Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Abilio Neves

    Belo artigo! Doutor Celso sempre enxergando à frente e contribuindo para trazer a verdade à tona!

    Responda
  2. LUCIANO LAZARO

    "Se você acha que seu pastor deveria ganhar mais, aumente suas oferendas durante o culto. O dinheiro é seu, você faz o que quiser com ele. Se você acha que o Malafaia precisa de um carro novo, dê seu carro para o Malafaia. Se você acha que o Edir Macedo precisa de uma nova casa, dê a ele a sua." EXCELENTE! Nada mais a acrescentar.

    Responda
  3. antonio barreto filho barreto

    Por este motivo saíram do armário um grande quantidade de Evangélicos imrrustidos ou seja, loucos por dinheiro apoiando facistas que colocaram em risco a nossa democracia!!!

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Nenhum governante tem peito pra enfrentar as Igrejas, pois todas elas são membros do Império Romano do Vaticano a qual pagam taxas indiretas para se manterem de pé, observem que o Vaticano se mantém imune dessas discussões.

    Responda
  5. Guilherme Torres Godoy

    Cada um que sustente sua igreja, isso deveria ser o certo, porém não é, aposentado paga imposto de renda sim, pastor não trabalha, tem carro zero km e vive bem. O que diz o princípio da igualdade? O princípio da igualdade impõe um tratamento igual de todos. É muita mordomia, religião é dogmatica e nisso já é demais.

    Responda
  6. Paulo Henrique Zamai

    Livrou? Como? E o ajuste da tabela do IR?

    Responda
  7. Bianca Moreira

    A leitura dos textos do Celso é o que me motiva a continuar com a assinatura da Folha. Parabéns pela escrita direta, reta e lúcida, como sempre.

    Responda
  8. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    E Lula liberar as vergonhosas e bilionárias verbas publicitárias na compra de "elogios ao seu governo" que o Bolsonaro corajasamente havia cortado. Nenhuma palavrinha do colunista baba ovo.

    Responda
    1. Renato Romero

      Não seja ingênuo, ele não cortou nada. Muito pelo contrário, redirecionou para os canais que lhe apoiavam e preferencialmente evangélicos (Record, SBT entre outros). Não existem santos em Brasília...

  9. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    E na madrugada, enquanto fornicam (à moda Estevam Hernandez) sobre camas kng size, protegidos do frio e da chuva por paredes acortinadas, eles riem descaradamente de nós, pobres mortais, esquecidos por pelo Deus deles, obrigados a pagar impostos e taxas, esperar na fila e fazer das tripas o coração pra passar dais em Caldas Novas.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      ....digo passar 4 dias em Caldas Novas, Goiás. Alguém pode me explicar: por que "pastor" pode ter isenção tributária e professor da escola primária, não. Particularmente, nunca de um pastor e sempre paguei impostos. Mas, precisei de professores. Aliás, eu minto, já precisei de um pastor, o qual amei muito. Foi o Helmut, um pastor alemão que eu tive. Morreu de artrose, aos 12 anos.

  10. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Acho que os religiosos devem ficar aliviados com a notícia. De verdade. Veja só: se eu fosse pastor, ficaria extremante incomodado se o governo quisesse me dar uma isenção especial. Como é, você quer comprar minha consciência e meu apoio? Sai pra lá, meu irmão. Os pastores precisam ter esse discernimento, essa intromissão do Estado foi combatida pelos próprios religiosos lá atrás.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Lula não revogou algo que sempre existiu. Essa foi mais uma trapaça eleitoral, entre tantas, na véspera das eleições, sem nenhum embasamento jurídico, devido ao aparelhamento de diversas instituições. A isenção ofertada aos mercenários da fé por Bolsonaro, não passou pela área técnica da RF nem pela CGU. A bancada da bíblia trabalha em prol de seus próprios interesses, daí tantos privilégios, tanta enganação, tanto poder e patrimônios exuberantes.

    Responda
  12. Joabe Souza

    Num estado laico, existir uma bancada evangélica já é um estado de coisas inconstitucional.

    Responda
  13. benjamim picado

    "Se você acha que o Malafaia precisa de um carro novo, dê seu carro para o Malafaia. Se você acha que o Edir Macedo precisa de uma nova casa, dê a ele a sua." essa é a reforma tributária dos sonhos psicodélicos dos corações solitários de josé simão - com o lema seguinte: acabou chorare!!!

