Rodrigo Zeidan > Ilhas de excelência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tirar verba de gabinete de congressistas, em todas instâncias, municipal estadual e federal. Acabar com todos os penduricalhos do judiciário e das forças armadas. Usar este dinheiro para pagar melhor os professores e investir em educação e saúde, principalmente em locais de baixa renda. Isto ajudaria e não é algo abstrato como "acabar com a corrupção" e poderia, teoricamente, ser feito com uma canetada. Como isto nunca vai acontecer, solução das ilhas de excelência talvez também não aconteçam.
Um paÃs em que metade da população continua sem água potável e esgotamento sanitário não tem futuro.
Vamos e venhamos, a segurança só se estabilizará quando o governo e os polÃticos derem Tolerância Zero nas relações corruptas que mantem com o crime organizado. Sonho? sim, sonho meu.
Primeiro, receitas percaptas iguais pra estados e municÃpios, evitando regiões pobres e outras ricas, a exemplo de brasil e itália. Hj os royalties do petróleo e o icms ficam quase todo no sudeste, só gera problemaa cm migrações, diferentes gastos em educação, saúde, etc. Carga tributária em torno de um quarto do pib, pois favorece o emprego e a renda. Evitar grupos favorecidos, elites de servidores cm aqui, todos querem ganhar acima do teto, não tem pcr certo, é briga ver quem ganha mais.
Trabalho de formiguinha. Mas um pequeno passo já foi dado expurgando a extrema direita do Executivo, espero que para sempre. Agora, educação de qualidade com ênfase no humanismo, na ciência e no legalismo depende de vontade polÃtica mas com esses Legislativos - federal e estaduais - eleitos nas últimas eleições, a mudança fica praticamente impossÃvel.
"Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não se tenha dado conta disso". (Paulo Francis)
Devolver o Descondenado para Curitiba. Realizar o impedimento dos Supremos que estão envolvidos junto com parentes em negociatas. Antigamente era chamado de crime do colarinho branco. Hoje os homens de preto atuam de cara lavada. Para servir de exemplos. Etica e valores foram abandonados, isso faz muita falta.
Acho que pode começar por sair do mundo paralelo. Foi ele que ampliou nossos problemas, criou os que a gente não tinha.
Minha sugestão, jamais votar em partidos e polÃticos camisas amarelas. Principalmente nos que compõe o conjunto de partidos e polÃticos camisas amarelas, o camisão amarelão, vulgo centrão.
Não é fácil. Somente vinte e cinco por cento dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso nas últimas eleições; o resto foi pelo cabresto. É exatamente a turma do Centrão que mantém os currais eleitorais.
corrigindo: sobrarão
A minha sugestão é não votar em polÃticos desde há muito conhecidos por quaisquer vÃnculos a malversações, sejam de camisas amarelas ou vermelhas. Vai ficar fácil, pois dobrarão poucos. Mas devo admitir que dificultará o voto para os babões.
É só enviar pra Curitiba e cumprir o que deve! Simples!
Não é tão simples, embora, analogamente, adequado.
Quando a poli cia entra nas favelas quais são as atitudes ? As mesmas em condomÃnios fortalezas pode ?
Já passamos dessa fase de educação. Moradia. Saúde. Educação. Isso já foi. Mas tem jeito. Só q ninguém quer colocar o guizo no gato
Educação já foi como? Para o brejo, à toda evidência. A desqualificação, por ausência de instrução básica, da população com idade inferior a 30/35 anos é assustadora.
Tem jeito. Mas dá cadeia.
Não basta.
Investir maciçamente em educação. No Japão criança não pode ficar na rua, no Uruguai a criança que não vai à escola o pai vai preso!
Perfeito.
Nõa bastando ser ministro do monstro das joias e apoiar a segunda presidência, o Moro hoje está no mais corrupto de todos partidos, o União Brasil, junção dos mega corruptos DEM com PSL, antigos PFL, PDS, Arena! Partidos que sempre mudam de nome, pra apagar o passado, mas tem sempre os mesmos chantagistas corruptos do centrão, a mando da banca e elite do atraso. Ele soube bem escolher o partido que combina com ele.
O mais corrupto dos partidos? Qual é o mais corrupto dos partidos? Como medir isso? Algum escapa? Ora, meu caro! Adquira bom senso. Você é vÃtima como tantos outros que babam por determinados polÃticos, independentemente mo viés. Fazem o circo da briga aos olhos do público, mas abraçam-se na divisão do eterno butim. Basta ver como votam na Câmara Federal: qual partido foi contra o escárnio do fundo eleitoral?
