Painel do Leitor > O que a USP representa para você, leitor? Conte para Folha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Irene Uehara

    7 irmãos, todos oriundos de escola pública. 4 entraram na USP ( MedRP, ECA, FAU, GeoFFLCH ). Os 4 com mais mente aberta, que lêem mais, que enxergam mais longe. Coincidência? Estudar na USP proporcionou oportunidades de conhecimento e convivência como poucas ( no campus com estudantes de outras áreas )

    Responda
  2. Marcelo FL Cordeiro

    Minha primeira graduação, em C.Biológicas, parte em Rib.Preto e parte em S.P.. Tenho amigos até hoje. Devia ter aproveitado mais, tudo que a USP oferece. E recente, um filho se formou na Esalq-USP. Outro está na UNESP-R.Claro. Que continuem públicas, gratuitas e com cotas.

    Responda
  3. Rodrigo Ribeiro

    Estudei lá. Só existirá o Brasil do futuro, se mais universidades como ela existirem. Públicas e gratuitas.

    Responda
  4. Joselito nunes costa

    Fiz mestrado na Fmvz USP. Morei no Crusp. Me alimentava no RU. Momento brilhante da minha vida cercada de desafios e muita cultura e formação. Todas as condições para produzir e crescer.

    Responda
  5. Cristina Cabral

    Sou graduada em Artes Plásticas pela USP. Na ECA USP fiz meus melhores amigos e vivi na Universidade momentos libertadores, de amadurecimento e crescimento intelectual. A graduação tinha desafios, mas também, muita alegria; era um tempo de descobertas, de ampliação de horizontes. Foi a melhor experiência da minha vida. Meus anos mais felizes e marcantes.

    Responda
  6. PAULA PASSOS SANTIAGO

    Um sonho

    Responda
  7. Paulo Roberto

    Orgulho de São Paulo e do Brasil!

    Responda
  8. Orlando SALES

    É a prova cabal de que o serviço público quando bem cuidado pode ser de excelência.

    Responda
  9. Sérgio Silva

    Formado e pós-graduado lá. Ótimos tempos, excelente universidade e orgulho nosso. Prestigiada lá fora. Mas conversa pouco com o mundo extramuros e tem alto grau de ensimesmamento.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Sim. Endogamia pura.

  10. Nilson Gabriel

    É o lugar onde sempre sonhei estudar. E hoje, aos 44 anos e depois de três graduações - tendo ficado na lista de espera da FUVEST e não conseguir a vaga em 1999 -, realizo o sonho, já no último ano de Ciências da Natureza. E estar lá me mostrou o quanto a USP é especial e necessária para o progresso do Brasil, em todos os aspectos! Vida longa à maior e melhor universidade do país!

    Responda
  11. José Moreira

    Privatizar já!

    Responda
    1. José Bueno

      " Para mim, a USP representa a excelência em pesquisa, devido ao alto nível dos seus programas de pós-graduação stricto sensu, algo que, num país subdesenvolvido, apenas uma universidade pública pode oferecer. Entidades privadas não conseguem atingir esse nível de qualidade e amplitude em pesquisa fora dos países ricos". Texto destes comentários

    2. Sérgio Silva

      Privatize a imbecilidade, que tal? Assim, quem sabe, você passa???

  12. Celso Neri Junior

    Com todo respeito, Marcus Acquaviva, não é não. Sou servidor público há não tento tempo assim. Não passaria na Fuvest hoje em dia exceto em carreiras pouco tradicionais. Eu sou plenamente favorável às cotas, mas você não pode descobrir um santo para cobrir outro. Hoje história tem uma nota de corte de 50 pontos, 5 a mais do que direito no Largo do São Francisco há dez anos. Precisa rever isso, ou aumentando o número de vagas na mesma proporção ou diminuindo o número de questões.

    Responda
  13. Maria Lucia Cocato

    Para a garota que fui, vinda do interior, filha de pai motorista de caminhão e mãe do lar, ter estudado da USP foi libertador, em todos os aspectos sociais e intelectuais representados por essa palavra. À USP devoto minhas melhores lembranças. É meu passado, mas continua viva no meu presente.

    Responda
    1. Maria Lucia Cocato

      ...ter estudado "na" USP...

  14. Celso Neri Junior

    Quero passar no vestibular para medicina veterinária, mas com as cotas (sou plenamente favorável que existam) a nota de corte majorou muito, tendo pulado de 45 pra 62. Não dá tempo de resolver toda prova. Gostaria que a reitoria aumentasse o número de vagas ou diminuísse o número de questões. Não é pelo fato de se ter cursado o ensino médio em colégio particular que o sonho deve ser ceifado.

    Responda
  15. Rafael Calegari

    Para mim, a USP representa a excelência em pesquisa, devido ao alto nível dos seus programas de pós-graduação stricto sensu, algo que, num país subdesenvolvido, apenas uma universidade pública pode oferecer. Entidades privadas não conseguem atingir esse nível de qualidade e amplitude em pesquisa fora dos países ricos.