    Responda
  14. Diego Rodrigues

    Eu até agora não entendi uma coisa: então o pastor ficava isento da contribuição mas continuava com o direito à aposentadoria? Existe outra profissão com esse precedente? Ou os pastores não necessariamente precisam de registro em carteira e fazem recolhimento via guia GPS facultativa caso quisessem? Todo pastor eh profissional, recebe salário pra isso? Achei que normalmente eles eram os próprios donos das igrejas, as pequenas claro.

    Responda
  15. José Cardoso

    O texto é confuso. As igrejas continuam isentas infelizmente, pela nossa constituição. O que está em questão é a contribuição previdenciária dos pastores e padres. Espero que o governo não recue na disposição de cobrá-la como li numa matéria ontem.

    Responda
  16. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Parabéns pelo esclarecedor texto. Perfeito.

    Responda
  17. Carla C Oliveira

    Concordo plenamente!

    Responda
  18. JOS LEANDRO

    Sem o voto dos evangélicos paulistas o boulos não se elege prefeito de são paulo!

    Responda
    1. benjamim picado

      até o pragmatismo tem limite, caro leandro.

    2. renato leitao

      Leandro você concorda ou não com o texto.

  19. arley leite

    Se por algum acaso o mal dar vitória a esses pulhas religiosos devemos gritar e ir as ruas contra os que se chamam de ungidos, a população deve se unir contra esse descalabro que é a isenção de impostos aos mercenários da fé.

    Responda
  20. JOS LEANDRO

    Os evangélicos irão destruir a Esquerda da mesma forma que destruíram com o Império romano! Sem o voto dos evangélicos a Esquerda não sobrevive! O lula ainda beijar a mão do Malafaia!

    Responda
  21. Jocimar Bruno dos Santos

    Isenção de IPTU é outra falcatrua!

    Responda
  22. jose prado

    Apoiado!

    Responda
  23. Hamilton Octavio de Souza

    “Cada um que sustente sua igreja”. Cada um que sustente seu partido político. Cada um que sustente seu sindicado. Cada um que sustente seu candidato. Não faz o menor sentido o Estado dar isenção e/ou subsídio para entidades privadas que expressam opções de parcelas da sociedade. Não faz sentido dar dinheiro público para escolas privadas e serviços privados de saúde; só para escolas públicas e serviços públicos de saúde. O dinheiro de todos deve ser usado para todos. Sem privilégios.

    Responda
  24. Fabrício Schweitzer

    A real: essas igrejas são um inferno; antros da desinformação, hipocrisia e atraso.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Concordo plenamente.

  25. Hamilton Octavio de Souza

    “Cada um que sustente sua igreja”. Cada um que sustente seu partido político. Cada um que sustente seu sindicado. Cada um que sustente seu candidato. Não faz o menor sentido o Estado dar isenção e/ou subsídio para entidades privadas que expressam opções de parcelas da sociedade. Não faz sentido dar dinheiro público para escolas privadas e serviços privados de saúde; só para escolas públicas e serviços públicos de saúde. O dinheiro de todos deve ser usado para todos. Sem privilégios.

    Responda
  26. Igor Cornelsen

    Esse artigo lembrou meu avô Eduardo, quando eu era pequenino e por algum motivo tivemos de ir a igreja, ele me disse "entre você e Deus dispense intermediários eles só vão te tirar dinheiro". Meu avô era um homem bom e justo e só ia a alguma igreja para batizados e casamentos.

    Responda
    1. JOS LEANDRO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Alberto Melis Bianconi

    A bem da verdade, fez pouco. As igrejas (católica e de origem africana inclusive) continuam sendo atividades isentas de imposto de renda e não acredito que elas prestem um serviço especialmente importante para o desenvolvimento econômico. São as incoerências do Estado liberal democrático, alegadamente laico.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O Sr. Rubens não é capaz de ler três linhas! Foi o que eu disse "As igrejas continuam isentas". O que está em contradição com o Estado laico, pouco importa se essa contradição está na Constituição. Igrejas prestam um serviço, todo cidadão é livre para frequentar a igreja de sua preferência, assim como o barbeiro ou salão de beleza que escolher.