Se amam tem muita coisa em comum
pode fazer como fez o peter sellers em "o rato ruge"!
Na minha opinião: uma educação básica de qualidade seria um começo. Temos pessoas que crêem em Terra Plana, que são contra vacinas. Na hora de eleger polÃticos, nas cidades periféricas elegem pastores, milicianos, muitos desses candidatos não têm o ensino fundamental. Por isso somos um paÃs tão difÃcil!
Exatamente. E há também os que acreditam haver democracia em Cuba e na Venezuela, o que é uma versão da crença análoga ao terraplanismo. Por isso o paÃs se torna impossÃvel.
Os candidatos não têm ensino fundamental e a maioria dos eleitores também não
Pequenas e fatiadas ações: restaurar o equilibrio e moderação entre os três poderes; rever a vitaliciedade dos ministros, aprovar mandato de 8 anos: retornar a lei de responsabilidade das estatais; aprovar lei que torna os crimes de corrupção e prevaricação hediondos; e aprovar EC para condenação em segunda estancia como transito em julgado, resguardando ao STF somente questões constitucionais.
Caro Daniel. 'Instância' é o termo que define o grau jurisdicional. Alheio a isso, o trânsito em julgado não necessariamente ocorre com a decisão de 2ª instância. E esse é um dos problemas.
Educação, educação, educação! DifÃcil?!
Exatamente, exatamente, exatamente. Mas, sim, difÃcil. Lamentavelmente, talvez impossÃvel. Votei sempre no pt, até lula 1, justamente por acreditar que revolucionariam a educação. Mas não o fizeram. Foram 14 anos de palavrório e bolsa famÃlia. Restou o mais do mesmo, tal qual todos os governos anteriores e os posteriores. Agora, novamente mais do mesmo.
O melhor jeito é termos o palamentarismo no Brasil, restringir poderes do STF impedindo qie legislem e colocar mandato de 7 anos no STF.
Besteira. Você caiu no mantra dos malandros. O STF não tem como não suprir a lacuna legislativa propositadamente existente. Matérias acerca de circunstâncias até há pouco inexistentes chegam ao STF e demandam decisões, havendo ou não legislação a respeito. O STF não legisla, mas sim decide, inclusive em desfavor de legislações obtusas e interpretações constitucionais por conveniência.
Não vi o STF legislar só o congresso sai do zap, mas o parlamentarismo é melhor opção a isso é
Sim Felipe, por isto o Paiva pede restrição ao STF, na próxima conseguem, e parlamentarismo para o centrão do LIra tomar conta de vez.
Foi o STF que nos salvou de uma guinada autoritária com Bolsonaro no poder destruindo o paÃs...
Jeniu.... não muda nada, e pelo contrário piora... Até porque o Juiz sabendo que vai sair após 7 anos não terá firmeza para tomar decisões difÃceis, não trabalhará contra intereses futuros e gera insegurança. Seja presidencialismo ou Parlamentarismo, o problema continua o mesmo, o ator, profissional da polÃtica que foi um cidadão um dia. Sem educação de qualidade, critica e que emancipa o cidadão, não melhoramos coisa alguma....
O Banco Central é um exemplo pq blindou seu presidente contra a sanha de polÃticos em cargos de chefia. O mesmo não acontece com a CEF, que tem seu presidente trocado quase que semestralmente, em função de interesses escusos dos nossos polÃticos.
Chicon, eu gosto quando tem algum comentário inteligente para uma boa conversa, mas os seus são sempre muito rasos, eu normalmente desconsidero. Imaginar que os bancos não ganham com os juros? Primeiro, eles são os maiores detentores da dÃvida, segundo tem dinheiro que fica retido dos bancos pelo governo, que paga selic, terceiro, não é apenas selic, tem cartão de crédito, negativo na conta, juros para empresas. Ajuda, dá uma pensada antes, melhor não escrever nada se não sabes o que escrever.
Dalton, não vale a pena. Nem concordância o cidadão conhece. Recita sem pensar a cartilha comunista ou algo assim, que acha que juro cai por decreto e que investimento em moeda estrangeira vai aumentar com a queda dos juros...
