Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Rosa

    Para melhor compreensão, existem dois artigos muito bons para entender o financiamento de Is ra el ao Han mas, na origem e ligação do Ha mas com Netan yahu. 1 How Is ra el helped create Ha mas, Ishaan Tharoor, The Washington Post. 2 A Brief History of the Netan yahu-Ha mas Alliance, Adam Raz, no Haaretz.

    Responda
  2. Lucas Travassos

    Não é novidade. Esta emissora sempre foi parcial. Escolheu a ditadura e 50 anos depois pediu uma desculpa escondida no editorial de um veículo menor. Defendeu a prisão de um ex-presidente. Quando a propaganda do governo foi cortada por outro ex-presidente resolveu exagerar nas "notícias". Imparcialidade é algo desconhecido no manual daquele jornal. A Folha tem seus defeitos mas pelo menos conseguimos ler colunas defendendo os dois lados.

    Responda
  3. Oátomo José Canavarros Serra

    Muito bom o texto do Glenn. Deveria ser lido por todos, especialmente nas salas de aula do curso de jornalismo. Curiosidade: como ficam os aparentemente bons jornalistas da Globo e congêneres, em face da imposição pelos donos de mídia de propaganda do governo israelense travestida de jornalismo? Sentem-se bem?

    Responda
  4. Rosa Soares

    Artigo muito bom e educativo.

    Responda
  5. Rogério Araújo

    Excelente artigo, mostrando o lado podre do jornalismo. Para mim, o verdadeiro jornalismo tem que mostrar os dois lados para que os telespectadores possam se posicionar sem ser direcionada intencionalmente.

    Responda
    1. Daniel Zago Furii

      Tipo a Jovem Pan

  6. Carlos Mello

    Basta ver a FSP com o governo Lula 3. Não precisa ter empatia, mas as coisas precisam apresentadas como elas são e não como o jornal gostaria que fosse.

    Responda
  7. Adriano Dos Santos Bras

    A globo sempre serviu diversas elites de forma venal e despreocupada com a verdade.

    Responda
    1. Daniel Zago Furii

      A Folha não, né. Nunca.

  8. Simão Vasconcelos

    Análise pertinente e lúcida do jornalista!

    Responda
  9. DANIEL ROUSSO

    O hospital Al Ahli foi atingido por um foguete da Jihad Islâmica. Após investigação de orgãos de imprensa imparciais como a AP, concluíram que foi originário de Gaza. O objetivo era atingir a cidade de Haifa.

    Responda
    1. Rives Passos

      Natália, NYT? Fala sério!

    2. DANIEL ROUSSO

      As investigações de orgãos independentes indicam que saiu de Gaza, procurem checar.

    3. JAYME KOPELMAN

      Daniel, bravo!! Mas, cuidado ao publicar verdades, pois irá ferir sentimentos de muitos racistas presentes. São agre SS ivos! JK

    4. Natália Molina Romano

      Você está mentindo. Tanto a Al Jazeera quanto o NYT confirmaram que os mísseis foram lançados por Is-rael. E esse foi só o início, Is-ra-el atacou e destruiu praticamente todos os hospitais de Gaza, eles já nem negam e você imbecil defendendo.

    5. Wilson Rossi

      Vc. já tem o resultado das investigações?

  10. Enir Antonio Carradore

    Mandei um comentário. O robô da Folha censurou. O articulista resume o nível baixo do jornalismo nacional, incluído aí o robô censurador da Folha.

    Responda
  11. Adalto Fonseca Júnior

    Mais uma vez censurado pela FSP. Critiquei a dominância da narrativa hegemônica inclusive na folha e o comentário foi direcionado para a análise dos censores. A ditadura militar não faria melhor.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Faço diversos comentários pró comunidade judaica. Alguns muitos comentários são censurados. Mas não faço isso um campo de batalha. Respeito a Folha, que sempre respeitou a diversidade de opinião. Tanto que publicou o artigo do Glenn, com o qual possua uma divergência diametral.

    2. José Bueno

      Não vi nada tão radical na censura desta f ol ha como o que está acontecendo na proteção dos interesses do grupo que sustenta os politicos responsáveis pelo genocídio. Que poder desta turma!

    3. José Bueno

      Não vi nada tão radical na censura desta f ol ha como o que está acontecendo na proteção dos interesses do grupo que sustenta os politicos responsáveis pelo genocídio. Que poder desta turma!

