Antonio Prata > Salve, Jorge! Voltar
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Todo artista merece respeito, por menor que seja sua presença numa obra de arte. Uma parte Ãnfima
Rapaz, sou piolho de tudo! Explico melhor: detesto ouvir uma música, e não saber quem arranjou, quem tocou um sininho, o pandeiro. Vc imagina, eu vejo um filme ,me maravilho com toda a obra, e não fico sabendo o nome do roteirista?!? Ouço Bituca Nascimento, se não sei quem é o baixista, fico doido! Ouço Joyce, e não sei quem tocou bateria naquele samba lindo, que graça terá?!? Como ouvir Caetano, e não conhecer os caras da Outra Banda da Terra? João Gilberto, quem forneceu aquele samba de morro?
Antonio Prata é, além de excelente cronista, um bom gladiador.
Ótima cutucada!
Você pode se consolar com os compositores. Faz tempo que eles sentem essa dor.
Putz! Pensei o mesmo. É comum encontrar a referência música tal de Fulano, sendo Fulano o intérprete, que nunca escreveu um verso ou uma melodia.
Esse é mais um round da briga entre velhas e novas mÃdias, porque, em compensação, nas redes sociais um monte de gente sem talento algum desponta como "autor" de várias narrativas
O cinema é uma indústria que envolve muita gente. Basta ver os créditos depois de um filme. O roteirista é importante, mas é um entre muitos. Mesmo assim atrai (ou atraÃa) a nata dos escritores. É só pensar em Aldous Huxley que se mudou para os EUA, e passou a ganhar dinheiro escrevendo roteiros para Hollywood.
Com raras exceções, a maioria das rádios que tocam MPB não informam quem é o compositor das músicas; só informam o intérprete. De vez em quando, tenho que cometer a chatice de alertar algum incauto deslumbrado com uma ''nova música'' de algum novo\a intérprete ''revelação'', já era cantada há mais de cinquenta anos por compositores como Cartola, Noel Rosa, Dorival Caymmi e tantos outros.
Será que o sucesso das séries ou doramas da Coréia do Sul vem dos roteiristas? Preconceito idiota à parte, as séries sulcoreanas não tem somente histórias pra adolescentes, mas vem abordando a luta das mulheres no trabalho, competição tóxica nas empresas, bullying e assédios moral e sexual, gravidez na adolescência, corrupção na polÃtica e empresas, fanatismo e corrupção religiosa, promotores e juÃzes e falhas moral e ética, etc. Pq cineastas do Brasil não se interessam por tais temas?
Salve, comentarista! Não faltará material.
Salve, Prata.
Propriedade Intelectual. Um problema no paÃs. A solução: advogados e contratos.
Prata, concordo com tudo que li, discordo, no entanto, de que o teatro seja arte do autor. Teatro é arte do "bom" ator. Alguns dramaturgos, via de regra, tornaram-se famosos por terem dirigido suas próprias obras: Brecth, Ionesco, Beckett, Wotzik, Lorca, mais próximos de nós, ganharam fama por seus textos terem sido montados em diversas partes do mundo. Quando ainda estava na ativa, no teatro, costumava ouvir que o Teatro é arte do ator; o cinema, do ; a Tv, do patrocinador. Abraços e parabéns!
E sobre o processo da escrita criativa, claro.
Concordo. E ainda temos Luigi Pirandello - Seis personagens à procura de um autor. Claro, falando na perspectiva do espectador/leitor. Em Roland Barthes, temos a morte do autor.
O escritor, o roteirista, o cronista, o contista, enfim, essa figura tão essencial para nos entendermos como seres capazes de questionar a realidade, a passos largos caminha para o sepulcro. Depois de muita persistência para estar atento mesmo mergulhado na depressão, criativo na ditadura da IA, tirar o pó dos sagrados livros da biblioteca - Machado de Assis, Lima Barreto, João Antonio, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Nélida Piñon - , nunca será alguém. Deus dá o pão, não amassa a farinha.
Salve o leitor de tanto horror, para que possamos dizer: salve, escritor!
O que é uma "caixa temática"?
Sou um jovem ignorante do atual estado intelectual do Brasil, porém sinto que Machado de Assis, Mário de Andrade e Clarice Lispector foram os únicos brasileiros que merecem realmente atenção na literatura… Não conheço alguma outra grande obra no século XXI, alguém conhece uma? Lembrei disso porque não me espantei com o fato de escritores brasileiros atuais receberem por volta de nada, sequer créditos.
Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Ubaldo, Milton Hatoun, Conceição Evaristo, Itamar Vierira Jr, do séc.20 e 21, merecem reconhecimento nacional e internacional.
O articulista tem parte da razão: o roteirista é de suma importância. Tratando-se de cinema, no entanto, há a participação de diversos profissionais. Pois a produção, roteiro, direção, fotografia, som, continuidade, edição e montagem tem, resumidamente, capital importância no resultado final. Bem como a interpretação.
Nenhuma dessas outras profissões existiria se não fosse o trabalho criativo e engenhoso de um roteirista. Todas dependem dele.
E, neste contexto, um mau roteiro não faz um bom filme. Um excelente roteiro pode ser sabotado por uma direção danosa. Uma montagem sofrÃvel detona uma boa história. Mas geralmente são atores e (alguns) diretores os preferidos do público. Os roteirista, por sua vez, poderão ter seus próximos embates com a Inteligência Artificial.
No mundo corporativo é assim tb, vc cria um produto, uma campanha, algo novo e os do topo do staff levam os louro$. Aconteceu comigo há pouco tempo, tive a percepção de adquirir um concorrente q estava mal financeiramente, prospectei, negociei, levantei prós e contras e no final o negócio foi fechado. Nem parabéns eu recebi, muito menos alguma gratificação . Qdo reclamei, ouvi q era pago pra isso e q não fiz + do q minha obrigação. Me lembrei do filme " Um dia de fúria ", nao sei por que!
Como sugestão para o texto, tire a vÃrgula do "Salve, Jorge" no fim do artigo. Aà fica com o sentido imperativo e não como vocativo. Abraços e parabéns.
Um dedo no olho do revisor.
Não é que você descobriu o problema dos roteiristas? Tá aà o porquê de serem tão desrespeitados.
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