Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Jr

    Durante a maior parte da História, ter filhos era o único meio de tentar garantir uma velhice segura. A medida em que (muito recentemente) melhores redes de proteção social, e um pouco mais de educação formal foram alcançados em mais e mais nações, deixou de fazer sentido ter uma prole numerosa. O desenvolvimento inibe o aumento populacional, e é só isso.

    Responda
  2. Joaquim Rosa

    O prolema é o excesso de gente e não a falta. Oito "milliards" de almas, vocês acham pouco ainda?

    Responda
  3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O envelhecimento da população mundial terá por consequência a diminuição da força de trabalho o que poderá retrair a produção e causar desabastecimento, obviamente. A solução está na robótica. Produzir robôs para preencher a falta de humanos será o caminho.

    Responda
  4. adenor Dias

    Veja como as cosas são! A China aplicou a lei do filho único por mais de 50 anos, sem sucesso, agora que afrouxou a regra, constata a diminuição da população! As mulheres não querem ser mais fabrica de escravos... Se na China está assim, imagine no Brasil que as mulheres são mais livres! O senso 2022, não mostrou queda da população brasileira, mas mostrou uma expectativa menor no número de habitante... Em breve os três reis mago, irá visitar cada criança que nascer no planeta.

    Responda
  5. adenor Dias

    Sobre a matéria! Com a diminuição do analfabetismo, muita gente se abdicam de ter filhos! Eu aqui no Brasil tive 4 filhos, se tivesse 23 anos hoje, idade pela qual eu comecei minha vida de pai, não teria nenhum. Ser pobre e produzir filhos, é como produzir escravos para sustentar uma elite que nem sempre é grata por isso! Resumidamente, hoje homens e mulheres pensa... Precisa mostrar a realidade brasileira nesse tema, pois o senso ainda não mostrou...

    Responda
  6. Rodrigo Bandeira

    Ninguém segura a transição demográfica.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Vai acontecer como no Japao, onde a populacao nao para de cair, so que em escala dez vezes maior.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu acho é bom! Quero ver a musica o dia em que a terra parou de Raul Seixas fazer sentido...