Hélio Schwartsman > Prebendas, sinecuras e veniagas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    É o país da boquinha! Talvez seja melhor para a nossa saúde mental, ser ignorante mesmo, e aprender a pastar gramíneas, enquanto estas não forem tributadas!

    Responda
  2. José Cardoso

    Acho que imóveis deveriam pagar IPTU, não importa o seu uso, mas acho que infelizmente a constituição garante essa meia entrada para religiões. Já contribuições dos fiéis são mais problemáticas. A parte destinada ao sustento dos religiosos deve pagar todos os penduricalhos trabalhistas, como ocorre para um zelador de um prédio. Mas fora disso, as contribuições dos fiéis em si, tais como as cotas condominiais, não devem ser tributadas.

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    penso que a menção a Lutero é desnecessária nesse texto . A realidade há quinhentos anos era outra .

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Amigo Laércio, no meu analfabético modo de ver as coisas, o objetivo da lei é beneficiar os verdadeiros pastores, padres e rabinos, não os hipócritas e fariseus.

    Responda
  5. Laercio Correa De Barros

    Enquanto os pobres fiéis pagam impostos sobre tudo, inclusive contribuição previdenciária e imposto de renda, os ricos pastores, que ostentam mansões, carrões, roupas de grife e relógios Rolex, são isentos de contribuição previdenciária sobre seus ganhos milionários. Certas congregações evangélicas se equiparam a empresas privadas: seus pastores cumprem metas e quanto maior a quantidade de fiéis "conquistados" e a arrecadação de dízimos, maior será sua remuneração e participação nos lucros.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Apoiado Laércio!

  6. Rafael Gallina Delatorre

    Em uma das grandes cenas da história de Cristo, com uma moeda na mão, diz: a Cesar o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus. Tenho certeza que cristãos verdadeiros não aceitam que seus lideres fiquem milionários sem pagar devidos impostos. Quem esperneia é porque só tem interesse em dinheiro e poder.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    O mais temerário é que a força e a ganância dessas igrejas se avolumam, tornando as instituições submissas ao seu poder. Efetuar exonerações foi umas entre muitas estratégias anticonstitucionais do inelegível para se perpetuar no poder.

    Responda
  8. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Vou passar meus dois imóveis para a Igreja populista bolivariana agroecológica, que criarei com esta finalidade.

    Responda
  9. Nilton Silva

    Poxa, pensei que estivesse sendo original quando em outro comentário sugeri que cada brasileiro criasse sua própria igreja. Mas agora, com o apoio de peso do colunista, a sugestão deve ganhar força.

    Responda
  10. Helio Cardoso

    Pela Constituição todos os templos são imunes à cobrança de impostos diretos como IPVA, IPTU, IR, Cofins. A treta começou quando o Bolsonaro ampliou a isenção fiscal sobre a remuneração de pastores e livrava as igrejas de dívidas milionárias. A receita diz que sobre as 'prebendas' tudo bem, mas os caras ostentam mansões, exibem aviões, carrões de luxo, dinheiro vivo, roupas de grife... e ainda adoram pneus!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E uns ets de vez em quando. Mas num país onde se aceita psicografia na justiça, não dá prá e surpreender.

  11. Valdemar Figueredo

    Hélio, muito bom! Não vai demorar para abrirem uma igreja sem Cristo, mas fechada com Bolsonaro e com a imagem dele na fachada. Igreja com fachada...

    Responda
  12. Teresa Cardoso

    Pequenas igrejas, grandes negócios.

    Responda
  13. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    São grandes aproveitadores e chantagistas.

    Responda
  14. Robson J Oliveira

    Fantastico... Vou abrir minha igreja ja.....

    Responda
  15. Alberto A Neto

    A indulgência é parente da mamata fiscal. Um suposto crédito pastoral junto ao cofre do Divino: "Tetzel proclamava que a indulgência que vendia deixava o pecador “mais limpo do que saíra do batismo”, ou “mais limpo do que Adão antes de cair”, que “a cruz do vendedor de indulgências tinha tanto poder como a cruz de Cristo” e que, no caso de alguém comprar uma indulgência para um parente já morto, “tão pronto a moeda caísse no cofre, a alma saía do purgatório”. A lorota fiscal atual vem de longe!

    Responda
  16. Diógenes Moraes

    Uma pena que você tenha encerrado tão precocemente as atividades de sua igreja, caro Hélio. Talvez fosse a única igreja em que eu teria interesse em me filiar rs.

    Responda
  17. Antonio Ferreira de Castilho

    Enquanto isto os micro, pequenos, médios empresários e os trabalhadores arcam com os impostos desta elite de políticos e pastores, alguns com os dois pés nas canoas! Abramos todos igrejas! Paízinho!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sabe que isso deveria ser um movimento nacional. Como não somos tantos os que temos este censo crítico, no começo talvez nem se abrisem muitos.

  18. Vilarino Escobar da Costa

    Ótima idéia! Vou abrir minha igreja e me auto proglamar Pastor ! Com as bênçãos do divino serei mais um religioso a não pagar impostos , afinal todos somos filhos de Deus !

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.