  12. Adalto Fonseca Júnior

    Mais uma vez censurado pela FSP. Critiquei a dominância da narrativa hegemônica inclusive na folha e o comentário foi direcionado para a análise dos censores. A ditadura militar não fsria melhor.

    Responda
  13. Marcelo Magalhães

    A mídia corporativa sempre foi uma ferramenta de macrodirecionamento, mas só recentemente com o advento da internet e sua utilização no microdirecionamento, conseguimos compreender melhor como ela funciona. Não é simples, são construções muito elaboradas, como descrito no texto em que o ápice da exposição crescente deve coincidir com o lado protegido, fazendo com que o acolhimento das telespectadores seja dirigido àquelas de interesse da empresa. Não é jornalismo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      J.Toron, O mesmo pode ser dito da escolas de ISreal e escolas privadas de um outro pais, quem quiser confirmar o que eu afirmo, procure assistir o filme "Israelism"

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Toron, obrigado pelo seu comentário, mas nada acontece nas grandes corporações que não tenham tido origem nos manuais internos. E isso é muito explícito ao nos cobrarmos o senso crítico, buscando nas entrelinhas, os reais interesses das matérias. Exemplos não faltam, mas um clássico era a exposição das carências do SUS nas emergências públicas, alternadas com propagandas de planos de saúde com helicópteros e senhores bronzeados, bem vestidos interpretando médicos. Não existe a isenção.

    3. Wilson Rossi

      Sionistas devem ter escolas civilizadas Toron, mas espanta a todos a raiva cega e o ódio irracional praticado contra os palestinos.

    4. Jacques Toron

      Teoria lógica porém não se aplica a essa reportagem do fantástico. A cultura do ódio nas escolas pales tinas tem um êxito muito superior.

  14. Rives Passos

    A conib e representados tem muito $. E a Globo fica nisso. A Folha Pan recebeu $ para promover cloroquina. Se merecem!

    Responda
  15. Edgar Candido Ferreira Candido

    Parabéns ao jornalista pelo artigo, nunca li, mesmo aqui na Folha, a verdade sem rodeios.

    Responda
    1. Rogério Araújo

      Excelente artigo, mostrando como não se deve fazer jornalismo.

  16. Joabe Souza

    Nem sabia que havia jornalismo na Globo. Pra mim, tudo ali é só entretenimento - na maioria das vezes de péssimo gosto.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      No zóio, como diria o Benassi.

  17. Cristiano Kock Vitta

    Jornalistas precisam zelar pela verdade e pelo equilíbrio. Senão cai na tentação de ser bajulado pelos patrões por um dever desumanizado.

    Responda
  18. Luiz Gomide

    Excelente artigo. Coragem e discernimento. Muito obrigado!

    Responda
  19. Claudio Huguet

    Ou melhor dizendo, o massacre da propaganda hegemônica. Mentitas repetidas à exaustão acabam parecendo verdade...

    Responda
  20. Francisco Barbosa

    análise lúcida e irretocável, o genocídio não está sendo televisionado ou noticiado

    Responda
    1. Jacques Toron

      O geno cidio é intenção declarada do Ha mas, não é segredo, Is rael tem que se defender

  21. Claudio Huguet

    Ou melhor dizendo, o massacre da propaganda hegemônica. Mentitas repetidas à exaustão acabam parecendo verdade...

    Responda
  22. Claudio Huguet

    Análise indispensável. A guerra da propaganda, tal qual já se viu outrora.

    Responda
  23. Evaldo López Zilio

    Coincidentemente assisti a esta reportagem do Fantástico no dia 14 e, apesar de conhecer a tendenciosidade escancarada da Globo e Globo News pró-Israel, ainda assim fiquei chocado com a forma como foi feita a matéria. É nojenta. Absolutamente propaganda israelense. Assino embaixo dos comentários de Glenn Greenwald.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      O problema é que há um povo sob ocupação e sem cidadania. Daí como um lado fala de autodefesa o outro pode falar em luta por uma pátria. Resumo: só um acordo definitivo resolveria essa situação. Porém ela não agrada a direita que controla o governo da potência ocupante.

    2. Jacques Toron

      O mundo está mudando e as verdades estão aparecendo, Is rael tem o direito de se defender e neutralizar as ameaças que pregam sua destruição.

