Cotidiano > Nunes veta prédios mais altos em miolo de bairro na Lei de Zoneamento de SP Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Amorim

    É espantoso como pouco se fala do óbvio nesses debates. Se é pra adensar, tem de conseguir construir com menor custo (e as tais ortogas onerosas tem de cair a zero pra quem constrói apartamentos que a classe C realmente possa comprar). Tem de estimular o aumento de gabarito quando a área do apartamentos é menor. Tem de ter financiamento imobiliário acessível. Mas se até os 5% mais ricos não conseguem comprar apartamentos no centro expandido...

    Responda
  2. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

    Incorporadoras e construtoras destruíram São Paulo!

    Responda
  3. Fernando Alves

    O que deviam adotar era os padrões de cidades planejadas: prédios altos e espaçados, com entradas e saídas que não congestionem o trânsito (recuadas).

    Responda
  4. JOSE ADEMIR NUNES

    Sei que São Paulo perdeu o bonde, agora não tem como voltar no tempo. As maiores cidades do mundo tem a lógica de concentrar a população no centro, com prédios altos. Isso reduz drasticamente o custo da infra estrutura. Aqui não, a cidade cresce horizontalmente tornando a infra estrutura cara (transporte, energia, vias públicas, água, saneamento, escolas, etc).

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Densidade populacional se consegue com apartamentos menores. A lei não parece atentar pra isso. Não adianta nada derrubar 10 casas para construir uma torre de 15 andares com um apartamento de 300 m2 por andar. Bairros como o Campo Belo tiveram queda na densidade populacional com a verticalização.

  5. Eduardo Freitas

    A impressão que fica é que as grades construtoras, que são parceira$ dos políticos desqualificados que temos, estavam somente esperando a tal "lei" do zoneamento ser confeccionada em benefício próprio para detonar a cidade. Estão construindo prédios em vias e regiões que não possuem a menor condição de receber esses empreendimentos. Vergonha como nossa cidade está largada nas mãos dessa corjja.

    Responda
    1. Antonio Neto

      Outra impressão que fica é que a indústria imobiliária pode ser uma das melhores formas de esquentar capital. Quem audita os volumes investidos e a contabilidade dos empreendimentos? Por que há tanta voracidade pela quantidade e pela desordem urbana e pouco apreço pela qualidade de vida urbana?

  6. Luiz Segantini

    No caso do Brasil sei que falar isso é um ataque a tal liberdade econômica do capital. Mas deixar a cidade crescer sem o devido e correto planejamento governamental é produzir o caos urbano. Há sim que se ter organização com isso. Pois envolve desde a mobilidade, como infra de energia, agua e esgoto. Sem contar na questão ambiental dos centros urbanos. Alguns países europeus o estado tem o poder se decisão na expansão imobiliária. Projetando prédios com baixo impacto.

    Responda
  7. Luiz Segantini

    Um investidor da construção tem um ganho de rendimentos, que em 2 anos beira 100 por cento de rentabilidade. A pergunta que fica é: será que eles declaram esse lucro à receita? Lógico que não. Isso explica a sanha e o poder. E isso é geral não é exclusividade de São Paulo.

    Responda
  8. Luiz Segantini

    Um investidor da construção tenho um ganho de rendimentos que em 2 anos beira 100 por cento de rentabilidade. A pergunta que fica é: será que eles declaram esse lucro à receita? Lógico que não. Isso explica a sanha e o poder. E isso é geral não é exclusividade de São Paulo.

    Responda
  9. Marcos Juciuski

    O que não faz o desejo de ser "re"eleito não?... Não fosse a sanha de permanecer no poder desse filhote de bozo, Nunes não teria vetado. Viva a democracia e viva SP. Abaixo a especulação imobiliária.

    Responda
  10. Alexandre Assis

    Eu só não entendo quem vai comprar tanto apartamento. Só aqui no meu quarteirão há 2 prédios novos e mais 6 em construção (moro perto de metrô e corredor de ônibus). Mais à frente tem um condomínio de luxo, um por andar, con 4 suítes e 5 vagas, a 50 metros de uma estação de metrô e um corredor de ônibus. Mas o público que compra esse apartamento, com 5 vagas, não anda de ônibus nem de metrô, né?

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Para eles, o importante é que o aumento de apartamentos de luxo a venda diminua a demanda e possibilite a especulação imobiliária. Quem é contra esse veto, só quer ganhar mais dinheiro e quer que o transito de SP se exploda.

    2. José Cardoso

      Tudo depende de onde esse público trabalha. Se lá houver também uma estação perto, o metrô fica tão funcional como um elevador. Mil vezes preferível a enfrentar o trânsito.

  11. José Bueno

    As construções autorizadas e iniciadas já destruiram a possibilidade de qualquer dimensão humana da cidade. Aproveite, quem quiser, o pouco que ainda sobra.

    Responda
    1. Alexandre Assis

      São Paulo pertence às construtoras. Prefeito após prefeito, com raras exceções, deitam na cama com as construtoras sem considerar a população. Em São Paulo é assim: quando chove não nasce árvore, nasce prédio.

    2. RICARDO Moreira

      Exatamente. A cidade ja está feia e destruida. O interesse exclusivo das construtoras gentrificou onde elas já atuaram e desvirtuaram a finalidade do plano diretor.

    3. José Bueno

      Tchau, São Paulo.

  12. Marcelo Falcone

    Os eixos estao cada vez mais congestionados e caros. Venceu a turma do retrocesso com um gabarito elitista que é menor que o Paris (37 metros), a especulação imobiliaria com terrenos chegando a 40.000 mil/m2 nos eixos (quem vai construir habitacao popular num lugar a este preco) e a venda de consultoria pelos donos do zoneamento fazem 22 anos.

    Responda
  13. Marcelo Falcone

    Os eixos estao cada vez mais congestionados e caros. Venceu o retrocesso com um gabarito elitista que e menor que o de Paris (37 metros), e especulação imobiliaria com terrenos chegando a 40.000/m2 em ZEU (quem vai construir habitacao popular num lugar a este preco) e a venda de consultoria pelos donos do zoneamento fazem 22 anos.

    Responda
  14. ROGERIO NOGUEIRA

    Especulação imobiliária desumaniza e não tem compromisso com cidades habitáveis e inteligentes, apenas com seu lucro. SP é turbilhão de cimento e asfalto.

    Responda
  15. José Sampaio

    Como se o transporte público fosse uma maravilha.... essa gente além de despreparada e desqualificada vive no mundo da lua.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Se você acha o transporte público de São Paulo ruim, despreparado, desqualificado e desconhecedor da realidade do restante do país que vive, é você.

    2. Jefferson Lelis

      Não é uma maravilha, mas em São Paulo é muito funcional e não é esse terror de superlotação que muitos dizem quando se sabe utilizar. O uso precisa ser estimulado, São Paulo não dá mais conta dos carros particulares.

    3. RICARDO Moreira

      Não é mundo da lua. Sabem muito bem o que estao fazendo, fingindo as reais intenções e enganando quem se opõe. Destruiram a cidade.

    4. paulo sergio da barros

      Quem tem carro oficial não anda de transporte público.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.