. Como explica? Seria o consumo de salgadinhos ou Vacinas aplicadas? Com a palavra os Médicos, não vc.

    Responda
  7. Gisela Meister

    … e o autor do artigo se diverte!!!

    Responda
  8. Gisela Meister

    Acho mesmo que todos somos tendenciosos, vixe! Hahaha!!!

    Responda
  9. Mário Faria

    Pesquisa totalmente enviesada. É uma pesquisa de opinião. E o pior é que o médico pode votar mais de uma vez!!! kkkkkk

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    CFM é um lixo. Deveriam estar preocupados com tantos médicos que não respeitam pacientes. Eles simbolizam o bolsonarismo.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      ?

  11. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Deveriam estar preocupados com essa enxurrada de médicos despreparados que as faculdades despreparadas estão colocando no mercado para supostamente salvar vidas. Lembro que os atuais modelos de expansão de vagas e outros programas são resultantes de iniciativas de governos petistas, que parecem priorizar a quantidade em detrimento da qualidade. Paga-se bem para maus profissionais. Fala-se dos conselhos, mas todo mundo acha bunitinho ter um CRM...

    Responda
  12. José Tarcísio Aguilar

    Desenvolver e produzir vacinas exige muita especialização; mas mara entender os seus princípios e entender a própria pandemia, basta o nível médio, inclusive na parte da estatística. A autonomia entre médico e paciente, deveria obviamente ser suplantada pelo interesse público no caso da pandemia. Se há outros no elevador eu quero ter segurança de saúde, não me importando a opinião política e religiosa de cada um.

    Responda
  13. Gisela Meister

    Há médicos com conhecimento, outros não. Há grupos com mais sabedoria, outros nao. Há jornalistas tendenciosos, sempre!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Comentaristas de notícias, então, vixe.

  14. sergio boccia

    Bora trabalhar Ministério Público!!!!!

    Responda
  15. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Mas se reconhece a homeopatia, não há o que questionar na vacina, pois o princípio é rigorosamente o mesmo. O que mata, pode prevenir a doença.

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Ledo engano, vacina e homeopatia podem se assemelhar na filosofia, mas na prática, vacina é um agente terapêutico, comprovado cientificamente. Já a homeopatia é um procedimento ligado à alquimia, que não deixa de ser nada menos que bruxaria!

  16. jose antonio spadao marcatto

    Sublime verdade. Tem que separar cobrador de anualidade de pesquisador científico.

    Responda
  17. Carlos Rogerio Camargo

    Lembrem-se: jabuti não sobe em árvore, alguém os coloca lá! Essa gente foi eleita, foram colocados lá pelos seus colegas, são representantes legítimos da maioria dos seus liderados. E todos sabemos que a classe médica é isso aí, embora existam, óbvio, quem divirja deles, mas são minoria.

    Responda
  18. jose roberto prado

    O Sr Schwartsman poderia explicar, se pertinente, as razões que suportam a sua concordância à ineficácia do tratamento homeopático?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Vamos fazer o contrário: você cita artigos científicos que comprovem a eficácia da homeopatia.

  19. Jocimar Bruno dos Santos

    CFM é uma d r o g a...

    Responda
  20. Fabrício Schweitzer

    Deveriam fazer uma enquete sobre a relação entre agrotóxico, câncer e outras doenças.

    Responda
  21. Valdir Teixeira da Silva

    CFM, OAB e congêneres não passam de sindicatos, nada contra os sindicatos, mas esses órgãos deveriam cuidar só dos interesses corporativos dos profissionais. Para pautas de cunho científico e normativo, deveria existir uma autarquia de verdade. O artigo é corretíssimo!

    Responda
  22. Valdir Teixeira da Silva

    O Bolsonarismo é uma muito forte porque é uma ideia: um mix de bestialidade, ignorância e safadeza. Infelizmente essa ideia está impregnada em quase tudo no Brasil. Quanto mais perdem vergonha do ridículo, mas fortes ficam.

    Responda
  23. Galdino Formiga

    O assunto vacinação durante a última pandemia está superado.

    Responda
  24. Paulo Jr

    Falha grave do CFM, mas o que dizer do Cofecon que elegeu Dilma a economista do ano de 2023? Conselhos muitas vezes são tomados por diretorias que não resistem a colocar suas preferências próprias acima das evidências acadêmicas.

    Responda
    1. josé SOARES

      Seu Paulo, há uma enorme diferença entre esses dois fatos: O CFM tem relação e responsabilidades com a saúde pública; já o Cofecon é mero órgão da categoria, suas escolhas não afetam a população.