    2. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Você não entendeu nada. Não são as igrejas que estão sendo taxadas, memo porque, pela constituição são isentas. São os salários dos pastores, porque são cidadãos como outro qualquer. Ensinamentos de Jesus "Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

  28. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Parabéns Celso! Como diz minha companeira, citando Jesus: "A Cézar o que é de Cézar; a Deus o que é de Deus." Se os pastores se acham peseguidos cito Jesus: "Bem aventurados sois vós, quando vos perseguem em meu nome Exultai e alegrai-vos, pois é copioso o vosso galardão no céu."

    Responda
  29. João Teixeira de Lima

    Apenas uma correção: não foi o Lula, segundo informações o TCU já apurando essa benesse de bolsonaro eo secretário da receita a cortou pela raiz. No entanto, Lula tem que concordar com essa acertada medida. Não basta o que as igrejas já têm? Agora tem que livrar os pregadores da fé, homens e mulheres santos de pagarem imposto dos seus altos salários é um desrespeito com os todos que pagam.

    Responda
    1. arley leite

      Olá pessoas que desejam uma São Paulo feliz e contente votem no Boulos que será diferente!

  30. José Davi

    A propaganda de certo elementos da direita, Novo, MBL e coach financeiros, espalham entre as pessoas que imposto é roubo, só não conta que para financiar o mínimo de bem estar social, o dinheiro tem que vim de algum lugar. Acho um absurdo um absurdo paga 27,5% na fonte de IRPF enquanto o Paulo Lemman sonega, frauda e ainda paga de grande empresário. Se o Malafaia não quer pagar imposto, por que eu tenho pagar por ele? Queria saber o que a Folha pensa.

    Responda
  31. JOS LEANDRO

    alô alô evangélicos não vamos votar no boulos

    Responda
    1. arley leite

      Olá pessoas que desejam uma São Paulo feliz e contente votem no Boulos que será diferente!

    2. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      Pode ser que a maioria de vocês votaram no Bozo e ele perdeu por ser mau. “Um mau governante que domina um povo pobre é como um leão que ruge ou um urso com fome. Um líder que não tem entendimento explora o povo, mas o que não é ganancioso governará por muito tempo”.

    3. João Teixeira de Lima

      Alô, Alô trabalhadores e trabalhadoras evangélicos. Vamos votar no Boulos.

  32. maria aparecida araujo pinto pinto

    Análise perfeita. Fiquemos atentos porque a bancada evangélica já está chiando. Sem retrocesso! Vamos , enquanto sociedade civil chiar também afinal o custo recai sobre todos.

    Responda
    1. arley leite

      Se necessário devemos ir as ruas e gritar por justiça e lutar contra os mercenários da fé.

  33. JOS LEANDRO

    lula mordeu a isca! ao desfazer um benefício concedido aos evangélicos pelo bolsonaro caiu na impopularidade deles. agora ele, bolsonaro, vai gravar um vídeo no YouTube dizendo que o lula persegue os evangélicos por discordarem da pauta do PT. vai dizer que o lula meteu bola nas costas do evangélicos , pois lhes certas promessas se fosse eleito. porém cobra dos pastores imposto de renda. resultado: os evangélicos não irão votar no boulos!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Quem está pagando a conta das estrepolias do Inelegível para vencer as eleições é Lula. Não podemos submeter aos mandos e histeria dos mercenarios da fé. Se eles e outros tantos não pagam, temos que arcar com a parte deles. Que os impostos sejam proporcionais aos ganhos, trata-se de uma regra necessária e urgente a ser também implementada.

  34. Helio Cardoso

    O que a Receita Federal fez nada mais é do que voltar o que era antes. A isenção de cobrança de impostos sobre salários de líderes religiosos, medida do bozofake que estava em vigor desde agosto de 2022, foi declarada eleitoreira pelo MPF e o TCU!

    Responda
  35. Celia Regina Resende

    E ainda assim… se os religiosos ficarem isentos dos impostos após o tal. Grupo de estudos proposto pelo ministro da fazenda essa miserável bancada da Bíblia irá trabalhar contra o governo: m4ldit0s!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Isso é fato. Parafraseando O que Olavo de Carvalho dizia sobre os comunistas, de sua poderosa imaginação, não dá prá cooptar os evangélicos, porque a coisa virou plano de poder (cito Macedão) e poder fundamentalistas. Atenção católicos e espíritas vocês também serão alvos depois dos evangélicos controlarem a pátria. Não há lugar para a diversidade em seu mundo.

  36. Antonio Araújo

    Concordo. Corta os benefícios dos sindicatos também. Tudo um absurdo...

