Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tiago Sozo Marcon

    ahahahahahahaha

    Responda
  2. márcia corrêa

    De fato, a gente expira pela exaustão de tantos cliques, frases de efeito, vídeos prometendo a revelação que vc procura. Em suma, é mesmo uma sociedade do cansaço como o interessante título do livro. Há excelentes conteúdos nas redes, nunca pudemos aprender e conhecer tanto de forma tão fácil e lúdica! O perigo são as mentiras, verdadeiras armadilhas bem montadas para parecer verdade.E não vejo jeito de coibir e punir tais posts, pois a produção é infinitamente maior que qq capacidade de revisão

    Responda
  3. Duilio Landell de Moura Berni

    O RAP é um gênio! Nos consegue fazer gargalhar com palavras escritas. Poucos hoje em dia conseguem isso.

    Responda
  4. Cintia Klein

    O diálogo público com as marcas entrega um enorme poder de barganha ao consumidor. Podemos votar por um novo sabor ou contrariados, ameaçar partir pro concorrente, mais barato e mais rápido. Não havia canal ágil para cobrar de empresas e de pessoas públicas. Hoje, exigimos respostas em 24h ou o cancelamento. Pode-se ameaçar funcionários das empresas, ofendendo-os, e conforme o algoz da vez, cancelar pessoas de maneira injusta, inclusive levando-as ao suicídio, conforme artigos recentes.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Segundo estatísticas recentes, a maior parte dos brasileiros se informa pelo WhatsApp. Tanto os gurus da Internet, quanto as empresas precisam ser regulados pelo poder da lei. A Internet trouxe vantagens e desvantagens, porém existem práticas que precisam ser coibidas como fake news, discurso de ódio, vazamento de dados sensíveis, bullying em especial com minorias e menores de idade.

  5. Fernando Alves

    As redes sociais vieram ocupar um espaço outrora ocupado por Deus e pela sociedade. A busca de significado na própria existência através da aprovação alheia. Antes, um homem ou uma mulher atingiam isso cumprindo certas exigências sociais, ainda que fosse pura hipocrisia. Hoje, vivemos em grandes edifícios nos quais não conhecemos nenhum vizinho, logo são as redes sociais que fornecem esse conforto "lá está um homem ou mulher honrado(a), respeitável".

    Responda
  6. José Cardoso

    Mas o jogo é esse mesmo. Assim como no xadrez é preciso encurralar o rei, nas redes sociais (inclusive nessa seção de comentários da Folha), ganha quem se mostra moralmente superior. O indicador da vitória são os votos de aprovação dos demais.

    Responda
  7. Lia Rosa

    Meu pai constumava dizer que "todo exagero é pernicioso", e tinha toda a razão. Retirar o que serve a cada um do que vê por aí faz parte da vida, não há bem nem mal nisso. Só espero que você perceba que o que escreveu também faz parte de tudo o que disse.

    Responda
  8. Carla C Oliveira

    Muito bom!

    Responda
  9. Fabrício Schweitzer

    A superficialidade das frases facilmente questionadas e refutadas é fruto da, também, superficialidade do pensamento. Pensamento e Linguagem (fazendo uso do título da obra de Vygotsky), eis uma sociedade.

    Responda
  10. Guilherme Bernardo

    Concordo plenamente com a coluna, inclusive eu proprio sou moralmente superior que vocês

    Responda
    1. Lia Rosa

      Meu pai constumava dizer que "todo exagero é pernicioso", e tinha toda a razão. Retirar o que serve a cada um do que vê por aí faz parte da vida, não há bem nem mal nisso. Só espero que você perceba que o que escreveu também faz parte de tudo o que disse.

  11. José Augusto Bernabé

    Na verdade somos todos Profetas, os grandes Filósofos que ditaram o comportamento dos homens o fizeram quando não havia Internet e os Cientistas também, hoje as verdades ou mentiras são verificadas imediatamente, isso faz que cada indivíduo vivencie sua verdade no seu quintal e na maioria das vezes essa realidade ou verdade pessoal não bata com o Pensamento dos fazedores de opinião, as mentiras levaram a pobreza humana e as verdades são a realidade que ocorre ao redor do humano.

    Responda
  12. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Verdade assiste ao articulista. O mundo e, especialmente o Brasil “está de Ponta-Cabeça”. Temos de tudo até grande rede de televisão, que não é evangélica nem religiosa de qualquer forma, querer mudar a história de Adão e Eva. Filósofos? Não apenas, muitos homens de hoje se acham acima de Deus e querem mudar o mundo a seu modo e deleite. Mas nada conseguem a não ser piorar a sociedade e a convivência humana. Qual a origem do nosso problema climático? As ações do homem destroem o mundo.

    Responda
  13. Jair Pereira

    De pleno acordo com o autor da matéria. Verdade!

    Responda
  14. Cintia Klein

    Excelentes observações! A Internet impulsiona o ser humano médio a sentir-se como um refinado crítico das experiências que atravessa - no hotel, no restaurante, no jornal online e na viagem de Uber. Empoderado pelo novo espaço de fala, encontra-se compelido a opinar, muitas vezes com forte convicção, sobre a nova polêmica do momento. Criticar é a nova forma de pertencer. Mesmo que careça de profundidade e autenticidade.

    Responda
  15. Marcelo Innecco

    Digno de nota.

    Responda
  16. Ricardo Batista

    Caro xará, aqui no Brasil também tá cheio de cagaregrismo insuportável : pastores milionários que não querem pagar imposto; conservadores que gostam tanto da família, que costumam ter umas três ou quatro ao mesmo tempo; ultraliberais que adoram um bom subsídio; anarcocapitalistas (eu, hein) que não saberiam o que fazer com o seu lixo doméstico, kkk. E, claro, as celebridades e sub que tratam todo mundo mal, mas amam transmitir mensagens edificantes.

    Responda
  17. Joana Coloma

    Não consigo perceber o Instagram. Uso o Facebook, e aquilo é claramente quem eu gostaria de ser, mas não quem sou. É como se fosse uma entrevista de emprego. Ninguém no seu perfeito juízo vai para uma entrevista dizer mal de si mesmo. Uma vez tentei ter um emprego apoiado... Fui à entrevista, disse a verdade sobre ter perturbação esquizoafectiva. E saí de lá sem emprego e a saber que quem me entrevistou tinha medo que eu atacasse alguém. Seria ali. Em 40 anos de vida, seria ali. Enfim

    Responda
  18. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Ricardo AP ótimo artigo sobre o conteúdo previsível e pouco inspirado que rolam nas redes,me lembrei de um famoso filósofo Italiano.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Caro Tadeu, desse filósofo italiano sugiro o livro de contos "O segundo diário mínimo", no qual o autor escreve um conto sobre o telefone celular. Tudo a ver com o texto de Ricardo Araújo Pereira.