Paulo ! Explique ao inocente Gilberto Rosa que os juros nunca são pagos, mas apenas e lamentavelmente rolados com mais dÃvida. Explique também que essa dÃvida não é com os bancos, mas com os investidores que adquirem tÃtulos públicos que, a juros menores, não serão adquiridos, dado o fator de risco, e a rolagem da dÃvida se fará impossÃvel. DaÃ, caso ele seja capaz de entender, tente demonstrar que o problema é orçamentário, notadamente por gastos superiores à s receitas desde há décadas.
Boa Gilberto é isso aà o bob field junto do PG e os faria limers quase acabaram com o paÃs para que eles ganhassem muito dinheiro
Blindou o presidente BC que o monstro das joias colocou lá a mando da banca, para cobrar o maior juros real do mundo O Araujo acha que foi bom! Tem gente que pensa como bilionário quer, sem perceber que é contra si. O juros é o maior problema do Brasil, todo ano mais de 2 trilhões são sugados da economia pelos bancos parasitas, como em nenhum lugar no mundo. Vale ler o artigo A Farsa do déficit, O dreno financeiro que paralisa o paÃs, professor Dowbor, tá no jornal francês Le Monde Diplomatic.
No caso do Brasil , para consertar o paÃs em sentido amplo , só há um jeito : trocar a população. Como isso é impossÃvel , não tem jeito.
Trocar por uma população instruÃda. Isso é um processo de uns 30 anos, pelo menos. Mas é a única forma.
Sem jeito por ser a sociedade já serem formados há seculos de DNA da inercia.
Expurgar toda a esquerda.
Felipe, com certeza.
e a direita também, e o centrão também, e o centro direita também
Eu fico imaginando um paÃs só de bolsonaristas... a Cracolândia seria mais civilizada!
Embrapa, Embraer, ITA, Eletrobras e porque não a própria Petrobras? Temos um agronegócio competitivo, uma indústria aeronáutica que exporta, uma matriz energética limpa, com uma rede integrada de transmissão, e passamos numa geração de importadores a exportadores de petróleo.
Sabemos blindar as instituições contra o pior da corrupção brasileira? Quais os exemplos? E o congresso? E o STF? E a Petrobrás?
Sem educação primária e secundária de qualidade e efetivamente preparatória para o cotidiano operacional de qualquer paÃs, nada, absolutamente nada, é passÃvel de se tornar adequado ao bem estar geral da sua população. Tenho 60 anos, e desde que adquiri alguma consciência na tenra infância, passei a ouvir pais e familiares comentando que a educação estava perdendo qualidade. Pois passei a infância, adolescência, idade adulta, e agora já idoso, e testemunhei a paulatina continuidade dessa perda.
Ennio, você está certo, a folha sonegou esta notÃcia importante. Lula sanciona lei que estabelece diretrizes para valorização de professores, esta semana mesmo.
É isso ai Dalton, acertou falando um tema básico, mas lembres que você faz parte deste cenário de falta de educação, ainda hoje pensa como bilionário quer, acha que o maior juros real do mundo é justificável. Isto é o reflexo da falta de educação.
Testemunho importante! Considero que a perda da qualidade na educação - da qual falas - se deve muito a pouca importância que se dá a figura do professor. O estÃmulo é quase nulo. Como você bem registrou, a ênfase deve ser do ensino primário. Nos paÃses evoluÃdos é assim.
Não entendi, Bruno, qual sugestão vc quis tecer.
O Paulo Freire, patrono da educação brasileira, não via sentido em preparar para o sucesso em uma sociedade que ele queria destruir.
alguém acha que o crescimento do estado unidos foi por apenas voluntariado meritório? a corrupção é execravel e inexorável, ela vai acontecer nos jardins de são pedro, que aliás se negou a reconhecer Cristo. Deve ser punida, mas não eh a causa, é apenas consequencia de uma estrutura desigual, em que alguns podem e outros não. É preciso ter dificuldade crÃtica achar que a corrupção é o mal raiz de um pais.
A corrupção é o grande problema do Brasil. Nos acostumamos a ela e passou a ser um mal menor. Se olharmos bem, veremos que ela está em tudo por estas bandas latinas
Acredito que parte do problema da lavajato foi a exposição midiática excessiva produzida por toda a imprensa profissional. Não há dúvidas que houve corrupção, até porque houve recursos devolvidos, mas o poder judiciário e o MPF embarcaram no show midiático produzido pela imprensa, ultrapassaram limites e colocaram tudo a perder. Que saudade do Ministro Joaquim Barbosa, que soube a sobriedade, a distância e também por isso gerou resultados mais duradouros. Tomara que tenhamos aprendido algo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Zeidan > Ilhas de excelência Voltar
Comente este texto