  24. Adalto Fonseca Júnior

    Tenho criticado colunistas aqui da FSP que produzem conteúdo descaradamente pró Israel. Colunistas, editores e também assinantes nos comentários não se sentem envergonhados ao replicar a narrativa hegemônica, fazem isso por meio de discursos eloquentes carregados de ódio contra o povo palestino usando o ultraje seletivo e a desinformação. Nada diferente do que fez o fantástico e faz a TV aberta no Brasil. O que esperar da mídia alienante e subjugada da periferia do capitalismo?

    Responda
  25. leila villas

    Excelente e corajoso artigo. Parabéns, Glenn Greenwald!

    Responda
  26. newton penna

    Parabéns ao Greenwald por revelar as "interpretações neutras" do jornalismo de baixíssimo nível promovido pelo grupo Globo. Pior do que "fake news" é o jornalismo que se quer neutro quando, na verdade, está mais do que comprometido com um lado da história. Infelizmente o mesmo pode ser dito do resto da mídia brasileira, quase que invariavelmente sequaz da visão imperialista americana.

    Responda
  27. Giovani Ferreira Vargas

    Kkk façam o L!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      L

    2. Daniel Zago Furii

      L

    3. Iraia Galindo

      L

    4. Alaor Magno

      L.

    5. Joao Cellos

      L

    6. Rogério Araújo

      L

    7. Robson J Oliveira

      L L L L !!!!!!!

  28. Ricardo Lobo

    Segue a ação criminosa, já denunciada, da exterminação dos palestinos. Vergonha para a história da civilização moderna.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Ao que consta, quem faz coisas todo dia é o IDF, prendendo e eliminando cidadãos do outro lado sem julgamento. Assim como os esquadrões de extermínio nas favelas, dizem que quem foi preso ou morto "era terrorista" e fica tudo por isso mesmo. Se você acha que não, viva voluntariamente como vive alguém em Gaza em tempos de "paz", com energia apenas 12h por dia.

    2. Jacques Toron

      Os palestinos não estão sendo exterminados, a guerra é contra o governo de Gaza que lança todo dia foguetes contra Is rael e mantem civis seques trados .

  29. wanderley dantas

    Todas as televisões em canal aberto fazem propaganda e defesa velada, acrítica e aberta de Israel. A record nem se fala: “E o povo de deus se defendendo “ , !!!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Edir Macedo e Malafaia e outros, fazem parte das conhecidas operações geopolíticas da CIA, admitidas pela própria CIa no Church Committee do senado americano, quando o senado ainda não era todo comprado. Usam igrejas evangélicas, principalmente no terceiro mundo para golpes e operações. Aqui no Brasil a relação destas evangélicas com o sionizismo é escancarada, veja Record.

    2. Gilberto Simão

      Parabéns, Wanderley. Ainda bem que nesse grupo de leitores apresentando comentários há pessoas lúcidas. É pena, no entanto, que haja pessoas como o Toron.

    3. Joao Cellos

      É mesmo, Toron? E onde estão morrendo civis neste momento? Em Is rael ou em Ga za?

    4. Jacques Toron

      Quando a maioria diz a mesma coisa ,provavelmente é porque é verdade, is rael é a grande víti ma que não é aceita desde sua fundação em 1948.

  30. Renato Almeida

    A imprensa e mídia no Brasil só repercute o que se cria na Europa e EUA. Nada é criado aqui, tudo é copiado apenas. Até programas como BBB, Masterchef, The Voice. Tudo imitação barata. Os poucos com alguma capacidade cognitiva são jogados de lado.

    Responda
  31. Ricardo Andrade

    Infelizmente, a Folha faz o mesmo, mas é necessário denunciar.

    Responda
  32. jose prado

    E qual jornalismo é neutro? O Metrópoles?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sério Prado? Se você estivesse na Alemanha na segunda guerra e jornais manipulassem e escondessem o genocídio, você diria o mesmo?

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Neutro não existe, mas ouvir os lados participantes é obrigação do jornalismo sério. Definitivamente não foi o que foi feito pela maior empresa de tv do país. É lamentável

  33. jose prado

    E qual jornalismo é neutro? O Metrópoles?

    Responda
  34. jose prado

    Por acaso não estão sendo divulgadas propagandas pró palestinis nos meios de comunicações siciais monetizados?