    Responda
  16. Celso Neri Junior

    Nota de corte de 81 pra medicina beira o impossível

    Responda
    1. José Bueno

      Lembre-se que há cotas para os melhorrs estudantes oriundos da escola pública.

    2. Marcus Acquaviva

      Qualquer concurso público de nível médio hoje é bem mais concorrido que Medicina ou Jornalismo na Fuvest.

  17. Celso Neri Junior

    Com as notas de corte atuais a USP virou sonho de uma noite de verão para candidatos a carreiras tradicionais.

    Responda
    1. José Bueno

      Lembre-se que há cotas para os melhorrs estudantes oriundos da escola pública.

  18. Celso Neri Junior

    Proporciona um vestibular com notas de corte quase inalcançáveis para candidato ampla concorrência. Sou a favor das cotas, mas ou aumentam o número de vagas ou diminuem o de questões, pois não dá tempo de terminar a prova, senão candidatos a cargos concorridos ficam só no sonho de ser um uspiano.

    Responda
  19. Fernando Alves

    Fiz graduação e pós na USP.

    Responda
  20. Mauro Pinheiro

    Proporcionou os momentos mais intensos da minha vida!

    Responda
  21. José Antônio

    Um celeiro do saber.

    Responda
  22. Peter Janos Wechsler

    Gosto muito da USP. Deveria ter um mais alto grau de internacionalização e muito menos endogamia. Se possível, alguns Prêmios Nobel.

    Responda
  23. José Moreira

    Uma escola que deve ser privatizada!

    Responda
    1. José Bueno

      Leia: "A,USP, além de sua excelência na maioria das áreas, nos garante independência de pensamento, pluralidade acadêmica, racial e de gênero. Nada contra o ensino privado, muito pelo contrário! Porém a independência e muitas vezes os recursos (a começar pelo campus) da uma universidade pública de qualidade, estão além dos limites das instituições privadas. O mundo acadêmico não pode ser uníssono ideológica e teoricamente, além da função de arcar com a pesquisa imprescindível à civilização".

    2. José Bueno

      Para mim, a USP representa a excelência em pesquisa, devido ao alto nível dos seus programas de pós-graduação stricto sensu, algo que, num país subdesenvolvido, apenas uma universidade pública pode oferecer. Entidades privadas não conseguem atingir esse nível de qualidade e amplitude em pesquisa fora dos países ricos". Texto destes comentários

    3. José Bueno

      Não ignore a realidade, leia com atenção o comentário do Antonio.

    4. Marcus Acquaviva

      E estará para a Educação como a Enel e o Santander estão para a energia elétrica e o sistema bancário, respectivamente.

    5. Alberto Bianco

      Com certeza esse não passou na Fuvest

    6. Antonio Rosatti

      O senhor desconhece a realidade do sistema de ensino superior nacional. Aponte outras universidades privadas no Brasil com investimentos profundos em pesquisa?! Mesmo as melhores universidades norte-americanas, recebem investimentos públicos dezenas de vezes maiores do que as nossas aqui. Não existe pesquisa de ponta e pesquisas de base sem um programa público.

    7. José Antônio

      Não, o Milei está lá na Argentina! Bem, dizem que em São Paulo há semelhante a ele. Dizem que ele é a favor até de privatizar a água. Se for verdade, não demorará e você estará andando com um oxigeniômetro. Vá até lá e debata essa sua ideia com um monte de burraldos que tem lá. Ah, sim! Dizem que a Academi, empresa de serviço militar privado, interessasse pela privatização do Exercito, Marinha, Aeronáutica, PMs e Bombeiros. Taí um prato cheio para os que amam o Estado mínimo.

    8. Camila Falcão Almeida

      por quê?

  24. juliana correa

    A USP, além de sua excelência na maioria das áreas, nos garante independência de pensamento, pluralidade acadêmica, racial e de gênero. Nada contra o ensino privado, muito pelo contrário! Porém a independência e muitas vezes os recursos (a começar pelo campus) da uma universidade pública de qualidade, estão além dos limites das instituições privadas. O mundo acadêmico não pode ser uníssono ideológica e teoricamente, além da função de arcar com a pesquisa imprescindível à civilização.

    Responda
  25. José Cardoso

    Nada. Estudei no Rio.

    Responda
  26. LUIZ CARLOS D OLIVEIRA HERTZOG

    Meu local de treino aos sábados

    Responda
  27. Beatriz Judith Lima Scoz

    Um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem...

    Responda
  28. Carlos Roberto Pereira Bitencourt

    Um orgulho para todo o Brasil!