  25. Eduardo Elói

    Entidade político partidária. Ciência? Como assim, Ciência? Claro, Ciência é assunto para a Universidade, lugar 'infestado' de 'comunistas'. Que vergonha!

    Responda
  26. Eduardo Elói

    Entidade político partidária. Ciência? Como assim, Ciência? Claro, Ciência é assunto para a Universidade, lugar 'infestado' de 'comunistas'. Que vergonha!

    Responda
  27. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    O CFM sempre foi reaça, mas pôs as manguinhas de fora, de verdade, na pandemia, optando pelo obscurantismo. Efeito Bozo. XÔ!

    Responda
    1. Juliano Machado

      Acho que ser reaça seria dos jogos. Eles são negacionistas, e ideologicamente comprometidos com um movimento autoritário. Contribuíram com dezenas de milhares de mortes na pandemia. Deveria ser responsabilizados penal e civilmente.

  28. JOSE CRETELLA NETO

    Bem, quem se queixa do CFM não conhece a OAB ... Principalmente seu Tribunal de Ética e Disciplina. Pura politicagem... Pelos Advogados nada fazem.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Fui uma vez a um médico, que afirmou ter receitado cloroquina prá mãe com covid. Troquei de médico imediatamente.

    2. Valdir Teixeira da Silva

      O CFM defende a cloroquina. Se a prática científica dos médicos brasileiros for a mesma do CFM, será melhor procuramos a IA para os tratamentos médicos kkkkk bem mais seguro.

    3. Joaquim Rocha

      Pelo menos a OAB defende a justica e a demicracia. Já o CFM é a vergonha da ciencia. Se esse orgão se extinguisse hoje, a medicina seria muito valorizada.

  29. Edvanio Ceccon

    O Conselho Federal de Geografia também lançou uma pesquisa aos associados: votar se a terra é plana ou redonda. Pela autonomia dos geógrafos. Isso é liberdade. Por isso, respeitem o CFM. Médico é tec, médico é pop, médico é tudo.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Que bom que não existe um conselho federal de História. Desejo que eu não veja sua criação durante meu tempo de vida.

    2. Regina da Silva Mariano

      Hahaha, comentário perfeito!

    3. Rubens Coelho

      Ahuahuahua Cientificamente aprovado!

    4. Joaquim Rocha

      Adorei a ironia. Os minions vão entender o contrario, mas nao se pode esperar nenhum raciocinio logico desses seres com cerebros atrofiados.

    5. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

      Kkkkkk

    6. Webe Queiroz

      Kkkkk

    7. Edvanio Ceccon

      Tech

  30. Nelson Santos

    Não acredito em homeopatia. Mas sei que funciona. Não sei como, não faz sentido, mas funciona. Minha alergia melhorou muito quando tomei bolinhas de açúcar chacoalhado.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Como saber se a alergia não melhoria de qualquer forma, com ou sem as bolinhas de açúcar?

  31. Willian DN

    O CFM ficou magoadinho porque o PT mandou médicos cubanos para onde médicos brasileiros não querem ir.

    Responda
  32. Rocia Oliveira

    Lamentável.

    Responda
  33. José Bueno

    A verdade é que a pesquisa, o ensino e a formação clínica das principais escolas de medicina e hospitais, na maioria vinculados á universidades públicas, colocam a medicina brasileira no nível das melhores do mundo. Falta é responsabilidade e compromisso social, principalmente dos médicos e de setores administração pública, na defesa destas instituições.

    Responda
    1. José Bueno

      * vinculados às universidades públicas

  34. Paulo Jr

    Por traz da óbvia postura equivocada do CFM, é importante lembrar que os conselhos são, no fim das contas, eleitos pelos profissionais que se dispõe a ir votar. Boa parte da classe médica parece estar bem chateada com os partidos do atual governo e mesmo tendo muitas razões para isso, é uma pena que tenham elegido uma direção que esquece o que aprendeu nos cursos.

    Responda
  35. Geilson Silva

    Excelente texto. É complicado generalizar, mas a classe médica brasileira se elitiza e se afasta cada vez mais do juramento de Hipócrates, com faculdades com mensalidades estratosféricas que só matando um boi se consegue pagar, custos exorbitantes de serviços médicos que sobem muito acima da inflação etc.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      E os que se formam nas universidades públicas só querem se especializar em anestesia ou cirurgia plástica.