    Responda
  37. Iraia Galindo

    CPI das igrejas evangélicas!!

    Responda
  38. Helena Cristaldo

    Kkk sempre falei isso, o Bozo foi mexer com as coisas de Deus, tentando comprar um monte de gente pagando de "fiel" ele perdeu a eleição. E um monte ainda caiu na lábia dele.

    Responda
  39. Devanir A Merengué

    Estado Mínimo para os pobres. Estado Máximo para os ricos, riquíssimos. Lula fez é pouco. Quando a mamata vai acabar nesse país?

    Responda
  40. Alberto A Neto

    Os patos da FIESP voltaram! Mais cortina de fumaça! Faz um ano e quatro meses que a sinecura fiscal tem sido usada. Não se havia dado um pio a respeito; até então. O fato é que Haddad e seu secretário da Receita de confiança pessoalíssima, também relevavam a mamata fiscal. O imposto sobre grandes fortunas arrecada 70 bilhões/ano. Não é cobrado há 35 anos. Nenhum pio sobre isso. Haddad e sua Receita rezam o terço da "igreja do capital". As emendas parlamentares já custaram 54 bilhões!Tst tst ts

    Responda
  41. Bruno Sebastião Neto

    Os neopentecostais sabem da sua força ,eles pastoreiam milhões de bois que obedecem a comandos ,diante desse poder absoluto ,vendem vantagens(Votos/dinheiro) Mais hoje querem mais, "e esse mais é o poder do estado"!

    Responda
  42. Bruno Sebastião Neto

    Os neopentecostais sabem da sua força ,eles pastoreiam milhões de bois que obedecem a comandos ,diante desse poder absoluto ,vendem vantagens(Votos/dinheiro) Mais hoje querem mais, "e esse mais é o poder do estado"!

    Responda
  43. JOS LEANDRO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Renato Almeida

      Cara, ou você é muito bhurro, ou é inocente (pleonasmo) ou é pastor e está sendo beneficiado por essa mutreta. Aposto na última opção.

  44. Teresa Cardoso

    Não há meio de fazer a gangue dos pastores parar de mamar em dinheiro público.

    Responda
  45. Teresa Cardoso

    Não há meio de fazer a gangue dos pastores parar de mamar em dinheiro público.

    Responda
  46. JORGE CESAR BRUNO

    Parabéns pela brilhante coluna!! Perfeito!! Não existe " almoço grátis "! Quem for isento, outros pobres mortais, sem o lobby desses apaniguados, assumiram a sua parte no pagamento de impostos!!

    Responda
  47. JOS LEANDRO

    lula, eu sou apenas um evangélico latino-americano sem parentes importantes e vindo do interior, que usa roupa de brechó. não tire de mim as poucas moedas que tenho.

    Responda
    1. arley leite

      Lula não vai tirar as moedas do pobre evangélico, quem faz isso são os pastores que de agora em diante terão que pagar impostos como todo mundo faz, simples e justo. São os pastores que pagarão parte do que extorquem dos fiéis.

    2. maria aparecida araujo pinto pinto

      Lula não está lhe tirando nada sr " latino americano ". Está apenas fazendo o correto. Os pastores " sao mais iguais que os outros"? Coluna perfeita . Se eles não pagam sobra para toda sociedade pagar , inclusive você.

    3. Anete Araujo Guedes

      Que os fieis sustentem as mordomias, o patrimônio e o bem-viver de seus pastores aumentando o pagamento de seus dízimos. Essa conta não deve ser paga por todos.

    4. Iraia Galindo

      Ao que parece, um evangélico sem Cristo.

    5. Iraia Galindo

      Ao que parece, evangélico sem Cristo.

    6. Paulo Augusto

      Lula não está tirando nada do fiel. Está apenas cobrando o que é devido dos pastores.

    7. Antonio Carlos Orselli

      Se você não ganha o suficiente para ser tributado, não o será. Mesmo sendo uma metamorfose ambulante.

  48. Dario Lima

    Os bolsonaristas extremistas de direita, ultra liberais, querem privatizar tudo e estatizar (sem impostos), a malandragem religiosa. Eu pago imposto pra malandro.

    Responda
  49. Telma Saraiva

    Totalmente de acordo. A igreja nunca precisou do estado.

    Responda
  50. Neucir Valentim

    Perfeito!

    Responda