    Responda
  29. Marcus Acquaviva

    Como ex-aluno, lembro da USP como um lugar em que conheci pessoas das mais inteligentes e cultas e outras arrogantes e pernósticas em um nível elevadíssimo. É ao mesmo tempo um centro de saber e uma bolha alienada da sociedade em que está inserida.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      É mesmo? Vá ao repositório de teses e dissertações e veja quanto conteúdo ali "dialoga" com a sociedade.

    2. Alberto Bianco

      Como em qualquer outro lugar, certo?, qual outro lugar da sociedade não vivem em "bolha", qual outro local da sociedade não tem gente boa e arrogante?, agora alienada da sociedade? Os estudos científico gerados ali são abertos a sociedade, todos podem aproveitar de alguma forma, basta querer e ir atrás da informação.

  30. Arno Costa

    Um local de excelência ocupado na sua maioria por quem pode pagar.

    Responda
    1. José Bueno

      Se informe: pagar o que?!?

  31. Ã ngela Bonacci

    A USP representa uma das minhas frustrações do passado. Aluna de escola pública por volta dos anos 60 e bastante estudiosa, mesmo fazendo cursinho pré vestibular, não consegui entrar na USP. Fui obrigada a trabalhar e pagar a PUC.

    Responda
    1. Ã ngela Bonacci

      Digo, anos 70.

    2. Arno Costa

      A PUC é muito melhor que a USP em alguns cursos.

  32. Felipe Araújo Braga

    Tendo feito uma graduação na USP e fazendo outra eu digo: é um lugar incrível que me deu mil oportunidades e abriu portas do mundo para mim. Um lugar onde fiz amigos e conheci o amor da minha vida. Por outro lado, é um lugar de elitismo que impõe muito sofrimento aos estudantes e que sim, poderia ser mais aberto à população brasileira e beneficiar mais gente direta e indiretamente.

    Responda
  33. MARCELO BENATTI

    A USP representa uma época de conquistas, porém saudade mesmo dos bandejões e das bibliotecas.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      ufpr há quarenta anos -bandejão com carne e leite de soja - uma delíssia ! eu quero saber quem foi o jênio da kulinária que inventou isso

  34. Albert Niches

    A USP representa um grande Feudo.

    Responda
  35. marcos fernando dauner

    eu parei na pós graduação, com professores da usp que vinham para Joinville, todo final de semana - sextas feiras á noite e sábados o dia inteiro- durante dois anos . mas isso foi no século passado, há quase quarenta anos .

    Responda
  36. Nader Savoia

    É um exemplo a ser seguido e aprimorado. Saúde, educação e segurança são funções que o Estado deve prover como forma de assegurar oportunidades e direitos.

    Responda
  37. Joao Pinheiro

    Se por um lado, a USP é motivo de orgulho, por outro, é um forte simbolo da desigualdade social dada a impossibilidade de ser acessada por estudantes que não são oriundos de famílias abastadas. E o pior é que esses estudantes pobres também pagam por ela através de seus impostos. Isso deveria mudar.

    Responda
    1. Margarida Maria de Oliveira

      Minha filha, aos dezessete anos e oriunda de escola pública do interior do Paraná, foi aprovada em Direito. Trabalhou em escritórios considerados os melhores do Brasil e até como gerente jurídica da Petrobras na Holanda. Mérito dela, mas principalmente da excelência do ensino da USP.

    2. JOAO FERREIRA

      Perfeito. Acrescento que, muitos desses estudantes de famílias abastadas que lá estudam gratuitamente graças a , também, impostos pagos por pobres, depois de formados vão para o exterior.

    3. Albert Niches

      É um Feudo, né?

  38. roberta melissa oliveira sales

    Um orgulho distante. Não consegui estudar lá pois não passei no vestibular e precisava trabalhar sendo que o curso era o dia todo. Depois tentei o mestrado e também não passei. E, novamente percebi que era distante afinal continuava precisando trabalhar.

    Responda
  39. Rita Cardoso

    Quatro filhos formados na USP. Viva a USP!!!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      filha graduada, mestre e doutora pela ufpr ; filho graduado e mestre pela udesc.

    2. marcos fernando dauner

      fui censurado .

  40. marcos fernando dauner

    Parabéns à USP . Mas não devemos esquecer outras Universidades , com muito menos verbas , professores, alunos , mas que também apresentam excelente desempenho em vários de seus cursos . A UFSC, por exemplo . (estado pequeno, cidade pequena).

    Responda
    1. Arno Costa

      O espaço é da USP. Vamos falar da univille em outra ocasião... se houver!

  41. jose vanzo

    A USP está entre as maiores proezas civilizatórias do nossa país. Veio em resposta ao governo Vargas e no bojo da revolução de 1932,perdida pelas armas adversárias. Logo depois o resto do Brasil fez opção pela ditadura que durou até 1945.Do período varguista resta poucas lembranças. Da USP ,o brilho só aumenta e põe o nosso Estado em diálogo produtivo com o mundo .São Paulo tem gratidão eterna aos seus fundadores. Viva a USP.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.