Mauro Calliari > O que está por trás do aumento do número de mortes no trânsito de São Paulo Voltar
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Até que enfim uma matéria que faz juz a esse assunto. Como idoso que adorava caminhar vou dar minha impressão, e contribuição, baseado na minha experiência, já que as estatÃsticas foram prejudicadas. Dentre todos os riscos elencados, o que mais me ameaça são os provocados por motos. Há tecnologia para resolver isso, e é preciso implantar uma que identifique desrespeito a faróis de trânsito e faixas de pedestres. A atual não identifica as chapas e isso incentiva a impunidade
Artigo perfeito. Reflete a barbárie crescente nas ruas de SP neste pós-pandemia. E a receita é correta: mais fiscalizaçao (todos os semáforos deveriam ter câmeras para multar infratores); mais cuidado na sinalização e na manutenção das vias; fiscalização de calçadas para garantir a acessibilidade; informação e educação permanente a todos os condutores; e fiscalização sobre as condições dos veÃculos.
Ao invés de culpar motoristas que já andam cansados de pagar multas e impostos, por que não melhorar a segurança nas ruas e a qualidade do transporte coletivo? Se isso fosse feito, muita gente deixaria o carro na garagem ou mesmo nem compraria um, o que logo logo seria um problema financeiro pras cidades, já que ciclista não paga imposto pra circular nas vias pavimentadas pagas pelos donos de carro.
Ando muito a pé e constato o alarmante desrespeito de carros , motos e ciclistas. A pontuação para transgressões no trânsito aumentou de 20 para 40 pontos e ainda há multas desconto para pagamento antecipado, ou seja é uma forma de abrandar as consequências das transgressões.
Texto excelente, completo. Parabéns Mauro
Educação ! Educação do motorista e do pedestre ! Os oportunistas torram dinheiro público em propaganda ( mal feita!) autopromocional e não educam a população!
Maria pirlin seu desejo é uma ordem. Vou caprichar
Ninguém duvida disso.
Ótimo texto, Mauro! Esclarecedor. Tivéssemos uma gestão responsável e comprometida com a segurança do cidadão no trânsito, essa matéria serviria como guia.
Isso! E se tivéssemos um jornal comprometido com a melhoria da vida em São Paulo, tomaria como base o artigo desse especialista e faria uma enorme matéria, seguida de campanha educativa.
Há falta de fiscalização e de educação para o conjunto das partes envolvidas; i. e., motoristas, motociclistas e pedestres. Nos horários pré-rodÃzio, motoristas tentam tirar no acelerador o tempo que ele deixou de antecipar para sair com o carro. É comum ver motociclistas ‘costurandoÂ’ e ‘tirando finaÂ’ entres as correntes de tráfego, comprometendo a segurança. Em muitos pontos da cidade, a mobilidade é ruim, convidando o pedestre a cometer imprudências. O saldo é um obsceno número de mortes.
Resumindo, há falta de alguém que governe a cidade, não é isso?
Todos os paulistanos sabemos que esse prefeito Nunes é uma anta, um primor de incompetência e estu-pidez (além de ter sido denunciado no passado por violência doméstica). O pior prefeito de que tenho memória. E o governador é outro, que não é paulista, nunca viveu no Estado e está piorando Educação e Segurança. Estamos abandonados à própria sorte. Ou melhor dizendo, ao azar.
Obrigado! Tentei escrever algo com o teor do seu texto mas os robôs me censuraram.
Excelente texto escrito por um especialista! A Folha poderia muito bem se basear nesse texto e fazer uma enorme matéria, com manchete de primeira página, com fotos, entrevistas com o prefeito e governador questionando-os pelo abandono dessa área da administração pública!
Se as metas são difÃceis de alcançar, abandonem-se as metas! Investir em estudo das causas de cada acidente grave, e procurar soluções para que não se repitam; para quê? Vai deixando assim. Motos muito acima da velocidade máxima? É o padrão. Tende andar a 30 km/h em uma rua com esse limite. Não demora para aparecer motorista xingando por você estar "atrapalhando o trânsito".
A turminha de porta vozes cada vez mais coesa em atacar o gov e pref de sp. Eleiçao faz cada coisa
Vc é sério concorrente ao troféu de comentários menos pertinentes do ano. Continue assim.
Qual é o número de mortes no trânsito que você acha razoável para São Paulo?
Que tal olharmos para as autoescolas? Será que elas estão preparadas pra formar cidadãos no trânsito ou apenas condutores de veÃculos?
Formação de cidadão, seja onde for, não é obrigação de auto escolas apenas. Sim, elas têm que ensinar pessoas a dirigir veÃculos. A prefeitura e o estado são os responsáveis por fiscalizar se os egressos estão agindo com cidadania. Como tanto o prefeito quanto o governador de São Paulo estão preocupados apenas com reeleição, infelizmente imagino que os números de 2024 serão piores.
Que tal olharmos para a Prefeitura? E para o des governador?
Além das condições decrépitas das vias públicas, algo que não é novo, mas piorou, o que temos agora são trangressões completamente impunes. Motocicletas na contramão de direção e que não respeitam a sinalização se tornou algo comum, e vejo alguns motoristas de carro imitarem o comportamento. Nunca estivemos mais largados e abandonados.
Precisa conscientização de quem pega uma chave de carro para se deslocar pelas vias públicas. A falta de educação é imensa!!! Desrespeito com os outros motoristas, desrespeito à s legislações de trânsito e até legislação penal. Há motoristas que dirigem no meio da divisória que separa as 2 pistas, não sinaliza, corta os carros perigosamente, andem na contramão, enfim, sabem evitar as multas! Que Deus proteja os motoristas que respeitam a vida dele, dos outros e à s leis vigentes no paÃs.
Tenho a sorte de trabalhar próximo da minha casa mas fico impressionado como num trajeto tão curto vejo absurdos diariamente. Usar seta ? As pessoas não sabem o que é isso. Motocicletas na contra mão. Temos! Afinal é logo ali. Motoristas de aplicativos, pra que parar próximo a calçada... Sem falar nos buracos, falta de pintura das faixas de rolagem, sinalização. Farol abriu mas pera aà que estou navegando nas redes sociais. Uma cidade abandonada sem qualquer fiscalização.
Na região entre Jaraguá e Pirituba há 4 anos, NUNCA vi um agente de trânsito da prefeitura fiscalizando. Por aqui, semáforo é árvore de Natal. Moto nenhuma obedece, as faixas de pedestre são um risco; carros, caminhões, e até ônibus, também não ficam acanhados em furar o farol vermelho. E vai reclamar... Outro dia fui ameaçado por um motociclista.
Excelente texto, é preciso educar e fiscalizar. Em relação aos motoboys, creio que é preciso também mudar o modo como são remunerados, enfim, é preciso muito ainda.
Concordo plenamente.
O numero aceitável de morte no trânsito é de todos que transgridem as regras e colocam a vida de inocentes em risco.
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