    2. Geilson Silva

      Um boi por mês, bem entendido:)

  36. Joaquim Rosa

    Tudo é uma questão de caracter.

    Responda
  37. mario matsuo ogata

    Vacinas salvam vidas e ponto. Se existem anti vacinas é porque seus pais os vacinaram.

    Responda
  38. Hernandez Piras

    A moderação da Folha é de uma incompetência, ignorância e preguiça criminosas. Ela censura qualquer bobagem, mas permite que um sujeito conhecido por suas tiradas antissemitas acuse o colunista de ser "propagandista do Banco Blackrock, dono da Pfizer". Acusar judeus de estarem sempre a serviço da banca é acusação típica de antissemitas. Só a censura da Folha não sabe.

    Responda
  39. Marcelo Alvarez Ghibu

    De uma forma geral a cobertura vacinal na gestão Bolsonaro caiu, o que é um crime. E o CFM o que fez ?

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Apoiou e continua perpetuando as sandices do Bozo

    2. Joaquim Rocha

      Menos vacinas, mais doenças, mais trabalho pros médicos negacionistas. Nojento.

    3. Marcelo Ribeiro

      Nada,

  40. Marcelo Alvarez Ghibu

    De uma forma geral a cobertura vacinal na gestão Bolsonaro caiu, o que um crime. E o CFM o que fez ?

    Responda
  41. Nilo Mismetti

    Não sou médico, portanto, como o jornalista (?) deveria faxer, não me sinto habilitado em dar palpite nem sobre Aspirina. Agora, está tolice de ser anti vacina ou, ainda, está versão ditatorial de obrigar uma pessoa a tomar isto ou aquilo, também não deixa de ser, como muitos adoram falar, fasc ismo.

    Responda
    1. Pablo Eduardo Pocay Ananias

      Nilo, há incontáveis evidências científicas de que a vacina funciona melhor coletivamente. Por exemplo: John, T.J., Samuel, R. Herd immunity and herd effect: new insights and definitions. Eur J Epidemiol 16, 601–606 (2000). Trata-se de um artigo do ano 2000, para que não se acuse eventual contaminação pelos atuais humores políticos. Se você quisesse, poderia ter facilmente encontrado tal informação. Mas às vezes é mais conveniente seguir acreditando na notícia falsa que lhe chega mastigada

    2. Nilo Mismetti

      Joaquim, Nunca entendi este argumento de que a vacina age coletivamente. Se estou vacinado, pouco importa os que não estão. A ideia de que quanto mais pessoas são vacinadas a eficácia da imunização melhora ainda requer uma comprovação científica, o que ainda não ocorreu.

    3. Joaquim Rocha

      A vacina é um imunizante que funciona coletivamente. Quem se recusa nao deve viver em sociedade. Se nao se adapta as regras da sociedade em que vive, va embora se isolar na roça.

  42. Osmário Mendonça

    Uma vergonha esse CFM. Como é que pode?! Desde o começo do mundo toda população vinha vacinando sua população, especialmente as crianças e idosos e com a recomendação desse CFM. De repente foi só ser eleito um presidente de extrema direita e facista que esse CFM que sempre defendeu a vacinação passou a seguir as idéias loucas do tal presidente e passou a negar a importância da vacinação. É um perigo a ideologização da saúde do povo.

    Responda
  43. Dora de Oliveira e Silva

    Perfeito! Um conselho composto por representantes dos Estados da federação, eleitos por questões políticas não é -necessariamente- apto a decidir a melhor alternativa científica.

    Responda
  44. Flávio Sasso

    Pessoas morreram por abraçar o negacionismo. Isso é medicina?

    Responda
  45. Hudson Neves

    Ponderação pertinente.

    Responda
  46. Florentino Fernandes Junior

    Vacinem a pop pra dengue. O sorotipo tres vai matar muita gente

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    E eu sou negacionista? Nunca. Eu quero ciencia. Nao politica, na minha medicina.

    Responda
  48. Florentino Fernandes Junior

    Aqui querem colocar como vac obrigatoria no cartao vacinal, sem uma vacina atualizada?

    Responda
  49. Florentino Fernandes Junior

    Os eua estao discutindo se a vacinaçao deve ser em massa ou so pra grupos de risco( fonte: nejm)

    Responda
    1. Nelson Santos

      Eles acham que ter um sistema público de saúde é comunismo. Se não tem dinheiro pra pagar um plano, então morra.

  50. Florentino Fernandes Junior

    O ibge e a vig epidemiologica no brasil sao eficientes. Quantas crianças morreram no brasil?

    Responda