André Roncaglia > A paranoia liberal contra o BNDES Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns André como sempre preciso e trazendo a materialidade dos fatos !!! Nenhum pais descente creceu gerando riqueza para seu pais sem investimento pesado do estado, para os liberais paises pobres devem no máximo produzir matéria prima para manter a riqueza aterna nos paises ricos ...
Ótimo contraponto baseado em fatos e números. Onde os " liberais" tiveram sucesso?
São as mesmas pessoas (Lula, Mercadante...) com as mesmas práticas (proteger empresários amigos, mesmo que estrangeiros). Vide taxação de placas solares ou carros elétricos importados. Não há como supor que vai ser diferente dessa vez. O BNDE's cumpre seu papel no aumento da concentração de renda, ao transferir recursos dos impostos ao setor empresarial.
Lula foi eleito, é o presidente da República
"Desta vez, pode ser diferente". Eu gostaria de saber o que exatamente foi feito para que isto se realize e não seja wishful thinking.
O lavajatismo infesta o debate sobre BNDES e Petrobrás. Dos dois lados. A questão central é se ainda faz sentido falar em planejamento econômico, se o BNDES é um instrumento importante para isso, se ele tem sido usado da melhor forma e o que é preciso fazer para melhorar. Por exemplo: vale a pena investir em grandes empresas? Os asiáticos fizeram isso? Como? Empresas que não cumprem cláusulas de inovação são punidas? Como isso é aferido? Tem lobby polÃtico no meio? É normal? Até que ponto?
Comentário excelente, valioso e sem vieses.
Não é paranóia. É método.
Para o bem do debate público, seria bom Marcos Mendes publicar sua réplica ao artigo ora em tela...!
Interessante é essa questão do LCD, e me pergunto com a crise que vivemos na área de transporte porque não se cria a LCF a semelhança da LCA e LCI para financiar as ferrovias. São Paulo consome 20 % da gasolina e diesel utilizado no Brasil, e ferrovias de média e longa distancia para cargas e passageiros são uma necessidade urgente aqui.
Boa, André!
Excelente. Fico pensando se é paranóia.
Muito importante o contraponto ao artigo malicioso do de um articuladores do teto de gastos do Temer, polÃtica austera que alçou o paÃs ao fascismo do Bolsonaro e sempre articula na defesa interesses da (pati)Faria Lima. Precisamos de vozes como economista André para que o Brasil entenda que sem investimento em infraestrutura, ciência e tecnologia, não vamos passar de uma colônia de exportação de commodities! Parabéns ao colunista!
Roncaglia mais uma vez, explica com precisao a importancia do BNDS para o desenvolvimento do Brasil. So gostaria de entender o porque de alguns colunistas serem contra o fomento da atividade economica Brasileira. Eh pq vai haver corrupcao? Acontece em qualquer pais do mundo que cresce. EUA teve corrupcao astronomica na contrucao de ferrovias, estradas, producao de guerra, orcamento militar, projeto apollo, mas mesmo assim, puniu culpados e foi avante. Que facamos o mesmo.
Paulo, então é melhor seguimos como um paÃs exportador de grãos e minérios, ou seja, paÃs agrÃcola e extrativista.
Quando o Estado fornece empréstimos a juros subsidiados, isso dá margem para privilegiar amigos e excluir inimigos.
Enfim, uma artigo em que o autor assume uma posição crÃtica, argumenta e questiona com clareza. É o contrário desses articulistas de fofoquinha paus-mandados dos editores da Folha.
O BNDES é um banco extremamente competente. Desqualificá-lo serve aos outros bancos que querem ganhar pela monopolização do setor. Mendes é lobista dos bancos privados.
Muito bom o contraponto do André Roncaglia ao artigo do Marcos Mendes. Necessário esclarecer os pontos de uma polÃtica de investimentos nacionais tão importantes para o desenvolvimento do paÃs no séc XXI.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > A paranoia liberal contra o BNDES Voltar
Comente este texto