    Responda
  35. jose prado

    Por acaso não estão sendo divulgadas propagandas pró palestinis nos meios de comunicações siciais monetizados?

    Responda
  36. CAMILLA ROCHA SCHAHIN

    Jornalismo da Globo nunca foi neutro. Sempre manipulador pra seus propósitos políticos e econômicos.

    Responda
  37. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Já fui censurado aqui pro criticar o semitismo.

    Responda
  38. Galdino Formiga

    GG pratica jornalismo de alta qualidade e veracidade.

    Responda
  39. CAMILLA ROCHA SCHAHIN

    Perfeito, Glenn.

    Responda
  40. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Aqui, na Folha, já fui censurado por tecer críticas ao poder dos judeus. Obs.: não sou antisemitista!

    Responda
  41. Karina Kanazawa Rienzo

    Mas santa inocência Glenn! Qual lado você achou que a Globo mostraria?

    Responda
  42. alex carvalho

    Existiu parcialidade mas , penso que foi pra combater o antisemitismo que está crescendo e cujas consequências são já vistas na segunda guerra.

    Responda
    1. alex carvalho

      Gilberto, essa onda de conspiração eu tô fora!

    2. Gilberto Rosa

      A comunidade está sendo prejudicada por uma máfia, que tomou conta do poder, que inclusive eliminou o PM Rabin, que havia feito acordo de paz com Arafat. Qualquer pessoa, dentro ou fora da comunidade, que apoie este genocídio, apoia esta máfia que usa a religião como escudo, prejudicando a comunidade como um todo.

  43. Adelson Alves

    A Folha definitivamente abriu as páginas para a esquerda identitária pró-terror. Vergonhoso!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      8 mil vidas de crianças, mil mutiladas segundo a Cruz vermelha, como alguém consegue apoiar isto.

    2. Jacques Toron

      O terror do Ha mas tem que ser denunciado continuamente.

  44. Joaquim Branco

    Perfeito. Nem precisa ser jornalista para saber que nessa matéria deveriam haver três versões: a de I a de P e a apurada pelos jornalistas, in loco. Usei abreviaturas para ver se não vai para moderação. Se apresentou só a versão de I, foi propaganda.

    Responda
  45. Felipe Araújo Braga

    O equilíbrio de poder no mundo está mudando: Is ra el está desesperado porque sabe que não se sustenta como Estado a logo prazo. Aquele fantoche artificial não dura.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Também acho que partiram para o tudo ou nada. Africa do sul terminou com o aparth eide, um voto para cada cidadão, este é o futuro de Is ra el.

  46. MARCOS BERTOLDI JUNIOR

    A parcialidade de GG não surpreende. O lamentável é encontrar na FSP artigos como este.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Imparcialidade

    2. Daniel Raviolo

      Algum argumento Marcos? O artigo que critica tem muitos.

  47. Sergio Siqueira

    Sobre guetos entendem muito bem. O que fazem com palestinos, fica sem comentários.

    Responda
  48. José Roberto Pereira

    Ao menos o Fantástico é só uma vez por semana, já o Jornal Nacional toda noite faz uso de uma técnica grotesca, onde mostra superficialmente o sofrimento do povo pales tino, com muitos corpos mutilados de crianças, choro e dor, para instantaneamente fazer a "transferência de empatia" para os ditos reféns, dando todo o melo-destaque para as lágrimas de pessoas brancas. Ontem a Folha escondeu numa manchetinha como muitos reféns foram mortos pelo Protocolo Hannibal, vejamos como a Globo esconderá.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Toda vez que menciono "The Lobby", meu comentário é sumariamente deletado. Esse termo infringe os "termos e condições" da Folha? Ou é apenas uma forma barata e escancarada de censura e controle de informação promovido pelo dito cujo?

    2. José Roberto Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. JORGE CESAR BRUNO

    Parabéns pela excelente coluna!! Furou a bolha que se formou no jornalismo brasileiro, claramente pro Israel!!

    Responda
    1. Jacques Toron

      O artigo é democrático porém fora da realidade

    2. Galdino Formiga

      Perfeito

  50. JORGE CESAR BRUNO

    Enquanto isso, segue a matança de inocentes palestinos!! E o mundo assiste calado!! Lamentável!!

    Responda